Guimarães
é uma cidade histórica no norte de Portugal de grande importância, considerada berço do nascimento do país.
Caminhar pelas ruas do centro histórico de Guimarães é como estar em museu a céu aberto. A cidade é repleta de importantes monumentos arquitetônicos, com destaque para o imponente Castelo de Guimarães.
A cidade de Guimarães é considerada uma ótima opção de bate-volta a partir da cidade do Porto. A maior parte dos pontos turísticos de Guimarães estão concentradas no centro histórico, sendo possível visitar caminhando.
Neste artigo iremos listar o que fazer em Guimarães em um roteiro de 1 dia com mapa. Também iremos dar dicas de como chegar e onde ficar hospedado. Confira!
História de Guimarães
A cidade é reconhecida como “o Berço de Portugal”, sendo que já existia antes mesmo da fundação do país.
Durante o século X, grande parte da península Ibérica estava tomada pelos mouros. Com isso, os cristãos refugiarem-se no local onde hoje fica a cidade de Guimarães.
Foi Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, morador da cidade, que iniciou as batalhas pela independência. Foi por volta de 1128 que aconteceram os principais acontecimentos políticos e militares, que resultaram na independência de Portugal.
Guia de Guimarães: Navegue pelo post
- Quando ir a Guimarães
- Como chegar a Guimarães – Portugal
- Onde ficar em Guimarães
- Seguro Viagem
- O que fazer em Guimarães – Pontos turísticos
Quando ir a Guimarães
A cidade de Guimarães pode ser visitada em qualquer época do ano. Porém, como é um destino para ser visitado a pé, a primavera e o verão são as melhores épocas.
Visitar Guimarães no inverno também pode ser bom, mas costuma ser mais chuvoso nesta época, o que pode comprometer os passeios pela cidade.
Como chegar a Guimarães – Portugal
Guimarães fica a 55 km a Nordeste da cidade do Porto, onde fica o segundo principal aeroporto de Portugal. Geralmente os turistas fazem um bate e volta a partir do Porto ou passam a noite em Guimarães e seguem depois para Braga.
Nós conhecemos a cidade através de um extenso roteiro de carro em Portugal, vindo de Amarante, depois indo para Braga e Porto.
Veja como chegar a Guimarães de trem, ônibus ou de carro alugado.
De trem
Há opção de trens (comboios) entre Porto e Guimarães com saídas das estações São Bento ou Campanhã, quase que de hora em hora, a partir das 6h20. A viagem custa 3,25 Euros, tem várias paradas e duração de cerca de 1h15.
De carro
Para quem já está viajando de carro alugado ou pretende alugar um em Porto, o acesso é pela rodovia A3. A viagem dura cerca de 1 hora e há pedágios no caminho.
Em Guimarães, estacionamos atrás do castelo, pois no centro histórico é difícil conseguir.
Estar de carro é uma boa opção para quem quer estender o roteiro para outros destinos, como Braga, Amarante e Vale do Douro. Nós conhecemos assim, de carro alugado em um roteiro de Sul a Norte do país.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
De ônibus
Viajar entre Porto e Guimarães de ônibus não vale a pena. O tempo de viagem é quase o mesmo que de trem e a passagem custa 6 Euros, quase o dobro.
De excursão
Para quem preferir, há excursões, tanto para grupos, como privada, saindo de Porto. A vantagem é que além de Guimarães, incluem a visitação a Braga no mesmo dia.
A GetYourGuide oferece várias opções de tours de um dia para Guimarães e Braga, saindo do Porto. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência. Confira algumas opções!
Tour Guimarães e Braga, saindo do Porto
Opções de passeios em Guimarães
Onde ficar em Guimarães
A melhor área para se hospedar em Guimarães é no centro histórico, entre o castelo e o jardim Público.
Nesta área estão a maior parte das atrações e é também onde se concentram muitos cafés, bares e restaurantes repletos de turistas.
