O Deserto do Atacama é um destino turístico exótico da América do Sul, localizado em sua maior parte no Chile. É o deserto mais seco do mundo e o de maior altitude, mas apesar desses extremos é um lugar espetacular, repleto de atrações que encantam os turistas do mundo todo.
Escondido na imensidão do Atacama, Chile, há paisagens que parecem de outro planeta, lagoas, salares, nascentes, gêiseres, formações rochosas, vulcões, animais, e um céu tão limpo que é possível ver milhares de estrelas como você nunca conseguiria ver em outro lugar.
Muita gente vai perguntar – o que você vai fazer no deserto? Nesse post iremos mostrar os melhores passeios e paisagens para você se deslumbrar com ele e porquê uma viagem ao Atacama é o sonho de consumo de muita gente aventureira.
Turismo no Deserto do Atacama: Guia de Viagem
Navegue por este post
- Sobre o Deserto do Atacama
- São Pedro de Atacama: Cidade base
- O que fazer no Atacama: Passeios e atrações
- Agência para passeios no Atacama
- Roteiro no Deserto do Atacama
- Quando ir ao Deserto do Atacama – Chile
- Quantos dias ficar no Deserto do Atacama
- Como chegar em São Pedro de Atacama – Chile
- Onde se hospedar no Atacama – Chile
- Onde comer no Atacama
- Câmbio, dinheiro e cartão no Atacama
- Como lidar com a altitude e o clima do deserto
- O que levar na mala para o Deserto do Atacama
- Mapa do Atacama: Atrações do deserto
Sobre o Deserto do Atacama
O Deserto do Atacama tem cerca de 105.000 km² e ocupa uma extensão de mais de 1000 km do Norte do Chile, além de áreas da Argentina, Bolívia e Peru. e está, predominantemente, localizado no Chile.
É considerado o deserto mais seco do mundo, com dias que atingem picos de apenas 3% de umidade. Para se ter uma noção, no Deserto do Saara a umidade mínima registrada foi de 9%.
É também o deserto mais alto do mundo, localizado em um altiplano que varia dos 2400 a 4500 metros de altitude, chegando a mais de 6000 metros em alguns vulcões.
Mas apesar dos extremos, em meio a essa imensidão de areia existe uma diversidade tão grande quanto a áreas repletas de água, e paisagens espetaculares e que muitas vezes se parecem de outro planeta, como também animais típicos de regiões áridas e de altitude.
Isso desperta o espírito aventureiro e atrai visitantes de todas as partes do mundo, especialmente os brasileiros, que representam em torno de 70% entre os turistas que visitam o Atacama, no Chile.
São Pedro de Atacama: Cidade base no deserto
São Pedro de Atacama
é pequena cidade chilena de pouco mais de 5 mil habitantes, situada a 2400 metros de altitude. Por ser um lugar ímpar numa região inóspita, se parece com uma cidade do velho oeste Americano, mas é considerada um oásis, porque passa o Rio San Pedro por ela.
A cidade foi fundada em 1450 e surgiu como um centro de parada para os colonizadores espanhóis. Originou-se a partir de sua Igreja de San Pedro, construída pelos jesuítas espanhóis no início do século XVIII.
Apesar de ser uma cidade feia e ainda com suas ruas de terra empoeiradas, é atualmente o centro turístico no Atacama, repleta de agências de passeios, restaurantes e opções gastronômicas, lojas de artesanato, casas de câmbio e serviços que atendem os turistas.
A Calle Caracoles é a principal rua turística da cidade de São Pedro de Atacama, uma rua de terra somente para pedestres, repleta de estabelecimentos que atende aos turistas e atravessa o centrinho.
Para fazer os passeios você sempre terá que sair e retornar a São Pedro para pernoitar. Não há outras cidades próximas com infraestrutura, apenas alguns pequenos povoados.
O que fazer no Atacama: passeios e atrações
A melhor forma é montar o roteiro junto com uma agência (em seguida vamos falar disso) e montar o roteiro com a sequência de passeios de menos para maior altitude (falaremos sobre isso na seção roteiro).
Agora iremos mostrar os principais passeios no Deserto do Atacama.
Gêiser del Tatio
O Gêiser del Tatio é um dos passeios que não podem ficar de fora na lista do que fazer no Atacama. É um fenômeno raro, que acontece com poucos lugares de nosso planeta e o Tatio é o terceiro maior campo geotermal do mundo e maior da América do Sul.
