Budapeste
é a capital da Hungria, um dos principais destinos turísticos do Leste Europeu, uma linda cidade cortada pelo Rio Danúbio, com arquitetura deslumbrante, muita história e vibrante vida cultural.
A cidade é dividida em duas partes pelo rio Danúbio: Buda, com suas colinas, o histórico Castelo de Buda e o Bastião dos Pescadores, e Peste, onde se encontram o Parlamento Húngaro, a Basílica de Santo Estêvão e a animada Rua Váci.
Neste post iremos mostra o que fazer em Budapeste, listando os principais pontos turísticos da capital da Hungria e dando todas as dicas de viagem para esta linda cidade europeia.
Turismo em Budapeste, Hungria
- O que fazer em Budapeste: Melhores pontos turísticos
- Melhores passeios em Budapeste
- Onde se hospedar em Budapeste Hungria
- Mapa de Budapeste: Pontos turísticos
- Onde fica Budapeste: Como chegar
- Quando ir a Budapeste, Hungria
- Seguro Viagem e Chip Internacional Europa
O que fazer em Budapeste: 20 melhores atrações
Agora iremos mostrar o que fazer em Budapeste, separando os pontos turísticos em três diferentes regiões da cidade, começando com as atrações da orla do Rio Danúbio e centro de Peste, depois as situadas nas colinas de Buda, e por fim as atrações nos arredores do parque da Cidade, que ficam 3 km a Nordeste do centro.
O que fazer em Budapeste: Orla do rio Danúbio e centro da cidade
Parlamento de Budapeste
Localizado às margens do rio Danúbio, o Parlamento de Budapeste, é a sede da Assembleia Nacional da Hungria. É um marco icônico da cidade, um dos edifícios legislativos mais antigos da Europa e um dos mais lindos do mundo.
Projetado pelo arquiteto Imre Steindl em estilo neogótico, foi concluído em 1904. Possui uma impressionante fachada, várias torres e uma cúpula central. Como ponto turístico, oferece visitas guiadas que permitem explorar seu interior ornamentado e aprender sobre a história política do país.
Reservar tour guiado no interior do Parlamento
Abre todos os dias, das 8h às 18h.
Basílica de Santo Estêvão
A Basílica de Santo Estêvão é a maior igreja de Budapeste e de toda a Hungria. A monumental igreja foi concluída em 1905 após meio século de construção, possui estilo neorrenascentista, com um grande portal, duas torres, e uma cúpula imponente que oferece vistas panorâmicas da cidade.
O interior da basílica é ricamente decorado e abriga a mão direita mumificada de Santo Estêvão como uma relíquia sagrada.
Abre de segunda à sábado, das 9h às 17h45 e no domingo, das 13h às 17h45.
Reservar ingresso à Basílica Santo Estevão
Rua Váci – Calçadão turístico de Budapeste
A Rua Váci (Váci utca) é a principal rua turística de Budapeste, dedicada somente à pedestres, com prédios de bela arquitetura. Localizada no coração do centro histórico da cidade, ela se estende desde a Praça Vörösmarty até o Mercado Central, com 1,2 km de extensão.
Repleta de lojas, restaurantes e cafés, a Rua Váci oferece uma experiência vibrante e animada para os turistas, com uma combinação de lojas de marcas internacionais e boutiques húngaras, além de várias opções gastronômicas.
Ponte das Correntes
A Ponte das Correntes (Széchenyi Lánchíd) é uma das pontes mais icônicas e um marco arquitetônico de Budapeste, conectando Buda e Peste sobre o rio Danúbio. Inaugurada em 1849, foi a primeira ponte permanente a unir as duas partes da cidade.
A ponte é conhecida por seus majestosos leões de pedra que guardam as entradas e por oferecer belas vistas da orla do Danúbio com suas imponentes construções. Vale muito a pena atravessar a ponte caminhando.
Reservar free tour pela cidade
Ponte da Liberdade
Com coloração verde, Ponte da Liberdade (Szabadság híd) é uma das pontes mais importantes de Budapeste, atravessando o rio Danúbio. Foi inaugurada em 1896 em estilo Art Nouveau como parte das celebrações do milênio da Hungria.
Destaca-se por suas torres ornamentadas com grandes estátuas de falcões turul, símbolos míticos da Hungria. Ao visitar o Mercado Central, que fica próximo, aproveite para fotografar esta ponte.
