Joinville
está localizada no nordeste de Santa Catarina e é a maior cidade do estado, com cerca de 500 mil habitantes, onde se concentra um grande polo industrial do sul do país.
Apesar de não são ser uma cidade tão conhecida pelo turismo, em Joinville os turistas podem encontrar diversas atrações e manifestações culturais.
Lá acontece o famoso Festival de Dança de Joinville (o maior do mundo), a Festa das Tradições, a Escola de Teatro Bolshoi (única fora da Rússia), além de diversos museus.
Além dos diversos pontos turístico, a cidade de Joinville fica próxima de São Francisco do Sul, destino de atrações históricas e também de belas praias.
Veja o que fazer em Joinville. Conheça um pouco da cidade e seus pontos turísticos.
Quando ir a Joinville – Santa Catarina
Joinville é uma cidade para ser visitada em qualquer época do ano. Apesar de estar situada na região Sul não faz frio na cidade.
- Indo no verão é possível aproveitar também as praias das cidades vizinhas, como São Francisco do Sul, Barra Velha e Itapoá. Porém os meses de verão são os mais chuvosos.
- O Festival de Dança de Joinville (maior do mundo em número de participantes) acontece sempre a partir da segunda quinzena de julho.
- A Festa das Flores acontece sempre no mês de novembro e inclui apresentações de músicas e danças, praça gastronômica.
Como chegar em Joinville SC
Joinville se localiza no Nordeste do estado de Santa Catarina, quase na divisa como o Paraná. Fica a 186 km de Florianópolis, 102 km de Balneário Camboriú e 128 km de Curitiba.
Para quem chega de carro tanto pelo Sul como pelo Norte, o acesso é pela BR-101, rodovia duplicada que corta a cidade.
Também é possível chegar de avião através aeroporto de Joinville Lauro Carneiro de Loyola, situado a 13 km do centro da cidade.
Onde ficar em Joinville
Joinville é uma cidade espalhada ampla e com isso oferece boas opções de hotéis espalhados por toda a cidade. Porém, o centro e a região que acompanha o rio cachoeira é a que concentra mais opções.
Confira algumas dicas de opções com ótimo custo benefício para se hospedar em Joinville:
- Hotel Germânia – Nota: 9,3 – No centro
- Hotel Sabrina – Nota: 8,7 – No centro
- Confort Hotel Joinville – Nota: 8,7 – No centro
- Veja mais opções de hotéis na cidade
Pontos turísticos Joinville: O que fazer na cidade
Pórtico de Joinville
A principal entrada de Joinville oferece um belo pórtico em estilo enxaimel, influenciado pelas culturas germânica e holandesa. A lado do portal fica o moinho, com sua belíssima arquitetura, onde funciona um restaurante.
O local também é a sede da Secretaria Municipal de Turismo.
Mercado Público de Joinville
Fundado em 1907, ainda mantém sua arquitetura no estilo enxaimel. Conta com lanchonetes, restaurantes, artesanatos, produtos naturais, verdureira, açougue e principalmente um peixaria.
Se estiver por perto na hora do almoço é um bom lugar para comer em Joinville.
Rua das Palmeiras
Vindas do Rio de Janeiro em 1873, as 52 mudas de palmeiras, hoje bastante altas, formam o cartão-postal da cidade de Joinville.
Plantadas no jardim de entrada do Palácio dos Príncipes, a exuberância e a altura das palmeiras impressiona os visitantes no centro da cidade.
Na rua entre as palmeiras há jardins e um caminho para pedestres. No final da rua fica o Museu da Imigração.
Mirante Morro da Boa Vista
Situado no topo do Morro do Boa Vista o mirante com 250 m de altura oferece a mais bela vista panorâmica da cidade, da baía da Babitonga e de São Francisco do Sul.
O atrativo tem acesso livre ao público, porém não é permitido subir de carro. A caminhada da área de estacionamento até o mirante é de 2,2 km (4,4 km ida e volta) de subida.
Centro de Eventos Cau Hansen
Construído para abrigar eventos de grande porte, o Centro de eventos Cau Hansen é a primeira arena multiuso da América Latina. Sua arquitetura foi inspirada nas antigas arenas greco-romanas.
O local suporta eventos dos mais variados públicos e modalidades, desde shows a eventos esportivos, com capacidade para 140 mil pessoas.
No local funciona também a sede da escola de Teatro Bolshoi e é onde acontece o famoso Festival de Dança de Joinville.
Catedral de Joinville
A catedral São Francisco Xavier de Joinville possui um estilo arquitetônico diferenciado. Possui 2 cúpulas no formato de concha, 12 colunas de sustentação, 20 vitrais que enaltecem o poder de Deus e os ensinamentos da igreja.
Mesmo para os não católicos, a beleza arquitetônica desta obra modernista da década de 1960/70 é digna de admiração. Fica bem no centro da cidade.
