O Cânion Guartelá, localizado no Paraná é o mais longo do Brasil e o 6° mais longo do mundo.
O cânion se localiza no planalto dos Campos Gerais, distribuído entre os municípios de Tibagi e Castro, no Paraná. Não é comparável com outros grandes cânions brasileiros, como o cânion Itaimbezinho e cânion Fortaleza, que são muito mais profundos e verticais. Mas em compensação é muito mais longo, com cerca de 30 km de extensão.
Escavado pelo rio Iapó, o Guartelá é o cânion mais longo do Brasil, com 30 km, porém, sua profundidade chega ao máximo de 450 metros. Não é um cânion de penhascos verticais, mas oferece belas paisagens naturais.
Nossa visita ao Guartelá foi parte de nosso Roteiro de 5 dias nos Campos Gerais do Paraná.
Toda sua extensão oferece uma biodiversidade típica dos Campos Gerais, semelhante à vegetação de cerrado, junto com formações rochosas. Uma parte do cânion é protegida pelo Parque Estadual do Guartelá, um patrimônio natural e arqueológico da região.
Existem versões diferentes para o nome “Guartelá”. A mais conhecida é sobre um morador do local que ao saber dos ataques de índios Kaingangues mandou avisar seu vizinho e falou: “Guarda-te lá, que eu aqui bem fico”. Outra versão é que a palavra significa parede de pedra.
Como chegar ao Cânion Guartelá
O cânion fica quase todo no município de Tibagi e a portaria do parque estadual fica a 20 km da cidade. Já, da cidade de Castro, são 40 km, 200 km de Curitiba e 85 km de Ponta Grossa.
O acesso ao parque fica às margens da rodovia PR-340 e depois de mais 1,5 km de estrada de terra em meio à plantações, se chega ao centro de visitantes do parque.
Parque Estadual do Guartelá
O Parque Estadual do Guartelá foi criado em 1992 e abriga uma parte protegida do cânion. A reserva possui um rico ecossistema preservado com várias atrações naturais, como cachoeiras, formações rochosas e inscrições rupestres.
No centro de visitantes tem estacionamento, banheiro e lanchonete. No local, é preciso fazer um cadastro para acessar as trilhas, onde um funcionário passa as instruções. As trilhas principais são autoguiadas e controladas por funcionários em pontos estratégicos.
A grande atração para os visitantes são as duas trilhas que cortam o parque. Elas são bem sinalizadas e oferecem belas paisagens do cânion e algumas atrações do caminho. Grande parte da trilha é feita sobre passarelas de madeira, mas partes são sobre pedras. Na volta o caminho é de subida, um pouco mais cansativo.
Trilha Básica do Cânion Guartelá
A trilha principal tem aproximadamente 5 km de extensão (ida e volta). Ela dá acesso às piscinas naturais do Arroio Pedregulho (os panelões), ao mirante da cachoeira Ponte da Pedra e ao mirante do cânion Guartelá.
É uma trilha considerada leve, com 2 horas de duração e oferece a melhor vista do cânion através de um mirante de madeira. Para esta trilha não é necessária a contratação de um guia e a idade mínima para participar é de 6 anos.
O último horário permitido para começar a trilha é as 16:30 h.
As bifurcações são muito bem sinalizadas e as trilhas muito bem definidas. Há apenas um trecho entre as pedras, no caminho para a Ponte de Pedra que não estava muito bem demarcado. Neste ponto siga as pedras pintadas do caminho.
Trilha das Pinturas Rupestres
A trilha das Pinturas Rupestres é feita com guia autorizado pelo parque e possui aproximadamente 7,5 km (ida e volta). Além das atrações normais ela dá acesso às piscinas naturais, às pinturas rupestres e ao portal de rochas areníticas. É uma extensão da trilha básica.
Para esta segunda parte de trilha, é necessário o agendamento com um guia e há uma limitação de 40 visitantes por dia (20 pela manhã e 20 à tarde). A idade mínima para participar da trilha é de 8 anos.
Os horários de início de trajeto são pré-fixados: 8h30, 9h30, 13h30 e 14h30. Os grupos são de no máximo 10 pessoas, além do guia. Em dias de chuva, é permitida apenas a realização da Trilha Básica até o mirante.
Horários de funcionamento do parque
O Parque funciona das 9h às 18 horas, de quarta a domingo e também em feriados nacionais. Não é cobrada taxa de entrada, porém para fazer a trilha das pinturas rupestres é necessário o acompanhamento de um guia local.
Hospedagem próximo ao cânion Guartelá
Não existe estrutura de hospedagem no local, mas em Castro e Tibagi que ficam próximas ao parque. Uma boa opções se estiver fazendo um roteiro pela região é em Ponta Grossa.
- Opções de hotéis e pousadas em Castro
- Opções de hotéis e pousadas em Tibagi
- Opções de hotéis em Ponta Grossa
O que levar para as trilhas do Cânion Guartelá
- Basicamente você deve levar o que levaria em qualquer trilha:
Roupa adequada para caminhada (pode ser shorts já que as trilhas são limpas) - Tênis ou botina confortável
- Boné ou chapéu
- Protetor solar e repelente
- Lanche e uma garrafa de água. Pode ser uma garrafa pequena, pois há água potável para reabastecer no caminho e no centro de visitantes.
- Câmera fotográfica
- Celular somente para fotos, já que não tem sinal algum no local
- Leve roupa de banho e toalha, caso você queira tomar um banho de rio e entrar nos panelões.
- Nota: Não é permitido uso de drones no parque. Já estava com o meu na mochila, mas durante o cadastro o funcionário listou o que não era permitido. Então deixei no carro.
Mais sobre a região dos Campos gerais do Paraná:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.