Veranópolis
ganhou fama nacionalmente por ser considerada a capital brasileira da longevidade e também a terceira cidade com maior longevidade média da população no mundo (onde a população vive mais em média).
Também conhecida como a “Princesa dos Vales”, a cidade de Veranópolis RS, tem boa parte dos habitantes, descendentes de imigrantes italianos, que começaram a chegar ao local a partir de 1884.
Com população estimada em 27 mil habitantes, situada na Serra Gaúcha, Veranópolis foi o berço nacional da maçã, onde foram plantadas as primeiras fruteiras na região.
O nome da cidade “Veranópolis” vem da junção de “veraneio” com o termo grego “pólis”, que significa “cidade de veraneio”.
Neste artigo iremos mostrar o que a cidade oferece em termos de turismo, como chegar, onde se hospedar e o que fazer em Veranópolis RS.
Veranópolis: Terra da Longevidade
Veranópolis ficou conhecida como a Terra da Longevidade nos anos 90, porém, nos dias de hoje é a cidade catarinense de Blumenau e a dona desse título, onde os cidadãos vivem em média até os 78,6 anos.
Desde os anos 90, há uma pesquisa que investiga o motivo da vida longa dos cidadãos da Veranópolis. Segundo os estudos é uma mistura de bons hábitos alimentares, prática de atividades físicas e o ar puro, entre outros.
Turismo em Veranópolis
Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar e O que fazer em Veranópolis
Navegue por este post
- Quando ir a Veranópolis
- Como chegar a Veranópolis
- Onde se hospedar em Veranópolis
- O que fazer em Veranópolis: Pontos turísticos
- Mapa dos pontos turísticos de Veranópolis
Quando ir a Veranópolis – Rio Grande do Sul
O volume de chuvas é bem distribuído durante o ano na região. Os meses entre março e agosto são um pouco menos chuvosos, em média, mas nada significativo.
Portanto, se morar próximo e for visitar a cidade, consulte a previsão do tempo Veranópolis antes da viagem. Entre maio e setembro faz frio na cidade, podendo chegar próximo a zero graus nos dias mais severos.
Como chegar a Veranópolis RS
Para quem chega de avião para visitar a Serra Gaúcha, o Aeroporto mais próximo é o de Caxias do Sul (84km), porém oferece poucas opções diárias e preços, quase sempre mais altos.
O Aeroporto mais indicado acaba sendo o de Porto Alegre (153km), quase sempre mais em conta por receber inúmeros voos diários.
Ao chegar em um dos aeroportos a melhor forma de se deslocar até Veranópolis e outras cidades da região, é alugando um carro, já no Aeroporto.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
A rodovia que corta a cidade é a BR-470, que conecta Veranópolis a Bento Gonçalves (40km ao Sul) e a Nova Prata (21km ao Norte).
Onde ficar em Veranópolis – Hotéis e pousadas
A cidade é pequena e aconchegante de fácil locomoção. Recomendamos duas ótimas opções de hospedagem.
- O Verona Park Hotel é uma ótima opção ao lado da cidade, em contato com a natureza.
- O Hotel Princesa dos Vales é uma ótima opção próximo ao centro da cidade.
O que fazer em Veranópolis: Pontos turísticos urbanos
Conheça os principais pontos turísticos de Veranópolis RS, opções de atrações desta cidade do Rio Grande do Sul:
Portal Monumento – Veranópolis
O Portal Monumento é o marco de entrada da cidade de Veranópolis, construído em 2000, em homenagem aos 125 anos da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul.
Possui estátuas de três gerações da família de imigrantes italianos, e no outro, a maçã, mostrando o pioneirismo do plantio da fruta no Brasil.
Localiza-se na BR-470, numa rotatória que dá acesso à cidade de Veranópolis.
Casa Saretta
A casa típica em madeira, de imigrantes italianos, foi construída em 1886. Na Casa Saretta funciona a Secretaria de Turismo, o posto de informações turísticas e também uma lojinha de artesanato e produtos típicos da região.
Comece seu roteiro em Veranópolis na Casa Saretta, onde você encontra folhetos, mapas e informações turísticas da cidade.
Fica às margens da BR 470 e abre de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30h e das 13h30 às 17h. Sábado e domingo, das 10h às 16h.
Igreja matriz de Veranópolis
Inaugurada em 1933, a atual igreja matriz de Veranópolis, substituiu a antiga Igreja Imperial construída no século XVIII. Construída em estilo neogótico, homenageia São Luiz Gonzaga, padroeiro de Veranópolis, celebrado em 21 de junho.
A Igreja Matriz São Luiz Gonzaga é a atualmente a principal igreja da cidade, localizada na Praça 15 de Novembro, bem no centro. As celebrações acontecem nas sextas às 15h30, aos sábados às 17h e aos domingos às 9h e às 19h.
Praça XV de Novembro – Praça central de Veranópolis
A Praça XV de Novembro fica no final da Av. Júlio de Castilhos e circunda a igreja matriz de Veranópolis. Possui belos jardins, um parquinho, bancos e uma linda parte coberta por cipós e flores.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes fica dentro da igreja de mesmo nome, no centro da cidade de Veranópolis. A primeira gruta, que abrigou a imagem da Santa, foi construída em 1906, quando se iniciaram as romarias, que se realizam todos os dias 11 de fevereiro.
A capela atual foi terminada em 1964 e ao redor da igreja há uma praça com belas árvores.
Restaurante Giratório de Veranópolis
Em Veranópolis fica o único restaurante giratório do Brasil, que é um dos cartões postais da cidade. Inaugurado em 2005, o local oferece boa gastronomia e mirante da cidade.
