O Cânion Amola Faca, também conhecido como Cânion da Encerra é um dos mais belos de São José dos Ausentes.
Além dos incríveis penhascos verticais, tem também a Cachoeira Amola Faca, com 241 m de altura, que completa seu cenário espetacular.
Já visitamos 3 vezes este belíssimo cânion que apesar de não ser o mais conhecido, consideramos o mais bonito de São José dos Ausentes.
O Cânion Amola Faca pode ser visitado pelos dois lados. Neste post iremos detalhar informações valiosas de como é e como chegar ao cânion Amola Faca, pelos dois lados, tanto por conta, como por agência.
Cânion Amola Faca / Encerra
O Cânion Amola Faca é chamado também de Cânion do Encerra e fica numa propriedade particular entre os cânions do Tabuleiro e Realengo.
Faz a divisa natural entre São José dos Ausentes (Rio Grande do Sul) no lado de cima, e Timbé do Sul (Santa Catarina) no lado de baixo. A borda do cânion é a divisa entre os dois estados.
A parte superior do cânion é plana formada por campos naturais, quase toda sem árvores. Estas fotos de drone são do inverno, com os campos queimados pelo gelo das geadas.
Sua largura varia de 300 metros de um lado ao outro e no final chega a 2,3 km. Considerando que a cachoeira tem 241 m, estimamos que o cânion tenha mais de 600 m de profundidade.
Sua extensão é de aproximadamente 2,5 km do vértice até o ponto onde ele se alarga, ainda com grande altura. Depois vais se alargando e perdendo altura por mais 2,5 km até deixar de ser cânion e se tornar um vale.
Na parte central do cânion há um platô que se estende formando um mirante natural. Dele se tem uma vista da cachoeira e de dois vértices do cânion.
O lado Norte do Amola Faca, logo após o platô central não tem paredes tão verticais. Seus penhascos tem uma linha mais diagonal em várias camadas. No lado Sul do cânion Amola Faca estão as paredes mais verticais e também onde fica a belíssima cachoeira de 241 metros.
Cachoeira Amola Faca
A Cachoeira Amola Faca tem 241 m de altura e é a que possui a maior queda livre do Sul do Brasil. Anteriormente dizia-se que era o Salto São Francisco de Prudentópolis, mas este tem 196 m, porém com volume de água bem maior.
A medição desta cachoeira foi realizada pelo “Projeto Cachoeiras Gigantes” em 12 de junho de 2016. Atualmente (com as medições realizadas até o momento) a Cachoeira do Amola Faca é a 15ª cachoeira mais alta do Brasil.
Para ver ela de frente basta ir ao platô central do cânion de onde se tem uma vista fantástica. Também há uma trilha no outro lado do cânion que leva ao topo e ao lado dela.
Uma pena que a queda possui pouco volume d’água, pois o rio nasce a poucos quilômetros dali, mas o visual entre os penhascos forma um cenário espetacular.
Como chegar ao Cânion Amola Faca
O cânion Amola Faca localiza-se a 33 km da cidade de São José dos Ausentes e 17 km do distrito de Silveira. A partir do Silveira, a estrada de acesso fica 2,5 km à esquerda no sentido Silveira a Ausentes.
É uma estrada secundária toda de terra, sendo que boa parte dela possui muitas pedras, terreno irregular e passagem pela água. O ideal é ir com um carro 4×4 ou no mínimo um carro que seja alto.
A partir da encruzilhada são mais 15 km. Siga sempre em frente, pois há somente uma bifurcação onde você deve pegar à direita. A o chegar próximo ao cânion há duas opções de visitação: A face sul (topo da cachoeira) ou face norte (mirante frontal da cachoeira).
A visitação por conta é permitida com o pagamento de uma taxa de R$10 que deve ser paga na pousada ou guias autorizados, que é repassada aos proprietários. A estrada que é bem ruim, leva até o início das trilhas.
Abaixo iremos explicar como chegar em cada lado do cânion e a opção de visitar com 4×4 de agência (que é o mais indicado).
Lado Norte (mirante central)
A referência é uma antena de medição dos ventos. Quando chegar até ela, há uma área para estacionar. Basta atravessar a cerca e seguir em caminhando pela trilha ao lado direito dela. Siga por 1,1 km (2,2 km ida e volta) em direção aos pinheirinhos até o platô na borda do cânion.
Este é o melhor ponto para conhecer o Amola Faca. O platô adentra uns 200 metros cânion adentro formando um mirante natural. De lá se tem uma vista quase frontal da cachoeira, que fica a 700 m de distância e de boa parte do cânion.
Lado Sul (topo da cachoeira)
O acesso ao lado Sul do Amola Faca se dá pela mesma estrada. Porém o acesso á trilha fica em um ponto diferente, 2 km antes do que o acesso ao lado Norte, na antena.
O ponto de referência é um mata burro onde há uma placa indicativa da área de estacionamento.
Atenção! Se for por conta deixe seu carro na área determinada. É proibido seguir pelo campo nesta área.
A partir do estacionamento basta seguir a trilha de 2 km (4 km ida e volta) que leva até a queda. A cachoeira do Amola Faca pode ser vista de perto neste lado, porém é difícil conseguir enxergar ela inteira.
O ponto onde é possível ver melhor fica no outro lado do riacho que abastece a queda. Passe o riacho e siga no platô do outro lado de onde se tem vistas fantásticas, mas tenha cuidado com o penhasco.
Cânion Amola Faca com agência
É bastante indicado visitar este cânion com um guia local, tanto pela parte das estradas ruins, como pela parte de localização e segurança. Fomos com o guia Guilherme, da Condor Ecotur que faz este passeio, e nos levou com sua camioneta 4×4.
A Condor Ecotur faz vários passeios 4×4 e caminhadas. Há passeios de visitação somente a este cânion, como também um tour de 8 horas que leva aos 3 principais cânions de Ausentes no mesmo passeio.
Recomendamos fazer este tour dos 3 cânions, que leva ao Amola Faca, Cânion Boa Vista e Cânion Monte Negro. Este roteiro, saindo do Silveira compreende 66 km de estradas bem ruins.
Para fazer cotação do passeio, clique no botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da Condor Ecotur. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine o passeio desejado!
Para ver a localização do cânion, acesse nosso artigo principal o que fazer em São José dos Ausentes, como o mapa dos pontos turísticos.
Onde se hospedar
Para visitar este e os outros cânions recomendamos se hospedar no distrito de Silveira. Ficamos na Pousada Altos da Serra e recomendamos. Anexo à pousada há também um restaurante e um mercadinho.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
quando quiseres passar uma noite por lá, tenho uma cabana muito bem construida, e será um prazer lhe ceder, fica na nascente do rio silveira, há 800m do amola faca, do lado esquerdo da antena que citou acima.
e como faço para entrar em contato contigo??