Maquiné
é uma pequena cidade do Nordeste do Rio Grande do Sul que se destaca no turismo pelas belas cachoeiras, situadas no distrito de Barra do Ouro.
Entre as cachoeiras em Maquiné, as mais conhecidas são a Cascata do Garapiá e a Cascata da Forqueta, na Barra do Ouro. Mas tem também a Cachoeira do Escangalhado e a gigantesca Cascata da Água Branca, com 259m de altura e difícil acesso.
Além das cachoeiras espalhadas pelo município de Maquiné RS, há outras atrações, como o balneário municipal, o Poço Verde e as várias pontes e pinguelas nas frequentes travessias de rio pelas estradas da zona rural da Barra do Ouro.
A cidade de Maquiné RS está a uma altitude de apenas 12 metros, foi emancipada em 1992 e tem uma população de aproximadamente 7 mil habitantes.
Neste post iremos dar todas as dicas para você se aventurar pelas cachoeiras em Maquiné, além de dicas de como chegar, quando ir e onde se hospedar.
Turismo em Maquiné
Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Maquiné RS
Navegue por este post
Quando ir a Maquiné – Rio Grande do Sul
Esta região do Rio Grande do Sul costuma ter chuvas bem distribuídas durante o ano, então nesse quesito não há uma melhor época. Apenas acompanhe a previsão do tempo Maquiné antes de sua viagem.
Se a intenção é de tomar banho de rio e curtir as piscinas naturais, a melhor época é no verão, entre novembro e março. Entre as cachoeiras a Cascata do Garapiá é a que tem a melhor piscina natural.
Maquiné é uma ótima opção para dar uma fugida para as cachoeiras e fazer algo diferente durante as férias nas praias do Litoral Norte, Capão da Canoa, por exemplo, fica a apenas 30km.
Onde fica Maquiné: Como chegar
Maquiné fica no Nordeste do Rio Grande do Sul, próximo ao Litoral Norte Gaúcho, entre Porto Alegre (136km), Capão da Canoa (30km), Osório (27km) e Torres (72km).
O acesso até a cidade de Maquiné é fácil, tanto para quem vem do Sul como do Norte pela BR-101 duplicada basta acessar a alça de acesso a RS-484 e seguir por 6 km até o centro.
Para ir nas principais cachoeiras, primeiro siga até o Distrito de Barra do Ouro, que fica a 16km da cidade de Maquiné. Os primeiros 5 km estão pavimentados e o restante ainda é de estrada de chão batido.
A partir da Barra do Ouro RS, utilizando seu GPS chegará à Cascata do Garapiá (11,2km) e Cascata da Forqueta (12,1km), seguidas de curtas trilhas. As estradas de acesso são de terra, em condições razoáveis, com a passagem por várias pontes baixas de concreto.
Onde ficar em Maquiné – Hotéis e pousadas
Em Maquiné e Barra do Ouro é comum o aluguel de casas à beira do rio e pousadas rústicas no interior para se desconectar das grandes cidades. Conheça algumas opções:
- Pousada Nostro Bepe – Na cidade de Maquiné
- Pousada Rio do Ouro – Ótima opção situada em Barra do Ouro ao lado do rio
- Mais opções de pousadas
Para quem gosta de acampar há algumas opções de camping, alguns também com cabanas nas estradas de acesso à Cascata do Garapiá e Cascata da Forqueta, confira!
- Baile Della La Luna pousada e camping
- Pico da Galera Camping e Pousada
- Refúgio Mãe Natureza
- Paraíso Camping e Cabana
- Camping Recanto dos Tropeiros
- Camping Cafundó
O que fazer em Maquiné: Pontos turísticos
Balneário Municipal de Maquiné
O Balneário Municipal de Maquiné é uma ampla área onde o Rio Forqueta é raso e mais largo. No local há áreas de gramado, um camping e uma ponte baixa com 100 metros de extensão.
Fica a 3km da cidade de Maquiné, rumo Barra do Ouro, com acesso todo asfaltado.
Poço Verde de Maquiné
O Poço Verde é uma grande piscina natural de águas profundas e de coloração esverdeada, situado no Rio Forqueta, que funciona como um balneário. Fica à beira da estrada que leva à barra do Ouro, a 11km da cidade de Maquiné RS.
Pinguela em Barra do Ouro RS
A 1km depois do centrinho do distrito de Barra do Ouro fica a encruzilhada que leva ás principais cachoeiras: Cascata Garapiá e cascata Forqueta, pela estrada à direita.
No local há uma ponte de concreto e logo ao lago uma pinguela (ponte suspensa) de madeira e cabos de aço, ótimo lugar para tirar boas fotos.
Igreja matriz de Maquiné
A Paróquia Santo André Avelino (Igreja Matriz de Maquiné) é uma católica situada no centro de Maquiné. Sua história está relacionada à colonização italiana, nos anos 1920.
