O Monte Roraima é uma montanha da América do Sul, localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. A caminhada que leva ao topo é uma das melhores experiências de montanha para aventureiros na América do Sul.
O trekking Monte Roraima leva ao topo do platô com 2810 metros de altitude (ponto mais alto), em uma área inóspita e repleta de formações rochosas incomuns, além de mirantes acima de penhascos que chegam a 1000 metros de altura.
O acesso ao Monte Roraima se dá pelo lado da Venezuela e exige um bom planejamento, disposição e preparo físico. Neste post iremos detalhar todas as informações e os preparativos para o Trekking Monte Roraima, confira!
Trekking Monte Roraima: Guia prático
Monte Roraima: Onde fica, quando ir, como chegar, e o que fazer na montanha
Navegue por este post
- Sobre o Monte Roraima e os parques nacionais
- Quando ir ao Monte Roraima
- Como chegar no Monte Roraima: Onde fica
- Onde se hospedar
- O que fazer no Monte Roraima
- Trekking Monte Roraima: Roteiro de 8 dias
- Monte Roraima: Mapa da trilha e atrações
- Dificuldade do trekking
- Agência Monte Roraima
- O que levar na mala
- Dicas sobre a aventura
Parque Nacional Monte Roraima e Parque Nacional Canaima
O Monte Roraima foi descoberto em 1595, durante uma expedição britânica. Foi escalado a primeira vez em 1884, pelo aventureiro Everard Ferdinand Im Thurm, que descobriu o mundo perdido existente no topo do platô.
O platô da montanha, chamado pelos venezuelanos de “tepui” tem sua área dividida por 3 países da seguinte maneira: 85% no território da Venezuela, 10% na Guiana, e 5% de sua área no Brasil.
O Monte Roraima é constituído de um tepui (platô), uma montanha em formato de mesa com uma área plana rochosa bastante elevada, cercada de penhascos que chegam a 1000 metros de altura.
O planalto acima do platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que o cerca. Com clima bastante úmido, formações rochosas incomuns, cavernas e plantas endêmicas incluindo espécies de plantas insetívoras (carnívoras).
O ponto culminante do Monte Roraima é o Pico Maverick, fica no extremo sul, a 2810 metros de altitude, na área da Venezuela. O segundo ponto mais alto, em território da Guiana, com 2772 metros, e o terceiro no lado do Brasil, com 2739 metros. É o oitavo pico mais alto do Brasil.
Com o desenvolvimento do turismo na região, a partir da década de 1980, o Monte Roraima tornou-se um dos destinos mais populares para os praticantes de trekking na América do Sul.
Parque Nacional Monte Roraima – Brasil
O Parque Nacional do Monte Roraima (lado brasileiro) foi criado em 1989 e tem 116 mil hectares. É composto por savanas, florestas de altitude e rios de correnteza, além do platô (parte mais famosa) que compreende uma pequena área.
Pelo lado brasileiro não se tem acesso ao Monte Roraima, não há estradas ou trilhas, é uma área remota, bastante isolada. Porém, o trekking Monte Roraima leva á atrações no lado brasileiro em cima do platô.
Parque Nacional Canaima – Venezuela
O Parque Nacional Canaima fica no estado de Bolívar, na Venezuela e foi criado em 1962. É o sexto maior parque nacional do mundo com 30 mil km² (maior que a área da Bélgica).
Além do Monte Roraima o parque Canaima possui vária outras atrações, a mais famosa delas, o Salto Angel, cachoeira mais alta do mundo, com 979 metros de altura e a região da Gran Sabana, repleta de cachoeiras.
A trilha de acesso e o trekking do Monte Roraima se dá pelo lado da Venezuela, que iremos detalhar nesse post.
Área da Guiana
A área da Guiana é bastante isolada e remota sem estradas e trilhas, sem acesso algum ao Monte Roraima e também não é uma área de parque. Porém, a trilha do Monte Roraima leva a atrações no lado da Guiana lá em cima no platô.
