Iguape
é uma cidade histórica localizada no litoral sul do estado de São Paulo, com aproximadamente 30 mil habitantes. É também um destino de praias intocadas em meio a uma das áreas mais preservadas do Brasil.
Conhecida por sua rica herança cultural, arquitetura colonial bem preservada, e paisagens naturais deslumbrantes, a cidade de Iguape SP atrai turistas em busca de experiências autênticas e de contato com a natureza. Aqui está um resumo sobre o turismo na cidade:
- Patrimônio Histórico e Arquitetônico: A cidade abriga um centro histórico repleto de casarões coloniais, igrejas centenárias, com destaque para a Igreja Matriz, construída no século XVIII.
- Ecoturismo e Natureza: O município é rico em biodiversidade, com manguezais, Mata Atlântica, rios e praias intocadas, com destaque para o Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
- Turismo Religioso: A festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, realizada em agosto, atrai milhares de fiéis de todo o Brasil.
- Em resumo, é um destino turístico bucólico e diversificado que combina história, cultura e natureza exuberante. Saiba o que fazer em Iguape SP!
Turismo em Iguape
Navegue por este post
- O que fazer em Iguape: Praias e Pontos turísticos
- Onde se hospedar em Iguape SP
- Onde fica Iguape: Como chegar
- Quando ir a Iguape SP
- Onde comer em Iguape SP
- Mapa de Iguape: Pontos turísticos
- O que visitar nos arredores
O que fazer em Iguape: Pontos turísticos além das praias
Centro histórico de Iguape
O conjunto histórico e paisagístico de Iguape, tombado pelo Iphan, em 2011, é o maior conjunto preservado de casario colonial do Estado de São Paulo, com diversas casas, casarões e igrejas em vielas estreitas de paralelepípedos.
Este patrimônio arquitetônico e paisagístico apresenta diversas características formais do urbanismo português. As construções remetem da época da mineração do ouro e da cultura do arroz, entre os séculos XVI e XIX.
Basílica Bom Jesus de Iguape
A Basílica Senhor Bom Jesus de Iguape e Nossa Senhora das Neves é um templo católico construído em pedra portuguesa, argamassa e óleo de baleia, entre os séculos XVIII e XIX.
O interior da igreja preserva várias imagens, entre elas as dos padroeiros do município, Nossa Senhora das Neves e Bom Jesus de Iguape. Na basílica também é possível visitar a Sala dos Milagres, com objetos deixados pelos devotos em agradecimento a graças alcançadas.
Praça da Basílica
Praça central da cidade, com um belo piso, alguns jardins e algumas árvores, que ganha importância, por estar em frente à igreja matriz de Iguape e rodeada por um belíssimo conjunto urbano de casas históricas em estilo português.
Igreja de São Benedito e praça Engenheiro Greenhalgh
A Igreja de São Benedito, santo de devoção dos negros, começou a ser construída por volta de 1872, uma igreja histórica de arquitetura simples. Em frente a ela fica a Praça Engenheiro Greenhalgh, conhecida por Praça de São Benedito, repleta de árvores.
Museu Municipal de Iguape
Localizado no Centro Histórico de Iguape e instalado no local onde foi a 1º Casa de Fundição de Ouro do Brasil, o museu apresenta uma exposição histórica com painéis gráficos, fotografias, documentos e objetos relacionados a escravatura e os Ciclos do Ouro e Arroz na região.
Horários de funcionamento: Todos os dias, das 09h às 17h30.
Mirante do Cristo
Localizado no Morro do Espia, o Mirante do Cristo Redentor é uma réplica do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, em menor tamanho. Do alto do morro se tem uma vista panorâmica da cidade de Iguape, do Mar pequeno e de Ilha Comprida.
O Mirante do Cristo de Iguape possui acesso íngreme pavimentado e a visitação é livre.