Os Geiseres del Tatio são formados pela água da neve derretida que chega a um lençol subterrâneo a aproximadamente 4 mil metros de profundidade, onde entra em contato com o magma vulcânico.
O fenômeno natural faz com que a água fervente suba à superfície como se fosse uma panela de pressão, emergindo em forma de vapor ou água borbulhante com temperatura próxima aos 90°C.
Esse passeio tem saída da cidade entre as 4h e 5h para chegar ao amanhecer, quando o fenômeno é mais intenso, porém, as temperaturas por lá nesse horário são sempre negativas. Na volta, esse tour tem paradas ou passagem por outras atrações.
- Atrativos: Gêiser del Tatio, bofedales do Rio Putana, povoado de Machuca, Laguna Flamingos e passagem pelo Cânion de Guatin.
- O que está incluso: Transporte ida e volta desde o seu hotel, guia e café da manhã.
- Horário: Das 5h às 12h aprox.
- Distância de São Pedro de Atacama: 80 km (160 km ida e volta – 50% asfalto).
- Altitude: 4.350 metros.
- Ingresso no parque: 15.000 Pesos Chilenos.
- Preço do tour: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
- Obs: Prepare-se para o frio intenso e a altitude, fui em setembro e fez 8°C negativos, no auge do inverno pode fazer mais de 20°C negativos. Após nascer o sol vai esquentando rapidamente.
Saiba mais detalhes sobre o Gêiser del Tatio
Tour Astronômico do Atacama
O Tour Astronômico é um passeio totalmente diferente, onde o foco é a observação das estrelas, tanto a olho nu, como com telescópios. É impressionante a quantidade de estrelas que podem ser vistas a olho nu no céu do deserto do Atacama.
A experiência é realizada em um local a 5 km da cidade, num ambiente totalmente escuro, sem as luzes da cidade. Um astrônomo dá uma aula sobre o espaço e as estrelas, enquanto mostra algumas delas e as constelações com um laser.
Depois de um rápido coffee break, metade do grupo vai fazer observações de estrelas através de telescópios profissionais, enquanto os outros vão fazendo as fotos com as estrelas com a ajuda de um fotógrafo, com o equipamento preparado para isso.
- Atrativos: Observação de estrelas tanto a olho nu como com telescópio e aula sobre Astronomia.
- O que está incluso: Transporte ida e volta desde o seu hotel, aula de Astronomia, snacks e bebidas, fotos com as estrelas.
- Horário: Das 20h às 21h aprox.
- Distância de São Pedro: 5 km.
- Altitude: 2.400 metros.
- Preço do tour: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
- Obs: Geralmente o céu oferece as condições ideais para o tour, porém, não é garantido e pode haver cancelamentos.
Valle de La Luna – Atacama
O Vale da Lua (Valle de la Luna: em espanhol) é o passeio mais tradicional da lista do que fazer no Atacama. É um vale com dunas e paisagens avermelhadas, que se parece de outro planeta e no passado ganhou esse nome.
O passeio consiste na visitação de áreas de grandes dunas e formações rochosas em diferentes pontos da Cordilheira de Sal. Após a caminhada pelo Vale da Lua, é oferecido um coquetel no deserto e o passeio finaliza com o belíssimo pôr do sol no Mirante da Cordilheira de Sal.
- Atrativos: Paisagens de dunas e formações rochosas de grande beleza, pôr do sol.
- O que está incluso: Transporte ida e volta desde o seu hotel, guia e coquetel.
- Horário: Das 15h30 às 19h30 aprox.
- Distância de São Pedro: 25 km (50 km ida e volta – 50% asfalto).
- Altitude: 2.300 metros.
- Ingresso no parque: 10.800 Pesos Chilenos.
- Preço do passeio: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
- Obs: Pode acontecer do tour ser cancelado se houver ventos fortes, quando levanta muita areia e poeira.
- Saiba mais sobre o Valle de La Luna
Vallecito e ônibus abandonado no deserto (magic bus)
Esse passeio fica na mesma região do Valle da la Luna e é uma alternativa a ele. Contempla paisagens parecidas, mas com algumas atrações diferentes, como o Rio de Sal e o Ônibus abandonado do Deserto.
O passeio numa caminhada leva em um vale da Cordilheira de Sal. Na sequência é oferecido um coquetel no deserto e o passeio finaliza com o belíssimo pôr do sol no Mirante da Cordilheira de Sal.
- Atrativos: Vale menor semelhante ao Vale da Lua, ônibus abandonado no deserto para fotos, coquetel e pôr do sol.
