O que fazer em Caxias do Sul RS: 38 pontos turísticos

Localizada no coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul possui características da colonização italiana num ambiente tradicionalista gaúcho.

Caxias do Sul - RS
  Por Jair Prandi
 

Caxias do Sul

está localizada no coração da Serra Gaúcha, mais precisamente na região turística da Uva e do Vinho, e é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, repleta de atrações urbanas e rurais.

A cidade é um importante polo industrial metal mecânico e ao mesmo uma cidade turística com características da colonização italiana. São muitas cantinas e parreirais de uva no interior, além de um ambiente tradicionalista gaúcho.

Em Caxias do Sul é possível visitar vinícolas, cachoeiras, rios, museus, grutas, santuários ecológicos e cânions. Também se pode vivenciar o tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos às belas paisagens do sul e a excelente culinária da região.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Caxias do Sul mostrando seus pontos turísticos e também todas as dicas de viagem.

Turismo em Caxias do Sul

Pontos turísticos de Caxias do Sul

Voltar ao índice

O que fazer em Caxias do Sul: Pontos turísticos da Cidade

Catedral de Caxias do Sul

Catedral de Caxias do Sul
Catedral Santa Teresa

Localizada bem no centro de Caxias do Sul, a Catedral Santa Teresa fica de frente para Praça Dante Alighieri. Inaugurada em 1899, é a sede da Diocese de Caxias do Sul, e foi dedicada a Santa Teresa. É um dos mais importantes edifícios históricos da cidade e um dos mais distinguidos exemplares da arquitetura colonial na zona de imigração italiana da serra gaúcha.

Praça Dante Aliguiere

Caxias do Sul - Praça Dante Aliguieri
Vista aérea da praça Dante Aliguieri

A Praça Dante Alighieri é o espaço público mais antigo e tradicional, ponto de visitação obrigatório na lista do que fazer em Caxias do Sul. Está localizada no coração da cidade, em frente a catedral e alguns edifícios históricos da cidade.

Parque Cinquentenário

Parque Cinquentenário - Caxias do Sul
Monumento no Parque Cinquentenário

Parque urbano com vegetação nativa, inclusive grandes araucárias, numa área de 2,5 hectares. O parque conta também com área de recreação para crianças e espaço para caminhadas e exercícios.
Está localizado entre as ruas Teixeira Mendes, Praça Anchieta e Av. Júlio de Castilhos.

Parque Getúlio Vargas

Caxias do Sul - Parque Getúlio Vargas
Vista aérea do Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos)

Também conhecido como Parque dos Macaquinhos, é um grande espaço verde em meio à área urbana, um dos principais locais de lazer e entretenimento da cidade. Conta com vegetação exuberante com espécies nativas e frutíferas, com boa infraestrutura voltada para o lazer e esportes.

O Parque Getúlio Vargas possui ciclovia, playground, academia ao ar livre, quadra esportiva, pista de skate e um palco para apresentações de shows e eventos.

Jardim Botânico de Caxias do Sul (Ecoparque)

Jardim Botânico de Caxias do Sul
Jardim Botânico de Caxias do Sul

O Jardim Botânico de Caixas do Sul RS é um grande parque de 60 hectares localizado ao Norte da cidade, junto à Barragem do Rio Tega. O parque conta com lagos com decks, pistas para caminhadas e bike, locais para práticas de exercícios, extensos gramados e áreas de mata nativa.

O Jardim Botânico também conta com um museu, quiosques e escola botânica. Além disso, o parque abriga mirantes para observação, ponte e uma pequena cascata.

Escolha e reserve o seu hotel na cidade

Monumento ao Imigrante – Caxias do Sul

O que fazer em Caxias do Sul - Monumento ao Imigrante
Monumento ao Imigrante

O Monumento ao Imigrante é um dos principais símbolos da cidade, na lista do que fazer em Caxias do Sul. É uma criação do escultor Antonio Carangi, inaugurado em 1954 durante a Festa da Uva pelo presidente Getúlio Vargas.

