José Boiteux
é um município do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, que se destaca por suas belas cachoeiras espalhadas pela zona rural.
Entre as várias cachoeiras de José Boiteux, três delas merecem ser destacadas por sua grande beleza natural: Cachoeira do Rio Laeisz, Cachoeira Wiegand e Cachoeira do Encontro.
O município de José Boiteux SC é conhecido também por abrigar a Reserva Indígena Duque de Caxias, além da Barragem Norte, construída com o objetivo de diminuir o efeito das eventuais enchentes no Vale do Itajaí.
Neste post iremos mostrar como são as Cachoeiras de José Boiteux, assim como dar algumas dicas da cidade e da região.
Turismo em José Boiteux SC
Navegue por este post
- Sobre José Boiteux SC
- Cachoeiras de José Boiteux
- Outros pontos turísticos em José Boiteux
- Mapa de José Boiteux: pontos turísticos
- Como chegar em José Boiteux SC
- Onde se hospedar
José Boiteux – Santa Catarina
A cidade de José Boiteux tem pouco menos de 5 mil habitantes situada a uma altitude de 240 metros. Recebeu este nome em homenagem ao escritor e político catarinense José Arthur Boiteux.
A região foi colonizada por alemães a partir de 1897, sendo que o município foi emancipado de Ibirama, somente em 1989.
Habitada por índios Xokleng, kaingang e guarani, a região foi palco de vários conflitos por terras entre os colonos alemães e os indígenas. Então, em 1926 foi criada a área indígena Ibirama-La Klãnõ, que abrange parte do território municipal. Hoje, 12,3% da população do município são indígenas.
Cachoeiras de José Boiteux SC
Os destaques turísticos de José Boitex são mesmo as três principais cachoeiras e a Barragem Norte. Além disso há outras atrações menos expressivas, como o Camping das Cachoeiras, a Igreja São Roque e a Tartaruga Gigante.
Cachoeira do Rio Laeisz
A cachoeira do Rio Laeisz é a mais impressionante e maior entre as cachoeiras de José Boiteux. A queda despenca no início do cânion do Rio Laeisz e sua altura aproximada é de uns 40 metros.
A cachoeira e os paredões do cânion formam um cenário belíssimo. Abaixo da queda forma-se uma piscina natural que começa bem baixinha e fica bem profunda abaixo da queda.
O nome do Rio Laeisz foi dado em 1897 em homenagem ao conselheiro da colônia, Carl Ferdinand Laeisz, Presidente da Câmara de Comércio de Hamburgo.
Como chegar
A Cachoeira do Rio Laeisz é acessível através de uma trilha de 0,6 km de extensão (1,2 km ida e volta), porém o caminho é íngreme, com muitas pedras e travessias de rio, que acaba se tornando cansativo.
O grau de dificuldade é moderado pelo fato de precisar descer escadas, atravessar o rio algumas vezes entre grandes pedras. Em alguns lugares também é preciso descer agarrado em raízes e cordas devido ao desnível.
É preciso tomar bastante cuidado que as pedras no caminho são bem lisas, devido à alta umidade do lugar, por quase não pegar sol. A travessia do rio em alguns lugares é inevitável, sendo necessário se molhar até a altura do joelho.
Fica a 7 km do centro da cidade. Para encontrar a localização, basta colocar o nome da cachoeira no GPS.
Cachoeira do Rio Wiegand 1
A belíssima Cachoeira Wiegand tem cerca de 20 metros de altura. Seus destaques são a plataforma natural de pedra, o jacuzzi natural (na parte superior) e o fato de poder entrar atrás da queda (na parte inferior).
Esta Cachoeira de José Boiteux é uma das melhores para fotos, com as pessoas em sua plataforma natural, acima da queda. Porém é preciso tomar cuidado e não se aproximar muito da borda.
O Rio Wiegand foi nomeado em homenagem a Heinrich Wiegand, diretor da companhia de navegação transatlântica.
Como chegar
Há duas trilhas (uma para a parte de cima e outra na parte de baixo). Ambas são trilhas curtas com extensão de 200 metros (400 m ida e volta cada). O acesso à parte de baixo é facilitado por escadarias e corrimões rústicos.
