As Furnas Gêmeas de Ponta Grossa são dois grandes buracos rochosos, lado a lado, com vegetação em seu interior, inclusive uma araucária. As Dolinas Gêmeas (como também são chamadas) parecem dois olhos em meio a uma área plana.
Estas formações rochosas estão localizadas na região dos Campos Gerais do Paraná, no município de Ponta Grossa. Esta atração turística fica em uma propriedade privada, em meio a grandes plantações de soja.
Como são as Furnas Gêmeas
As Furnas Gêmeas ficam lado a lado, são dois grandes buracos, cada um com 70 m de diâmetro e 38 m de profundidade. Rodeadas por paredes rochosas, as furnas possuem vegetação dentro.
Entre as duas há uma parede rochosa. A primeira é mais bonita e chama a atenção por ter uma Araucária em seu interior.
Não existe infraestrutura turística no local e é preciso tomar cuidado com os penhascos.
Como chegar às Furnas Gêmeas
A atração fica a 27 km do centro de Ponta Grossa, sendo 25 km de asfalto e 2 km de estrada de terra. O acesso é pela Rodovia do Talco. Chegando ao vilarejo do Passo do Pupo, onde há uma encruzilhada, você deverá parar no Refúgio das Curucacas Ecoturismo à direita para comprar a autorização de acesso.
O acesso custa R$5 e pode ser feito com veículo ou través de caminhada ecológica a partir da Lanchonete Dolina’s Lanches – Cachoeira da Mariquinha. Lá você receberá as instruções necessárias.
A visitação auto guiada é permitida somente na parte superior das furnas. Para visitar o interior das furnas é obrigatório o acompanhamento de um guia, que pode ser contratado no refúgio mesmo.
Como é a Dolina Grande
A Dolina Grande é bem maior, possui cerca de 300 m de diâmetro e é mais profunda. Há uma floresta de mata nativa com Araucárias no entorno e dentro da furna. É como um oásis em meio a uma enorme granja de soja.
Tivemos informações que há uma trilha para descer ao interior da Furna Grande, porém, não chegamos a ir.
Como chegar à Dolina Grande
Para chegar à Dolina Grande, volte ao carro e continue pela mesma estrada que chegou às Gêmeas, em meio à granja de soja por mais 850 m até o cume da colina e estacione no lajeado. Atenção! Há um buraco menor à direita, mas não é este. Siga à esquerda costeando o mato e em 100 m chegará ao penhasco.
Vale a pena conhecer as Furnas Gêmeas e Dolina Grande
Se você fosse viajar somente para conhecer estas atrações talvez não valesse a pena. Porém estes pontos turísticos ficam no caminho ou próximos de outras atrações, como o cânion São Jorge, a Cachoeira da Mariquinha e o Buraco do Padre. Sendo assim, vale muito a pena montar um roteiro pelas atrações de Ponta Grossa e região.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Olá, Jair!
Aqui é Guilherme, proprietário do Refúgio das Curucacas Ecoturismo. Nós fazemos a gestão de visitação das Furnas do Passo do Pupo (Dolina’s Lanches, nossos parceiros, estão na Cachoeira da Mariquinha).
Aproveito para elogiar e agradecer pela divulgação correta da visitação nas Furnas, passando sempre pelo receptivo. Temos sofrido bastante com as invasões diárias nosatrativos. Pessoal deixa lixo, danifica patrimônio geológico, remove espécies vegetais, faz fogueira, etc. Gostaria de pedir a gentileza de fazer 2 pequenas atualizações em teu site:
1 – A visitação começa aqui no receptivo (www.refugiodascurucacas.com.br/localizacao), com informações preliminares à visitação e preenchimento de Termo. Em nosso site tem a explicação detalhada (https://refugiodascurucacas.com.br/furnas-do-passo-do-pupo).
2 – Em função da COVID, o ICMBio (órgão gestor do PARNA dos Campos Gerais) baixou a portaria 227, que proíbe a visitação por tempo indeterminado.
Enfim, se for possível atualizar essas informações, nos ajuda a orientar aqueles que possuem educação e bom senso.
Ficamos à disposição. Grande abraço!
Olá, Guilherme! Obrigado pelas informações!
Fizemos uma pequena mudança, porém, não colocamos informações de Covid porque temos mais de 500 posts e fica inviável ficar mexendo e atualizando.
Sensacional! Obrigado por compartilhar um conteudo tão
rico e vasto de informações, pode ter certeza que vou
voltar mais vezes aqui para acompanhar o seu site.