Orleans
é uma pequena cidade do Sul de Santa Catarina, conhecida como Capital Cultural. Com aproximadamente 23 mil habitantes, a cidade foi fundada em 1884 e fica 132 m de altitude, numa área de transição entre a planície e a Serra Catarinense.
A cidade de Orleans SC, fica próxima de um dos mais belos cartões postais de Santa Catarina, a Serra do Rio do Rastro, assim como, oferece alguns pontos turísticos na cidade e interior.
Neste post iremos mostrar o que fazer em Orleans SC, destacando seus principais pontos turísticos e opções de lazer, tanto na cidade como na zona rural, confira!
Turismo em Orleans SC
Navegue por este post
- O que fazer em Orleans: Pontos turísticos
- Onde fica Orleans: Como chegar
- Onde se hospedar em Orleans SC
- Mapa de Orleans: Pontos turísticos
- Quando ir a Orleans – Santa Catarina
O que fazer em Orleans: Pontos turísticos
Igreja Matriz de Orleans – Paróquia Santa Otília
A Igreja matriz de Orleans teve sua construção iniciada em 1935, mas sua torre, que mede 53,50 metros foi construída somente em 1960. O imponente templo católico situado no centro da cidade tem 52 m de comprimento, 20 m de largura, e 22 m de altura. Sua
A atual Igreja Matriz Santa Otília foi construída em estilo gótico tardio e tem algumas obras de arte que se destacam, como a pintura do Cristo Rei acima da porta e o altar todo em mogno.
Praça Celso Ramos
Situada na parte de trás da igreja matriz, a Praça Celso Ramos é o ponto de encontro de moradores e visitantes de Orleans. O principal destaque da praça é o seu chafariz, além de outros monumentos, parquinho infantil, áreas ajardinadas, bancos e árvores.
Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
Inaugurado em 1980, o Museu ao Ar Livre é a principal atração na lista do que fazer em Orleans, pelo seu rico acervo que mostra diferentes prédios repleto de objetos ligado a pequenas indústrias e profissões do passado.
A instituição preserva a cultura material de diversas etnias, destacando um acervo proveniente da imigração, mantendo-o em funcionamento, como moinho, ferraria, serraria, entre muitos outros galpões que representam cada um uma profissão diferente.
A Casa do Colono, que faz parte do museu, é uma construção que mostra com sua arquitetura, móveis e utensílio, como era a casa dos imigrantes europeus viviam na região sul, no passado.
- Abre de terça a sexta, das 09h às 12h e das 13h30 às 18h.
- Sábados, domingos e feriados, das 09h às 18h.
- A entrada normal custa R$10 e a meia-entrada R$5 (preços de 2023).
Esculturas do Paredão de Orleans
As Esculturas do Paredão são obra de José Fernandes, um escultor da cidade de Orleans chamado, mais conhecido por Zé Diabo. O artista era cortador de pedras, que também realizava serviços de pintura.
Quando foi convidado a estampar na fachada de uma igreja no distrito de Invernada ele representou um fictício embate entre Arcanjo Miguel (bem) e Satanás (mal), quando passou a ser chamado de Zé Diabo.
As Esculturas do Paredão foram feitas em um paredão de pedra sabão arenítica ao lado do rio Tubarão na Rua Ethienne Stawiarski, com acesso livre, e estão separadas nas seguintes temáticas:
- Primeira Missa no Brasil (3 x 4 m)
- Criação do Homem (3 x 4 m)
- Sacrifício de Abraão (3,5 x 3 m)
- Passagem do Mar Vermelho (5 x 10 m)
- Templo de Rei Salomão (5 x 10 m)
- Dois últimos Profetas do Antigo Testamento (4 x 5 m)
- Anunciação (4 x 5 m)
- Nascimento de Cristo (4 x 5 m)
Réplica da Primeira Igreja de Orleans
A primeira capela da cidade foi construída em 1886 pelo comendador francês Joaquim Caetano Pinto Júnior. As telhas vieram da França, e possuía 4 janelas em cada lateral e um sino atrás.
Atualmente, a igreja Matriz ocupa o lugar da antiga capela, mas foi construída uma pequena réplica em uma outra pequena praça da cidade.
Cervejaria Lohn Bier
Inaugurada em 2014, a Lohn Bier é uma cervejaria familiar, nascida do hobby de um dos membros de produzir cervejas artesanais, das escolas Alemã e Inglesa. Porém, mas com cervejas de personalidade e ingredientes locais.
Abre de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18, e aos domingos, das 13h às 18h.
Morro da Igreja e Pedra Furada
As famosas formações rochosas do Morro da Igreja e Pedra Furada que são visitados por Urubici, ficam, na verdade, dentro dos limites do município de Orleans.
Para entender melhor, o mirante do Morro da igreja fica no município de Urubici, mas as formações rochosas, em Orleans, pois a borda do penhasco onde está o mirante faz a divisa dos municípios.
Acesse nosso post do Morro da Igreja e Pedra Furada para saber como visitar e fazer a trilha.
Parque Estadual da Serra Furada
O Parque Estadual da Serra Furada é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada em 1980, com 1.330 hectares entre os municípios de Grão Pará e Orleans. Possui lindas paisagens das encostas da Serra Catarinense e o ponto culminante é o Morro da Forquilha, com 1.508 metros de altitude.
No lado de Grão Pará fica a formação geológica mais conhecida e que dá o nome ao parque, a Serra Furada, com acesso pela sede Norte. No lado de Orleans fica a sede Sul e as atrações são 3 trilhas:
- Circuito do Lagostim (600 metros)
- Trilha Salto da Piava (2.120 metros)
- Circuito da Canela Grande (4.300 metros)
Onde fica Orleans: Como chegar
Orleans fica no Sul do estado de Santa Catarina, a 185 km da capital Florianópolis, a 43 km de Tubarão, a 40 km de Criciúma, e a 28 km do início da Serra do Rio do Rastro.
A melhor forma de chegar em Orleans SC é de carro, como também para poder se deslocar entre as atrações da cidade e montar um roteiro pela região, em cidades como Grão Pará, Treviso, Siderópolis e Nova Veneza.
Para quem chega ao estado de avião, os aeroportos mais próximos são o de Jaguaruna (55 km) e Florianópolis (193 km).
Onde ficar em Orleans SC
A cidade é pequena e conta com poucas opções de hospedagem, a melhor opção é o Hotel real Nob, localizado na entrada da cidade.
Mapa de Orleans: Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Orleans, Santa Catarina, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Quando ir a Orleans – Santa Catarina
As atrações de Orleans podem ser visitadas em qualquer época do ano. O período menos chuvoso vai de abril e setembro, enquanto de outubro a março chove um pouco mais.
Nessa região de grandes diferenças de altitude é bastante comum haver neblina e a visibilidade da paisagem pode abrir ou fechar em minutos. Também há grandes variações de temperatura conforme vai subindo a serra.
Não faz muito frio no município, as temperaturas mínimas médias no inverno (entre maio e agosto) ficam em torno de 9ºC, já que fica em um vale. Porém, se subir a serra pode pegar temperaturas negativas nos dias mais frios.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.