Fica a 16 km do centro da cidade. Veja a localização no mapa no final do post.
Cachoeira do Rio Wiegand 2
A Cachoeira do Rio Wiegand 2 fica 5 km rio abaixo. Tem menos da metade da altura e não é tão bela como a outra. Vale a pena a parada para fotos pela facilidade de acesso.
Como chegar
Fica na beira da estrada que leva à cachoeira 1 e ao camping das cachoeiras.
Fica a 11 km do centro da cidade.
Cachoeira do Encontro
Imaginem dois rios que se encontram formando duas cachoeiras, lado a lado, que despencam num mesmo poço. Assim é a Cachoeira do Encontro em José Boiteux.
As duas quedas são formadas por rios diferentes, que caem separadas, em uma mesma parede rochosa. A partir daí se inicia o Rio Laeisz, mesmo rio que 5 km rio abaixo forma o Cânion do Rio Laeisz e a cachoeira.
A piscina natural desta cachoeira é um ótimo local para banho, pois é pouco profunda. Um pouco abaixo há também outra pequena queda, também com piscina natural.
Como chegar
O acesso é por propriedade particular com uma caminhada com cerca de 700 m (1,4 km) ida e volta.
Fica a 11 km do centro da cidade. Ver localização no mapa abaixo.
Outros pontos turísticos de José Boiteux SC
Barragem Norte de José Boiteux
Inaugurada em 1992, a Barragem Norte é a maior barragem de contenção de cheias de Santa Catarina, com o volume de 357 milhões de metros cúbicos.
A Barragem tem aproximadamente 60 m de altura e 400 m de comprimento. Tem a função de segurar as águas de eventuais cheias para minimizar o impacto de enchentes recorrentes no vale do Itajaí.
Se localiza no curso do Rio Hercílio (Itajaí do Norte), no município de José Boiteux, próximo à reservas indígenas.
Pórtico de José Boiteux
O postal da cidade fica em frente à prefeitura de José Boiteux SC. Possui um estilo enxaimel alemão e fica no acesso principal pavimentada, para quem vem de Presidente Getúlio ou Ibirama.
Igreja de São Sebastião
A igreja paroquial de São Sebastião se destaca por estar localizada em uma área alta e oferecer uma vista panorâmica da cidade. Com coloração verde, oferece acesso por uma escadaria na frente ou de carro contornando pela parte de trás.
Mapa de José Boiteux: pontos turísticos
O mapa abaixo mostra a localização de cada uma das cachoeiras.
Como chegar a José Boiteux
A cidade de José Boiteux fica a 16 km de Presidente Getúlio, 47 km de Rio do Sul e 98 km de Blumenau.
O acesso pavimentado é pela rodovia SC-340 que se conecta com a BR-470, passando por Ibirama, e depois pela Avenida Missler e SC Pedro Moser por mais 12 km até Boiteux.
As principais cachoeiras e atrações ficam num raio de 15 km com acesso por estradas de chão batido em boas condições.
Onde ficar em José Boiteux e região
A cidade não oferece boa estrutura turística e não há hotéis na cidade. Há hotéis em Presidente Getúlio e Ibirama, porém a cidade com mais estrutura, com várias opções de hotéis é Rio do Sul, situada a 47 km.
Segue algumas dicas de hotéis em Rio do Sul, bem avaliados pelos hóspedes, com preços razoáveis:
- Aliança Express – Nota: 8,9 – No centro com ótimo custo benefício
- Hotel Ferrari – Nota: 7,9 – No centro com economia
- Hotel Bergozza – Nota: 8,6 – Na BR-470 com ótimo custo benefício
- Mais opções de hotéis na cidade
Para quem gosta de acampar, o camping das cachoeiras do rio Wiegand é a melhor opção.
O camping oferece boa estrutura com chalés rústicos, churrasqueiras, mesas, pias, banheiro limpo, chuveiro com água quente e lanchonete.
O chalé custa R$50 por pessoa e para acampar com barraca, custa R$30 por pessoa.
Fica s 3 km depois da cachoeira do Rio Wiegand 1, a 19 km da cidade.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.