A igreja conta com pinturas originais do pelotense Aldo Locatelli. Possui fácil acesso pela avenida principal da cidade e está aberta para visitação, com missas nos finais de semana.
Igreja de Barra do Ouro
A Paróquia Nossa Senhora da Piedade é a igreja católica de Barra do Ouro, situada em uma parte alta do vale. É uma bela igreja, cercada de gramados e algumas árvores e montanhas ao fundo, pena que sua fachada fique tapada em um dos lados por um pavilhão.
Cachoeiras em Maquiné (Barra do Ouro)
Na lista do que fazer em Maquiné RS, as cachoeiras são os principais atrativos turísticos, quase todas situadas no distrito de Barra do Ouro. Conheça as cachoeiras de Maquiné:
Cascata do Garapiá
Apesar da Cascata do Garapiá ter apenas 8 metros de altura, é a mais bonita e mais procurada cachoeira de Maquiné. De grande beleza cênica, possui uma grande piscina natural de águas verdes, cercada de mata, que atrai muitos visitantes que vão passar o dia no verão.
A Cascata do Garapiá fica a 11km de Barra do Ouro por estrada de terra bem conservada e a 26km da cidade de Maquiné. A partir do estacionamento há uma trilha de 500m até a cachoeira.
Abre das 8h30 às 18h30. O acesso custa R$10, porém, fomos no meio da semana e não havia ninguém cobrando.
Cascata da Forqueta
A Cascata da Forqueta tem 70 metros de altura fica numa área totalmente selvagem, uma bela cachoeira entre grandes paredes rochosas.
Possui uma pequena piscina natural onde é possível tomar banho e chegar abaixo da queda. Porém é preciso ter muito cuidado que as pedras são muito lisas, inclusive o lajeado antes do poço.
A Cascata Forqueta fica 12km de Barra do Ouro por estradas de terra e a 27km de Maquiné. O local onde deixa o carro é sinalizado e a partir de lá são 500m de trilha, sendo necessário atravessar o rio pelas pedras. O acesso é livre.
Cachoeira do Escangalhado
A Cachoeira do Escangalhado tem 70 metros de altura, uma bela queda d’água, que pode ser vista ao longe a partir da serra da Boa Vista, estrada que liga a Barra do Ouro a Riozinho.
A trilha de pouco mais de 1km é por mata fechada, com trilha pouco marcada, sem nada de sinalização, com muitos pontos de subidas e descidas, necessário preparo físico, experiência e saber de orientar por mapas, melhor procurar um guia que conheça o local.
O acesso a trilha é em uma das curvas da serra da Boa Vista.
A Cachoeira da Água Branca fica numa área de difícil acesso e tem 259 metros de altura, entre as maiores cachoeiras do Brasil, medida oficialmente pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes em 28 de maio de 2016.
Não chegamos a visitar esta cachoeira em Maquiné, que fica numa área de mata fechada de difícil acesso, mas pretendemos voltar para conhecer junto com um guia que conheça a trilha.
Fica na área próxima à Serra do Umbu, quase na divisa de Maquiné com São Francisco de Paula. Do alto da Serra do Umbu é possível avistar um pedaço da cachoeira a 7km de distância.
O que fazer em Maquiné: Estradas e Serras
Maquiné fica em um vale rodeado de montanhas onde há duas estradas de terra que sobem, uma para São Francisco de Paula, outra para Riozinho.
Atenção! Antes de circular por estas estradas, se seu carro não for 4×4, o ideal é se informar com alguém da cidade como está o estado de conservação.
Serra do Umbu
A Serra do Umbu é um trecho de 9km da estrada RS-484 que liga o distrito de Barra do Ouro, com a localidade de Rincão dos Kroeff, e a rodovia RS-020, que leva a São Francisco de Paula e a Tainhas.
O trecho de serra possui estrada estreita de chão batido e curvas bastante fechadas e inclinadas com a vistas das montanhas fechadas de mata da região.
A estrada sai de 70m de altitude em Barra do Ouro e vai a 900m nos campos do alto da serra. O trecho da Barra do Ouro até a RS-020 é de 38km.
Serra da Boa Vista (Serra do Rabisco)
A Serra da Boa Vista, também conhecida como Serra do Rabisco é uma estreita estrada de chão batido que sai de barra do ouro e leva a cidade gaúcha de Riozinho.
O trecho de serra da RS-239 desvenda belas paisagens do vale de Maquiné e das montanhas da Serra Geral. Junto ao ponto de acesso a trilha da Cascata do escangalhado é possível avista-la parcialmente.
O trecho da Barra do Ouro até a cidade de Riozinho é de 38km.
Mapa de Maquiné: Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com cada um dos pontos turísticos de Maquiné, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Mto obrigado pelas dicas, estaremos em férias pelo litoral norte e não pretendo perder a oportunidade d conhecer essa pequena cidade
Legal, Gabriel! É bom tirar um dia para conhecer e fazer algo diferente além da praia.