- O que está incluso: Transporte ida e volta desde o seu hotel, guia e coquetel.
- Horário: Das 15h30 às 19h30 aprox.
- Distância de São Pedro: 30 km (60 km ida e volta – 50% asfalto).
- Altitude: 2.300 metros.
- Ingresso no parque: Livre.
- Preço do passeio: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas
Considero o passeio Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas o mais bonito da lista do que fazer no deserto do Atacama. Esse passeio imperdível leva a alguns dos mais belos cenários do Altiplano Atacamenho e também contemplação da flora e da fauna.
A primeira atração é a Laguna Chaxa e Parque los Flamencos, local habitado por flamingos. Na sequência há uma parada na placa do Trópico de Capricórnio onde é servido o café da manhã.
A sequência do passeio segue para o Salar Piedras Rojas (pedras vermelhas) e o ponto final são as Lagunas Miscanti e Minisques, a mais de 4000 metros de altitude, rodeadas de montanhas.
No início do retorno há uma parada para fotos na rodovia do deserto, onde é servido o almoço, já na metade da tarde.
- Atrativos: Salar Piedras Rojas, Lagunas Miscanti, Laguna Minisques, Laguna Chaxa (flamingos), Trópico de Capricórnio e foto da rodovia.
- O que está incluso: Transporte ida e volta desde o seu hotel, guia, café da manhã e almoço.
- Horário: Das 7h às 18h aprox.
- Distância de São Pedro: Roteiro de 350 km.
- Altitude: 4.200 metros.
- Ingresso 2 parques: 23.000 Pesos Chilenos.
- Preço do passeio: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
Saiba mais detalhes sobre o tour Piedras Rojas e lagunas Altiplanicas
Rota dos Salares
A Rota dos Salares é um dos tours mais clássicos da lista do que fazer no Atacama, Chile. É um roteiro pela Cordilheira dos Andes, onde a rodovia chega a atingir 4.900 metros de altitude, entre as mais altas montanhas da região.
O tour começa com uma parada ao lado do majestoso Vulcão Licancanur (5.916 m de altitude) onde é servido o café da manhã. Após passar a apenas 4 km da divisa com a Bolívia e pelos belos bofedales, a atração é a Laguna Diamante, que poderá estar congelada.
O roteiro segue com paradas no mirante da cratera do Vulcão Pacana, Laguna Negra e Salar de Loyoques. Na volta há um pequeno desvio para ir até os Monjes de Pacana, grandes formações rochosas. O almoço incluso acontece já na cidade, por volta das 14h.
- Atrativos: Mirante do Licancabur, Mirante da cratera do Vulcão Pacana, Laguna Diamante, Laguna Negra, Salar de Loyoques e Monjes de Pacana.
- O que está incluso: Transporte ida e volta desde o seu hotel, guia, café da manhã e almoço.
- Horário: Das 8h às 15h aprox.
- Distância de São Pedro: 135 km (270 km ida e volta – tudo asfalto).
- Altitude: 4.300 metros na maior parte das paradas.
- Ingresso no parque: Livre.
- Preço do passeio: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
- Obs: Anteriormente esse passeio incluía também o Salar de Tara, mas foi fechado à visitação desde 2018 para preservação.
Saiba mais sobre a Rota dos Salares
Valle do Arco íris – Atacama
O Vale do Arco Íris tem como principal destaque o vale cercado de belas formações rochosas montanhas coloridas, localizado nas proximidades do Rio Salado.
O passeio inclui também a visitação aos Petróglifos de Yerbas Buenas, que são inscrições rupestres feitas das formações rochosas do local. Nesse local é servido o café da manhã.
- Atrativos: Petróglifos de Yerbas Buenas e Vale do Arco Íris.
- O que está incluso: Transporte ida e volta desde o seu hotel, guia e café da manhã.
- Horário: Das 8h às 13h aprox.
- Distância de São Pedro: 62 km (124 km ida e volta – 70% é asfalto).
- Altitude: 3.300 metros.
- Ingresso no parque: 10.000 Pesos Chilenos.
- Preço do passeio: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
Saiba mais sobre o tour ao Vale do Arco-íris
Lagunas Escondidas Baltinache
As Lagunas de Baltinache são pequenos lagos escondidos no meio do Salar de Atacama. O lugar é de grande beleza cênica, mas a principal atração é de poder entrar em um lago onde é impossível afundar devido a altíssima concentração de sal.