Parque da Fonte do Senhor
A Fonte do Senhor é uma nascente histórica situada em um parque urbano, pertencente ao Parque Florestal Municipal do Morro do Espia. Possui uma área de lazer com agradável com nascentes, árvores e áreas ajardinadas.
Parque Porto do Ribeira
Praça com alguns monumentos e parquinho infantil, localizado ao lado da Barragem do Valo Grande. O espaço de lazer e caminhadas é também um dos melhores lugares para apreciar o pôr do Sol na cidade, às margens do Rio Ribeira de Iguape.
Escultura em homenagem à Colônia katsura
Criada em 2013 pelo escultor Jonas Corrêa, a escultura representa os imigrantes japoneses que criaram a Colônia katsura/Jipovura. Foram os primeiros imigrantes que chegaram em 1913, tornando Iguape no berço da imigração japonesa no Brasil.
Ponte de pedestres do Rio Ribeira do Iguape
A cidade de Iguape é dividida em duas pelo Rio Ribeira e a ponte de pedestres é a única passagem do centro para o Bairro Rocio. A outra passagem do rio é somente na ponte rodoviária, bem mais distante. Com mais de 200 m de extensão a ponte elevada proporciona uma boa vista do rio e da cidade.
Praias de Iguape – Barra do Ribeira
O município de Iguape possui basicamente três praias:
- Praia do Leste: Mistura as águas do Rio Ribeira com o Mar pequeno, num cenário parecido com área de mangue.
- Praia de Barra do Ribeira: Praia com 6 km de extensão que te uma área deserta e outra que é a mais urbanizada entre as praias de Iguape.
- Praia da Jureia: A área preservada de praias desertas se inicia na Jureia e se estende por 35 km pelas praias de Rio Verde, Itacolomy e do Uma, até os limites com Peruíbe, em Barra do Uma.
Onde se hospedar em Iguape SP
A cidade histórica de Iguape SP conta com algumas opções de hospedagem nos arredores do centro. Outra opção é ficar em Ilha Comprida, cidade vizinha mais destinada a praias, que fica a apenas 5 km de distância.
Conheça algumas opções de hospedagem em Iguape:
Conheça algumas opções de hospedagem em Ilha Comprida:
- Toya Hotel – Nota: 9,4
- Arco Íris Pousada – Nota: 9,2
- Pousada Canto da Ilha – Nota: 8,9
Onde fica Iguape: Como chegar
Iguape fica no Sul do Litoral Paulista, às margens do Rio Ribeira de Iguape, no encontro com o Mar Pequeno, um braço de mar. Fica a 205 km da cidade de São Paulo, a 212 km de Santos, a 255 km de Curitiba e apenas 5 km da cidade de Ilha Comprida.
Clima de Iguape: Quando ir
De uma maneira geral, o verão (entre dezembro e março) é a melhor época para visitar e aproveitar para curtir as praias de Jureia e Ilha Comprida. Historicamente, o clima de Iguape apresenta as seguintes condições:
- Nos meses de verão (dezembro a março) as temperaturas costumam variar entre 24°C e 28°C e os volumes de chuva ficam próximas dos 150 mm.
- Nos meses de inverno (mio a agosto) as temperaturas costumam variar entre 17°C e 21°C e os volumes de chuva ficam próximas dos 100 mm.
- Nos demais meses as temperaturas e a pluviosidade ficam em uma média entre inverno e verão.
Onde comer em Iguape SP
De modo geral, a maior parte dos restaurantes e opções gastronômicas se concentra no centro histórico, nos arredores da praça da Basílica. Chegando lá, dê uma volta e escolha a opção que mais lhe agrade.
Mapa de Iguape: Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Iguape, como também, ter uma noção dos acessos às atrações.
O que visitar nos arredores
Ao visitar esse destino do Litoral Sul do estado de São Paulo aproveite para conhecer também as cidades vizinhas de Ilha Comprida e Cananéia. Um pouco mais distante, ainda no litoral, tem a cidade de Peruíbe e distante das praias, conheça a Caverna do Diabo e as Cavernas do Petar.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.