Quando ir ao Monte Roraima: melhor época
O Monte Roraima pode ser visitado em qualquer época do ano. Há sim, uma época mais chuvosa, outra mais seca, mas dificilmente os aventureiros irão escapar de pegar alguma chuva durante os dias de trekking, principalmente no topo, por isso leve roupas adequadas.
O clima no Monte Roraima é bem específico e lá em cima faz mais frio do que a zona de menos altitude ao seu redor. O verão e inverno por lá acompanham o da Amazônia, ao contrário do resto do Brasil.
No verão
O verão local é a melhor época para ir ao Monte Roraima, vai de outubro a março, quando as chuvas diminuem bastante e ficam numa média de 40 mm ao mês. Os melhores meses vão de novembro a fevereiro.
Nessa época há também menos nebulosidade e o Monte Roraima fica mais visível. Na parte mais plana antes de subir o platô a temperatura pode chegar a 30ºC, mas lá no topo, pode chegar próximo de 5ºC à noite.
No inverno
No inverno (especialmente entre maio e agosto) não é uma boa época para ir ao Monte Roraima porque chove muito na região, entre 200 e 300 mm por mês. Abril e setembro são meses intermediários que já chove bem menos (em torno de 100 mm).
Onde fica o Monte Roraima: Como chegar
Onde fica o Monte Roraima
Muita gente não sabe e pergunta onde fica o Monte Roraima. Pois bem, fica na divisa de 3 países sul americanos. 85% no território da montanha fica na Venezuela, 10% na Guiana, e 5% de sua área no Brasil.
Se tratando do Brasil, fica num extremo do Norte do país, localizado no estado de Roraima.
Como chegar ao Monte Roraima – Venezuela
Para chegar ao Monte Roraima o primeiro passo é chegar à cidade de Boa Vista, capital de Roraima, e depois seguir até a cidade de Santa Helena de Uairén, na Venezuela, de onde partem as expedições.
Chegando de avião em Boa Vista RR
Quase todo mundo que vai fazer o trekking Monte Roraima chega de avião pelo Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede (BVB).
O aeroporto de Boa Vista recebe voos diretos de algumas capitais, especialmente Brasília e Manaus de onde se conectam com outras capitais brasileiras. As três companhias aéreas que operam por lá, são Azul, Gol e Latam.
Precisa passar a noite em Boa Vista?
Geralmente, o transporte oferecido pelas agências sai entre 12h e 14h de Boa Vista, rumo a Santa Helena, onde os aventureiros passam a noite para começar o trekking no dia seguinte.
Se o seu voo chegar depois das 14h em Boa Vista, reserve um hotel na cidade porque só irá no outro dia. Aproveite o tempo livre para conhecer um pouco da cidade.
Veja as opções de hotéis em Boa Vista
De Boa Vista a Santa Elena de Uairén
Geralmente a agência que você contratar o pacote Monte Roraima já inclui e providencia o transporte entre Boa Vista e Santa Helena de Uairén.
- Táxis brasileiros operam o trecho de 215 km entre Boa Vista e Paracaíma, na fronteira.
- O trecho de 15 km entre a fronteira e Santa Helena de Uairén é feito por veículos das agências venezuelanas.
O trecho de 230 km é todo pavimentado, porém, há vários trechos com enormes buracos (ref. out 2022). O tempo de viagem é de 3 horas, porém, é preciso passar pela imigração da Venezuela e trocar a bagagem de veículo na fronteira, aumentando esse tempo.
Para passar na imigração, brasileiros precisam dos seguintes documentos:
- Passaporte ou CNH brasileira (que é aceita).
- Comprovante Internacional de Vacinação da Febre Amarela.
- Comprovante de vacinação Covid (emitido pelo Conect Sus, em espanhol).
- Seguro Viagem para América do Sul (opcional).
Trilha Monte Roraima
A trilha do Monte Roraima completa, geralmente tem duração de 8 dias e 7 noites. Pode ser feita com uma agência do Brasil ou da Venezuela ou diretamente com um guia contratado.
Recomendamos com agência que disponibiliza a barraca, toda a alimentação e o suporte na trilha. Geralmente a agência inclui a hospedagem de 1 noite em Santa Helena no pacote.
