O Cânion do Tabuleiro é um dos maiores de São José dos Ausentes, e também um dos menos conhecidos. A enorme cachoeira do Escorpião com sua sequência de quedas e corredeiras é a atração principal, espremida num vértice do cânion.
São José dos Ausentes se destaca por sua natureza belíssima de campos de araucária que são aparados por altíssimos penhascos. São pelo menos 8 cânions onde despencam cachoeiras gigantes.
Já visitamos o cânion pelos dois lados, porém, atualmente, a visitação só é permitida no lado Sul. Neste artigo iremos mostrar como é e como chegar ao Cânion do Tabuleiro e a Cachoeira do Escorpião.
Cânion do Tabuleiro
O Cânion do Tabuleiro de São José dos Ausentes é um gigante! Tem em torno de 3 km de largura e quase 7 km de extensão. Estimamos que sua profundidade ultrapasse os 500 metros da parte superior até o leito do rio Rocinha.
Para se ter uma noção de suas dimensões, para contornar toda a sua borda, acompanhando as voltas do penhasco, daria uma caminhada de 15 km.
Apesar da grande profundidade, o Cânion do Tabuleiro se distingue de outros cânion de Ausentes por não apresentar penhascos tão verticais, como o Cânion Monte Negro e Cânion Amola Faca.
Em algumas áreas, há sim penhascos, principalmente na área mais próxima ao vértice. Porém, no geral suas montanhas possuem formas de pirâmides com linhas diagonais.
No lado Norte há um platô que se destaca, adentrando mais de 1 km cânion adentro. No Lado Sul há vários platôs na borda que oferecem vistas incríveis. Seus dois principais destaques sã a Cachoeira do escorpião e os Morros dos Três Irmãos.
Como chegar ao Cânion do Tabuleiro
O cânion do Tabuleiro se localiza entre o Cânion da Serra Velha/Rocinha e o Cânion Amola Faca. Fica a 21 km da cidade de São José dos Ausentes pelo lado Sul e 15 km do distrito de Silveira pelo lado Norte.
É possível chegar ao cânion pelos dois lados (Sul e Norte) e iremos mostrar como é cada um deles. Porém, é preciso passar por propriedades particulares de fazendas, e a visitação só é permitida em um deles, através de um tour 4×4 + caminhada com guia autorizado.
Lado Norte
Visitamos o lado Norte do cânion com um guia e autorização e iremos mostrar como é. Porém, a visitação a este lado não está sendo permitida pelos proprietários, pelo menos até o momento (outubro de 2020).
O destaque deste lado é o platô localizado 1 km para dentro do cânion, que dá uma vista privilegiada. Dele pode-se ver parcialmente a espetacular Cachoeira do Escorpião.
Para chegar ao platô, deixamos o carro em um ponto da estrada de acesso ao Cânion Amola Faca. A partir de lá são 3 km de caminhada (6 km ida e volta) até o platô, por um trecho muito bonito, com alguns morros leves.
Atenção! Voltamos a ressaltar que a visitação por este lado não é permitida.
Lado Sul
O lado Sul do cânion também é acessado através de fazendas, mas ao contrário do lado Norte, a visitação é permitida, desde que com o guia autorizado.
Para chegar a este lado, o caminho a partir de Ausentes é pela BR-285, rumo à Serra da Rocinha. Quem leva é a operadora Ausentes ecoturismo e aventura, instalada no Vale das Trutas, de onde parte o passeio.
Tour 4×4 e trekking Cânion do Tabuleiro
A visitação ao cânion neste lado é feita através de um passeio que mistura 4×4 com trekking. A partir do vale das Trutas são 20 km ida e volta, sendo em torno de 17 km de 4×4 e uns 3 km de caminhada.
O trecho 4×4 é realizado em propriedades particulares por estradas de fazendas, com alguns trechos bem ruins. Chegando próximo aos cânion não há estradas e o trecho é complementado com caminhadas até as bordas.
Além do Tabuleiro, este tour leva a outros atrativos do caminho, na sequência, confira!
Nascente do Rio das Antas
No caminho, ao lado da estrada, a primeira parada é na nascente do Rio das Antas. É bem interessante ver onde inicia este importante rio que corta toda a Serra Gaúcha.
Na sequência, transforma-se em Rio Taquari, que mais adiante deságua no Rio Jacuí até se juntar ao Guaíba, em Porto Alegre.
Cânion da Serra Velha
A caminho do Tabuleiro fica o vértice do Cânion da Serra Velha, também conhecido por Cânion da Rocinha, onde mais para frente passa a estrada das serra.
Este cânion também é ponto de parada do tour, onde uma pequena caminhada leva até belas formações rochosas, e belíssimas vistas.
Mirante Morros Três Irmãos
Os Morros Três Irmãos é formado por três montanhas sitiadas lado a lado, mas com tamanhos diferentes. O conjunto de montanhas revela uma bela paisagem com as montanhas semelhantes em perspectiva.
A partir da borda do Cânion do Tabuleiro no ponto de chegada, temos belas vistas desta harmoniosa obra da natureza.
Mirante do Cânion do Tabuleiro
As bordas do cânion formam mirantes espetaculares, que desvendam vistas de grande parte de seu interior. Há uma parte mais alta, no início e alguns morros arredondado, também, bastante fotogênico.
Desta área é possível ver parcialmente a cachoeira do escorpião, ao longe, no início do desfiladeiro.
Cachoeira das Sete Mulheres
Na volta, depois de uma caminhada de 1 km, ainda há uma visita à Cachoeira das Sete Mulheres. A queda tornou-se muito conhecida por ter sido um dos cenários d série da Globo “a casa das 7 mulheres”.
A cachoeira tem 30 metros de altura. A parte de cima é de campos planos, de onde ela despenca em uma grota, que mais adiante transforma-se em um vale.
Cachoeira do Escorpião
A cachoeira do Escorpião fica bem no centro da parte inicial do cânion, e tem aproximadamente 170 m de altura. A cachoeira é formada por duas quedas subsequentes do Rio Rocinha, sendo que a segunda é um pouco mais alta.
No final da queda, o rio segue por corredeiras, mudando um pouco de direção até chegar ao fundo do cânion. Há outras cachoeiras espalhadas pelas bordas do cânion, mas com muito pouco volume de água.
A cachoeira do Escorpião é de difícil visualização. Há alguns pontos em diferentes partes do cânion de onde se tem uma vista parcial dela. Porém, estas fotos onde ela aparece inteira foram tomadas com nosso drone.
Para chegar ao lado do topo da cachoeira, basta combinar com a agência. Porém, o tempo de caminhada irá aumentar em 2 horas. Ela poderá ser vista de perto, mas parcialmente.
Vídeo da Cachoeira do Escorpião
Quem leva neste tour
A única operadora autorizada a realizar este tour é a Ausentes turismo e aventura. A agência está instalada junto ao Sítio Vale das Trutas, onde há também, pousada restaurante e pesque e pague.
Preços do tour 4×4 Cânion do tabuleiro:
Uma única pessoa: R$350
Duas pessoas ou mais: R$180 por pessoa.
O tour deve ser agendado diretamente com a operadora. O botão abaixo dá direto no whatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Viagens e Caminhos” para identificação, depois combine o trekking.
Outros passeios oferecidos pela Ausentes Ecotur, a partir do vale das trutas:
- Roteiro 4×4 vale do Rio das Antas – Cachoeiras Gigantes
- Trilha das Cinco Quedas
Para ver a localização no mapa, acesse nosso guia de São José dos Ausentes, onde mostramos todas as atrações do destino.
Outras atrações de são José dos Ausentes e região:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.