O Vale da Lua é uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros e também uma das mais fáceis de visitar, com trilha curta e sem precisar andar muito por estradas de terra.
O atrativo recebeu o nome “Vale da Lua” devido à sua grande formação rochosa peculiar toda recortada e esculpida pela ação das águas do Rio São Miguel, com várias crateras circulares e lisas, que se parece com a superfície da lua.
Além das rochas que tiveram suas formas esculpidas por milhares de anos, o atrativo oferece também, piscinas naturais paradisíacas com águas transparentes e verdes e pequenas cachoeiras e corredeiras em seu mini cânion.
Vale da Lua: Dicas de visitação
Navegue por este post
- O que fazer no Vale da Lua
- Quando ir no Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros
- Onde fica o Vale da Lua: Como chegar
- Onde se hospedar
- Estrutura do atrativo
- Dicas sobre o Vale da Lua
O que fazer no Vale da Lua
Formações rochosas
As formações rochosas peculiares do Vale da Lua acompanham um trecho do Rio São Miguel com aproximadamente 1 km de extensão. Porém, é permitido visitar somente uma área de 300 metros.
O lajeado foi literalmente esculpido pela água, que na época das chuvas desce violentamente exercendo uma forte pressão nas rochas. Com isso, o leito do rio passa por fendas profundas e rochas de formas curiosas e bonitas.
Cachoeira do Vale da Lua
Entre as atrações do Vale da Lua, há uma pequena cachoeira de aproximadamente 3 metros de altura escondida entre as rochas. Apesar da beleza, é um pouco difícil chegar em sua frente para fotografar e requer um pouco de cuidado.
Piscinas naturais do Vale da Lua
Há duas piscinas naturais maiores para banho, a primeira logo abaixo da cachoeira (a mais bonita delas) e outra em um nível mais abaixo. Ambas apresentam uma transparência e coloração verde belíssima na época seca, porém, podem tornar perigosas e proibidas para banho na época das chuvas. Há sempre guarda vida monitorando o local.
Assim como em toda a Chapada dos Veadeiros, a água é gelada, mas após entrar a sensação muda e fica bem gostoso.
Quando ir no Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros
Visitar o Vale da Lua em diferentes épocas do ano pode trazer experiências bem diferentes:
- O período seco (maio a outubro) é a melhor época para visitar o lugar, quando chove muito pouco e é raro acontecer tromba d’água. Porém, nessa época a água é bem gelada.
- No período chuvoso (novembro a abril) o local fica perigoso devido ao alto índice de trombas d’água, é preciso estar atento ao tempo durante a visitação. Com o nível alto do rio, as piscinas ficam com correnteza e não é possível tomar banho.
- Os meses de agosto, setembro e outubro, podem ser considerados os melhores para visitação do local, pois ainda é época seca, possibilitando o banho, e com o final do inverno, a água já estará mais agradável.
Onde fica o Vale da Lua: Como chegar
O Vale da Lua fica a 9 km da Vila São Jorge e a 35 km de Alto Paraíso de Goiás, sendo que os 3,5 km finais de acesso são por estrada de terra.
A trilha tem 1,3 km de extensão (ida e volta) e é fácil, porém, tome cuidado ao caminhar no meio das formações rochosas, pois há risco de queda.
Onde se hospedar
Não há hospedagem no local, a Vila de São Jorge, situada a 9 km, é o local mais próximo para se hospedar, com várias opções ou na cidade de Alto Paraíso de Goiás, situada a 35 km.
Conheça algumas boas opções de hospedagem em São Jorge:
- Pousada mundo Dha Lua – Nota:9,0 – Uma das melhores escolhas na vila
- Pousada Nenzinha – Nota:9,0 – Uma das melhores escolhas na vila
- Suítes Novo Amanhecer – Nota: 8,9 – Opção com bom custo benefício
- Savana Hostel – Nota: 9,2 – Opção econômica em hostel
- Mais opções de hospedagem em São Jorge
Conheça algumas ótimas opções em Alto Paraíso de Goiás:
- Chalés Recanto Paraíso – Nota: 9,2 – Uma das melhores escolhas
- Pousada Araras – Nota: 8,9 – Opção de médio custo
- Pousada Quatro Estações – Nota: 9,2 – Ótimo custo benefício
- Hostel Gentileza – Nota: 9,4 – Ótima opção em hostel
- Mais opções de pousadas em Alto Paraíso
Estrutura do atrativo
Esta atração fica em propriedade particular e o receptivo oferece estrutura com estacionamento, lanchonete, vestiário e banheiros.
Obs: A trilha poderia ser mais bem cuidada pelo valor cobrado e quantidade de visitantes.
- A taxa de visitação e de R$40 (ref. junho de 2023) e não é preciso contratar guia (fica a critério do visitante ir com guia ou não).
- Abre todos os dias, das 8h às 16h para entrada, com permanência até às 17h.
Dicas sobre o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros
- Em caso de chuva ou nuvens carregadas, afaste-se do rio para evitar cabeças d’água.
- Tome muito cuidado ao transitar beirando o cânion do rio, há risco de queda e pode ser fatal.
- Não ultrapasse áreas demarcadas por cordas e respeite as placas de sinalização.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.