O passeio começa com uma trilha circular que atravessa uma área do salar com parada nas duas primeiras lagunas para fotos. O terceiro lago é o ponto de banho onde se pode ter a experiência de não afundar na água. O sal do corpo é retirado do corpo após o banho com um esguicho de vaporeto com água doce.
- Atrativos: Lagunas Escondidas, Salar do Atacama, flutuação na água.
- O que está incluso: Transporte ida e volta desde o seu hotel, guia, café da manhã ou coquetel à tarde.
- Horário: Das 8h às 13h ou das 14h às 19h aprox.
- Distância de São Pedro: 60 km (120 km ida e volta – 75% por estrada de terra e areia).
- Altitude: 2.300 metros.
- Ingresso no parque: 10.000 Pesos Chilenos.
- Preço do passeio: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
- Obs: Ir com roupa de banho por baixo, levar toalha. No local não é permitido passar protetor solar.
Saiba mais sobre as Lagunas Escondidas de Baltinache
Laguna Cejar e Tebinquinche
Esse passeio é bastante similar ao das Lagunas escondidas, contempla a visitação de três belos lagos. Em um deles é possível entrar e ter a experiência de não afundar, porém, este é um grande lago.
O passeio começa com uma curta caminhada até a Laguna Cejar onde só é possível observar e tirar fotos. Na sequência a caminhada continua até a segunda lagoa onde é o local de banho.
Após sair e tomar a ducha para tirar o sal, a van segue até a Laguna Tebinquinche e por fim nos Ojos del Salar. Se for à tarde, o passeio termina com um coquetel e o pôr do sol no deserto.
- Atrativos: Lagunas Cejar, Laguna tebinquinche.
- O que está incluso: Transporte ida e volta desde o seu hotel, guia e coquetel.
- Horário: Das 15h30 às 20h aprox.
- Distância de São Pedro: 35 km (70 km ida e volta – 70% é estrada de chão batido).
- Altitude: 2.300 metros.
- Ingressos 2 parques: 20.000 Pesos Chilenos.
- Preço do passeio: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
- Obs: Ir com roupa de banho por baixo, levar toalha. No local não é permitido passar protetor solar.
Saiba mais sobre o passeio Laguna Cejar
Trekking de Puritama
O trekking de Puritama, também conhecido como Trekking de Guatin, consiste em uma caminhada por dentro do cânion até chegar a uma pequena cachoeira do Rio Puritama para tomar banho.
A caminhada começa com uma descida até o fundo do pequeno cânion de Guatin onde há cactos gigantes. A trilha segue pelo fundo do vale onde há uma vegetação típica por onde passa o rio.
Por final, chega-se na pequena queda d’água onde é possível tomar banho. A água nesse ponto chega fria, mas não gelada, apesar de ser oriunda de uma fonte termal, um pouco distante dali.
- Atrativos: Cânion de Guatin, Cactos gigantes, banho no Rio Puritama.
- O que está incluso: Transporte ida e volta desde o seu hotel e guia.
- Horário: Das 8h às 12h ou das 14h às 17h aprox.
- Distância de São Pedro: 26 km (52 km ida e volta – todo de asfalto).
- Altitude: 3.400 metros.
- Ingresso no parque: Livre.
- Preço do passeio: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
- Obs: Ir com roupa de banho por baixo, levar toalha.
Saiba mais sobre o trekking de Puritama
Termas de Puritama
Esta atração é recomendada para o último dia no deserto do Atacama, quando você já estiver cansado da correria de uma sequência de dias de passeios. É uma local simplesmente para curtir e relaxar na água quentinha.
As termas de Puritama é um conjunto de pequenas piscinas naturais e transparentes com temperatura de aproximadamente 30°C.
- Atrativos: Piscinas naturais de águas termais no deserto.
- O que está incluso: Transporte e guia.
- Horário: Das 8h30 às 13h00 ou das 13h às 17h aprox.
- Distância de São Pedro: 30 km (60 km ida e volta – 80% de asfalto).
- Altitude: 3.400 metros.
- Ingresso no parque: 30.000 Pesos Chilenos.
- Preço do passeio: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
- Obs: Ir com roupa de banho por baixo, levar toalha. No local não é permitido passar protetor solar.
Expedição a Uyuni – Bolívia
O roteiro pelo lado boliviano que leva até o Salar do Uyuni (deserto de sal com 100 km de extensão) é espetacular, repleto de paisagens de tirar o fôlego em vários pontos no caminho. Fiz essa aventura pelo lado boliviano e recomendo muito.