Onde ficar em Boa Vista: Dicas de hotéis
Conheça algumas das opções que foram mais bem avaliadas pelos hóspedes para se hospedar em Boa Vista em boa localização.
O que fazer no Monte Roraima
A trilha do Monte Roraima em si já é um grande atrativo, uma grande aventura e um desafio. O destino oferece um dos trekkings mais cobiçados da América do Sul.
Logo abaixo iremos detalhar como foi nosso roteiro de 8 dias no Monte Roraima mostrando as principais atrações e as distâncias percorridas em cada dia. Confira a lista das principais atrações do Monte Roraima:
- Pedra Maverick
- Jacuzzi
- Mirante Quati
- Gruta do Quati (acampamento)
- Lago Gladys
- Abismo
- La Ventana
- Tríplice Fronteira
- Vale dos Cristais
- O Fosso
Obs:
Atrações podem ser incluídas ou excluídas do roteiro conforme condições do clima nos dias da expedição.
Trekking Monte Roraima: Roteiro de 8 dias
Agora iremos relatar como foi nosso roteiro no Monte Roraima 8 dias, mostrando a distância percorrida (total de 93 km), dificuldade, local de acampamento e atrações do percurso, confira!
Viagem de ida a Boa Vista e Santa Helena
Antes de iniciar o trekking Monte Roraima, peguei voos Porto Alegre/Brasília/Boa Vista, onde cheguei à meia noite.
No dia seguinte passei a manhã conhecendo atrações da capital de Roraima.
No início da tarde o transporte enviado pela agência foi me buscar no hotel e levou até a fronteira. Passando pela imigração segui com outro carro até a pousada em Santa Helena.
- Primeiro dia: Santa Helena, Paraitepuy, acampamento Rio Kukenán -14,8 km de caminhada.
- Segundo dia: Rio Kukenán ao Acampamento Base – 7,4 km.
- Terceiro dia: Subida ao topo – 7,1 km.
- Quarto dia: Travessia do topo até a Gruta Quati (lado brasileiro) – 11,5 km.
- Quinto dia: Atrações no lado do Brasil e Guiana – 9,3 km.
- Sexto dia: Travessia de volta no topo: Jacuzzi e Maverick – 15,5 km.
- Sétimo dia: Descida da montanha até o Rio Tek – 14,4 km.
- Oitavo dia: Rio Tek a Santa Helena/ Boa Vista – 13,2 km de caminhada.
Roteiro Monte Roraima – Primeiro dia: Santa Helena, Paraitepuy, acampamento Rio Kukenán
O primeiro dia da aventura começa com um transporte 4×4, primeiro num trecho de 65 km de asfalto entre Santa Helena de Uiarén a São Francisco de Uyruani, depois por mais 25 km em estrada de terra até a comunidade indígena de Paraitepuy.
Paraitepuy é a comunidade base para o início do trekking ao Monte Roraima. Os moradores são carregadores, cozinheiros e membros das equipes de apoio às expedições.
Neste dia, a caminhada percorre trechos de campos de savana com alguns trechos de descida e uma subida forte, mas com a maior parte em área plana.
No final do percurso é preciso atravessar 2 rios: Rio Tek e Rio Kukenán. Para atravessar o rio, os aventureiros são orientados a passar com os pés descalços e de meias, para evitar d escorregar nas pedras lisas.
- Distância percorrida no dia: 14,8 km – Distância acumulada: 14,8 km.
- Pernoite: Acampamento do Rio Kukenán. Banho no rio.
- Atrações do percurso: Vistas do Monte Roraima e Kukenán, Rio tek e Kukenán, Ermita de Santa María de Los Ángeles.
Trekking Monte Roraima – Segundo dia: Rio Kukenán ao Acampamento Base
O segundo dia do trekking se iniciou no rio kukenán e foi até o acampamento base, já próximo ao paredão do Monte Roraima. Esse trecho é de muita subida, bastante puxado, saindo de aproximadamente 1000 m de altitude para 1800 m.
