Chapadas do Brasil: conheça as 4 principais para o ecoturismo

Conheça as 4 principais chapadas do Brasil, repletas de atrações naturais, como cachoeiras, cânions, cavernas e formações rochosas, ideais para adeptos do ecoturismo.

Chapada dos Veadeiros - Mirante da Janela
Chapada dos Veadeiros - Mirante da Janela
  Por Jair Prandi
 

As chapadas do Brasil são destinos espetaculares, repletos de formações rochosas, cachoeiras, cavernas e trilhas ricas em flora e fauna com paisagens deslumbrantes. São destinos imperdíveis para os amantes do ecoturismo e contato com a natureza.

As chapadas brasileiras estão distribuídas em diferentes estados, sendo que as 4 principais, mais turísticas e mais visitadas, são: Chapada dos Veadeiros (Goiás), Chapada Diamantina (Bahia), Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), Chapada das Mesas (Maranhão).

Em geral, as chapadas do Brasil possuem características semelhantes, porém, cada uma delas com diferentes aspectos e atrações, algumas facilmente visitadas, outras que dependem de longas trilhas pelo cerrado.

Chapada é um termo geográfico que caracteriza uma região elevada com topo plano (um platô) entre vales. Geralmente as chapadas brasileiras possuem vários desses platôs, além de regiões de serra, montanhas, cânions, vales, grutas e rios que formam muitas cachoeiras.

Conheça as 4 principais chapadas do Brasil e suas principais atrações e características! Saiba qual é a melhor forma de visitar cada uma delas e a melhor época para ir. Além disso, você também vai conferir dicas de como se vestir com recomendações de peças como camisetas, calças, sandálias papetes masculinas, e outras formas de ficar sempre protegido e confortável ao longo das suas aventuras.

As 4 melhores chapadas do Brasil

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Mirante do Salto do Rio Preto
Mirante do Salto do Rio Preto

Começamos a lista das chapadas do Brasil com a Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás, que é a que possui mais cachoeiras. Localizada no Nordeste do estado, a região é repleta de cachoeiras, piscinas naturais, cânions e belas formações rochosas.

Uma parte das atrações está dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mas há muitas atrações fora do parque, espalhadas, principalmente nos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e a Vila de São Jorge.

Por estar relativamente próxima à Brasília, é a chapada mais visitada do Brasil. As atrações mais famosas são o Salto do Rio Preto, Mirante da Janela, Vale da Lua, Cachoeira Santa Bárbara e Cataratas dos Couros, entre outras.

Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso de Goiás
Alto Paraíso de Goiás

Há basicamente três bases para se hospedar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso de Goiás, São Jorge e Cavalcante. Alto Paraíso é mais centralizado, mas dependendo do seu roteiro e quantidade de dias, o ideal é ficar um pouco em cada uma das 3 bases.

Conheça algumas das melhores opções em cada uma das cidades base:

Opções de hospedagem em Alto Paraíso de Goiás

Pousadas em São Jorge

Pousadas em Cavalcante

Como chegar na Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros entre São Jorge e Alto Paraíso de Goiás
Rodovia GO-239, entre São Jorge e Alto Paraíso de Goiás

A Chapada dos Veadeiros se localiza no nordeste do estado de Goiás, sendo que Alto Paraíso é a principal cidade, situada a 230 km de Brasília e a 430 km de Goiânia. O Aeroporto Internacional de Brasília fica a 244 km de Alto Paraíso de Goiás, enquanto o aeroporto de Goiânia fica a 428 km.

As rodovias que ligam Brasília a Alto Paraíso de Goiás e também a Cavalcante e São Jorge são todas asfaltadas, porém, os acessos às atrações são em estrada de terra.

Se você chegar de avião por Brasília ou Goiânia, recomendamos alugar um carro. Vai ser muito útil tanto para o deslocamento como para visitar as cachoeiras e atrações. Faça a reserva do carro online, em torno de 30 dias antes da viagem, para conseguir as melhores tarifas.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Como circular na Chapada dos Veadeiros

Trilha na Chapada dos Veadeiros
Trilha da Cachoeira do Segredo

O ideal e estar de carro próprio ou alugado para percorrer as estradas que levam às cachoeiras e atrações da Chapada dos Veadeiros. O trecho entre as cidades é pavimentado, porem os acessos às atrações, são todos por longas estradas de chão batido.

Em geral, há placas sinalizando as atrações e o gps leva até elas, mas salve o mapa offline do Google Maps da região para ter GPS, mesmo, sem internet. Por fim, você terá ainda que caminhar bastante pelas trilhas.