Não é um simples passeio, mas uma imersão de 3 ou 4 dias viajando pelo deserto. Além do Salar de Uyuni você verã atrações como a Laguna verde, Laguna Colorada, Geiser Sol de la Mañana, entre outros.
Esta excursão pode ser feita de duas formas: Saindo e voltando de São Pedro de Atacama ou saindo de São Pedro e ficando em Uyuni, na Bolívia par quem vai seguir de mochilão.
- Atrativos: Salar de Uyuni, Laguna Verde, Laguna Colorada, Geiser Sol de la Mañana, Lagunas Cañapa, Hedionda e Honda, Árbol de Piedra, Termas de Polques, Deserto Salvador Dalí, entre outros.
- O que está incluso: Transporte, guia, todas as refeições e pernoites em hospedagens compartilhadas.
- Horário: De 3 a 4 dias.
- Distância de São Pedro: Em torno de 1000 km no total.
- Altitude: Uyuni fica a 3.650 metros, mas há atrações como o gêiser a 4.900 metros.
- Ingressos nos parques: 300 pesos bolivianos (40.000 CLP).
- Preço do passeio: Consultar valores atualizados com a agência TourGo.
Para mais informações, leia nosso post completo sobre a Travessia Uyuni Aracama
Pukará de Quitor – São Pedro de Atacama
Pukará de Quitor é uma atração próxima da cidade de São Pedro de Atacama que não é vendida pelas agências pela facilidade de acesso. É uma opção para fazer por conta própria, de bike alugada ou até mesmo a pé a partir da cidade.
Com o objetivo de ser uma fortaleza, Pukará de Quitor é um sítio arqueológico, construído no século XII, localizado em cima de um morro. Para conservação, as ruínas só podem ser vistas da trilha.
A principal atração do local é a trilha que leva a Purte del Sol e Mirador Pukará de Quitor, dois mirantes incríveis com vistas de 360 graus para a cidade de São Pedro de Atacama, o Vale da Morte, Vale do Rio São Pedro e toda a região.
O acesso ao local fica a 3 km do centrinho da cidade e a trilha que sobe a montanha em zigue-zague tem 1,8 km de subida (3,6 km ida e volta). Fui de bicicleta alugada até a portaria.
- O parque abre das 8h às 18h.
- O ingresso custa 5.750 pesos Chilenos.
- O aluguel de bike para um período de 6 horas custou 8.000 CLP.
Outras atrações em São Pedro de Atacama
Atrações urbanas – No centro da cidade tem a Igreja de São Pedro, a Praça Central, a feira de Artesanato, o Museo RP Gustavo Le Paige e a Calle Caracoles, rua turística para pedestres.
Aluguel de bike – Se você tiver disposição e meio dia sobrando, recomendo alugar uma bike. Os melhores pontos para ir de bike são: Pukará de Quitor (3 km), Gargante del Diablo (7 km) e Mirante da Cordilheira do Sal (6 km).
Cerro Toco e Vulcão Licancabur – Outra aventura que dá para fazer com agência é a Ascenção ao Cerro Toco (5600m) em 1 dia e até mesmo no Licancabur (5916m) em 2 dias, mas são aventuras que precisa estar mais preparado e aclimatado.
Agência para os passeios no Atacama
Fizemos todos os passeios no Atacama, como também em Santiago com a Tourgo, que é agência que recomendamos. É uma agência de brasileiros que atendem brasileiros que vão para o Chile, com isso tudo fica mais fácil.
Fazendo o cadastro na TourGo por aqui, os leitores do Viagens e Caminhos tem um desconto de 10% em todos os passeios, através de um código que é enviado por email. Cadastre-se e solicite o atendimento pelo Whatsapp!
Deserto do Atacama com carro próprio ou alugado
Para fazer uma road trip até o Atacama saindo do Brasil, ou ainda alugar um carro em Calama ou em São Pedro, para fazer os passeios por conta própria, podemos dizer que é possível sim, mas precisa ser muito bem avaliado, estudado e calculado.
Se for dividir o aluguel do carro e gasolina (que são bem caros por lá) em duas pessoas, possivelmente o custo seja o mesmo do que com agências. Se tiver em mais pessoas haverá economia.
Para avaliar essa questão fazer os passeios de agência ou carro alugado ou próprio, leve em consideração os seguintes fatores:
- O sinal de GPS e internet 4G funciona apenas perto de São Pedro, na grande maioria dos trechos não pega sinal, então é preciso baixar o mapa offline para ter GPS do Google Maps.