Arena Joinville
O estádio onde joga o Joinville pertence ao município, teve sua primeira etapa inaugurada em 2004, a segunda em 2007, na partida Joinville 4×3 Atlético Paranaense.
Conta hoje com capacidade para 22.400 e será novamente expandida no futuro para 30 mil pessoas.
Parque Expoville
O Complexo Expoville é um local projetado especialmente para grandes eventos. Localizado às margens da BR-101, próximo ao pórtico de entrada de Joinville, tem atualmente 360 mil m² ao todo e 25,6 mil m de área construída.
Parque Zoobotânico
Inaugurado em 1995 o parque compreende uma área de 100 km² e conta com um espaço de preservação da mata atlântica na zona urbana de Joinville.
O parque conta também com um mini zoo com aproximadamente 200 animais de diferentes espécies. Há ainda quiosques em pontos estratégicos, playground, trilhas e auditório para eventos.
Museus de Joinville
Estação da Memória (Ferroviária)
Restaurada em 2007, a antiga Estação Ferroviária de Joinville é um espaço com belíssima arquitetura, fiel à época em que foi construída, em 1906.
Atualmente conhecida como Estação da Memória, o espaço fornece opções culturais, de turismo e lazer para a cidade, com exposições sobre a história joinvilense.
O local abriga: Museu da Bicicleta, Estande de turismo receptivo, Museu Regional do Transporte, Memorial da Estação Ferroviária, Auditório para Educação Patrimonial.
Museu do Bombeiro
Único espaço dedicado à preservação da história da atividade da corporação dos bombeiros do país. Fica anexo ao Corpo de Bombeiros e apresenta mais de 170 peças que mostram parte da trajetória da organização catarinense, a mais antiga do país no gênero voluntário.
O Museu Nacional de Imigração e Colonização (Palácio dos Príncipes)
O museu registra a memória da imigração e colonização do sul do Brasil desde 09 de março de 1851. O prédio é decorado com móveis e utensílios da época. Fica em frente à Rua das Palmeiras.
Museu Arqueológico do Sambaqui
O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville preserva um acervo com o patrimônio arqueológico dos povos construtores de sambaquis, que viveram na região há mais de 5 mil anos.
Seu acervo possui cerca de 45 mil artefatos que evidenciam a cultura e o estilo de vida do povo.
Horário de visitação: De terça a domingo, das 10h às 16h.
O que fazer em Joinville nos arredores
Estrada Dona Francisca
Como elo de ligação entre as cidades de Joinville, Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho, a Estrada Dona Francisca existe desde a colonização da região.
Seu trajeto sinuoso contém belos cenários naturais, boa iluminação, e vários estabelecimentos. Há floriculturas, lojas de artesanato, restaurantes com gastronomia típica, pousadas e mirantes, entre outros atrativos.
Saiba mais sobre a Serra Dona Francisca
Estrada Bonita
A estrada leva a pequenas e bem cuidadas propriedades de moradores basicamente descendentes de alemães, comerciantes de produtos coloniais.
No roteiro estão incluídos encantos de lazer, como lagos para pescaria, trilhas e riachos, além de hospedagem e locais para a realização de eventos.
Estrada do Quiriri
Localizada no distrito de Pirabeiraba, ao pé da Serra Dona Francisca, a estrada do Quiriri é cortada e margeada por belos rios e riachos.
Nas proximidades da serra encontram-se diversas quedas e nascentes d’água. A natureza preservada, os parques aquáticos, os pesque-pagues e as casas históricas de estilo europeu são destaque da estrada.
Cascata de Piraí
A Cascata do Piraí fica na parte mais afastada da rua XV de Novembro. Além da cachoeira as belíssimas paisagens são praticamente intocadas pelo homem.
A região do Vila Nova contém arrozeiras fascinantes e uma vista aberta da serra do mar, além de corredeiras e cachoeiras cobertas pela mata atlântica.
No local fica também o Parque Aquático cascata Piraí.
Eventos de Joinville
Festival de Dança de Joinville
O Festival de Dança de Joinville acontece no mês de julho e traz para a cidade desde 1983 bailarinos e coreógrafos de todos os cantos do país e do mundo, além de um público apaixonado pela dança.
Foi considerado em 2005 pelo Guinness Book o maior festival de dança do mundo. O evento tem como sede atual o Centro de Eventos Cau Hansen.
Festa das Flores
Além da exposição de flores, há atrações e oficinas artísticas e culturais, com apresentação de grupos de dança e bandas típicas, a eleição da rainha da festa e o mercado de plantas e flores.
Veja também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Olá, tudo bem?
Gostei muito do conteúdo do seu blog, muito útil e bem organizado!
Sem duvidas Joinville é roteiro certo em minhas férias ja queria visitar antes, mas depois de ver essa matéria estou ainda mais ansioso.