Jaraguá do Sul
é uma importante cidade de Santa Catarina, conhecida como “Capital Nacional da Malha”. Localizada na região do vale do rio Itapocú, a apenas 30 m de altitude a cidade se espalha entre as montanhas.
Colonizada por imigrantes europeus, especialmente alemães, Jaraguá do Sul possui traços em sua arquitetura, que pode ser visto em várias casas em estilo enxaimel e também na cultura, costumes, culinária e musicalidade.
Enquanto os museus e prédios históricos contam a história dos colonizadores, os parques e praças, como o parque Malwe, são as opções de lazer. Fora da cidade o Morro da Boa Vista e a Chiesetta Alpina são os melhores mirantes no topo das montanhas.
História de Jaraguá do Sul SC
Fundada em 25 de julho de 1876, Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, foi colonizada por alemães, húngaros, poloneses e italianos. A origem do nome da cidade vem do tupi-guarani e significa “Vale do Senhor”.
Hoje a cidade de Jaraguá do Sul tem em torno de 180 mil habitantes e se destaca por suas inúmeras indústrias nos setores metal-mecânico e de confecções, como a WEG e a Marwel.
Turismo em Jaraguá do Sul SC
Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar e O que fazer em Jaraguá do Sul
Navegue pelo post
- Quando ir
- Como chegar
- Onde se hospedar
- O que fazer em Jaraguá
- Pontos turísticos
- Mapa dos pontos turísticos
- Onde comer
Quando ir a Jaraguá do Sul – Santa Catarina
Por se situar em um vale entre montanhas, o clima de Jaraguá do Sul é mais quente em relação a cidades vizinhas que ficam em cima da serra. As temperaturas médias costumam variar de 15°C a 25°C.
As chuvas são bem distribuídas durante o ano, com maior incidência nos meses de verão, especialmente janeiro e fevereiro. Os meses de abril até agosto são os menos chuvosos, com média de 100mm mensal.
Dá para fazer turismo em Jaraguá do Sul em qualquer época do ano, porém há algumas festas distribuídas durante o ano que podem tornar ainda mais interessante sua visita, confira!
Schützenfest
A Festa dos Atiradores (em alemão) resgata as tradições germânicas dos clubes de caça e tiro. São 10 dias de festa com competições de tiro, bailes, desfiles, apresentações folclóricas e comidas típicas.
A Schützenfest acontecesempre no mês de outubro.
https://www.facebook.com/OficialSchutzenfest
Festival de Música de Santa Catarina (Femusc)
São dezenas de apresentações abertas ao público, incluindo uma verão infantil e encontro de bandas.
O festival de música acontece sempre em janeiro.
www.femusc.com.br
Encontro Cultural das Etnias
Comemorado junto ao aniversário do município de Jaraguá do Sul, é uma festa que envolve gastronomia típica das culturas alemã, húngara, italiana, africana e polonesa, além de apresentações culturais e desfiles.
Acontece no mês de julho.
Onde fica Jaraguá do Sul: Como chegar
Jaraguá do Sul fica em uma planície de baixa altitude entre montanhas no Nordeste de Santa Catarina, entre as cidades de Blumenau e Joinville.
Para quem vai chegar de avião, os aeroportos mais próximos são o de Joinville (53 km), o aeroporto de Curitiba (149 km) e aeroporto de Florianópolis (201 km).
O principal acesso rodoviário é a BR-280 que se conecta à BR-116 em Mafra e também com Joinville e a BR-101, no sentido contrário. Já a SC-110, conecta a Pomerode, Timbó e Blumenau ao Sul.
Chegando por um dos aeroportos, o ideal é alugar um carro para explorar os pontos turísticos de Jaraguá do Sul e fazer um roteiro pela região.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Onde ficar em Jaraguá do Sul – Hotéis e pousadas
A cidade conta com ótimas opões de hospedagem, localizadas principalmente no centro da cidade e proximidades.
Consideramos o centro a melhor localização para se hospedar em Jaraguá do Sul, porém a cidade, apesar de espalhada não é tão grande e ficando um pouco mais afastado não será um problema.