- A maior parte dos percursos são por asfalto, mas há trechos complicados de terra com costeletas. Geiser del Tatio, por exemplo tem trechos bem complicados e é preciso ir antes do amanhecer.
- Indo por conta própria, você terá que comprar vários ingressos dos parques pela internet, com antecedência para poder visitar, já as agências agendam todos.
- Indo com as agências, os guias irão explicar todas as histórias e detalhes das atrações, por conta própria você não saberá nada.
- Uma das vantagens por conta própria é a liberdade de poder parar quando quiser. Já as agências tem suas paradas definidas para não atrasar os passeios.
Roteiro no Deserto do Atacama – Chile
Há um detalhe muito importante na hora de determinar a sequência de passeios do Atacama, que é a altitude. Você não deve, por exemplo, chegar na segunda e na terça já ir fazer o passeio do Geiser del Tatio, que fica a 4300 m de altitude, a tendência de passar mal vai ser grande.
A cidade de São Pedro fica a 2400 metros de altitude e o ideal é começar fazendo passeios a esta altitude ou um pouco mais, deixando os passeios de maior altitude como Tatio, Rota dos Salares e Lagunas Altiplânicas, que estão a mais de 4 mil metros, para os últimos dias.
Se você for montar o roteiro com uma agência, com certeza, eles irão levar isso em conta, mas se for fazer por conta própria, planeje-se quanto a isso. Na descrição dos passeios apontamos a altitude de cada um deles.
Veja como foi meu roteiro de 7 dias no Atacama:
- Chegada em São Pedro à tarde – conhecendo São Pedro
- Valle do Arco íris (manhã) + Tour Astronômico (noite)
- Trekking de Puritama (manhã) + Valle de la Luna (tarde)
- Piedras Rojas + Lagunas altoplanicas (dia todo)
- Rota dos Salares (até o meio da tarde)
- Lagunas Escondidas Baltinache (manhã) + Laguna Cejar (tarde)
- Geiser del Tatio (manhã) + aluguel de bike e Pukará de Quitor (tarde)
Nota!
Fiz também o roteiro de 3 dias no deserto boliviano que inclui o salar de Uyuni, mas foi durante minha viagem pela Bolívia em 2018.
Obs: Foi um roteiro bem extenso e bastante completo (em set. 2023) porque queria mostrar o máximo de atrações possíveis aqui no blog, porém, você pode escolher as que mais gostar dentro da quantidade de dias disponíveis e o seu ritmo.
Na minha opinião, depois de visitar, os passeios no Atacama que eu não perderia seriam:
- Geiser del Tatio
- Piedras Rojas + Lagunas altoplanicas
- Tour Asytronômico
- Valle da la Luna
- Laguna Cejar (para experimentar a sensação de não afundar)
Quando ir ao Deserto do Atacama: Clima e temperatura
O Deserto do Atacama pode ser visitado em qualquer época do ano, mas como é marcado por extremos, que estão ligados à altitude e por ser o deserto mais seco do mundo, é bom ir bem preparado para grandes variações de temperatura durante o dia.
Nos dias que fiquei em São Pedro no mês de setembro, as temperaturas iniciavam entre 1º e 5° de manhã e no período da tarde ia a 23°C. Mas basta o sol descer para a temperatura começar a despencar de novo.
No dia que fui no Geiser del Tatio, estava -8°C lá ao amanhecer. Se tiver vento então nos passeios de maior altitude, a sensação de frio se intensifica muito. O ideal é sempre ir bem agasalhado em camadas e ir tirando durante o dia.
Chove no Atacama?
Por incrível que pareça, chove no deserto mais seco do planeta, mas são eventos raros, acontece poucas vezes no ano, entre os meses de janeiro e março, quando algumas nuvens mais pesadas vindas da Amazônia conseguem passar a barreira da Cordilheira dos Andes.
E quando chove nas regiões mais baixas, como na cidade de São Pedro de Atacama, nas regiões acima dos 4000 metros de altitude ocorrerem as nevascas, que tornam as paisagens das montanhas ainda mais lindas.
Temperaturas no Atacama
Confira as temperaturas médias para cada época do ano, considerando a altitude da cidade, em torno de 2400m:
- Dezembro a março = De 5°C a 28°C – nessa época pode ocorrer chuva e até neve.
- Abril e maio = 0°C a 26°C – Não chove nunca nessa época.
- Junho a setembro = -5°C a 23°C – Pode nevar nas áreas de maios altitude e chegar a -20°C no Geiser del Tatio. Podem ocorrer tempestades de areia em setembro.