Veja algumas boas opções:
- O Hotel Toural (nota 9,1) é uma das melhores opções no Largo do Toural.
- O Guimarães Living Hostel (9,2) é a opção econômica mais bem avaliada.
- Veja mais opções de hospedagem na cidade
Seguro Viagem
O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.
SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Chip Internacional
Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.
CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional 4G e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!
O que fazer em Guimarães: Pontos turísticos
Considere fazer um roteiro a pé pela cidade. As principais coisas a se fazer em Guimarães estão concentradas no centro histórico. Os pontos turísticos de Guimarães são em sua maior parte, atrações históricas e arquitetônicas.
Veja o que fazer em Guimarães e suas principais atrações:
Pontos turísticos de Guimarães: Castelos e palácios
Castelo de Guimarães
Construído no século X, o Castelo de Guimarães é um dos marcos da fundação de Portugal, ligado às lutas da independência do país. Já tem mais de 1000 anos, com sua construção datada do ano de 958.
Passou por reformas durante os séculos, mas continua em pé com toda a sua imponência. O castelo possui muralhas reforçadas por 4 torres, onde os visitantes podem fazer a caminhada.
Na torre central, há uma pequena exposição que conta um pouco da história de Portugal e do Rei Dom Afonso Henriques, primeiro rei do país, que nasceu no castelo de Guimarães.
O castelo é a atração imperdível da lista do que fazer em Guimarães.
Abre das 10h às 18h e o ingresso custa 2 Euros.
Paço dos Duques de Bragança
Construído no século XV por Dom Afonso, serviu como moradia por um breve período, ficando depois abandonado até o século XX. Após passar por uma grande reforma, finalizada em 1959, foi transformado em museu.
Alguns dos destaques do museu são os tapetes persas, tapeçarias flamengas, além de pinturas e os belos salões. O teto da sala de banquetes reproduz o casco virado de uma caravela, em homenagem às proezas marítimas dos portugueses.
O Paço dos Duques abre das 10h às 18h. O ingresso custa 5 Euros. Já, o bilhete combinado para o Castelo e o Paço dos Duques custa 6 Euros.
Muralha de Guimarães
O caminho entre o castelo de Guimarães e a Praça da República é acompanhado por uma grande muralha medieval.
Foi mandada construir pela Condessa Mumadona Dias, entre os séculos XII e XIII, concluída por volta de 1322.
Este trecho remanescente tem 260 m de extensão e em seu interior fica a câmara municipal de Guimarães.
Entrando pela porta há uma escada que dá acesso ao topo da muralha.
O que fazer em Guimarães: Igrejas
Convento de Santo Antônio dos Capuchos
Construído no século XVII, o Convento Santo Antônio é um imponente edifício. Possui um belo patrimônio móvel, pátios e claustro. O destaque é sua magnífica sacristia, do séc. XVIII.
Possui um percurso museológico criado pela Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, em 2008, para conservar e valorizar seu patrimônio artístico e cultural.
Abre de terça a sábado: das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Igreja da Consolação e a Praça da República do Brasil
A igreja Nossa Senhora da Consolação e a praça formam um dos mais belos cenários da cidade de Guimarães. A igreja toda ornamentada tem em sua frente um longo jardim com 200 m de extensão.
Concluída em 1785, a igreja de Nossa Senhora da Consolação ou Santos passos, possui estilo barroco. O horário de visita é de segunda a sábado das 7h30 às 12h e das 15h às 17h, aos domingos das 7h30 às 12h. A entrada é gratuita.
Igreja de São Francisco
A igreja de São Francisco é uma das mais bonitas de Guimarães, por dentro. A nave da igreja e as decorações internas combinam azulejos portugueses com belíssimos ornamentos.
A parte externa também é muito bonita, toda forrada de azulejos. Fica junto ao Jardim Público da Alameda, e a entrada é gratuita.