O acampamento base é um local de belas paisagens com a vista do paredão do Monte Roraima e o Monte Kukenán. Há pedras para belas fotos das montanhas e do pôr do Sol.
- Distância percorrida no dia: 7,4km – Distância acumulada: 22,2 km.
- Pernoite: Acampamento Base. Banho gelado em um pequeno rio.
- Atrações do percurso: Paisagens do caminho e paredão do Monte Roraima.
Trilha Monte Roraima – Terceiro dia: Subida ao topo
Dia de chegar ao topo do Monte Roraima passando pelo trecho mais íngreme e cansativo, geralmente entre pedras. Quase todo o percurso é de subida forte, há apenas um curto trecho de descida.
O caminho começa já subindo em um trecho de terreno instável de terra que fica liso se chover. Depois há um trecho de mata até chegar ao gigantesco paredão.
O trecho final da subida é pela área conhecida como “a rampa”, por um caminho bastante íngreme, praticamente uma escadaria por entre as pedras ao lado do paredão.
Nesse trecho tem a passagem pelo Paso de las Lágrimas”, que ganhou esse nome por estar sempre gotejando. Após períodos de chuva forma-se uma cachoeira no local e os aventureiros passa por baixo dela, foi o que aconteceu no nosso caminho de volta.
Ao chegar no topo nos deslumbramos com os mirantes espetaculares com vista de vários ângulos, além das formações rochosas de arenito que formam cenários fantásticos logo ao chegar ao cume.
- Distância percorrida no dia: 7,1km – Distância acumulada: 29,3km.
- Pernoite: Acampamento Gruta Guacharo. Banho em um laguinho de água corrente.
- Atrações do percurso: Rampa de acesso, Paso de Las Lágrimas, Mirantes do Topo, Mirante do hotel Guacharo, formações rochosas incomuns.
Aventura no Monte Roraima – Quarto dia: Travessia do topo até a Gruta Quati (lado brasileiro)
Neste dia atravessamos quase todo o platô do Monte Roraima e fomos dormir no lado brasileiro. O caminho atravessa labirintos de pedra em um sobe e desce por alguns vales no caminho.
A primeira grande atração foi “O Fosso”, uma cachoeira incomum onde a água cai em um buraco formando uma piscina natural e some entre as pedras.
A segunda atração é o Marco da Tríplice Fronteira, entre Venezuela, Brasil e Guiana. Em seguida descemos até o Vale dos Cristais, local onde há pedras de quartzo e cristais acumuladas no solo, com belíssimas formações de arenito ao redor.
Por fim chegamos a Gruta Quati (Coati, em espanhol), local de acampamento, formado por um labirinto de grutas que conta também com a passagem de um riacho por dentro. Próximo da gruta ainda visitamos um mirante em uma das bordas do Monte Roraima.
- Distância percorrida no dia: 11,5km – Distância acumulada: 40,8km.
- Pernoite: Acampamento Gruta Quati. Banho só com lencinho umedecido nesse dia.
- Atrações do percurso: Formações rochosas incomuns, O Fosso, Marco da Tríplice Fronteira, Vale dos Cristais, Gruta Quati, Mirante do Quati.
Roteiro Monte Roraima – Quinto dia: Atrações no lado do Brasil e Guiana
Neste dia a caminhada foi sem a mochila cargueira, somente com uma mochila de ataque, já que o pernoite foi no mesmo acampamento, a Gruta Quati.
Levantamos antes do amanhecer e fomos até o Mirante do Quati (próximo do acampamento) para ver o nascer do Sol junto ao Monte Roraiminha. O Sol nascendo entre um mar de nuvens foi um espetáculo inesquecível em um lugar tão especial.
Voltamos ao acampamento e logo após o café seguimos para o lado da Guiana. Atravessamos o Rio Cotingo que faz a divisa de Brasil e Guiana e seguimos até o Lago Gladys, atração que fica no extremo Norte do Monte Roraima.
O Lago Gladys é cercado de rochas e forma uma bela paisagem com muito verde ao redor e uma piscina natural que se forma abaixo das pedras, porém, não é um local para banho.
