Ijuí
é uma cidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, conhecida por ser Terra das Culturas diversificadas, Terra das Fontes de Água Minerais e Portal das Missões.
Apesar da cidade de Ijuí não ser reconhecida como um destino turístico, há algumas atrações que merecem a visita. Neste post iremos mostrar os pontos turísticos de ijuí, tanto na área urbana como na área rural.
Situada a 328 metros do nível do mar, a cidade de Ijuí foi fundada em 19 de outubro de 1890 e tem hoje uma população estimada (2021) em 84 mil habitantes, município mais populoso do Noroeste do Estado.
Turismo em Ijuí
Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Ijuí RS
Navegue por este post
O que fazer em Ijuí: Pontos turísticos na cidade
Praça da República
A Praça Central a cidade é um lugar agradável para sentar à sombra e olhar o movimento. Na praça tem quiosque, anfiteatro, a Secretaria de Turismo, banheiros e monumentos. No centro da praça fica a loja de artesanatos da Associação dos Artesãos de Ijuí.
No entorno da praça fica a Igreja do Relógio (igreja luterana), a Paróquia Natividade, a Prefeitura Municipal e o prédio histórico do Clube Ijuí.
Paróquia da Natividade – Ijuí
A Paróquia Nossa Senhora da Natividade é a igreja matriz da cidade de Ijuí, situada em frente à Praça da República. Não é uma igreja grande, mas muito bem cuidada com bela pintura azul e branca.
As missas acontecem de terça a sábado, às 19h e aos domingos, às 8h30 e 19h.
Igreja Luterana de Ijuí
Iniciada em 1909 e inaugurada em 1914, a Igreja Evangélica de Ijuí é também conhecida como a Igreja do Relógio. Com o passar por inúmeras reformas. Em 1979, houve uma grande reforma para a comemoração dos 85 anos.
Entre 2011 e 2014 houve uma revitalização da igreja, para as comemorações do centenário de construção da Igreja Evangélica de Ijuí.
Prédio da prefeitura de Ijuí e Clube Ijuí
O prédio da prefeitura de Ijuí foi inaugurado em 1933 e o do Clube por volta de 1920. Juntos formam uma bela dupla arquitetônica, situados em frente à Praça da república, no centro da cidade.
Monumento o Pioneiro
O Monumento O Pioneiro foi criado em 1990 para marcar os 100 anos de fundação de Ijuí, homenageando os colonizadores que desbravaram o município.
A obra foi idealizada pelo arquiteto José Carlos (Zeca) Schirmer e representa o homem do campo representado por um lavrador. Fica no cruzamento entre a Rua Coronel Dico com a Avenida Getúlio Vargas.
Praça dos Imigrantes
A Praça dos Imigrantes fica no alto de um dos três morros que deram origem à criação da cidade de Ijuí. O nome é uma homenagem à forte predominância de imigrantes europeus que desbravaram o município.
A praça é bastante procurada por famílias que buscam um lugar de lazer e a sombra das árvores. Tem espaço para eventos e parquinho infantil. No canto da praça fica o Monumento O Pioneiro.
Parque da Pedreira
O Parque da Pedreira é o mais novo espaço de lazer da cidade de Ijuí, inaugurado em dezembro de 2021. São duas áreas (Parque Norte e Sul) situadas uma frente da outra, separadas pela rua 21 de Abril.
O lago da pedreira que era um local sujo e degradado foi todo revitalizado e ficou com um belo visual. Junto ao lago já foram construídas áreas cobertas com churrasqueiras, um deck de madeira e parquinho infantil.
Museu Antropológico Diretor Pestana
O museu antropológico Diretor Pestana constitui um centro de preservação da memória regional. Possui um acervo de aproximadamente 25 mil peças relacionadas ao índio pré-missioneiro encontradas na região.
O museu foi criado em 25 de maio de 1961, junto ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – FAFI, onde está instalado.
Abre de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
O que fazer em Ijuí: Pontos turísticos na zona rural
Parque da Fonte Ijuí
O Parque da Fonte Ijuí é um grande espaço verde de lazer que conta com área de camping, churrasqueiras, campos de futebol e mini golf, além de pousada com piscinas em meio à natureza.
No local fica a fábrica engarrafadora de água mineral Ijuí, conhecida nacionalmente. Fica a 12 km do centro da cidade.
Abre das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Usina Velha
Inaugurada em 1923 a Usina Velha é parte da história de Ijuí.
Foi projetada para atender as necessidades do município durante 10 anos, porém 5 anos depois já foi necessária a instalação de um segundo grupo gerador, instalado em 1932.