Feito de bronze e medindo 4,5 metros de altura, retrata o heroísmo e a luta dos imigrantes que abandonaram sua terra e vieram construir Caxias do Sul. Junto ao monumento se encontra o Museu do Imigrante.

O museu abre de terça a domingo das 10h às 16h.

Igreja de São Pelegrino

O que fazer em Caxias do Sul - Igreja São Pelegrino
Interior da Igreja São Pelegrino

A igreja de São Pelegrino tem uma fachada moderna com uma torre única central de grande altura, mas sua maior beleza se encontra no lado de dentro.

A igreja ganhou fama em virtude de seu acervo de obras de arte, a mais importante delas é a série de murais e pinturas em tela de Aldo Locatelli, nas laterais e no teto.

Abre todos os dias das 8h às 18h.

Igreja dos Capuchinhos – Paróquia Imaculada Conceição

O que fazer em Caxias do Sul - Igreja dos Capuchinhos
Fachada da Igreja dos Capuchinhos

A Paróquia Imaculada Conceição, mais conhecida por Igreja dos Capuchinhos foi inaugurada em 1961 e se destaca por sua beleza arquitetônica. A igreja é bem bonita e possui duas torres bastante ornamentadas.

Museu Casa de Pedra – Caxias do Sul

O que fazer em Caxias do Sul - Casa de Pedra
Casa de Pedra

A Casa de Pedra foi construída no final do século XIX, com dois pisos, toda em pedra basáltica rejuntada com barro, com aberturas de pinho fixadas em tijolos artesanais. No primeiro pavimento encontram-se uma sala e a cozinha, e um forno para pão do lado externo, enquanto o pavimento superior era o antigo dormitório.

Foi transformada no O Museu Ambiência Casa de Pedra em 1975, com objetos em seu interior, que retratam o cotidiano e os afazeres dos imigrantes da comunidade caxiense.

Abre de terça a domingo, das 10h às 16h.

Vinícola Castelo Medieval Chateau Lacave

Castelo Chateau Lacave - Caxias do Sul

Castelo medieval de 1968, totalmente construído em pedra pelo empreendedor espanhol, Juan Carrau, que seguiu uma planta original de um Castelo Medieval espanhol do século XI. O Castelo fica em uma área de 70 mil m² em meio a um fabuloso bosque com lago, com araucárias e plantas.

Atualmente o castelo pertence à vinícola Famiglia Valduga e infelizmente encontra-se fechado para visitação. A partir da BR-116, em frente, é possível avistar parcialmente a construção.

Mais informações no artigo Chateau Lacave – o castelo medieval da Serra Gaúcha

Moinho da Cascata

Moinho da Cascata - Caxias do Sul
Moinho da Cascata

O Centro Cultural Moinho da Cascata é um lugar que preserva a arquitetura e história do antigo prédio de 1891, além da cultura do teatro, margeado pelo Rio Tega com uma queda d’água de mais de 30 m de altura.

O espaço abriga atualmente uma sala de teatro para apresentações artísticas e um espaço gourmet com cafeteria, lanches doces e petiscos, administrado pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis.

Abre aos sábados e domingos, das 14h às 19h.

Museu Municipal de Caxias do Sul

Museu Municipal de Caxias do Sul
Museu Municipal

Instalado em um prédio de 1884 em estilo colonial português, o Museu Municipal de Caxias do Sul foi criado em 1947, como um dos espaços de memória mais representativos da cidade. Possui um acervo com mais de 12.000 itens que representam a história e a memória da cidade e região.

O Museu é aberto de terça a domingo, das 10h às 16h.

Estádio Alfredo Jaconi (Juventude)

Estádio Alfredo Jaconi - Juventude

O Alfredo Jaconi é a casa do clube de futebol Juventude com capacidade para 23.726 espectadores, foi inaugurado em 1975. Seu nome faz alusão a um dos maiores ídolos do clube, Alfredo Jaconi foi jogador, treinador e dirigente nas décadas de 30 e 40.