Grande Mercado de Budapeste
O Grande Mercado de Budapeste (Nagy Vásárcsarnok), inaugurado em 1897, é o maior e mais famoso mercado coberto da cidade. Está localizado no final da Rua Váci, próximo ao rio Danúbio, em um impressionante edifício de arquitetura neogótica com estrutura de ferro e vidro.
No mercado, os visitantes encontram uma vasta seleção de produtos frescos, especiarias, carnes, queijos, pães e artesanato húngaro. O Grande Mercado é um ótimo local para para uma autêntica experiência cultural e gastronômica em Budapeste, Hungria.
Abre de segunda a sábado, das 10h às 18h (segunda até às 17h e sábado até às 15h).
Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade (Szabadság tér) é uma das praças mais importantes e históricas de Budapeste, Hungria. Localizada no centro da cidade, ela é cercada por imponentes edifícios de arquitetura eclética, incluindo a Embaixada dos Estados Unidos e o Banco Nacional da Hungria.
Com uma ampla área verde, a praça é conhecida também por seus monumentos e memoriais, como o Memorial Soviético da Segunda Guerra Mundial e o Memorial do Holocausto Alemão.
Reservar visita guiada pela cidade
Praça Elizabeth
A Praça Elizabeth (Erzsébet tér) é uma das praças mais centrais e vibrantes de Budapeste. Localizada perto da Basílica de Santo Estêvão e da Rua Váci, a praça é um ponto de encontro popular entre moradores e turistas.
Ela abriga diversas atrações, incluindo a icônica roda-gigante Budapest Eye, fontes, jardins e espaços para eventos. Conta com cafés, restaurantes e áreas verdes.
Praça Vörösmarty
A Praça Vörösmarty (Vörösmarty tér) é uma das praças mais centrais e movimentadas de Budapeste. Localizada no final da famosa Rua Váci, é um importante ponto de encontro e um centro de atividades culturais e comerciais.
A praça é conhecida pela estátua de Mihály Vörösmarty, um renomado poeta húngaro, e pelo tradicional Café Gerbeaud, um dos mais famosos da cidade.
Outros pontos turísticos no centro de Budapeste e no Rio Danúbio
Há ainda muitas outras atrações nesta área, como o Parque da Ilha Margarete no Rio Danúbio, a Ópera Estatal Húngara, o Museu Nacional da Hungria, a Praça Kossuth Lajos ao lado do parlamento com vários monumentos, entre outras atrações de menor expressão.
O que fazer em Budapeste: Colinas de Buda
Castelo de Buda
O Castelo de Buda, localizado no topo de uma colina, é uma das mais icônicas atrações na lista do que fazer em Budapeste. É um imponente complexo histórico, que serviu no passado como residência dos reis húngaros, e atualmente abriga vários museus como a Galeria Nacional Húngara e o Museu de História.
Sua construção original remonta ao século XIII, mas o castelo atual reflete uma mistura de estilos arquitetônicos devido a várias reconstruções ao longo do tempo. O complexo oferece também, mirantes com vistas panorâmicas do rio Danúbio e da cidade de Budapeste.
O complexo de museu abre todos os dias, das 10h às 18h.
Reservar free tour pelo Castelo de Buda
Bastião dos Pescadores
Construído entre 1895 e 1902 em estilo neogótico e neorromânico, o Bastião dos Pescadores (Halászbástya) é uma das estruturas mais icônicas de Budapeste, também situado na Colina do Castelo de Buda.
O local oferece belas vistas panorâmicas do rio Danúbio, do Parlamento e do lado de Pest no outro lado. Possui torres, passarelas e terraços ornamentados, e é um popular ponto turístico de Budapeste.
Igreja de Matias
A Igreja de Matias (Mátyás-templom) é uma das igrejas mais emblemáticas de Budapeste, situada próxima ao Bastião dos Pescadores. Foi construída no século XIII, e renovada em estilo neogótico no final do século XIX.
A igreja é famosa e linda por fora com destaque para sua torre e seu telhado de azulejos coloridos, como também por seu interior ricamente decorado.
A visita interna é paga. Abre todos os dias, das 9h às 17h.
Palácio Presidencial de Budapeste
Construído no início do século XIX em estilo neoclássico, e localizado ao lado do Castelo de Buda, o Palácio Presidencial de Budapeste é a residência oficial do Presidente da Hungria.
O Sándor-palota, como é chamado, é um importante símbolo político do país. Pode ser fotografado em sua frente, e é ocasionalmente aberto ao público, permitindo visitas guiadas a algumas de suas áreas históricas.