Suas instalações oferecem também um belo passeio oferecendo uma boa infraestrutura para receber os visitantes: quiosque, locomóvel, área de descanso, banheiros, estacionamento, e um mirante para apreciar a vista da queda de água com aproximadamente 11,20 m.
Em 2017, a Usina Velha foi desativada, quando se tornou um ponto turístico de Ijuí. Ao lado da usina passa o Rio Potribu que forma a Cascata Usina Velha que é acessada pela usina.
Distante apenas a 6 km da cidade, a usina e a cascata abrem à visitação, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Cascata Usina Velha
A Cascata da Usina Velha fica no Rio Potribu, próximo à Usina Velha. Tem em torno de 10 metros de altura e 30 metros de largura. Acima da queda há também uma pequena barragem.
O acesso é pelo portão da usina, que abre das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
Cascata Waslawick
Bonito queda d’água de bastante largura, porém, ambos os lados são de propriedade particular e não estão permitindo a visitação.
Realmente uma pena que este belo ponto turístico de Ijuí não possa ser visitado.
Colocamos no GPS do Maps e ao chegar lá, nos deparamos com o portão cadeado e ninguém para pedir autorização. Fica a 5,5 km do centro.
Cascata das Andorinhas
Outra bela queda d’água do Rio Potribu, a Cascata das Andorinhas fica na divisa dos municípios de Ijuí e Doutor Bozano. Durante o verão, as andorinhas fazem seus ninhos em baixo da cascata, o que originou sua denominação.
Lamentável que esta grande cachoeira também fique em propriedade particular, parte de uma usina, e a visitação não seja permitida.
Andamos 13km por estradas de terra para fazer a visitação e nos deparamos com o portão fechado. Havia uma casa próxima, mas buzinamos e ninguém apareceu.
Havaí Parque Aquático
O Havaí Parque Aquático oferece estrutura completa com camping, piscinas, rio, cabanas, churrasqueiras, lancheria e quadras de esportes.
Situado a 10km do centro o parque abre diariamente, das 9h às 22h, no verão. O melhor é sempre consultar a página oficial para se certificar.
Parque aquático arco íris
O Parque Aquático arco Íris oferece mais de 20 atrações para toda a família. Há 7 piscinas, algumas profundas para adultos, outras rasas para crianças. Há também diversos toboáguas, desde os mais moderados até os radicais.
Além da infraestrutura aquática há churrasqueiras, restaurante, lanchonete, quadras esportivas e pedalinho.
Fica a 9km do centro da cidade de Ijuí e abre todos os dias no verão, das 9h às 18h. Em outras épocas é bom consultar o site oficial do parque.
Mapa de Ijuí: Pontos turísticos
No mapa de Ijuí abaixo, é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos.
Quando ir a Ijuí – Rio Grande do Sul
Não há melhor ou pior época para visitar Ijuí. O município tem um clima subtropical úmido com chuvas bem distribuídas durante o ano. O média é de 15mm mensais, sendo outubro o mês mais chuvoso (240mm) e maio o que menos chove (100mm).
Em termos de eventos, o principal é a Expo-Ijuí, que acontece no mês de outubro no parque de exposições Wanderley Burmann. Na são expostos produtos do comércio, indústria, agropecuária, vestuário, artesanato.
Como chegar a Ijuí RS
Ijuí fica no Noroeste do Rio Grande do Sul, a 396km de Porto Alegre, a 175km de Santa Maria e 168km de Passo Fundo.
Para quem vem de longe as opções de aeroportos comerciais mais próximas são em Passo Fundo (168km) e Santa Maria (175km). Porém, o aeroporto de Porto Alegre costuma oferecer tarifas bem mais em conta.
Chegando por Porto Alegre, a melhor forma de chegar é alugar um carro. Traçando um roteiro é possível conhecer vários outras cidades do Rio Grande do Sul, no caminho e na região.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Onde ficar em Ijuí – Hotéis e pousadas
Em Ijuí, as principais opções de hospedagem estão localizadas ou no centro da cidade ou às margens da rodovia BR-285, que são os melhores lugares para ficar.
Segue algumas dicas de hotéis em Ijuí:
- Hotel Ijuí – Hotel mais bem avaliado na cidade situado no centro
- Vera Cruz hotel – Bom custo benefício situado bem no centro
- Hotel D’Nápoles – Opção mais económica em uma área tranquila
- Mais opções de hotéis na cidade
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Lembrando que temos na Praça da República uma loja de artesanato da Associação Dos Artesãos de Ijuí – Adai com ótimas opções de lembranças para nossos visitantes.
Esse Parque aquático Arco Íris não é em ijuí !!