Imigração na África do Sul: documentos e regras de viagem

Saiba como é a imigração na África do Sul com todas as dicas sobre as regras e documentos para ingressar no país a turismo.

Cidade do Cabo - África do Sul
Cidade do Cabo - África do Sul
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que precisa para passar a imigração na África do Sul. Confira a lista dos documentos necessários e as exigências impostas pelos agentes nos aeroportos sul africanos para ingressar de viagem no país.

Em geral, é simples para passar pela alfândega dos aeroportos na África do Sul, desde que se tenha a documentação necessária. Porém, o ideal é tomar algumas precauções para não ser barrado no aeroporto de chegada.

Para não correr o risco de estragar sua viagem por simples detalhes, preste atenção no que precisa para passar a imigração na África do Sul e viaje tranquilo para este país repleto de atrações incríveis.

Confira a lista de documentos para entrar na África do Sul e detalhes importantes.

Como é a Imigração na África do Sul

Independente se você passar antes em outro país do mundo, ao chegar no país, você deverá fazer imigração na África do Sul no aeroporto ou porto internacional de chegada.

Mas fique tranquilo, você não passará por nenhum perrengue ou problema, a imigração da África do Sul costuma ser tranquila, basta levar os documentos que iremos mencionar aqui.

Os dois principais aeroportos da África do Sul, por onde provavelmente você vai chegar são:

  • Aeroporto Internacional Oliver Tambo, localizado em Joanesburgo, a maior e principal cidade econômica do país.
  • Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, localizado em Cape Town, cidade mais turística da África do Sul.

As companhias aéreas que oferecem voos diretos de Guarulhos para a África do Sul, são a Latam (para Joanesburgo) e a South African (para Cidade do Cabo e Joanesburgo). Há outras companhias como a TAAG e a Ethiopian que tem voos com conexão, mais demorados.

Imigração na África do Sul
Área de imigração no aeroporto de Joanesburgo, África do Sul

Em minha viagem à África do Sul, entrei pelo aeroporto de Joanesburgo e saí pelo aeroporto da Cidade do Cabo e o processo foi rápido, conferiram apenas o passaporte, sem nada de complicações. Porém, já no aeroporto de Guarulhos a cia aérea solicitou o Certificado de Vacinação e comprovantes de hospedagem.

África do Sul precisa de visto?

Não!

A África do Sul não exige visto de brasileiros que viajam a turismo no país.

Quantos dias posso ficar na África do Sul como turista?

A imigração da África do Sul permite que os turistas fiquem por até 90 dias como turista sem precisar de visto.

Precisa de passaporte para entrar na África do Sul?

Sim!

É exigido que você tenha um passaporte válido por pelo menos mais 30 dias além da data em que você vai deixar o país. Precisa ter também no mínimo 2 folhas em branco no passaporte.

Aeroporto da Cidade do Cabo
Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo

Documentos para viajar à África do Sul

Há 2 documentos que são obrigatórios para entrar na África do Sul como turista, são, o passaporte e o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre Amarela.

Porém, há outros documentos pata viajar à África do Sul que poderão ser solicitados na imigração e é recomendado que você os leve, confira!

  • Passaporte (obrigatório).
  • Comprovante Internacional de Vacinação da Febre Amarela (obrigatório).
  • Comprovante de passagem de ida e volta (podem pedir).
  • Comprovantes de hospedagem (podem pedir).
  • Comprovantes de recursos econômicos para sua estadia (podem pedir).

Organize tudo numa pastinha para caso seja solicitado durante o processo de imigração na África do Sul.

Documentos para viajar à África do Sul: Passagem aérea e reserva de hospedagem

Guarde todos os bilhetes e comprovantes de compra de suas passagens de ida e volta.
O importante é comprovar que você já tem a passagem comprada, principalmente para a volta.

Documentos para viajar à África do Sul: Comprovantes de hospedagem

Tenha impresso ou salvo em seu celular os comprovantes de hospedagem ou de pacote de viagem para os dias que você vai ficar na África do Sul. Esses comprovantes são facilmente emitidos nos sites de reserva como o Booking, ou de seu pacote de viagem.

Atenção! Quem for se hospedar em casa de amigos ou familiares, precisa apresentar uma “carta convite”. Se tiver dúvidas saiba como é uma carta convite para viagem.

Documentos para viajar à África do Sul: Comprovante de recursos financeiros

Os agentes de fronteira poderão questionar o motivo da viagem, e se você tem dinheiro suficiente ou recursos para se manter durante o período da viagem.
O turista que visita a África do Sul não precisa comprovar uma quantidade exata de valor mínimo para ficar no país, mas é indispensável que você comprove que poderá pagar seus custos.
Você pode mostrar dinheiro em espécie (Euro ou Dólar) e ou cartão de crédito ou débito internacional.

Terei que mostrar todos esses documentos de certeza na imigração da África do Sul?

O passaporte terá que ser mostrado e carimbado, com toda certeza, como também o Comprovante de Vacinação da Febre Amarela. Já os outros documentos podem ou não ser solicitados no momento da imigração na África do Sul, ou até mesmo pela cia aérea antes do embarque, ainda no Brasil.

Nota! Minha passagem pela imigração foi tranquila, olharam e carimbaram apenas o passaporte. No entanto, no aeroporto de Guarulhos, antes do embarque, a cia aérea solicitou o Certificado de Vacinação e comprovante de hospedagem.