Para saber como visitar o estádio acesse o site do Jaconi tour.

Estádio Centenário (SER Caxias)

Estádio do Caxias
Estádio Francisco Stédile

O Estádio Francisco Stedile, popularmente chamado de estádio Centenário, é o estádio do SER Caxias, foi concluído em apenas 6 meses pelo ex-presidente e patrono do clube, Francisco Stedile. O Centenário serviu de passaporte para o clube disputar a série A do Campeonato Brasileiro de 1976, tornando-o pioneiro no interior do Rio Grande do Sul.

UCS Aquarium e Museu das Ciências Naturais

O que fazer em Caxias do Sul - Museu das Ciências Naturais
Museu das Ciências Naturais da UCS

O UCS Aquarium é um espaço que privilegia o estudo do ambiente natural da região, um conjunto de 21 aquários, somando aproximadamente 50.000 litros de água, que reúne para fins de exposição e estudo cerca de 2 mil animais de 90 espécies entre cnidários, equinodermos, crustáceos, peixes e répteis.

Ao lado fica o Museu das Ciências Naturais, também de propriedade da UCS, que expões animais empalhadas e objetos variados relacionados à natureza.

Horário de atendimento: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h, de terça a sexta.
Das 9h às 11h30 e das 14h às 18h, nos sábados.
Das 14h às 18h, nos domingos e feriados.

Zoo da UCS

Zoo da UCS - Caxias do Sul

Inaugurado em 1997, o Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul ocupa uma área de 20.000 m2 e possui aproximadamente 120 animais de 48 espécies diferentes.

Abre aos sábados, domingos e feriados, das13h às 17h.

Pavilhões da Festa da Uva e Réplica de Caxias do Sul (1885)

Caxias do Sul vista dos pavilhões da Festa da Uva
Vista do centro da cidade a partir dos pavilhões da Festa da Uva

O parque de exposição Dr. Mário Bernardino Ramos mais conhecido como Pavilhões da Festa da Uva é também uma atração imperdível da lista do que fazer em Caxias do Sul, mesmo fora da época da festa.

conta com uma infraestrutura impecável. Possui atrativos turísticos, área preservada e grandes pavilhões e áreas onde acontecem grandes eventos, como shows, feiras, rodeios e a tradicional Festa da Uva.

Caxias do Sul - RS
No local, foi construída a réplica de Caxias do Sul do ano de 1885, um conjunto arquitetônico com 20 casas de madeira, incluindo a igreja e o coreto, reproduzindo a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Doutor Montaury daquela época. Em sua volta, grandes pinheiros completam o cenário.

À noite, a réplica serve de cenário para contar a Saga da Imigração Italiana, através da magia do espetáculo Som e Luz.

O local também oferece uma ótima vista da cidade aos pés do monumento Jesus Terceiro Milênio. É um busto estilizado de 21 metros de altura. Em sua base fixada na laje do Museu de artes Sacras.

Abre de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h ás 12h.

Festa Nacional da Uva

Festa da Uva - Caxias do Sul
Festa da Uva – Imagem: Rádio caxias

A importante Festa da Uva é realizada a cada 2 anos em um parque próprio onde são expostos os produtos da região, desde manufaturas e alimentos até maquinaria pesada e automotores.

Além das atrações expostas no parque, acontece na cidade, desfiles de carros alegóricos e diversas outras atrações paralelas em diversos locais.
A Festa da Uva dura 15 dias e é a principal festividade de Caxias do Sul, dedicada a celebrar a colonização italiana e reavivar as tradições históricas da comunidade.

Reserve online os passeios em Caxias do Sul e região!

Voltar ao índice

O que fazer em Caxias do Sul: Pontos turísticos na Zona Rural

Gruta da Terceira Légua

Gruta da Terceira Légua - Caxias do Sul - RS
Gruta da Terceira Légua – Caxias do Sul

Uma escadaria com 150 degraus leva a uma capela dentro de uma gruta debaixo de um penhasco. No local são celebradas missas aos domingos e pode-se almoçar no próprio local, onde são vendidos também produtos coloniais.