Confira algumas opções de hotéis em diferentes padrões:
- Mercure Jaraguá – Opção confortável
- Barra Velha Whille hotel – Ótimo custo benefício, onde ficamos hospedados
- Pousada Central Nany – Opção econômica
- Mais opções de hotéis na cidade
O que fazer em Jaraguá do Sul
- Entre os parques e praças, os destaques ficam para o Parque Malwe e o Parque Via Verde, duas grandes áreas verdes.
- O centro é repleto de museus e construções de bela arquitetura, algumas em enxaimel como o centro de informações turísticas.
- Subindo as montanhas, chega-se a Chiesetta Alpina, uma igreja junto a um mirante com uma imperdível vista da cidade.
- Nos arredores desbrave as cachoeiras de Corupá e outras cidades interessantes como Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil.
Na sequência iremos mostrar cada um dos pontos turísticos de Jaraguá do Sul.
Pontos turísticos de Jaraguá do Sul: Parques e praças
Parque Malwee
O Parque Malwee é a principal área verde da cidade de Jaraguá do Sul SC. Inaugurado em 1978, o parque foi criado pelo fundador da empresa Malwee (malhas e camisetas) como uma grande área de preservação.
A área do parque compreende uma reserva ambiental, com lagos, plantas exóticas, um labirinto, espaços para prática de esportes, churrasqueiras, museus, restaurantes, e muito mais.
O restaurante típico situado dentro do parque é um dos melhores para comer em Jaraguá do Sul.
Abre todos os dias das 07h às 17h30. Entrada gratuita.
Parque Via Verde
Criado recentemente, o parque Via Verde ocupa uma das margens do Rio Itapocú em uma extensão de 1,5 km. A orla toda gramada conta com pistas de caminhada e ciclovia.
Na área mais larga o parque oferece várias opções para diversão e prática de esportes, com parquinho infantil, quadras de futebol e vôlei de areia, pista de skate, academia ao ar livre, dois banheiros e uma concha acústica para apresentações artísticas.
Praça dos Imigrantes
Na Praça dos Imigrantes fica o Centro de informações turísticas de Jaraguá do Sul, instalado em uma bela construção enxaimel alemã.
Na mesma praça fica a Casa do Colonizador, um museu cercado de grades onde estão expostos antigos utensílios agrícolas utilizados na época da colonização da cidade.
Estação ferroviária de Jaraguá do Sul
Construída em 1909, o espaço funcionou como estação ferroviária e depósito de cargas até 1943, tendo sido depois, considerado o maior depósito ferroviário do estado de Santa Catarina.
Na década de 1990 abrigou o Museu do Expedicionário, em 1998 foi tombada pela FCC e em 2008 foi restaurada. Atualmente o prédio abriga a Biblioteca Pública Municipal “Rui Barbosa”.
O local é rodeado de uma bela praça e às margens do trilho são acompanhadas de calçadas para pedestres.
Praça dos Expedicionários
Inaugurada em 1944, a Praça dos Expedicionários se localiza em frente à antiga rodoviária de Jaraguá do Sul, onde hoje funciona o Museu da Paz.
Esse nome foi dado à praça em homenagem aos pracinhas da cidade e região, que combateram na Segunda Guerra Mundial.
Praça Ângelo Piazera (Marco Zero de Jaraguá do Sul)
Na praça Ângelo Piazera fica o Marco Zero da cidade de Jaraguá do Sul, além de outros monumentos, além de quatro postes originais da década de 1940.
O Marco Zero é constituído de um bloco de concreto com cerca de 50 cm de altura e de formato semi piramidal e um mosaico da Rosa dos Ventos indicando os pontos cardeais.
Em frente à praça fica o Museu histórico Emílio da Silva.
Pontos turísticos de Jaraguá do Sul: Mirantes
Chiesetta Alpina
Chiesetta Alpina é uma pequena igreja erguida no alto de uma montanha, de onde se tem uma espetacular vista da cidade. A capela consagrada ao Cristo dos Alpes foi inspirada na Igreja de São Simão, da Província de Belluno, de onde vieram muitos imigrantes.