A torre tem quase 80 metros de altura oferece vistas panorâmicas da cidade e região. O giro completo do espaço do restaurante leva horas, a uma velocidade aproximada de 0,05 km/h.
O cardápio do restaurante giratório de Veranópolis é de uma sequência e pratos da culinária italiana.
Almoço sequência: Terça a domingo, das 11h30 às 14h.
Jantar à la carte: Sexta e sábado, das 19h30 às 22h.
Mais informações no site oficial
Museu Histórico de Veranópolis – Casa da Cultura Frei Rovílio
A Casa da Cultura Frei Rovílio Costa fica em um casarão histórico do final do século XIX, onde também funciona o Museu Histórico Interativo e a Biblioteca Pública.
Atualmente, o prédio é tombado como patrimônio histórico e cultural do município e conta com sala para exposições, acervos e outros espaços.
Atendimento: De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
O que fazer em Veranópolis: Pontos turísticos fora da cidade
Conheça os principais pontos turísticos de Veranópolis RS, opções de atrações na cidade:
Cascata da Usina Velha
A Cascata da Usina é formada pelo Rio Retiro e possui duas quedas lado alado, de 6m e 7m de altura. Uma das quedas praticamente some em épocas de estiagem e as duas quase se juntam em épocas chuvosas.
Logo abaixo da cascata se encontram as ruínas da 1º usina de Geração de Energia Elétrica do interior do Estado do Rio Grande do Sul, datada de 1912.
Fica a 6km do centro de Veranópolis, com acesso pela Linha Carlos Gomes. Há placa sinalizando no local.
Cascata dos Três Monges
O parque Cascata dos Monges tem como principal atração a Cascata dos Três Monges com 112 metros de altura.
O parque, criado em 1998 é de propriedade do senhor Carmelindo Andreazza, e possui um circuito com extensão de 2 km desde sua chegada até a sua saída.
Há dois mirantes para a cascata, um fica a 4,5km do centro de Veranópolis, com acesso pela Linha Carlos Gomes, que leva a Cascata da Usina. Outro por outra estrada que leva na parte de cima.
Cascata da Quarta Seção
A Cascata da Quarta Seção fica junto as ruínas de uma vila abandonada em 1971, onde funcionava a 4ª secção do batalhão ferroviário do Rio da Prata.
Fica a 10km do centro em um local com acesso um pouco difícil de estrada bem ruim, praticamente off-road. Ao lado da queda há também uma bela ponte ferroviária em arco e um túnel ferroviário.
Gruta Indígena
Na Gruta Indígena de Veranópolis foram encontrados vestígios que indicam a habitação de índios Kaingangs há aproximadamente 2.000 anos atrás. Possui 28 metros de largura e 67 metros de profundidade com algumas galerias.
A gruta é bem escura e há um interruptor para ligar as luzes das luzes internas da caverna. Porém, no dia que visitamos não estava funcionando.
Fica a 9km de Veranópolis, sendo 6,6km pela BR-470 rumo Bento Gonçalves e 2,2km por estrada de terra. O acesso a partir da estrada é feito por uma descida íngreme por uma trilha com escadarias em alguns pontos. A visitação é gratuita.
Mirante Belvedere do Espigão
O Mirante Belvedere do Espigão fica no topo da Serra do Rio das Antas, no início da descida e oferece uma ampla vista do vale. Pode-se visualizar o leito do Rio das Antas em curva, parte da Usina Hidrelétrica Monte Claro e a estrada de ferro que margeia o rio.
No local há um mirante metálico, restaurante, loja, banheiro e um amplo estacionamento. Fica a 8km de Veranópolis RS, às margens da BR-470.
Ponte Ernesto Dornelles
Bela ponte em arco sobre o Rio das Antas, situada na rodovia BR-470, na divisa dos municípios de Veranópolis e Bento Gonçalves. É considerada uma das maiores pontes em arcos paralelos suspensos do mundo.
A ponte se caracteriza por dois arcos paralelos, sendo que a pista passa entre os arcos, com uma extensão de 227 metros com um vão livre de 186 metros entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio.
Fica a 15km do centro da cidade, na divisa com Ben2to Gonçalves.
Vila Flores
Vila Flores foi distrito de Veranópolis, emancipada em 1988, que vale a visita, situada a penas 7km. Com apenas 3500 habitantes, a pacata cidade tem grande parte de sua população, descendentes de imigrantes italianos.
Há três principais atrações para visitar em Vila Flores: A Pousada dos Capuchinhos, com suas águas termais e uma vinícola interna, o Filó de Vila Flores, que reúne teatro, diversão e gastronomia, e a Villa do Pão, um casarão histórico com café colonial.
Passeios de Jeep em Veranópolis
Que tal fazer um passeio guiado a bordo de um Jeep Ford 1959 pelos pontos turísticos de Veranópolis. Toni Formaiare oferece opções de passeio que pode ser um Safari Urbano ou também pela zona rural.
O passeio leva à Cascata da Usina Velha, a caverna indígena, a um túnel do trem, ao Mirante do Espigão e conta com uma parada para piquenique.
Rota dos Vinhos da Longevidade
No interior do município há várias vinícolas para visitação, conforme a lista abaixo:
Vinícola Simonetto, Vinícola Antônio Bin, Vinícola da Paz, Vinícola Barbarano, Vinícola Mazzarollo, Vinícola Noé (Cooperativa Alfredochavense), e Union Distillery.
Mapa de Veranópolis: Pontos turísticos
No mapa de Veranópolis abaixo, é possível localizar cada um dos pontos turísticos na cidade e zona rural.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.