As Cavernas do Peruaçu, localizadas no norte do estado de Minas Gerais, formam um impressionante conjunto de cavernas e formações geológicas, com paisagens espetaculares, e de grande importância arqueológica.
Além das inúmeras cavernas gigantescas, repletas de impressionantes formações calcárias, as Cavernas de Peruaçu abrigam pinturas rupestres e achados arqueológicos que datam de até 14.000 anos.
O parque nacional abriu ao turismo a partir de 2016, depois de montada uma boa estrutura de visitação. O acesso é guiado e controlado com quantidade limitadas de pessoas por dia.
Neste post iremos dar todas as dicas para você visitar este paraíso de ecoturismo do Brasil, ainda pouco conhecido. Saiba como visitar as Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais!
Cavernas do Peruaçu – Minas Gerais
Navegue por este post
- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
- O que fazer no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
- Trilhas nas Cavernas do Peruaçu
- Outros passeios na região
- Roteiro de 3 dias no Peruaçu
- Guia condutor nas Cavernas do Peruaçu
- Mapa do Vale de Peruaçu – Minas Gerais
- Onde se hospedar em Peruaçu
- Onde fica as Cavernas do Peruaçu: Como chegar
- Quando ir nas Cavernas do Peruaçu: Qual a melhor época
- Onde comer em Peruaçu
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Criado em 1999 e aberto ao público em 2016, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu tem como principais atrações as suas cavernas, algumas gigantescas como a Gruta do Janelão e o Arco do André, além de várias outras com pinturas rupestres pré-históricas e áreas de interesse arqueológico.
- O nome do parque foi dado pelo Rio Peruaçu que corta toda a área e passa por dentro de algumas cavernas.
- O parque oferece infraestrutura básica para turistas, incluindo centro de visitantes e trilhas sinalizadas e bem demarcadas.
- A visitação só é permitida com a presença de um guia autorizado que faz o agendamento das trilhas.
- Há deslocamentos de carro dentro da área do parque de até 10 km para visitar as diferentes cavernas.
- O parque abre de terça a domingo, das 8h às 14h30 para entrada e saída até as 18h. Não abre nas segundas.
- Há uma quantidade limitada de visitantes por dia em cada trilha, o ideal é reservar com antecedência.
O que fazer no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Conhecer várias cavernas incríveis e pinturas rupestres pré-históricas são as principais coisas a fazer no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. As trilhas são bem demarcadas e oferecem estrutura com escadarias de pedra, algumas pontes e passarelas de madeira.
A vegetação do parque é uma mistura de cerrado, caatinga e mata Atlântica, com grandes árvores no fundo do vale, onde também se desvendam belos cenários de mata entre as formações rochosas.
Trilhas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Conheça agora os circuitos de trilhas e as Cavernas de Peruaçu que podem ser visitadas por turistas. Algumas trilhas como o circuito Arco do André passam por diversas cavernas, enquanto outras podem ser visitadas em conjunto. Conheça as Cavernas do Peruaçu:
Gruta do Janelão
A Gruta do Janelão é a principal atração entre as Cavernas do Peruaçu, e na minha opinião, a caverna mais incrível do Brasil, por suas dimensões impressionantes e as claraboias que proporcionam iluminação natural.
Sua cavidade tem de mais de 100 metros de altura, possui 5 claraboias e nela está a maior estalactite do mundo, conhecida como perna de bailarina, com 28 metros.
A área iluminada naturalmente e visitável da caverna tem 1,5 km de extensão e mais 3 km de área escura onde a visitação não é permitida.
- Distância de caminhada: 4,8km (ida e volta).
- Local de início da trilha: Centro de Visitantes do Janelão (9,5 km da sede do parque).
- Sobre a trilha: A trilha começa em um trecho de mata, a primeira parte dentro da monumental caverna é um sobe e desce em escadarias de pedra até chegar ao nível do rio, onde fica mais plana até o final.
Saiba mais sobre a Gruta do Janelão
Arco do André
Arco do André é um circuito bastante completo que leva à várias atrações nesta sequência: Lapa do Monte Sião, Mirante do Mundo Inteiro, Arco do André, Lapa do Cascudo e Lapa dos Troncos.
É uma trilha longa e cansativa pelos grandes desníveis e obstáculos, mas é uma das atrações imperdíveis entre as Cavernas do Peruaçu.
O roteiro começa na parte alta e depois pelo fundo do cânion, com passagem por dentro de três grandes cavernas junto com o Rio Peruaçu.,
- Distância: 8km (circuito). Tempo de 5 horas.