A Chiesetta Alpina está aberta para visitação de terça a domingo, das 08h às 18h.
O pátio em frente à igreja funciona como um mirante da cidade. Para fotos da igreja com a cidade ao fundo basta subir no morrinho que fica ao lado da estrada que leva ao Morro da Boa Vista.
Fica a 6,5 km do centro e o caminho é todo pavimentado com concreto.
Morro Boa Vista (Morro das Antenas)
O Morro Boa Vista possui três picos: Morro das Antenas com 896m de altura, Morro do Meio com 824m e o Pico Jaraguá com 926m.
No alto do morro, logo depois das antenas, há uma área plana com uma rampa de voo livre, local de decolagens de parapente e de asa delta, palco de competições estaduais e nacionais. O local não possui infraestrutura alguma.
O Morro das Antenas fica a 8 km saindo do centro da cidade. Até a Chiesetta Alpina (6,5 km) o caminho é todo pavimentado com concreto. Os últimos 1,4 km são de terra, acessível somente com 4×4.
A passagem pela fazenda é liberada diariamente das 6h às 18h horas, sem necessidade de autorização. O Pico Jaraguá e o Morro do Meio não possuem acesso público.
Pontos turísticos de Jaraguá do Sul: Museus
Museu histórico Emílio da Silva
O prédio do museu possui dois pavimentos e foi inaugurado em 1944, na época, para abrigar a Prefeitura e tombado recentemente, em 2012. O Museu foi criado em 1971, mas somente em 2001 passou a ocupar este prédio.
O acervo do museu está distribuído em salas temáticas que retratam a memória, os costumes e as tradições trazidas pelos colonizadores de Jaraguá do Sul.
O acervo é composto principalmente de fotografias, equipamentos fotográficos, instrumentos musicais, objetos religiosos, entre outros. O piso superior do museu é destinado às exposições temporárias.
Horário: Segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30 – Sábado, das 9 às 12 horas.
O museu fica em frente à Praça Ângelo e ao Marco Zero da cidade.
Museu WEG
O Museu WEG guarda o acervo da fábrica de motores elétricos WEG, companhia reconhecida mundialmente. Além do acervo, o museu oferece a possibilidade de conhecer desde os processos geradores de energia até suas aplicações no cotidiano.
Experiências levam você a entender a complexidade das operações envolvidas no simples ato de acender uma lâmpada.
Abre de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita.
Museu da Paz
O Museu da Paz guarda um acervo relacionado às duas grandes guerras mundiais que assolaram o mundo ocidental no transcorrer do século XX.
Seu acervo almeja difundir a memória e a identidade da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no combate em defesa da paz.
Abre de segunda a sexta, das 07h30 às 17h – Sábado das 08h30 às 12h30.
Fica ao lado da estação ferroviária, no prédio da antiga rodoviária de Jaraguá do Sul.
Museu Wolfgang Weege – Museu da Malwe
O Museu Wolfgang Weege é composto por dois museus e um espaço de cultura: o Museu II, uma casa no estilo enxaimel construída em 1938; o Museu I, uma casa no estilo colonial construída em 1945.
- O Museu I possui um acervo indígena e os fragmentos arqueológicos encontrados na região. Possui também objetos de meios de comunicação, relógios, acessórios diversos, minerais, entre outros.
- O Museu II possui uma coleção de moedas e cédulas de mais de 50 países e com uma coletânea de equipamentos que contam o desenvolvimento da telefonia e da informática.
- O Espaço de Cultura Popular Bertha Weege abriga equipamentos agrícolas, meios de transporte e maquinários antigos, como bicicletas, carroças, motocicletas, entre outros.
Abre de terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Nos feriados, das 13h às 17h.
Fica dentro das dependências do Parque Malwe.
O que fazer em Jaraguá do Sul: Igrejas
Igreja matriz São Sebastião
A atual igreja matriz São Sebastião foi inaugurada em 1962 no local da antiga igreja demolida em 1957.