No penhasco é comum a pratica de escalada em rapel e poucos metros abaixo também tem uma cachoeira, acessível por trilhas. As visitas são livres.

Confira o artigo completo sobre a Estrada do Imigrante e Gruta da Terceira Légua

Distrito de Criúva

Ponte do Korff - São Manoel - Campestre da Serra
Ponte do Korff – Travessia do Rio das Antas, entre São Manoel e Criúva

Localizado a 56 km de Caxias do Sul, Criúva oferece atrações importantes, como a centenária ponte do Korff no Rio das Antas, a Fazenda Bertussi, a Cachoeira da Mulada e o Cânion Palanquinhos.

Veja o artigo detalhado que escrevemos sobre nossa visita a Criúva, Mulada e Fazenda Bertussi.

O que fazer em Caxias do Sul: cachoeiras

Caxias do Sul possui uma extensa área em seu município em uma região toda de serra, bastante acidentada e repleta de rios, o que contribui para a existência de muitas cachoeiras, algumas delas de grande porte.

Obs: Para encontrar as cachoeiras recomendo que baixe o mapa off-line da região no Google Maps antes, pois em muitos lugares não há sinal de internet.

Cascata dos Molin

Cascata dos Molin - Caxias do Sul
Vista aérea da Cascata dos Molin

Situada no distrito de Ana Rech, a Cascata dos Molin tem cerca de 40 metros de altura. É uma bela queda bem distribuída com águas esverdeadas. Na parte de cima há um lajeado e na parte de baixo, além do poço formado pela cachoeira, há também uma pequena gruta.

  • Fica a 27 km do centro de Caxias do Sul e 14 km de São Marcos. Para chegar até ela basta procurar no GPS, que dará numa área alargada da estrada, local para deixar o carro.
  • A partir daí basta seguir a trilha curta que se divide e leva tanto à parte superior, como inferior. O acesso é livre.

Cascata da Sepultura

Cascata da Sepultura - Caxias do Sul
Cascata da Sepultura

A Cascata da Sepultura é a cachoeira mais incrível de Caxias do Sul, com 90 metros de altura. É possível visitar a cachoeira em cima, em baixo e também em um mirante na frente.

  • Fica no distrito de Criúva, a 32 km de São Marcos e a 57 km da cidade de Caxias do Sul, na propriedade da Fazenda Boa Vista. A partir da sede da fazenda é possível percorrer ainda mais 2 km de carro até o estacionamento.
  • A partir do estacionamento há uma caminhada de 400 m pela estrada e mais 900 m até a base da cachoeira, totalizando 1,3 km de trilha (2,6 km ida e volta). A descida é bastante íngreme e úmida, considerada difícil para quem não é acostumado. Essa trilha leva ao mirante frontal em cima e à base da cachoeira.
  • Para ir em cima dela, há uma estrada a partir da estrutura do receptivo com 500 m de extensão, passando por um lajeado com área para banho e também até a estrutura de pêndulo e mesa suspensa da Rota Aventura.
  • O parque abre à visitação somente no sábado das 13h às 17h30 e domingo das 8h30 às 17h30 em dias de programação de saltos de pêndulos.
  • Para visitar e fazer as trilhas, o preço é de R$25 por pessoa (valor de jan. 2025). Nos dias de saltos não é preciso agendar, em outros dias é preciso entrar em contato e verificar a possibilidade.
  • Para mais informações e agendamentos da trilha ou salto de pêndulo, acesse o site oficial da Rota Aventura.

Cachoeira da Mulada

Cachoeira da Mulada
Cachoeira da Mulada

A cachoeira da Mulada tem 70 metros de altura com sua queda em degraus, localizada no parque Reserva Bertussi – Cachoeira da Mulada, no distrito de Criúva. O local dispõe de infraestrutura com lanchonete, área de camping, trilhas e áreas para banho de rio.