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros

Piscina natural espetacular no Vale da Lua
Chapada dos Veadeiros – Vale da Lua

Tanto na Chapada dos Veadeiros como nas outras chapadas do Brasil, segue a mesma regra, pode ser visitada em qualquer época do ano, porém, há uma estação seca e outra chuvosa, bem definidas que podem mudar a sua experiência em alguns dos passeios.

Em geral, os melhores meses para visitar as Chapadas do Brasil, são: abril, maio, junho e julho, quando as chuvas já diminuíram e ainda há bastante água nos rios e cachoeiras e a vegetação ainda está verde, e até setembro segue sem chuvas.

Quantos dias ficar na Chapada dos Veadeiros

Cachoeira do Segredo - Chapada dos Veadeiros
Cachoeira do Segredo – Chapada dos Veadeiros

É praticamente impossível visitar todas as atrações da Chapada dos Veadeiros em uma única viagem, a não ser que você fique uns 15 dias por lá, porém, de 5 a 7 dias é possível fazer um ótimo roteiro, mas você pode ficar menos dias e escolher o que mais lhe agrada.

Acesse nosso guia completo da Chapada dos Veadeiros

Voltar ao índice

Chapada Diamantina – Bahia

- Crédito: Gleidson Santos – MTUR
Morro do Pai Inácio

A Chapada Diamantina é a maior entre as chapadas do Brasil e se destaca pela paisagem com diversos platôs em meio aos vales, possui muitas serras, cânions, grutas, cachoeiras, platôs e vales com paisagens de encher os olhos.

Com uma área de aproximadamente 50x150km, abrange vários municípios na região central do estado da Bahia, com destaque para Lençóis (principal base), Palmeiras, Iraquara, Igatú, Andaraí, Mucugê e Caeté-Açú.

As atrações mais procuradas desta chapada do Brasil, são o Vale do Pati, o Morro do Pai Inácio, Gruta da Pratinha, Cachoeira da Fumaça, Cachoeira da Fumacinha, Cachoeira do Buracão, entre tantas outras.

Onde se hospedar na Chapada Diamantina

Lençóis - Chapada Diamantina
Vista do rio e da cidade de Lençóis – Bahia

Como é tudo muito amplo, recomendo primeiro escolher as atrações e definir o roteiro, para depois escolher as cidades de hospedagem em cada dia. Entre as principais cidades turísticas, considere ficar em Lençóis, Palmeiras, Vale do Capão e Mucugê.

Como chegar na Chapada Diamantina

Chapada Diamantina - Morro do Pai Inácio
Morro do Pai Inácio visto da BR-242

A Chapada Diamantina fica no centro do estado da Bahia, a pouco mais de 400 km de distância da capital, Salvador, onde está o maior aeroporto. A boa notícia é que há também um aeroporto na cidade de Lençóis.

Para chegar do aeroporto de Salvador a Lençóis, uma das principais cidades da Chapada são 420km. De Lençóis ao Vale do Capão são 71 km, enquanto até em Mucugê, ao Sul da Chapada Diamantina, são 147 km.

Para quem vem de fora do estado e chega de avião, sem dúvida, a melhor forma de chegar é de carro alugado. Será indispensável também para percorrer os pontos turísticos da Chapada Diamantina.

Se for visitar todos você irá rodar cerca de 300 km somente na Chapada, mesclando trechos de asfalto e estrada de terra.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Outra opção é contratar uma agência local e não se preocupar com deslocamentos.

Melhor época para visitar a Chapada Diamantina

Chapada Diamantina - Gruta da Pratinha
Águas transparentes da Gruta da Pratinha

Assim como para as outras 4 maiores chapadas do Brasil, a Chapada Diamantina pode ser visitada em qualquer época do ano, mas em geral, os melhores meses são: abril, maio, junho e julho, quando as chuvas já diminuíram, mas ainda há bastante água nos rios e cachoeiras.

Quantos dias ficar na Chapada Diamantina

Gruta da Lapa Doce - Chapada Diamantina
Entrada da Gruta da Lapa Doce

Há muito o que fazer na Chapada Diamantina e se quiser ficar 20 dias, não faltará atrações. Para ter uma ideia, somente a trilha do Vale do Pati completa leva 5 dias.

Mas claro, você pode escolher apenas algumas das principais atrações em 2 dias, por exemplo. Tudo vai depender de seu tempo disponível e a disposição.

Visitamos várias atrações na parte norte da Chapada em 3 dias, já que nosso roteiro na Bahia incluiu outros destinos, como Salvador, Praia do Forte e Morro de São Paulo.

Algumas das principais atrações são alcançadas com uma pequena caminhada, como o Morro do Pai Inácio, mas outras são distantes, como a Cachoeira da Fumaça, que tem uma trilha de 12 km ida e volta.