Igreja e Largo da Oliveira
O Largo da Oliveira é uma praça rodeada de belos prédios antigos, cafés e restaurantes. Foi neste local que se iniciou a cidade de Guimarães.
No canto da praça fica também a igreja Nossa Senhora da Oliveira, construída no século XII, toda em pedra. É um dos mais representativos exemplares de arquitetura gótica no Norte de Portugal.
Santuário da Penha de Guimarães
O Santuário da Penha fica no Monte da Penha, montanha localizada a cerca de 7 km do centro histórico de Guimarães. Acessível por teleférico, o local oferece, além do aspecto religioso, belas vistas panorâmicas e também outras atrações.
Inaugurado em 1947, o santuário é quase todo feito em granito da região. O local é bem estruturado com instalações para passar o dia, com restaurantes, parquinhos e trilhas entre muitas árvores.
Há duas opções de acesso: Pelo Teleférico do Parque das Hortas que tem em torno de 2 km de extensão, ou por uma estrada asfaltada e sinuosa.
O teleférico funciona de segunda a sexta das 10h às 19h, aos sábados e domingos, das 10h às 20h.
O preço da ida e volta é de 4,50€.
O que fazer em Guimarães: Praças
Largo de Toural
O largo de Toural é considerado o coração da cidade de Guimarães. O local é ponto de encontro de moradores e turistas, repleto de cafés e restaurantes.
Construído no século XVII o largo passou por várias transformações em sua história. Hoje possui apenas um Chafariz renascentista de três taças e é rodeado de belos edifícios, formando um belo cenário.
Jardim Público da Alameda
Situado em uma das pontas do Largo do Toural, é um grande espaço com muitas árvores, jardins e bancos. Possui belos prédios históricos que o acompanham nos dois lados.
De seus monumentos se destacam uma estatueta em bronze e o coreto.
O que fazer em Guimarães: Museus
Centro Internacional de Artes José de Guimarães
O CIAJG preserva um acervo de três coleções que José de Guimarães vem reunindo há cinco décadas: Arte Africana, Arte Pré-Colombiana e Arte Antiga Chinesa.
Há tanto obras da autoria do próprio artista, como de outros artistas contemporâneos em estilos variados, como popular, religioso e arqueológico.
Abre de terça a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 19h
Entrada 4 Euros
Centro Cultural Vila Flor (Palácio Vila Flor)
O Palácio Vila Flor foi construído no século XVIII pela família Jordão. Em 1976 foi adquirido pelo município de Guimarães em 1976, e hoje funciona como um centro cultural.
Hoje o local conta com um teatro de grandes dimensões, auditório, área de exposições, restaurante, e café.
Os jardins do palácio oferecem uma bela paisagem, além de uma vista privilegiada sobre a cidade e de seus monumentos, como o Castelo de Guimarães.
Abre de terça a sábado, das 10h às 13h e das 15h às 19h.
Museu Arqueológico Martins Sarmento
Fundada em 1881, a fundação Martins Sarmento é a principal referência da cultura castreja em Portugal. A galeria está exposta sobre o belo claustro do extinto Convento de São Domingos (século XIV).
Abre de terça a domingo, das 09h30 às 12h e das 14h às17h. Fechado nas segundas e feriados.
Preço: 3 Euros
Museu de Alberto Sampaio
O Museu de Alberto Sampaio foi criado em 1928 para guardar as coleções de algumas igrejas e conventos da região de Guimarães. O prédio também tem valor histórico e artístico, com claustro e salas medievais.
Apresenta importantes coleções de esculturas, peças em ouro, pinturas e peças religiosas em geral.
Funciona de terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Entrada: 3 Euros
Maiores de 65 anos, estudantes pagam 1,5 Euros
Crianças de até 12 anos não pagam
Mapa de Guimarães: Pontos turísticos
No mapa abaixo você pode ver a a localização dos principais pontos turísticos de Guimarães e uma sugestão de roteiro a pé pela cidade.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.