Na volta tomamos banho no belo Rio Kakó com suas águas transparentes e pedras na cor laranja. No local há uma formação rochosa curiosa em forma de elefante.
Voltamos ao acampamento do Quati e nessa noite choveu muito e chegou a se formar cachoeiras nas duas entradas da gruta com a água que escorria de cima.
- Distância percorrida no dia: 9,3km – Distância acumulada: 50,1km.
- Pernoite: Acampamento Quati. Banho no Rio Kakó.
- Atrações do percurso: Nascer do Sol no Mirante do Quati, Monte Roraiminha, Lago Gladys, Pedra do Elefante, banho no Rio Kakó.
Expedição Monte Roraima – Sexto dia: Travessia de volta no topo: Jacuzzi e Maverick
O trekking Monte Roraima no sexto dia começou com a travessia de volta pelo topo do tepuy desde o Quati até o acampamento Sucre. Após chegar ao acampamento e almoçar seguimos somente com a mochila de ataque.
Na sequência visitamos a “Jacuzzi”, piscinas naturais de águas verdes, mas muito geladas. A atração é um dos locais preferidos para fotos e foi também o local do banho do dia.
Na sequência íamos visitar a “La ventana” um dos mirantes preferidos na montanha, mas o tempo fechou e não foi possível.
Porém, conseguimos subir ao Maverick, ponto mais alto do Monte Roraima com seus 2810 metros de altitude. Foi só o tempo de tirar umas fotos e rapidamente fechou de neblina, quando retornamos ao acampamento.
- Distância percorrida no dia: 15,5km – Distância acumulada: 65,6km.
- Pernoite: Acampamento Sucre. Banho na Jacuzzi.
- Atrações do percurso: Formações rochosas incomuns, Jacuzzi e Pico Maverick.
Trekking Monte Roraima – Sétimo dia: Descida da montanha até o Rio Tek
No sétimo dia de trekking Monte Roraima descemos a montanha fazendo o percurso de volta que fizemos no segundo e terceiro dia. Mesmo sendo um trecho praticamente todo de descida foi cansativo, principalmente para os joelhos e os pés.
Ao passar pelo Paso de las Lágrimas, como havia chovido no dia anterior a cachoeira estava forte e tivemos que passar por baixo dela, com parte do caminho com bastante água.3
- Distância percorrida no dia: 14,4km – Distância acumulada: 80km.
- Pernoite: Acampamento Rio Tek. Banho no Rio Tek
- Atrações do percurso: Mesmas do segundo e terceiro dia na ida.
Expedição Monte Roraima – Oitavo dia: Rio Tek a Santa Helena/ Boa Vista
Nosso último dia começou com fotos e agradecimentos tanto da equipe da agência Explora Tepuy, como de nós aventureiros a eles, guias, carregadores, cozinheiros, que nos possibilitaram esta incrível aventura ao incrível Monte Roraima.
Ao chegar na comunidade Praytepuy, seguimos de camioneta até a cidade de San Francisco de Uyruani onde fizemos o último almoço em grupo. Eu fiquei em Santa Helena para um tour na Gran Sabana, mas o restante do grupo foi direto para Boa Vista.
- Distância percorrida no dia: 13,2km – Distância acumulada: 93,2km.
- Pernoite: Retorno a Santa Helena e Boa Vista.
- Atrações do percurso: Mesmas do primeiro dia de ida.
Mapa do Monte Roraima: Trilha e atrações
No mapa abaixo é possível ver a localização aproximada de cada um dos pontos turísticos do Monte Roraima listados nesse post para se ter uma ideia do percurso e de como é o local.
Dificuldade do trekking
Esteja preparado, o trekking Monte Roraima não é uma trilha fácil. É considerado um trekking moderado pela classificação de montanhismo, mas para pessoas comuns eu diria que é difícil.
Nosso roteiro de 8 dias somou um total de 93 km de caminhada. O trecho de subida e descida ao monte é bastante desgastante, vai de 1000m de altitude a aproximadamente 2700m.
