São Bento do Sapucaí
é uma pequena cidade do estado de São Paulo situada em um vale da Serra da Mantiqueira, a 886 m de altitude, rodeada por montanhas, entre elas a espetacular Pedra do Baú, com 1964 m de altitude, o maior ícone da Mantiqueira.
Além das belas paisagens da serra e atividades de ecoturismo, a simpática cidade de São Bento do Sapucaí SP, é repleta de antigas igrejas, casas históricas e restaurantes com as delícias da região serrana.
Com aproximadamente 11 mil habitantes, São Bento do Sapucaí fica a 35 km de Campos do Jordão, ligada por uma estrada serrana, que leva à sua principal atração, o complexo do Baú, formado por três montanhas de pedra: Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata.
Saiba o que fazer em São Bento do Sapucaí, conheça seus principais pontos turísticos na cidade e zona rural.
Turismo em São Bento do Sapucaí
Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em São Bento do Sapucaí SP
Navegue por este post
- Quando ir a São Bento do Sapucaí SP
- Onde fica São Bento do Sapucaí: Como chegar
- Onde se hospedar em São Bento do Sapucaí SP
- Onde comer na cidade
- O que fazer em São Bento do Sapucaí: Pontos turísticos urbanos
- O que fazer em São Bento do Sapucaí: Fora da cidade
- Mapa de São Bento do Sapucaí: Pontos turísticos
Quando ir a São Bento do Sapucaí SP
Como é comum em destinos serranos, o inverno (maio a agosto) é a época em que a cidade recebe mais visitantes pelo friozinho aconchegante que faz na região. Porém, nessa época pode fazer bastante frio para subir as montanhas do Complexo do Baú, as principais atrações de São Bento do Sapucaí.
O verão (dezembro a fevereiro), são os mais chuvosos, mas pegando períodos de tempo bom é a melhor época para atividades de ecoturismo nas montanhas.
Outros meses como março, abril, setembro e outubro, podem ser ótimas épocas, com clima intermediário.
Onde fica São Bento do Sapucaí: Como chegar
São Bento do Sapucaí fica no Leste do estado de São Paulo, na divisa com Minas Gerais, a 192 km do centro da cidade de São Paulo, a apenas 35 km de Campos do Jordão.
Os aeroportos mais próximos são: Guarulhos (177 km), São Paulo-Congonhas (200 km), Campinas-Viracopos (230 km).
Estar de carro é essencial para visitar as atrações do interior do município como o Complexo da Pedra do Baú. Nossa visita à São Bento do Sapucaí foi parte de nosso roteiro onde visitamos outros diversos destinos da região: Aparecida, Campos do Jordão, Monte Verde MG, Atibaia, Holambra, Campinas e Piracicaba.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Onde ficar em São Bento do Sapucaí: Dicas de hospedagem
São Bento do Sapucaí SP oferece boas opções de hospedagem, e por ser uma cidade pequena, não importa tanto a localização, por tudo ficar próximo.
A zona rural também é repleto de pousadas e chalés, para quem curte se hospedar em um contato mais próximo com a natureza, principalmente nos arredores da Pedra do Baú.
Conheça algumas boas opções na cidade de São Bento do Sapucaí:
- Pousada Villa da Montanha – A melhor opção na cidade
- Toca Hospedaria Centro – Opção com ótimo custo benefício no centro
Conheça algumas boas opções em mais contato com a natureza:
- Pousada do Quilombo – Opção próxima da cidade
- Chalé Refúgio da Pedra – Opção próxima da Pedra do Baú
- Mais opções de hospedagem no destino
Onde comer em São Bento do Sapucaí
Quero recomendar um excelente restaurante onde comemos na cidade, que foi o melhor que estivemos na região, é o Restaurante Sabor da Serra, localizado no centro da cidade.
Também nos recomendaram o Taipa restaurante, mas não chegamos a comer lá.
O que fazer em São Bento do Sapucaí: Pontos turísticos urbanos
Mirante do Cruzeiro
Localizado em um morro ao lado da cidade, o Mirante do Cruzeiro é uma atração imperdível da lista do que fazer em São Bento do Sapucaí pela complete vista panorâmica da cidade, que ele oferece.
O local é de fácil acesso por uma rua íngreme a partir do centro. Além do mirante, possui uma grande cruz, vista de toda a cidade, que foi idealizada por um padre para servir de proteção. O acesso é livre.
Capelinha de Mosaico I
Revitalizada em 2008 pelos artistas plásticos Ângelo Milani e Cláudia Vilar, a capela chamava-se anteriormente Santa Cruz, com mais de um século de existência.