Junto com o colégio marista que fica ao lado, os dois prédios formam um belo cenário.
Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Localizada no distrito de Nereu Ramos, a 10 km do centro de Jaraguá do Sul, a igreja da Paróquia Nossa Senhora do Rosário é belíssima. A igreja se originou a partir dos esforços do Padre Aloisio Sebastião Boeing, um ícone para a comunidade local.
Noviciado Nossa Senhora de Fátima
A casa do Noviciado Nossa Senhora de Fátima também foi um projeto do Padre Aloisio Boeing, que foi mestre de noviços por 24 anos. Inaugurada em 1956, a casa de Jaraguá do Sul sempre acolheu os noviços da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
Vale a pena dar uma passada no local para conhecer o belo prédio situado ao lado de um lago.
Outros pontos turísticos em Jaraguá do Sul SC
Portal turístico de Jaraguá do Sul
O Portal Turístico Germânico Heinz Bartel foi construído em homenagem a forte presença da colonização alemã na região. O local que funciona como um Centro de Atendimento ao Turista é ponto de fotos para quem está chegando na cidade vindo de Blumenau e Pomerode.
Conjunto Rural de Rio da Luz
O Vale do Rio da Luz é uma localidade situada na zona rural do município de Jaraguá do Sul. O Conjunto Rural de Rio da Luz com várias casas e construções em estilo alemão enxaimel, foi tombado pelo IPHAN em setembro de 2015.
O enxaimel é uma técnica construtiva artesanal, que utiliza o esqueleto de madeira com peças encaixadas entre si e fixadas através de tarugos de madeira. Telhados bastante inclinados e detalhes das varandas e esquadrias dão charme às edificações.
Teatro Scar
Construído em 2003 o teatro SCAR oferece um dos mais completos centros culturais do Brasil. Possui uma área construída de 10 mil m², distribuídos em 6 andares, o prédio é dotado de climatização e conforto térmico, elevadores e rampas de acesso.
O prédio possui pinturas externas e uma infraestrutura exemplar em seu interior, visando preservar, desenvolver e estimular os valores culturais e artísticos da comunidade.
Abre de segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábado das 8h às 12h.
Arena Jaraguá
Inaugurada em 2007 a Arena Jaraguá é uma das maiores arenas multiuso do Brasil. Com 20.640m² de área construída, a Arena foi projetada para receber grandes eventos, principalmente esportivos, mas também, feiras, congressos, shows musicais e eventos culturais.
A Arena Jaraguá já recebeu inclusive um evento da maior organização de MMA do planeta, o UFC no dia 18 de maio de 2013 no evento UFC on FX, tendo Belfort x Rockhold na luta principal.
Parque aquático Krause
O Parque aquático Krause é um bom local para se refrescar no verão. Conta com 3 piscinas, toboáguas e uma boa área verde. Possui infraestrutura com amplo estacionamento, churrasqueiras, vários banheiros, lanchonete e restaurante.
Fica a 5 km do centro em uma área cercada de verde. Os últimos 500 metros são de estrada de terra.
Abre aos sábados e domingos, das 9h às 19h.
Mapa de Jaraguá do Sul: Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível localizar cada um dos pontos turísticos de Jaraguá do Sul para facilitar seu roteiro na cidade.
Onde comer em Jaraguá do Sul: Dica de restaurante
Ficamos apenas um dia na cidade e não tivemos a oportunidade de experimentar várias opções. Porém, almoçamos no restaurante típico alemão General Kuster, localizado no interior do parque Malwe e adoramos.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Cara, seu post é um dos melhores que já vi sobre minha cidade. Permita-me sugerir a adição de um ponto turístico: Pico Malwee. Fica próximo do Parque Malwee e abriu em 2020. É uma baita atração aqui pra nós, pelo acesso ser mais fácil e menos penoso que o Morro da Antena, por exemplo. No mais, excelente guia das atrações da cidade!
Obrigado pela dica e pelo feedback José!