Lá em cima do monte, a caminhada é o tempo todo em um sobe e desce de pedras, tudo isso com uma mochila cargueira nas costas. Considere também que vai dormir 7 noites em barraca.
- Se você é montanhista ou acostumado a longas caminhadas, ok, vai conseguir de boa.
- Se você faz trilhas de vez em quando e academia, procure se preparar e fazer umas caminhadas longas seguidas antes de ir.
- Se você é sedentário, não aconselho a fazer este trekking, a não ser que começa a se preparar e manter uma atividade física um bom tempo antes.
Dica de agência Monte Roraima
Pesquisamos bastante e a agência que encontramos com o melhor custo benefício e com um roteiro completo de 8 dias, foi a Explora Tepuy da Venezuela.
A escolha foi perfeita pois além do menor preço, o serviço prestado pela equipe foi ótimo, tanto dos guias, como a parte da logística e a ótima comida.
Veja o que está incluso no pacote da Explora Tepuy
- Transporte Boa Vista (Brasil) – Santa Helena (Venezuela) ida e volta.
- Primeira noite de hospedagem em Santa helena de Uiarén, Venezuela.
- Transporte 4×4 de Santa Helena a Paraitepuy (ida e volta).
- Guias certificados com vasto conhecimento em todo percurso de 8 dias.
- Barraca compartilhada para 2 pessoas (pode ser negociada barraca individual).
- Todas as refeições e alimentos nos 8 dias, café, almoço e jantar.
- Carregadores para barracas, alimentos e banheiro.
- Cozinheiro.
- Banheiro ecológico.
- Kit de primeiros socorros e socorrista.
O que não está incluso no pacote
- Voo para Boa Vista RR.
- Hospedagem em Boa Vista ou adicional em Santa Helena.
- Saco de dormir e isolante térmico.
- Carregador individual para mochila cargueira (pode ser contratado à parte por R$100 por dia) (ref. out de 2022).
- Seguro Viagem.
- Resgate de qualquer tipo.
Para fazer uma cotação e saber as datas das próximas expedições, acesse o botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine a aventura!
O que levar na mochila para o Monte Roraima
Segue a lista do que não pode faltar na mochila cargueira para o trekking no Monte Roraima, além de algumas recomendações:
- Mochila cargueira de no mínimo 60 litros.
- Mochila de ataque.
- Saco de dormir (de zero a 5°C) e isolante térmico ou colchonete inflável.
- Capa de chuva.
- Bota de trekking.
- Papete e chinelo.
- Cantil ou garrafa plástica.
- Celular para fotos, power bank e lanterna de cabeça.
- Protetor solar e labial.
- Repelente (de preferência o extreme).
- Corda fina para varal.
- Calças de trekking, jaqueta impermeável e camisetas manga longa.
- Bermudas / sunga / biquine.
- Meias de trekking / roupas íntimas.
- Blusa de fleece e jaqueta impermeável.
- Calça e camiseta para dormir.
- Sacos plásticos para embalar as roupas e não molhar.
- Toalha / luvas / pochete.
- Remédios: Para dor de cabeça, relaxante muscular, antialérgico, e ou de uso pessoal.
- Esparadrapo, band aid, linha e agulha, salompas ou gelol.
- Desodorante, sabonete biodegradável e itens de higiene pessoal.
- Lenços humedecidos.
- Barra de cereais e proteína para comer durante a caminhada.
Monte Roraima: Dicas gerais
Depois de visitar o Monte Roraima, listamos algumas dicas e informações importantes para você se preparar para esta aventura, confira!
- Prepare-se para este trekking, não é uma trilha fácil e se você é sedentário, não vá, e mesmo que seja acostumado a fazer trilhas, mantenha uma atividade forte por um tempo antes de ir.
- Não é possível visitar o Monte Roraima sem guia ou agência. O ideal é com uma agência que organiza tudo e oferece o pacote completo
- Durante os dias de expedição você irá ficar totalmente desconectado. Não há sinal de internet ou telefone durante todo o percurso. Os guias contam com rádio para comunicação.