- Local de início da trilha: Centro de Visitantes do Janelão.
- Sobre a trilha: É a trilha mais completa, passa por um mirante e por dentro de 3 cavernas. É uma trilha um pouco pesada com bastante desnível e obstáculos entre pedras.
Lapa do Rezar
A Lapa do Rezar ganhou esse nome porque segundo a população local, no passado, eram realizadas romarias até a gruta onde se faziam orações.
A galeria principal da Caverna, conhecida como Salão dos Gigantes, é formada por belíssimos espeleotemas. A caminhada inclui um trecho com lanterna numa área escura dentro da caverna.
- Caminhada: 2,4 km (ida e volta).
- Local de início da trilha: Centro de Visitantes do parque.
- Sobre a trilha: Quase todo o percurso é pela sombra da mata, mas há uma escadaria de 500 degraus na parte final.
Lapa do Carlúcio
A Lapa do Carlúcio oferece uma enorme boca de caverna e um salão com belas formações com muitas estalactites, estalagmites e colunas, ainda em área iluminada. A trilha passa também no Mirante da Mata Seca e o Mirante dos Cactos em uma parte alta.
- Distância de trilha: 2,2 km (ida e volta).
- Local de início da trilha: Estacionamento Carlúcio e Caboclo (11 km da sede).
- Sobre a trilha: A trilha se divide em um circuito com volta por ponto diferente com trecho em partes altas e outras na beira do rio Peruaçu com grandes árvores.
Lapa do Caboclo
A Lapa do Caboclo tem um paredão de pinturas rupestres do estilo Caboclo com pinturas de formas geométricas bem definidas em um paredão rochoso. Além do paredão há também uma caverna que pode ser observada em sua boca com diversas formações rochosas.
- Distância: 450 m (ida e volta).
- Local de início da trilha: Estacionamento Carlúcio e Caboclo (11 km da sede).
- Sobre a trilha: Trilha fácil e curta com passarelas na área da caverna.
Lapa dos Desenhos
A Lapa dos Desenhos não é uma caverna, mas um grande paredão negativo, onde se concentra o maior painel de pinturas rupestres do Peruaçu, com mais de 3 mil pinturas rupestres com diferentes estilos, cores e técnicas.
- Distância: 2,6 km (ida e volta).
- Local de início da trilha: Centro de Visitantes do Janelão.
- Sobre a trilha: Trilha fácil com a maior parte do trecho plano pela sombra da mata, há somente trechos curtos de subida.
Lapa do Boquête
A Lapa do Boquête é uma gruta pequena, mas nela, encontra-se um dos principais e mais estudados sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.
No local foram encontrados alguns corpos sepultados em um silo pré-histórico, que comprovou o registro da ocupação humana no local que data de 14 mil anos.
- Distância: 1,2 km (ida e volta).
- Local de início da trilha: Centro de Visitantes do Janelão.
- Sobre a trilha: Trilha fácil com trechos de subida.
Lapa Bonita
Lapa Bonita é uma das mais belas entre as Cavernas do Peruaçu, devido a variedade de espeleotemas desenvolvidos nos vários salões que a compõem, com estalactites, estalagmites, helictites, colunas e cortinas.
- Distância:1,5 km (ida e volta em conjunto com a Lapa do Índio).
- Local de início da trilha: Centro de Visitantes do Janelão.
- Sobre a trilha: Trilha fácil e curta com trecho de subida.
Lapa do Índio
A Lapa do Índio oferece painéis de pinturas rupestres da parede até o teto e conta também com formações rochosas nas proximidades da sua boca, onde é visitada. Como fica numa parte alta, o local oferece também um belo mirante com vista da abertura do Janelão.
- Distância:1,5 km (ida e volta em conjunto com a Lapa Bonita).
- Local de início da trilha: Centro de Visitantes do Janelão.
- Sobre a trilha: Trilha fácil e curta com trecho de subida.
Outros passeios na região
Fora da área do parque há a opção de um roteiro alternativo oferecido pelos guias locais. É uma boa opção para as segundas, já que o parque não abre nesse dia da semana, como também para fazer um passeio diferente que não inclui cavernas.
Este passeio leva a Alameda das Barrigudas (local de concentração de árvores semelhantes aos Baobás Africanos), ao Mirante de Itacarambi, e finaliza com um passeio de barco pelo Rio São Francisco, em Itacarambi.
Roteiro nas Cavernas do Peruaçu
As cavernas que mostramos acima são as de visitação permitida dentro da área do parque. É possível conhecer todas em um período entre 2 dias e 4 dias, depende do ritmo de cada pessoa.
