A Caverna Temimina é a mais impressionante caverna do Petar dentre as que são abertas à visitação turística.
Salões gigantescos, portais, rio subterrâneo, abismos e formações rochosas surpreendentes compõem cenários espetaculares desta caverna.
Na verdade, são 2 cavernas dispostas em sequência que fazem parte do mesmo complexo. Em uma delas há um espeleotema muito raro chamado “chuveiro”, que forma uma perfeita ducha gigante no teto da caverna.
Saiba agora como é a trilha da caverna Temimina, no Petar.
Petar – Parque Estadual Turístico do Auto Ribeira
O Petar é uma área de preservação localizada no extremo sul do Estado de SP, entre as cidades de Apiaí e Iporanga. Possui 35.712 hectares de área preservada entre montanhas e vales, distribuídas em 4 núcleos.
Das mais de 300 cavernas existentes no parque, há 12 delas onde a visitação é permitida com o acompanhamento de guias credenciados. A mais incrível entre as visitadas é a caverna Temimina, no Núcleo Caboclos.
Núcleo Caboclos
O Núcleo Caboclos é o mais isolado centro de visitantes do Petar. Fica bem no centro da área do parque, numa área de densas florestas. É até mesmo comum ver pegadas de onça e marcas delas nas árvores.
Fica a 40 km de Apiai, com 6 km de estrada estreita, mas acascalhada, dentro da área do parque. Para acessar o início da trilha da caverna Temimina há mais 4 km de estrada.
É o único núcleo de visitação que possui área para camping dentro do parque. Além da Gruta Temimina, tema a Trilha do Chapéu, Trilha do Maximiano, Pedra do Chapéu, Cachoeira Maximiniano e Cachoeira Sete Reis.
Caverna Temimina
Na minha opinião é a caverna mais bonita e impressionante do Petar, dentre as que podem ser visitadas turisticamente.
As cavernas Temimina foram descobertas em 1971 e começaram a receber visitação a partir de 1980, com a implementação do parque.
O nome (Temimina) se originou da expressão “teme a mina”, pela existência de uma mina ativa na região antigamente.
Caverna Temimina I
A caverna Temimina I é caracterizada por amplos salões marcada por uma área de desabamento, que por receber a luz solar apresenta áreas verdes.
Possui várias entradas e saídas, sendo que grande parte dela cortada pelo rio Temimina, que possui um pouco de correnteza e altura de até 1 m.
Um dos destaques da caverna Temimina I é o espeleotema chamado de “chuveiro”, que forma uma perfeita ducha no teto da caverna.
Caverna Temimina II
Esta segunda parte impressiona pelos portais gigantes e claraboias no teto que proporcionam a entrada da luz solar e a existência de vegetação em algumas áreas. Uma destas áreas é conhecida como “Jardim Suspenso”.
Trilha da Caverna Temimina
As cavernas Temimina são acessadas a partir de uma trilha de nível difícil. O percurso é de aproximadamente 4,5 km (9 km ida e volta) com trechos de trilha íngreme e auxílio de cordas.
A partir da sede do Núcleo caboclos dá para descer mais 4 km até uma porteira onde fica o carro. Neste ponto a trilha começa em um trecho quase plano, que depois vai se tornando bem acidentado.
Há alguns pontos de subidas íngremes um pouco perigosas onde se deve ter bastante atenção. Após chegar à caverna há trechos da trilha que são percorridos por dentro do rio com a água na cintura.
- Núcleo: Caboclos
- Nível: Difícil
- Percurso: 9 km (ida e volta)
- Duração: 6 a 8h
- Horários de Saída: 8h – 8h30 – 9h – 9h30 – 10h
- Obs: Molha até a cintura – subidas íngremes
Como visitar a Caverna Temimina
Para visitar a Caverna Temimina, assim como qualquer outra do Petar, é obrigatório contratar um guia e recomendado efetuar a compra do ingresso com antecedência para garantir a vaga.
Guia no Parque Petar
É obrigatório estar com um guia credenciado contratado para visitar as cavernas do Petar. Dê preferência a um guia experiente que conheça bem as trilhas e cavernas e os riscos que cada uma oferece.
Nosso guia em todas as trilhas, durante 3 dias, foi o experiente João Tijolli, que trabalha como guia no Petar a 20 anos. Recomendamos o serviço dele, um profissional experiente e uma pessoa fantástica.
Para falar com o guia e combinar valores, clique no botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp do João. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine a aventura!
Ingressos do Parque Petar
Atualmente (janeiro de 2022) o ingresso custa R$19 por pessoa para cada núcleo.
Obs: Antes de fazer as reservas das cavernas no site, entre em contato com o guia, pois será preciso inserir o código do guia no ato da reserva.
Para fazer a reserva siga o passo a passo descrito abaixo:
- Acesse o site oficial aqui!
- Escolha a Unidade de Conservação que deseja visitar Núcleo Santana, Ouro Grosso, caboclos ou Casa de Pedra).
- Escolha o atrativo (caverna ou trilha) que deseja visitar e clique sobre ela.
- Clique em “quando quer visitar” e siga insira datas, dados e horários.
- Clique em “adicionar ao carrinho”
- Preencha os dados dos visitantes e clique em Confirmar.
Caso deseje agendar mais de um atrativo na mesma compra, repita o processo. Você pode visitar quantas caverna por núcleo conseguir, observando se o tempo de visitação. O valor é de R$19 por núcleo e não por caverna. - Após inserir todos os atrativos desejados, clique em “Finalizar Pedido”
- Faça login no site, preencha os dados de pagamento e finalize a compra.
Para saber tudo sobre o Petar, como chegar, onde se hospedar e o que fazer, acesse o post completo sobre as Cavernas do Petar.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.