Igreja Reformada de Budapeste
Localizada de frente para o Rio Danubio, a Igreja Reformada de Budapeste (Budapesti Református Templom) foi construída no final do século XIX em estilo neogótico, com uma belíssima arquitetura.
Com sua alta torre e fachada imponente, é um marco arquitetônico notável. O interior da igreja é simples e austero, refletindo os princípios reformados de humildade e devoção.
Outros pontos turísticos em Buda
Além dos pontos turísticos de Budapeste citados acima, há outras atrações a explorar no lado de Buda, como o Bazar Várkert, o Forte da Cidadela, o Museu Semmelweis, o Museu da História da Música e o Parque Portão do Vento.
O que fazer em Budapeste: Parque da Cidade
Praça dos Heróis
A Praça dos Heróis (Hősök tere) é uma atração imperdível na lista do que fazer em Budapeste, uma das praças mais grandiosas e importantes da cidade, localizada no final da Avenida Andrássy, a 3 km do Rio Danúbio.
A praça é famosa pelo Monumento do Milênio, um conjunto de estátuas que celebra os líderes das 7 tribos fundadoras da Hungria e outras figuras históricas. No centro do monumento está a Coluna do Arcanjo Gabriel, além de estátuas de reis e líderes húngaros.
A Praça dos Heróis é cercada também por dois importantes museus: o Museu de Belas Artes e o Palácio de Arte.
Parque da Cidade
O Parque da Cidade de Budapeste (Városliget) é o maior parque da cidade, oferecendo uma vasta área verde para lazer. Possui um grande lago, jardins, áreas de piquenique e pistas de caminhada, e uma pista de gelo no inverno.
Localizado próximo atrás da Praça dos Heróis, o parque abriga também várias atrações importantes, como o Castelo Vajdahunyad, o Zoológico de Budapeste, o Széchenyi Termal Bath e o Museu de Transportes.
Castelo de Vajdahunyad
O Castelo de Vajdahunyad, localizado no Parque da Cidade de Budapeste, possui diferentes estilos arquitetônicos, como românico, gótico, renascentista e barroco, inspirado em vários marcos históricos da Hungria.
Construído entre 1896 e 1908, o castelo abriga o Museu da Agricultura Húngara e é rodeado por um pitoresco lago. Tanto sua parte externa como interna revela belos cenários. A visitação é livre.
Termas de Széchenyi
As Termas de Széchenyi, localizadas no Parque da Cidade de Budapeste, é um dos maiores complexos termais da Europa. Inaugurada em 1913, é cercada por um imponente prédio em estilo neobarroco que abriga 18 piscinas termais, alimentadas por fontes de águas minerais naturais.
Abre de sexta a sábado, das 7h às 20h e nos sábados e domingos, das 8h às 20h.
Reservar ingresso para as termas de Széchenyi
Parque e Museu Etnográfico de Budapeste
As novas instalações do Museu de Etnografia foram inauguradas em 2022 no Parque da Cidade de Budapeste. O novo edifício do museu foi multipremiado por comportar o museu em um prédio de arquitetura singular, que abriga um parque acima dele.
O museu tem linhas dinâmicas e simples, simultaneamente harmonizadas com o ambiente do parque, comunicando-se com a área urbana circundante. O museu abriga uma coleção de 250 mil objetos.
Museu de Belas Artes de Budapeste
Inaugurado em 1906, o Museu de Belas Artes de Budapeste é mais uma imponente atração na área do parque da Cidade, situado ao lado da Praça dos Heróis. É uma das principais instituições culturais da Hungria, dedicada à arte europeia desde a antiguidade até o século XX.
O edifício neoclássico é uma obra-prima arquitetônica, e o museu abriga uma vasta coleção de pinturas, esculturas e arte decorativa, incluindo obras de mestres como Rembrandt, Rubens, Goya, Monet e Van Gogh.
Abre de terça a domingo, das 10h às 18h.
Outros pontos turísticos no Parque da Cidade
Além dos pontos turísticos de Budapeste já citados acima, o Parque da Cidade abriga também, o Zoológico e Jardim Botânico, uma Pista de Patinação, o Museu da Arte Contemporânea e o Biodóm.