O que chama a atenção é o seu interior todo revestido com cacos de diversos materiais, como pedaços de vidro e azulejos e até fragmentos de estátuas de santos abandonados, compondo mosaicos coloridos bem peculiares.
O acesso é livre.
Capelinha do Mosaico II
Semelhante à capela número 1 que fica mais próxima ao centro, a capela do Mosaico II é um pouco menor e fica na entrada da cidade para quem vem da Pedra do Baú.
Capelinha do Mosaico III
A capela do Mosaico III fica um pouco mais afastada da cidade e é um pouco mais aberta e com aspecto um pouco mais moderno. Se destaca no local a vista das montanhas ao fundo.
Igreja Matriz de São Bento do Sapucaí
Localizada em uma parte mais alta da cidade, a Igreja Matriz de São Bento do Sapucaí foi edificada por volta do ano de 1853, constituída de taipa de pilão, por meio do trabalho de escravos da região.
A torre central da matriz foi incorporada somente no ano de 1906, e em 1916, foram construídas as torres laterais, como também instalados os altares e a decoração.
Abre de terça a sábado, das 8h às 17h. Domingo, das 7h às 19h.
Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Construída em 1970, a modesta Igreja Nossa Senhora dos Remédios é simples e pequena com formato que lembra de uma casa normal, pintada em tons de azul. Fica no centro da cidade, em frente à praça Adhemar Pereira de Barros.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Localizada em frente à praça General Marcondes Salgado, a pequena igreja Nossa Senhora do Rosário foi edificada em 1934 e possui uma única torre.
Praça General Marcondes Salgado
A Praça General Marcondes Salgado marca o local considerado como marco zero a cidade de São Bento do Sapucaí SP. No local fica o colorido letreiro da cidade com a praça e a Igreja do Rosário ao fundo.
Praça Dr. Adhemar Pereira de Barros
É a praça mais central da cidade de São Bento do Sapucaí, repleta de árvores e que conta com vários bancos á sombra e tem como destaque um coreto no centro dela.
Portal turístico de São Bento do Sapucaí
Portal turístico de acesso á cidade para quem chega pela rodovia SP-042. Marcado por uma construção que encobre a rua, o local abriga o centro de informações turísticas da cidade.
Museu do Zé Pereira
O carnaval de São Bento do Sapucaí é marcado pelos bonecos gigantes do Bloco Zé Pereira, que se tornou um patrimônio cultural e histórico da cidade.
Em 2020 a família de Zé Pereira criou um museu, localizado no Mercado Municipal, que conta a sua história e expõe alguns desses bonecos.
Abre de quarta a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados e domingos, das 12h às 18h
O que fazer em São Bento do Sapucaí: Fora da cidade
Complexo da Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí
O Complexo da Pedra do Baú é sem dúvida, a principal atração número 1 da lista do que fazer em São Bento do Sapucaí. O parque oferece a possibilidade de subir em três diferentes picos rochosos da serra da Mantiqueira: Baú (1969m), Bauzinho (1760m) e Ana Chata (1738m).
O parque Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú fica a 22 km de distância tanto de São Bento do Sapucaí como de Campos do Jordão. Como há várias trilhas e pontos diferentes de visitação, escrevemos um post detalhado sobre a Pedra do Baú.
Saiba tudo sobre a Pedra do Baú
Cachoeira do Toldi
Localizada próxima à Rodovia Benedito Gomes, que liga a Pedra do Baú à cidade, a Cachoeira do Toldi pode ser vista através de um mirante de madeira. A queda tem em torno de 20 metros de altura e fica a uns 300 metros do mirante. Há uma trilha que leva até a base da cachoeira. Fica a 11 km do centro da cidade.
Museu do Carro de Boi Quim Costa
O Museu do Carro de Boi de São Bento do Sapucaí homenageia o renomado fabricante de carros de boi (já falecido) Joaquim Pereira da Costa (Quim Costa).
O museu, localizado em sua antiga propriedade rural, abriga um rico acervo de antigos carros de boi, ferramentas e maquinários construídos por ele, além de possuir a réplica de sua casa.
Fica a 1,5 km da cidade e é cobrada uma taxa de R$10 (ref. março de 2023).
outros pontos turísticos em São Bento do Sapucaí SP
- Ateliê Ditinho Joana – Esculturas em madeira. Fica no Quilombo a 3 km da cidade.
- Arte no Quilombo – espaço com produtos de artesanato local. Fica no Quilombo a 3 km da cidade.
- Vinícola Villa Santa Maria – Situada a 13 km da cidade.
Mapa de São Bento do Sapucaí: Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de São Bento do Sapucaí, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.