- Outubro e novembro = De 3°C a 26°C – Uma das épocas em que o deserto fica mais bonito pela brotação da vegetação. Não Chove.
Quantos dias ficar no Deserto do Atacama
A quantidade ideal para conhecer o Atacama é de 7 dias e 6 noites. Não dá para fazer todos os passeios, mas também, você conseguirá fazer todos os principais.
- O primeiro dia é para a viagem, chegada em São Pedro, para fazer câmbio e conhecer a cidade
- 5 dias de passeios pelo deserto
- O último dia é para a volta pra casa.
Dá para ficar menos dias, sim, mas provavelmente você irá se arrepender por ter que deixar algum dos melhores passeios de fora e não vale o investimento da viagem para ficar muito pouco.
Se não tem mesmo outro jeito e você tem menos dias disponíveis, estude bem os passeios e faça os que mais lhe agradarem. É comum os turistas conciliarem o Atacama com Santiago, eu mesmo fiz assim, mas fiquei uma semana em cada destino.
Atacama com Expedição em Uyuni
Se além do Atacama, você pretende fazer a expedição ao Salar de Uyuni com as atrações da Bolívia, irá precisar de 4 dias a mais. Com isso o ideal seria uma viagem de pelo menos 10 dias.
Eu aconselho fazer a expedição Uyuni em uma viagem dedicada somente à Bolívia e incluir os passeios nos arredores de La Paz. Fiz uma viagem dessa forma e valeu muito a pena.
Onde fica São Pedro de Atacama: Como chegar
São Pedro de Atacama fica no Norte do Chile, a 100 km de Calama, 310 km de Autofagasta (litoral do Chile), 1627 km de Santiago (por via rodoviária) e a 50 km da fronteira com a Bolívia.
O aeroporto de Calama, situado a 100 km é a porta de entrada para quem chega de avião. Saindo do Brasil, sempre haverá uma conexão em Santiago para depois seguir a Calama.
Como ir de Calama para São Pedro de Atacama
O transporte entre Calama e São Pedro de Atacama, tanto na ida como na volta é feito com vans compartilhadas. Levam do aeroporto até o seu hotel em São Pedro e na volta do hotel até o aeroporto.
O ideal é já deixar comprado e agendado, tanto da ida como da volta, dessa forma você desembarca e já segue rapidamente para São Pedro.
Reservar transfer entre Calama e São Pedro (ida e volta)
Dá para comprar o transfer na chegada, mas há filas nos guichês a cada chegada de avião. Se deixar para comprar no desembarque, vá direto aos guichês da Transvip ou da Transfer Pampa, que são as empresas mais bem estruturadas e confiáveis.
Pacotes para o Atacama
A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços de pacotes. O pacote do Atacama é bem compacto mais completinho, inclui, passagens, hotel, transfer e passeios. Para quem tem poucos dias para a viagem é perfeito.
Consulte datas, valores e informações no botão abaixo!
Pacote de viagem ao Atacama da Viajar Barato
Atacama de carro próprio
Essa é uma das grandes aventuras, desejada por viajantes e motoqueiros que adoram uma road trip. Basta se programar e planejar direitinho, mas saindo do Brasil, a viagem é longa.
Saindo de Porto Alegre são 2.324 km, atravessando parte da Argentina, de Curitiba (2.524 km), de São Paulo (3.013 km).
Deserto do Atacama de carro alugado
É possível alugar carro em Calama, mas o aluguel e gasolina por lá não são baratos, portanto estude bem a viabilidade. Já falei mais sobre isso na seção sobre agência.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Onde ficar no Atacama – Chile
A oferta de hospedagem em San Pedro de Atacama é bem variada. Há desde opções de hostel e pousadas bem simples até hotéis all inclusive com serviço 5 estrelas, com passeios e refeições incluídas.
O ideal é ficar quanto mais próximo do centrinho melhor, onde estão a maior parte dos restaurantes e comércio, onde tudo funciona. Para os passeios, as agências passam buscar no hotel, mesmo que seja um pouco afastado, mas na volta, deixam numa pracinha, no início da Calle Caracolers.
Se o seu orçamento é limitado, há opções de pousadas simples, mas que atendem bem às necessidades. Se você quer economizar também na comida, que é bem cara em São Pedro, muitos locais de hospedagem oferecem cozinha compartilhada, onde dá para comprar no mercado e fazer suas próprias refeições.
Conheça algumas opções bem avaliadas de hospedagem em São Pedro de Atacama, algumas de maior qualidade e preço, outras mais simples e econômicas.