Acesse nosso guia da Chapada Diamantina

Voltar ao índice

Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

Chapada dos Guimarães - Cidade de Pedra
Chapada dos Guimarães – Cidade de Pedra

Entre as chapadas do Brasil, a Chapada dos Guimarães é a mais próxima de uma capital, a apenas 56 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Entre as principais atrações, se destacam a Cachoeira Véu da Noiva, a Cidade de Pedra e as Cavernas Aroe Jari, entre outras.

Além do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, famoso por seus paredões de arenito e a Cachoeira Véu da Noiva, o destino oferece inúmeras atrações de ecoturismo fora da área do parque, como grutas, formações rochosas, cachoeiras, balneários, e mirantes, também.

Onde se hospedar na Chapada dos Guimarães

A cidade de Chapada dos Guimarães, com 20 mil habitantes, oferece uma boa infraestrutura turística para quem vai visitar esta chapada brasileira. Há boas opções de hospedagem na cidade em estilos variados.

Chapada dos Guimarães - Hotel Turismo
Hotel Turismo, que foi nossa opção de hospedagem na cidade

Durante minha estadia na cidade fiquei 3 noites no Hotel Turismo e recomendo.

Confira algumas boas opções para se hospedar em Chapada dos Guimarães MT:

Como chegar na Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães Como chegar
Rodovia de acesso à Chapada dos Guimarães

Para quem vem de longe e viaja de avião, a porta de entrada é pelo aeroporto de Cuiabá, que recebe vários voos diários das principais capitais brasileiras, alguns diretos, outros com conexões.

A partir do aeroporto, a melhor opção é alugar um carro, que irá servir tanto para se deslocar de Cuiabá como para visitar boa parte dos pontos turísticos, que ficam afastados da cidade. O ideal é já montar um roteiro pela região incluindo Nobres, que também precisa de carro alugado.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Como circular na Chapada dos Guimarães

Estrada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães MT
Estrada no Vale do Rio Claro, dentro do parque nacional acessível somente com 4×4

O ideal é estar de carro para circular entre as atrações da Chapada dos Guimarães, que são bem espalhadas em áreas do parque e em propriedades rurais num raio de 60 km.

Algumas atrações são acessíveis com todo o trecho em asfalto e algumas com trechos em estrada de chão batido em boas condições. Já, dentro do parque nacional da Chapada dos Guimarães há trechos de areia fofa que depende de carro 4×4 e são liberados apenas com acompanhamento de um guia credenciado.

Se estiver sozinho, pode não valer a pena alugar um carro. Desta forma, agende os passeios com algum guia ou agência que ofereça o transporte aos atrativos.

Melhor época para visitar a Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães - Caverna Kiogo Brado
Travessia da Caverna Kiogo Brado

Em geral, os melhores meses para visitar a Chapada dos Guimarães, são: abril, maio, junho e julho, quando as chuvas já diminuíram, há bastante água nos rios e cachoeiras e a vegetação ainda está verde, e até setembro segue sem chuvas. Mas esta e as outras chapadas do Brasil podem ser visitadas o ano todo.

Quantos dias ficar na Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães - Cachoeira Véu de Noiva
Cachoeira Véu de Noiva vista do mirante

Em minha opinião, 4 dias livres para passeios é o tempo ideal para conhecer os principais pontos turísticos da Chapada dos Guimarães. Foi o tempo que fiquei por lá, mas há atrativos que não visitei e poderia ficar ainda mais dias. Se tiver somente uns 2 dias, escolha os principais atrativos.

Voltar ao índice

Chapada das Mesas – Maranhão

Chapada das Mesas - Maranhão
Chapada das Mesas – Maranhão

Entre as 4 principais chapadas do Brasil que estou destacando aqui, a Chapada das Mesas é a menos conhecida, porém, um destino turístico já bem estabelecido no sul do estado do Maranhão, com várias atrações muito bem estruturadas.

Além do Parque Nacional da Chapada das Mesas, o destino oferece balneários, grutas, formações rochosas, complexos turísticos e várias outras cachoeiras entre os municípios de Carolina e Riachão.

A chapada possui uma área protegida pelo parque nacional, porém, muitas das atrações ficam em áreas particulares fora dos limites do parque. As cachoeiras que mais se destacam dentro da área do parque são a Cachoeira de São Romão e as Cachoeiras do Prata; fora dele, as mais conhecidas são os complexos do Poço Azul e Encanto Azul.

Onde se hospedar na Chapada das Mesas

Pousada do Lajes - Carolina MA
Piscina da Pousada do Lajes – Carolina MA

A base para visitar a Chapada das Mesas é a cidade de Carolina, onde estão as agências de passeios, além de restaurantes, comércio e serviços em geral.

Passei 5 noites na Pousada do Lajes, que fica na saída da cidade, sentido Riachão, local agradável, com quartos amplos, piscina e belos jardins.