Aeroporto de Joanesburgo - África do Sul
Estátua de Nelson Mandela no Aeroporto de Joanesburgo

Seguro Viagem para África do Sul

O Seguro Viagem para África do Sul não é obrigatório, sendo assim, você não será barrado na fronteira se não tiver. Porém, é recomendado viajar para o exterior sem um Seguro Viagem.

O seguro viagem pode evitar grandes gastos em caso de necessidade de uso. Além do atendimento médico, o seguro é a garantia de que você terá auxílio em caso de contratempos com atraso de voo, extravio de bagagem, e problemas jurídicos. Problemas que podem te dar uma grande dor de cabeça se não estiver de posse de uma apólice.

O site da Seguros Promo compara preços de várias seguradoras simultaneamente, mostrando valores e coberturas de cada um.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

A África do Sul exige comprovante internacional de vacinação?

A África do Sul exige o Comprovante de Vacinação da Febre Amarela. Se você fez essa vacina, deve emitir o Certificado Internacional de Vacinação pelo site gov.br.

Dirigir na África do Sul: CNH brasileira vale na África do Sul?

Sim!

a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira é válida na África do Sul, desde que acompanhada da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Então, brasileiros que pretendam alugar um carro e dirigir na África do Sul necessitam emitir a PID (Permissão Internacional para Dirigir antes de viajar).

As rodovias da África do Sul em geral, são boas, algumas são auto estradas duplicadas, outras, simples. Alugar um carro pode ser uma boa ideia, se a intenção for de conhecer vários destinos

Atenção! Saiba que na África do Sul é mão inglesa, a direção é no lado direito do veículo, as marchas são feitas com a mão esquerda e você terá que transitar sempre pela esquerda, pode não ser tão fácil acostumar com isso rapidamente.

Levar dinheiro ou cartão de crédito?

Rand Sul Africano - Moeda da África do Sul
Rand Sul Africano – Moeda da África do Sul

A moeda oficial da África do Sul é o Rand Sul Africano. Quando fui (outubro de 2024), a cotação era de: 1 Real = 3 Rand. Os preços em geral são parecidos com os do Brasil.

É interessante ter as duas opções, nas cidades mais turísticas a grande maioria dos estabelecimentos aceita cartão de crédito internacional, mas é interessante ter dinheiro em espécie, para gorjetas e compras na rua.

Obs: Em minha viagem de 8 dias pela África do Sul troquei apenas 100 Dólares por Rands Sul Africanos na chegada, no aeroporto e foi suficiente. Usei bastante meu cartão de crédito.

E o que é mais vantajoso? Dinheiro vivo ou cartão?

Fazendo as contas dá elas por elas. A perda com o câmbio, por menor que seja, é sempre considerável. Ficou bem próximo aos 6,38% do IOF que é cobrado no cartão para pagamentos internacionais.

Mas vale ressaltar que o câmbio entre o Real e o Rand pode custar um valor bem alto e seja difícil achar lugares que efetuem essa troca. Baseado nisso, indicamos que primeiro você leve Euro ou Dólar para depois, finalmente fazer o câmbio para a libra turca na sua chegada ao país.

Muitos viajantes usam cartões multi-moedas como Wise, Nomad, etc…

Chip Internacional para África do Sul

Outro item muito importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, postar suas fotos, entre tantas outras necessidades.

Você tem duas opções:

Comprar um chip local ao chegar na África do Sul – É a opção mais barata se você for viajar somente dentro desse país. Mas, tem o contratempo de ter que encontrar uma loja física de chips para comprar e instalar.

Comprar um chip ou e-sim internacional – Melhor opção se sua viagem for se estender também para outros países, além de ser a opção mais cômoda. Deve ser encomendado com pelo menos 10 dias de antecedência ainda no Brasil para receber em casa se for chip físico e apenas 1 dias antes se for um chip virtual (e-sim).

Eu utilizei o e-sim Mundi da America Chip na África do Sul, assim como em outras viagens pela Europa e Estados Unidos. Os dados móveis na África do Sul são mais instáveis do que na Europa e EUA.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP MUNDI para África do Sul!

Conclusão sobre a Imigração na África do Sul

Dá um pouco de trabalho fazer a documentação e tomar as providências necessárias, que talvez nem seja cobrada, mas, o ideal é fazer tudo certinho para evitar perrengues.
Organize tudo numa pastinha fina e leve no compartimento de fora de sua mala. Leve os seguintes comprovantes:

  • Passaporte com validade de pelo menos 4 meses.
  • Apólice de Seguro Viagem.
  • Bilhete aéreo (ou recibo) de ida e volta. Ou de outro destino que vá seguir viagem.
  • Comprovante de reservas de hospedagem. Se for ficar em casa de amigos ou parentes, providencie uma carta convite, assinada por eles.
  • Comprovantes que mostrem que você tem dinheiro ou cartão de crédito para bancar a viagem.
  • Leve os comprovantes impressos e também salvos em seu e-mail e na memória do celular. Parece exagero, né, mas é melhor se prevenir para viajar tranquilo.

Para informações atualizadas e outras dúvidas consulte o site oficial do governo, pois algumas exigências podem mudar com o tempo.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Siga nosso Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here