Embalse el Yeso e Cajón de Maipo – Chile

Saiba como chegar no Embalse el Yeso e Cajón de Maipo, destinos de um passeio saindo de Santiago do Chile, em meio à Cordilheira dos Andes.

Elbalse el Yeso - Cajón de Maipo
Elbalse el Yeso - Crédito: depositphotos.com/br
  Por Jair Prandi
 

Embalse el Yeso

é um lago circundado pela Cordilheira dos Andes, localizado na região de Cajón del Maipo, locais de paisagens incríveis que se tornaram um dos principais passeios a partir de Santiago do Chile.

Além de ser um atrativo turístico, o Embalse el Yeso, é o principal reservatório de água da região de Santiago, formado pelo rio Teso, pelas águas que descem da montanha proveniente das geleiras.

Nesse post iremos mostrar como é o passeio a Embalse el Yeso e Cajón de Maipo e explicar porque em determinadas épocas do ano o tour acontece somente até uma parte do percurso.

Onde se hospedar em Santiago: dicas de hotéis nos melhores bairros

<yoastmark class=

Embalse el Yeso e Cajón de Maipo

Navegue por este post

Embalse el Yeso – Chile

Localizado na região de Cajón de Maipo, o Embalse el Yeso (“Reservatório o Gesso”, em português), fica a cerca de 105 km do centro da cidade de Santiago do Chile, a 2568 m de altitude, rodeada por altas montanhas da Cordilheira dos Andes.

Elbalse el Yeso no verão
Elbalse el Yeso no verão – Crédito: depositphotos.com/br

Embalse el Yeso é uma represa que é o principal reservatório de água potável da capital chilena, que por sua beleza cênica, acabou ganhando status de atração turística, sendo destino de um dos principais tours saindo de Santiago.

O local logo virou febre nas redes sociais, principalmente de turistas brasileiros, interessados em fazer fotos da paisagem natural, principalmente na época em que tem neve.

Conforme a época do ano, só há neve no topo das montanhas, em outras ficam inteiramente cobertas de branco, ou até mesmo sem compõem um lindo cenário com o tom esverdeado da água.

Elbalse el Yeso - Cajón de Maipo
Elbalse el Yeso no inverno com uma quantidade intermediária de neve – Crédito: depositphotos.com/br

Acidente no Embalse el Yeso

No dia 3 de junho de 2019, aconteceu um trágico acidente que vitimou duas crianças brasileiras, atingidas por pedras de um deslizamento no Embalse el Yeso.

Por esse motivo, o governo chileno fechou o local por um tempo e agora, só permite a visitação entre outubro e abril, dependendo das condições climáticas no local.

Durante os meses de inverno, com chuva e neve, o risco de deslizamentos aumenta e o local está fechado. Com isso, os passeios ocorrem somente até uma parte do Cajón de Maipo.

Voltar ao índice

Cajón de Maipo – Chile

<yoastmark class=

Cajón de Maipo é um cânion localizado na Cordilheira dos Andes, a sudeste da Região Metropolitana de Santiago, Chile. Cortado pelo Rio Maipo e afluentes como o Rio Yeso e El Volcán, o local apresenta belas paisagens, incluindo cachoeiras e o Embalse del Yeso.

A principal cidade do interior do cânion é San José de Maipo, considerada a capital local. O vale é cercado de montanhas como San José, Maipo e Marmolejo (com mais de 6000 metros, começa quase na fronteira com a Argentina e termina perto de Pirque.

Estrada em <yoastmark class=

O Cajón de Maipo é um destino turístico do Chile popular para turistas e aventureiros, tendo como locais mais visitados, o reservatório Embalse El Yeso e o Monumento Natural El Morado, onde está a geleira São Francisco.

Nos meses de inverno é bastante comum haver neve no local e mesmo que não seja possível seguir até o Enbalse, indo até um ponto do Cajón de Maipo é possível ver e caminhar em belas paisagens nevadas.

Estrada entre Cajón de Maipo e Elbalse el Yeso
Estrada entre Cajón de Maipo e Elbalse el Yeso em um dia de neve, sem condições de passagem

Voltar ao índice

Como chegar no Cajón del Maipo e Embalse el Yeso

O Embalse el Yeso fica a 105 km do centro de Santiago, acessível por estrada pavimentada até um certo ponto, mas que costuma estar danificada em alguns pontos pelas chuvas, nevascas e deslizamentos.

No inverno, durante dias de neve não será possível chegar até o final e os passeios vão até um ponto que seja viável, possivelmente até a cachoeira de Yeso ou ainda antes dela.

Cachoeira el Yeso
Cachoeira el Yeso no verão – Crédito: depositphotos.com/br

Cajón de Maipo e Embalse de Yeso com agência

O passeio com agência de Santiago é a opção mais recomendada para visitar o local. Além do transporte ida e volta a partir do hotel e um guia acompanhando, o tour contempla paradas em alguns lugares.

Túnel na estrada de Cajón de Maipo
Túnel abandonado ao lado da estrada na parte inicial do cânion

Há paradas na cidade de São José, A Casa do Chocolate, o Túnel Tinoco e as paisagens das montanhas que são as atrações principais. O tour também oferece um delicioso café da manhã e coquetel com vinho à tarde.

Casa do Chocolate - Cajón de Maipo
Casa do Chocolate – Parada para degustação e compras no caminho

Fiz esse e vários outros passeios em Santiago e também no Atacama com a Tourgo, que é agência que recomendo. É uma agência de brasileiros que atendem brasileiros que vão para o Chile, com isso tudo fica mais fácil.

Fazendo o cadastro na TourGo por aqui, os leitores do Viagens e Caminhos tem um desconto de 10% em todos os passeios, através de um código que é enviado por email. Cadastre-se e solicite o atendimento pelo Whatsapp!

Fazer o tour por conta própria

É possível fazer o tour por conta, alugando um carro em Santiago. Não acho viável alugar um carro só para fazer esse tour, mas pode valer a pena se a sua intenção for percorrer outros destinos longe de Santiago, montando um roteiro.

Obs: Leve em conta que a estrada é perigosa em alguns pontos e requer um motorista experiente e ao mesmo tempo ter o bom senso de ir somente até onde considerar seguro.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Quando ir ao Cajón de Maipo e Embalse el Yeso

É possível visitar o Cajón de Maipo em qualquer época do ano, mas o Embalse de Yeso, somente entre outubro e abril. Mesmo assim, durante esses meses podem ocorrer fechamentos se as avaliações do governo chileno considerarem que não está seguro por algum motivo geológico ou climático.

Com a ocorrência de nevascas no dia do passeio ou dias anteriores, o passeio pode ser limitado até um certo ponto onde seja seguro circular sem risco.

Cajón de Maipo - Cordilheira dos Andes
Em um dia após nevasca conseguimos ir até esse ponto (mês de setembro)

Voltar ao índice

Onde ficar em Santiago: Dicas de hotéis

Santiago tem acomodações de diferentes gostos e bolsos, mas em geral, é mais caro em relação aos hotéis brasileiros. Independentemente do bairro, procure ficar em uma acomodação que tenha fácil acesso a uma estação de metro.

Existem alguns bairros que são mais procurados para se hospedar em Santiago do Chile, como o Centro da cidade, e os bairros Providência, Las Condes e Vitacura e Lastarria.

Conheça algumas ótimas opções, bem avaliadas, nesses bairros:

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Siga nosso Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here