  • Fica a 24 km de São Marcos e a 60 km de Caxias do Sul.
  • Abre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
  • O ingresso custa R$30 e R$79 para acampar (ref. jan. 2025).
  • Mais informações na página oficial.

Grutão Ecoparque

Grutão Ecoparque - Caxias do Sul
Grutão Ecoparque

O Grutão Ecoparque é um parque que tem como principal atrativo a bela cachoeira ao lado de uma gruta. Possui boa infraestrutura com um galpão com lanchonete, área para camping com quiosques, estacionamento, trilhas e áreas para banho na parte de cima da cachoeira.

  • Fica a 22 km do centro da cidade com acesso pela Sexta Légua, parte em asfalto e parte em chão, por estradas em boas condições.
  • Abre de segunda a sexta, das 13h às 18h, finais de semana e feriados, das 8h às 18h.
  • O ingresso custa R$25 por pessoa e R$60 para acampar (ref. jan. 2025).
  • Mais informações no site oficial.

Cascata São José

Cascata São José - Caxias do Sul
Cascata São José

Bela cascata no local onde funcionou uma antiga e pequena usina hidrelétrica, desativada na década de 1960. Apesar do belo cenário, a piscina natural não é recomendada para banho porque o rio vem do perímetro urbano de Caxias do Sul.

  • Fica ao lado da igreja de São José, na Sexta Légua, a 13 km do centro, com acesso todo pavimentada.
  • O acesso à parte de baixo da queda se faz por uma trilha de 300 m a partir do lado do salão. O acesso é livre e sem estrutura.
  • Atenção! Não vá pela trilha ao lado da igreja que é acidentada e perigosa, a trilha é pelo outro lado do salão.

Cascata Camícia

Cascata Camícia - Caxias do Sul
Cascata Camícia

A Cascata Camícia é mais uma das grandes cachoeiras de Caxias do Sul, com aproximadamente 40 metros de altura. A queda se divide em duas partes, uma de queda livre outra em degraus e uma grande e profunda piscina natural em sua base.

  • Há duas trilhas: a primeira para chegar por cima é fácil e curta, porém, não vale a pena; já a segunda trilha que leva na parte de baixo, tem em torno de 300 metros e é bastante íngreme.
  • Para encontrar a cachoeira coloque no GPS “trilha da Cascata Camícia” e pare na estrada quando estiver ao lado para encontrar a trilha na beira da estrada, pegue a segunda trilha. O acesso é livre e sem estrutura.

Cachoeira São Nicolau

Cachoeira São Nicolau - Caxias do Sul
Cachoeira São Nicolau

Outra bela queda d’agua com uns 40 metros de altura, localizada numa área bastante acidentada. Não possui boa piscina natural para banho e pouco espaço na frente para fotos. O melhor local para fotos e meio lateral um pouco para baixo.

  • Fica a 21 km do centro com parte do caminho por estrada de chão em boas condições que atravessa um cânion.
  • A trilha tem um trecho bem íngreme de nível moderado com aproximadamente 700 m de extensão (1,4 km ida e volta). Cascata Camícia – Caxias do Sul
  • Há 2 acessos na trilha, coloque no GPS “Acesso Vias de Escalada Setor Fioravante”, um deles é aí, o outro um pouco antes na estrada, colocando no GPS” trilha da cachoeira São Nicolau”, vá cuidando onde tem uma entrada entre à mata.

Cachoeira da Conceição da Linha Feijó

Cachoeira Conceição da Linha Feijó - Caxias do Sul
Cachoeira Conceição da Linha Feijó

A Cachoeira da Conceição da Linha Feijó possui em torno de 10 m de altura, situada em uma área bastante úmida e escondida. Ao lado da queda há uma gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes e em sua frente uma travessia por passarela.

A cachoeira possui acesso fácil pela Estrada da Uva toda pavimentada, situada a 10 km do centro de Caxias do Sul.