- Nayara Alto Atacama – Nota: 9,4 – É o mais luxuoso, situado emu ma área entre formações rochosas em estilo all inclusive, até com passeios incluídos
- Hotel Jardim Atacama – Nota: 9,0 – Uma das melhores opções no centrinho
- Casa Lickana – Nota: 9,1 – Uma das melhores opções no centrinho
- Hostal Miskanty – Nota: 8,0 0 Opção de bom custo benefício no centrinho
- Hostal Tuyasto – Uma das melhores opções econômicas com quartos privativos
- Hostal Copart – Nota: 8,5 – Uma das melhores opções de hostel compartilhado no centrinho
- Mais opções de hospedagem em São Pedro
Onde comer no Atacama – Chile
O centrinho de San Pedro de Atacama é repleto de bons restaurantes, com comidas típicas chilenas, especialmente na Calle Caracoles, que é a rua de pedestres mais movimentada.
Saiba que é caro para comer em São Pedro de Atacama, em media, as refeições custam o triplo do que costumamos pagara aqui no Brasil, se fizer a cobversão da moeda.
O restaurante Adobe, localizado na Calle Caracoles, é o melhor do centrinho, com um bonito ambiente e um variado cardápio, almocei lá duas vezes.
Câmbio, dinheiro e cartão de crédito no Atacama
Em minha última viagem ao Chile (setembro de 2023) utilizei tanto cartão de crédito como Pesos Chilenos em Santiago e no Atacama, e cheguei à seguinte conclusão:
- É vantagem levar Reais (em espécie) e trocar nas casas de câmbio do centro de Santiago e até mesmo em São Pedro do Atacama, e pagar tudo por lá em Pesos Chilenos, que é a moeda local.
- O Real é bem valorizado pelos chilenos e eles oferecem uma cotação quase bem próxima da oficial.
- Não vale a pena comprar Dólares no Brasil para trocar por pesos, melhor levar Reais.
- Pagando em cartão, além do IOF, há lugares em que o governo cobra uma taxa extra.
- Em São Pedro de Atacama, as casas de câmbio ficam na Calle Toconao, próximos a esquina da Farmácia Cruz Verde com a Calle caracoles.
Como lidar com a altitude e o clima do deserto
São Pedro de Atacama não é tão alto, fica a 2.400 metros de altitude, mas há alguns passeios que ultrapassam os 4.000 metros, esses sim, requerem atenção e cuidados. O ideal é fazer passeios em altitudes mais baixas nos primeiros dias, para ir se aclimatando e os mais altos nos últimos dias.
Entre os principais cuidados, o que se recomenda é beber água com frequência, evitar esforços físicos e não ingerir bebidas alcoólicas. O chá de Coca e as balas de Coca contém substâncias que auxiliam no processo de aclimatação.
Para informações mais detalhadas, leia o nosso artigo sobre o mal da altitude.
O que levar na mala para o Atacama
É até engraçado fazer a mala para o Atacama, pois você terá que levar biquini ou sunga e ao mesmo tempo, toca, luva e a sua jaqueta mais grossa. Isso mesmo, você irá usar tudo isso no deserto, já que faz bastante frio pela manhã e tem passeios com banho nas lagoas e termas também.
O que não pode faltar em qualquer estação por lá é camiseta, jaqueta corta-vento, camiseta, um agasalho mais quente (fleece), e uma jaqueta mais quente. Mesmo no verão, no passeio do Geiser del Tatio é preciso ir muito bem agasalhado.
Quanto aos calçados, qualquer botina de trekking ou tênis confortável, serve, já que as caminhadas são curtas nos passeios.
Confira a listinha do que não pode faltar na sua mala para o Deserto do Atacama:
- Trajes de banho para as lagoas e termas
- Roupas confortáveis e leves para os passeios mais quentes
- Roupas de frio, toca e luvas, para os passeios de altitude
- Óculos de sol, chapéu ou boné
- Colírio e soro fisiológico (olhos e nariz secam no deserto)
- Filtro solar e protetor labial
- Lenços umedecidos e gel antisséptico para ir ao ‘banheiro Inca’, que em alguns passeios é atrás da pedra.
Mapa do Atacama: Atrações do deserto
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada uma das atrações do Atacama, espalhadas pelo deserto. Assim você pode ter uma noção de como serão seus deslocamentos nos passeios.
Seguro Viagem
O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista no Chile. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a América do Sul, com cobertura mínima de 30 mil Dólares.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.
SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.