Antonina
é uma pequena cidade histórica da região litorânea do Paraná, de frente para uma bela baía. A cidade oferece um cenário bucólico de frente para a Baía de Antonina, contornada por uma cadeia de montanhas da Serra do Mar.
O centro histórico repleto de sobrados coloniais, junto às ruínas do antigo porto, foi o que restou do auge da época em que se escoava erva-mate que vinha do interior do Paraná.
Além da pitoresca cidade, o município possui muitas atrações nos arredores, como o rio Cachoeira, local de prática do rafting; a Estrada do Bairro Alto leva a fazer caminhadas por trilhas e banho nas cachoeiras; já os adeptos do montanhismo se encontram no Pico do Paraná.
É em Antonina que começa ou termina a bela Estrada da Graciosa, estrada cênica que serpenteia a Serra do Mar rumo a Curitiba, e na culinária (assim como em Morretes) a iguaria preferida é o Barreado, prato típico da região.
Como chegar em Antonina
De trem e van:
A Serra Verde Express, empresa que opera a viagem de trem entre Curitiba e Morretes, oferecem pacotes que levam os turistas de Morretes a Antonina de van, e depois retornam pela Estrada da Graciosa.
Também há vans que oferecem o passeio a Antonina, na chegada do trem em Morretes.
De carro:
A partir de Curitiba, o percurso mais rápido é pela BR-277, toda duplicada, depois acessar a PR-408. São 83 km no total. A outra opção é a Estrada da Graciosa (76 km no total), onde o primeiro trecho (metade da estrada) é pela BR-116. Para quem vem do litoral do Paraná ou Santa Catarina, o acesso é pela PR-518, BR-277, depois PR-408.
Quem chega de avião, por Curitiba, vale muito a pena alugar um carro e conhecer esta região.
Alugue um carro em Curitiba para sua viagem pelo Paraná
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Faça sua cotação e reserve aqui!
De ônibus:
A Viação Graciosa é a empresa que faz o trajeto de Curitiba a Morretes e Antonina.
Onde ficar em Antonina
Não nos hospedamos em Antonina, mas há opções variadas, consulte as ofertas de hotéis e pousadas na cidade.
O que fazer em Antonina – Principais atrações
Estrada da Graciosa
A estrada da Graciosa é uma estrada cênica, parte do trajeto que liga Curitiba a Antonina, que atravessa por uma área da Serra do Mar bem preservada de Mata Atlântica. O trecho é muito bonito e sinuoso, com vários mirantes e áreas com quiosques para lanche e descanso.
Saiba mais sobre a Estrada da Graciosa
Casario do centro histórico
As construções antigas estão espalhadas pela cidade, algumas agrupadas em determinados pontos, outras mais isoladas, algumas bem conservadas, outras em ruínas, como o Armazém Macedo. O conjunto mais bonito fica junto à praça Coronel Macedo, onde também está a Igreja Nossa Senhora do Pilar.
Baía de Antonina
Na baía de Antonina há um píer onde acontecem passeios de barco, que levam até algumas ilhas e praias.
Entre as praias, se destacam: A Prainha, com águas claras e rasas; e a Ponta da Pita, formação rochosa que avança dentro da baía em um local de lazer no Bairro Itapema.
Pico do Paraná
É o ponto mais alto do sul do Brasil, com 1962 m de altitude, situado na divisa entre Antonina e Campina Grande do Sul. O pico faz parte do roteiro de montanhistas, com acesso feito por Campina Grande do Sul.
Praça Coronel Macedo
A Praça central de Antonina possui alguns monumentos em seu entorno, um coreto, um chafariz e algumas árvores raras. Além da praça em si, fica ao lado da Igreja matriz e de um belo conjunto de casario antigo.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
A imponente igreja se situa no ponto mais alto da cidade, de lado para a Praça Coronel Macedo, proporcionando uma vista da baía de Antonina.
Estação Ferroviária
A Estação Ferroviária de Antonina é uma bela construção da fase áurea do mate, pena que se encontra em estado de abandono. Foi construída em 1916, em estilo eclético, com detalhes requintados.
Teatro Municipal
Fundado por volta de 1785, o Teatro municipal localiza-se na Rua Carlos Gomes da Costa, rico em detalhes, linhas ecléticas, ricas em adornos.
Praça Romildo Gonçalves Pereira
Praça às margens da Baía de Antonina, bem arborizada, localizada ao lado do ancoradouro de onde saem os passeios de barco.
Rio do Nunes
O rio dos Nunes é um balneário fluvial, com 10 m de largura, onde o leito do rio é revestido de pedregulhos e águas limpas. A área é gramada e arborizada com estrutura de mesas, bancos, churrasqueiras, bar, vestiário e sanitários.
Localiza-se a 16 km de Antonina, no distrito de Cacatú, com acesso pela PR 340.
Bairro Alto
O bairro Alto é um reduto de ecológico, com rios, cachoeiras e áreas de lazer e caminhadas por inúmeras trilhas.
Raffiting no Rio Cachoeira
Descida em bote inflável pelas corredeiras do Rio Cachoeira, com percurso de aproximadamente 3 km. O passeio acontece no Bairro Alto, dentro do Parque Estadual Roberto Ribas Lage, onde existe toda a infraestrutura.
O acesso é feito pela Rodovia BR 277 ou pela estrada da Graciosa, até a entrada de Antonina, depois pela PR 340, até a Usina Parigot de Souza.
Vale do Gigante
O Vale do Gigante é um empreendimento situado no vale aos pés do Pico Paraná, região de vários rios que deságuam na Baía de Paranaguá. O local oferece hospedagem, opções gastronômicas e várias opções de ecoturismo, como rafting, boia cross, canoagem, trekking, entre outros.
Mais informações no site do Vale do Gigante
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
passei uma hora mais ou menos em antonina e gostaria de ter ficado bem mais! achei a cidade super charmosa e tem muita historica importante q a gente nem tem noção
Antonina, fiquei hospedado na Hospedaria da Praça,muito boa, o que não gostei e que depois das 15:00h.não tem local aberto para refeições ou seja você não encontra restaurante aberto, falta muito grande de estrutura.
Caso o movimento fora de temporada não é grande os restaurantes poderiam fazer rodizio (manter aberto até 21:00h 1 por dia).
Antonio Luiz Minghini.
Antonina é uma cidade muito bonita, necessita de mais cuidados por parte da administração, mas ainda assim não deixa de perder seu charme. O moradores são extremamente simpáticos nos contando toda a história da cidade. Recomendo.
Josiane
Cidade muito bonita, pena que falta estrutura (passei fome com dinheiro no bolso. Sugestão sistema de rodizio de restaurantes pelo menos 1 até 21:00h.