  • Para chegar basta colocar no GPS, chegando na pequena ponte pegue o acesso da direita.
  • Para descer na base da queda, siga à direita ao lado das casas onde tem a descida de 200 m.
  • A trilha de acesso à base passa por dentro de uma propriedade e é liberada das 8h às 18h. Acesso gratuito.

Cascata Santa Bárbara

Cascata Santa Bárbara - Caxias do Sul
Vista aérea da Cascata Santa Bárbara

Cachoeira de Caxias do Sul com cerca de 40 metros de altura, escondida entre a mata, mas com casas por perto. A água é considerada poluída, com isso considere visitar apenas para contemplação e não para banho.

  • Fica na Vila Santa Bárbara, a 6 km do bairro de Ana Rech e a 20 km do centro de Caxias do Sul.
  • A trilha até a base da cascata é de apenas 200 metros.
  • Para encontrar o início, basta colocar no GPS “trilha Cascata Santa Bárbara”. O acesso é livre.

Cachoeira do Rio Belo

Cachoeira do Rio Belo - Caxias do Sul
Vista aérea da Cachoeira do Rio Belo

Com cerca de 30 metros de altura, a Cachoeira do Rio Belo é uma bela queda d’agua que costuma ter um bom volume de água. Você pode vê-la parcialmente a partir da rodovia, conhecê-la por cima, através de uma trilha curta, mas não há trilha para ir na sua base.

O acesso é pela Estrada Municipal do Vinho, uma rodovia pavimentada, a 17 km do centro da cidade de Caxias do Sul.

Outras cachoeiras em Caxias do Sul

Há ainda várias outras cachoeiras em Caxias do Sul, que ainda não visitamos, mas pretendemos conhecer em breve, são elas:

  • Cachoeira do Cantão.
  • Cachoeira do Buraco.
  • Cascata do Pasta.
  • Cascata do Mirtilo.
  • Cachoeira Águas Claras (Scopel) .
  • Cascata do Raiz.
  • Cascata Aparecida.
  • Cascata do Mirtilo.

Escolha e reserve o seu hotel na cidade

Voltar ao índice

Passeios em Caxias do Sul e região

Há vários passeios e excursões saindo de Caxias do Sul, tanto pela cidade, como para o interior, além de outros destinos da serra gaúcha, como Gramado, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis e outros. A civitatis oferece inúmeras opções, confira!

Voltar ao índice

O que fazer em Caxias do Sul: Roteiros Turísticos

Os pontos turísticos de Caxias do Sul foram divididos em 7 roteiros, cada um deles em diferentes regiões e características distintas a oferecer.

Vale Trentino

O Vale Trentino é um roteiro com muitos parreirais, cantinas e vinícolas, onde se preservam os costumes e as tradições italianas. São lugares ideais para degustar vinhos, sucos e a gastronomia típica.

Criúva

Esta região que foi rota de tropeiros conta com atrações naturais, como cachoeiras, rios, cânions, mata nativa e belos campos, além de gastronomia típica.

Ana Rech

Ana Rech é um bairro charmoso um pouco afastado da cidade, com pinheiros centenários, belas casas e ruas enfeitadas de flores, aliado aos costumes italianos. Em dezembro, a tradicional Vila dos Presépios movimenta a comunidade.

Estrada do Imigrante

Caminho dos primeiros imigrantes italianos do município, este roteiro mescla as belas paisagens serranas, com história e religiosidade. Um dos destaques do local é a Gruta da Terceira Légua e o povoado de São Pedro, com algumas casas típicas centenárias.

Caminhos da Colônia

Roteiro integrado entre o interior dos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha, repleto de belas paisagens, vinícolas, gastronomia típica italiana.

Caminhos do Interior

Roteiro mais voltado às pequenas propriedades rurais e religiosidade, com 18 atrativos em segmentos de gastronomia, hospedagem, eventos e lazer, que abrange a Vila Oliva, Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piai.