Consultar disponibilidade!

Outras opções de pousadas em Carolina

Como chegar na Chapada das Mesas

Chapada das Mesas – Rodovia Transamazônica

A Chapada das Mesas fica no centro-sul do estado Maranhão, na divisa com o Tocantins, entre as cidades de Araguaína TO e Balsas MA.
A cidade de Carolina situada 850 km ao Sul da capital, São Luís é a principal base de visitação e as atrações contemplam também os municípios de Riachão e Estreito.

Para quem vem de longe e chega de avião, há três aeroportos disponíveis num raio de 500 km. Pesquise as passagens em cada um para escolher o menor custo benefício do momento, levando em conta o preço da passagem + gasto e tempo com o deslocamento pela distância de cada um.

  • Aeroporto de Araguaína TO – 118 km – Tem poucos voos semanais e costuma ser mais caro.
  • Imperatriz MA – 222 km – Tem poucos voos diários de médio valor e mais opções de deslocamento.
  • Aeroporto de Palmas TO – 505 km – Tem os voos mais em conta, porém a distância é grande a ser percorrida de ônibus.

Geralmente o aeroporto de Imperatriz é o que oferece o melhor custo benefício. Até Carolina, são 222 km (3h de viagem). Geralmente quem chega de avião, aluga um carro ou já tem um transfer como parte de um pacote com uma agência de Carolina.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Como circular na Chapada das Mesas

Estrada no Parque Nacional da Chapada das Mesas
4×4 da Cia do cerrado na estrada no Parque Nacional da Chapada das Mesas

Conhecer a Chapada das Mesas de carro alugado é uma boa opção, dá para visitar boa parte das atrações, alternando trechos de asfalto com curtos trechos de estrada de terra. Porém, para visitar a cachoeira de São Romão e as Cachoeiras do Prata (passeio de 1 dia na área do parque) você terá que contratar um passeio 4×4.

Melhor época para visitar a Chapada das Mesas

Cachoeira da Prata - Parque Nacional da Chapada das Mesas
Cachoeira da Prata – Parque Nacional da Chapada das mesas

Os melhores meses para visitar a Chapada dos Guimarães, vão de abril a julho, quando as chuvas já diminuíram e há bastante água nos rios e cachoeiras, com a vegetação ainda verde. Nada impede de visitar nas outras épocas do ano, porém, entre novembro e março chove muito nessa região.

Quantos dias ficar na Chapada das Mesas

Poço Azul - Riachão - MA
Poço Azul – Riachão – MA

Em nossa opinião, 4 dias livres para passeios é o tempo ideal para conhecer os principais pontos turísticos da Chapada das Mesas. Se quiser ficar mais, há outras cachoeiras e balneários para aumentar o roteiro para 5 ou 6 dias.

Obs: Leve em conta que precisará de mais 2 dias de viagem e deslocamento de ida e volta a Imperatriz.

Acesse nosso guia completo da Chapada das Mesas

Voltar ao índice

Como se vestir para s trilhas nas chapadas do Brasil

Em geral, faz calor nas chapadas brasileiras e com isso, é recomendado usar roupas leves para percorrer as trilhas e atrações. Sempre recomendado se proteger do sol com protetor solar, óculos de sol e chapéu.

As trilhas são bem abertas, batidas e limpas e você pode fazer até mesmo com shorts, camisetas e sandália papete, pois boa parte delas levam a cachoeiras, já, para algumas caminhadas mais longas em lugares menos explorados, é recomendado usar calças de trilha e botinas. A Columbia é uma das marcas mais conhecidas e conceituadas, especializada em roupas e acessórios para trilhas e ecoturismo.

Voltar ao índice

Outros destinos de ecoturismo no Brasil semelhantes às chapadas do Brasil

Jalapão - Tocantins - Fervedouro dos Buritis
Jalapão – Tocantins – Fervedouro dos Buritis

Além das 4 chapadas destacadas aqui, há mais outras 3 chapadas no Brasil que são menos conhecidas e visitadas: Chapada do Araripe no Ceará, Chapada dos Parecis no Mato Grosso e Chapada do Guarani em São Paulo.

Outros destinos parecidos de ecoturismo, são: Jalapão e Serras Gerais (Tocantins), os cânions de Cambará do Sul e São José dos Ausentes (Rio Grande do Sul) Bonito (Mato Grosso do Sul), Nobres e Vila Bela (Mato Grosso), Vale do Catimbau (Pernambuco), entre outros.

Voltar ao índice

Mapa das 4 melhores chapadas do Brasil

No mapa abaixo você pode ver a localização das 4 principais chapadas do Brasil e uma noção da área que abrangem.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Siga nosso Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here