Melhores passeios em Budapeste
Entre os passeios mais disputados em Budapeste podemos destacar o passeio de barco pelo Rio Danúbio, como também com a opção de passeio de barco ao noitecer para ver as luzes da cidade, como também, opção de cruzeiro com jantar, música ao vivo e folclore húngaro.
Uma visita imperdível é a visita guiada no interior do parlamento. Se quiser passar um dia de lazer recomendamos comprar o ingresso para as termas de Széchenyi .
Há também algumas opções de excursões a outras cidades, como:
Onde se hospedar em Budapeste Hungria
Budapeste é dividida pelo Rio Danúbio, o lado de Peste é plano, enquanto o lado de Buda possui um terreno mais acidentado. Os dois lados são bastante turísticos e repletos de atrações, porém, o lado de Peste, onde fica o centro da cidade, concentra mais opções de hotéis comércio, lojas e opções gastronômicas.
Além da parte central da cidade, outro local muito agradável para se hospedar é nas imediações da Praça dos Heróis e Parque da Cidade. Apesar de estar a 3 km do rio, oferece acesso fácil através da estação de metrô Hősök Tere, linha que leva direto ao centro, com parada final na Praça Vörösmarty.
Conheça algumas opções em preços variados, nestas três áreas, que são bem recomendadas por quem já se hospedou:
Algumas ótimas opções no lado de Peste, no centro:
- Áurea Ana Palace by Eurostars Hotel Compan – Nota: 9,3 – Uma das opções mais bem avaliadas perto do Parlamento e do rio Danúbio
- The Ritz-Carlton – Nota: 9,3 – Uma das opções mais bem avaliadas em frente à Praça Elizabeth
- Holidays Harmony – Nota: 8,3 – Uma das opções de melhor custo benefício no centro
Algumas ótimas opções no lado de Buda:
- Boutique Hotel Victoria – Nota: 9,3 – de frente para o Rio Danúbio
- Park Plaza – Nota: 8,6 – Opção de bom custo benefício
Próximo à Praça dos Heróis e Parque da Cidade:
- Mirage Medic Hotel – Nota: 8,5 – opção de bom custo benefício próximo da praça e metrô
Ibis Heroes Square – Nota: 7,9 – opção de bom custo benefício próximo da praça e metro
Existem outras centenas de opções de hospedagem, incluindo apartamentos e hospel que são opções mais econômicas.
Mapa de Budapeste: Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Budapeste, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Onde fica Budapeste: Como chegar
Budapeste é a capital da Hungria, localizada no centro-Norte do país, a menos de 50 km da divisa com a Eslováquia. Fica a 200 km de Bratislava (Eslováquia), a 240 km de Viena (Áustria) e a 525 km de Praga (República Tchequia).
O Aeroporto de Budapeste Ferenc Liszt fica 20 km a Sudeste do centro da cidade. Para ir do aeroporto ao centro há algumas opções:
Serviço de transfer
Reservando o serviço de transfer, haverá um motorista esperando a sua chegada para te levar até o seu hotel. É a opção mais cômoda e ideal para 2 a 4 pessoas.
Reservar transfer do aeroporto ao hotel
Ônibus 200E
É a opção mais barata para ir ao centro. Sai do aeroporto e leva à estação de metrô Köbánya-Kispest, a primeira parada da linha 3 (azul). Opção razoável se o seu hotem for perto do metrô.
Táxi
É uma opção cara, mas é a mais rápida e cômoda, basta chegar e solicitar a corrida até o seu hotel.
Obs: Não há opção de Uber em Budapeste.
Quando ir a Budapeste, Hungria
- Considerando as condições climáticas, os melhores meses para visitar Budapeste são maio e setembro, época que evita o calor excessivo e o frio extremo.
- Os invernos em Budapeste são muito frios. Nos meses de janeiro e fevereiro, a temperatura média é inferior a 0ºC, com máximas entre 2 e 5ºC.
- Os verões em Budapeste são quentes, mas suportáveis. A temperatura média de julho e agosto é de 16ºC, mas as máximas podem superar os 30ºC.
- O verão é um pouco mais chuvoso, mas em geral não chove muito na cidade.
Seguro Viagem
O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.
SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Chip Internacional Europa
Outro item muito importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet já na chegada para chamar um Uber, como também, de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, e se comunicar com as pessoas e redes sociais.
Utilizei o chip virtual (e-sim) da América Chip Europa em 6 países e foi perfeito! A América Chip também tem a opção de chip físico, que também já usei na Espanha e também foi muito bom.
CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP 5G PARA EUROPA!
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.