Roteiro Urbano Caxias do Sul

O roteiro urbano integra as atrações da cidade, com opções culturais, de lazer, de história e arte, além da gastronomia e vida noturna.

Onde ficar em Caxias do Sul RS

Caxias do Sul
Vista aérea do centro da cidade

Caxias do Sul oferece boas opções de hospedagem e conta basicamente com dois polos hoteleiros. O primeiro fica na área central da cidade e o segundo às margens da ERS-122, próximo aos shoppings Iguatemi, Martecenter e Havan.

Os hotéis da cidade, em geral, têm perfil executivo, explicado pela quantidade de indústrias instaladas ao redor da cidade. Mas há também hotéis diversificados e pousadas no interior e em pontos diferentes da cidade.

Confira abaixo algumas das melhores opções de hotéis em Caxias do Sul em estilos variados:

Alguns hotéis com melhor custo benefício

Hotéis de maior qualidade

Pousadas de qualidade no interior

Voltar ao índice

Onde fica Caxias do Sul: como chegar

Distrito de Galópolis - Caxias do Sul
Casarões de madeira no distrito de Galópolis – Caxias do Sul

Caxias do Sul fica é a maior cidade da Serra Gaúcha, localizada a 120 km de Porto Alegre, a 68 km de Gramado e a 40 km de Bento Gonçalves.

De avião

  • Caxias do Sul conta com aeroporto com alguns voos diários que ligam a cidade com São Paulo e Campinas. Há voos da Azul, Gol e Latam e as rotas contemplam os dois sentidos.
  • Outra opção é chegar por Porto Alegre que fica a 120 km e conta com mais opções de voos.

De carro

A partir de Porto Alegre, há duas rotas para chegar a Caxias do Sul:

  • Direto pela BR-116 são 112 km com belas paisagens, porém com muitas curvas, passando por Nova Petrópolis. São 85 km no trecho de serra, em pista simples e sinuosa, o resto é duplicado.
  • A outra opção de 120 km (mais usada) é iniciar pela BR-116 e, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, virar à esquerda pela RS-240 e na RS-122. A estrada segue duplicada até São Vendelino, com apenas 21 km de serra e pista simples até Farroupilha.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Quando ir a Caxias do Sul RS

O que fazer em Caxias do Sul - Parque Getúlio Vargas
Parque Getúlio Vargas

Caxias do Sul pode ser visitada em qualquer época do ano, mas claro que para alguns passeios a experiência pode ser diferente. As chuvas são bem distribuídas com pouca diferença em diferentes épocas do ano

Nos dias mais frios do inverno as temperaturas podem chegar a zero graus e no verão o calor não é tão intenso. A neblina é bastante comum nesta parte da Serra Gaúcha, que vai se dissipando no decorrer do dia.

Se for no verão, final de janeiro e início de fevereiro, verá as videiras carregadas de uva. Se for na segunda metade de fevereiro, aproveite para curtir a Festa Nacional da Uva, principal evento da lista do que fazer em Caxias do Sul RS.

Voltar ao índice

Mapa de Caxias do Sul: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Caxias do Sul listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Siga nosso Instagram

5 COMENTÁRIOS

  1. Sou do RJ e gostaria muito de conhecer Caxias do Sul, tenho ido ao RS e já conheço um pouco de algumas cidades como Gramado/Canela , Bento Gonçalves, já fui a Expointer em Esteio, Sempre fico em POA e de lá vou conhecendo outras cidades, faço bate e volta ou fico uns dois dias dependendo sa situação, geralmente fico por aí de 12 a 15 dias, já estou com passagens compradas esperando ver como vão ficar as coisas para reservar hotel e traçar um roteiro, sempre vou com meu marido que também ama o sul, Deus permita que tudo passe logo e que em setembro possamos estar por aí!

  2. Excelente site, Jair!
    Consegui conhecer Caxias e me despertou o desejo de estar aí pessoalmente.
    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here