Eu visitei todas as Cavernas do Peruaçu em 3 dias, com o auxílio do condutor ambiental Genivan, e na minha opinião, é o tempo ideal.
Para ajustar quais as cavernas visitar e em quanto tempo, converse com o seu guia. Há cavernas, em que parte da trilha é a mesma e pode ser visitada em conjunto, diminuindo o percurso total.
Confira como foi o meu roteiro:
- 1º dia: Lapa do Carlúcio e Lapa do Caboclo + Lapa do Rezar.
- 2º dia: Lapa do Boquête + Circuito do Arco do André + Lapa dos Desenhos.
- 3º dia: Lapa do Índio e Bonita + Gruta do Janelão.
Guia condutor nas Cavernas do Peruaçu
Fiz todas as trilhas nas Cavernas do Peruaçu com o experiente guia Genivan, condutor ambiental autorizado do parque. Para agendar seu roteiro com ele, basta entrar em contato pelo Whastapp.
O botão abaixo leva direto no WhatsApp do guia Genivan. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a aventura!
- Lembrando que é obrigatório contratar um guia para visitar qualquer caverna dentro do parque.
- É o guia quem faz os agendamentos das trilhas no parque (com antecedência).
- Não deixe para contratar o guia e definir a data de última hora. Cada trilha tem um limite diário de visitantes e as vagas podem se esgotar.
Mapa do Vale do Peruaçu – Minas Gerais
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada uma das Cavernas do Peruaçu, além de pontos interesse do parque, e assim ter uma noção dos acessos e localização.
Onde se hospedar no Vale do Peruaçu
Se você vai programar um roteiro para alguns dias nas Cavernas do Peruaçu, o melhor local para se hospedar e na Vila de Fabião (distrito de Januária), que se localiza junto à estrada de acesso ao parque nacional, com pousadas situadas entre 2 km e 4 km da sede do parque.
Como a vila não oferece estrutura turística, essas pousadas oferecem também, opções de refeições e lanches de trilha, para que você não precise se deslocar até as cidades, que ficam distantes.
Conheça algumas opções de hospedagem no Vale do Peruaçu:
Outra opção, caso essas pousadas estejam lotadas, é se hospedar nas cidades próximas: Itacarambi (20 km do parque) e Januária (47 km).
O Nacional Hotel é uma opção em Itacarambi.
Onde fica as Cavernas do Peruaçu: Como chegar
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu tem uma área de 56 mil hectares, distribuída dentro dos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, no extremo Norte de Minas Gerais. A cidade mais próxima é Itacarambi (20 km) e Januária (47 km).
O aeroporto comercial mais próximo é o de Montes Claros, localizado a 223 km (trecho todo de asfalto), enquanto o aeroporto de Confins em Belo Horizonte fica a 623 km e o aeroporto de Brasília a 564 km.
Chegando no Aeroporto, o ideal é alugar um carro, pois será necessário também para os deslocamentos dentro da área do parque. Reserve o carro com antecedência para conseguir melhores preços.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Há também a opção de ir de ônibus. As empresas Contijo e TransNorte fazem a rota Montes Claros-Januária- Itacarambi, com opção de parada na Vila Fabião, que é a mais próxima ao parque.
- Obs: Os trechos dentro da área do parque nacional são de estrada de terra acascalhada, acessível com caro comum.
- Obs: Se você optar por ir de ônibus terá que pagar também um transporte que pode ser oferecido pelo guia.
Quando ir nas Cavernas do Peruaçu: Qual a melhor época
É possível visitar o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu em qualquer época do ano. Chove bem pouco nessa região, e há uma época seca e outra que normalmente chove.
- Entre maio e setembro é raro chover e os dias são ensolarados.
- Novembro e dezembro são historicamente os meses mais chuvosos com médias mensais de 150mm.
- Os demais meses tem históricos de algumas chuvas no período, nada que atrapalhe os passeios.
- A temperatura varia entre 17ºC e 30ºC na região.
Onde comer no Peruaçu
O melhor local para se hospedar é na Vila Fabião, onde há somente um restaurante, extremamente simples, que serve comida caipira, o Restaurante do Vaninho.
As pousadas costumam oferecer também a opção de refeições, que podem ser agendadas para o meio da tarde, na volta das trilhas. As pousadas também oferecem a opção de kit lanche para trilha, basta solicitar.
Fiquei 4 noites e 3 dias na Pousada Portal do Peruaçu, fiz minhas refeições todas na pousada e levava o kit lanche para as trilhas.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.