- Lembre-se de levar um bom power bank para recarregar seu celular para não ficar sem fotos. Não há qualquer ponto de energia no caminho.
- O banho será sempre em rios, quase sempre de água gelada. Vai ter algum dia sem banho, por isso não esqueça de levar lenços umedecidos.
- Chegando à comunidade onde inicia a trilha há a opção de contratar um carregador para sua mochila, o valor é de R$100 por dia (ref, out 2022).
- Há também a opção de contratar o carregador durante o percurso, para dias específicos, mas, não é menos garantido, consulte o seu guia.
- Leve uma boa quantia em dinheiro (em Real), os carregadores recebem em dinheiro vivo e não há como fazer transferência ou pix no local. Há também uma taxa de R$50 a pagar na entrada do parque.
- Apesar do acesso ser pela Venezuela, não é necessário cambiar dinheiro. A moeda que gira na cidade de Santa Helena para o Monte Roraima pé o Real Brasileiro.
- É proibido levar as pedras de cristais do Monte Roraima, inclusive, na volta sua mochila será inspecionada.
- Se você tiver bagagem extra além da sua mochila da trilha, a Explora Tepuy guarda para você até o retorno.
- Não é necessário passaporte, apenas RG (carteira de identidade). Certificado de vacinas da Febre Amarela e Covid são exigidos, mas não foram solicitados.
- Os acampamentos no topo do monte são dentro de grutas, chamados de hotéis. Na parte inferior as barracas ficam ao relento.
- Toda a comida é levada pelos carregadores e as 3 refeições diárias são ótimas. Leve apenas barras de cereais ou algo parecido para comer nos intervalos.
- O banheiro ecológico é uma barraca específica. Há um banquinho que imita um vaso sanitário onde os desejos caem em um saquinho com cal, que é levado de volta pelos carregadores.
- Leve apenas uma garrafa ou cantil para água. Há inúmeros pontos de água no caminho. É recomendado levar umas 20 pastilhas de clor-in, que serve para purificar a água.
- Deixe sempre sua barraca fechada para evitar a entrada de mosquitos. Nas grutas do topo não há mosquitos, mas pode haver aranhas e escorpiões. Verifique também os sapatos que ficam no lado de fora.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Parabéns Jair! Foi uma experiência e tanta. Muitas emoções no Mundo Perdido.
Confesso que deu vontade de voltar!
Gde abraço
Sol
Obrigado Sol! realmente uma aventura e uma experiência para guardar para toda a vida!
Viagem incrível, o monte Roraima é demais!
Ótimo roteiro, ótimo guia pra quem quer curtir essa maravilha!
Que maravilha! Obrigado Jair! Em quantos visitantes vocês estavam?
Estávamos em um grupo de 17 aventureiros + 10 pessoas que eram da equipe de apoio (incluindo guias, cozinheiro e carregadores).
Muito legal o seu relato, bem detalhado e belas fotos!
Você poderia compartilhar quanto custou a viagem no total?
Obrigada 🙂
Oi Felícia!
O pacote da agência custa em torno de R$4 mil + em torno de R$1600 de passagens aéreas para Boa Vista (ida e volta) + hospedagem em Boa Vista e alguma refeição.
Caramba Jair muito show de bolice mesmo, sou paraense e pretendo um dia ir conhecer o Monte Roraima. Meus parabéns por todo o seu trabalho e detalhamento para nós que nos imaginamos nessa aventura daqui da telinha
Bom dia Jair,meu nome é Rogério e li sobre sua experiência no Monte Roraima.Entrei em contato com a agência mas ainda não tive resposta.Gostaria de saber mais sobre essa aventura ,pois pretendo faze lá no máximo até o próximo ano.Essa agência é segura de se contratar?Pergunto pois hoje em dia tem várias na Internet mas nunca sabemos se podemos contratar .Qual o mês que você foi,sabe se ela faz expedições o ano todo?Se fosse possível gostaria de conversar com você via WhatsApp. Aguardo retorno.Obrigado.
Olá Rogerio! Fui no mês de outubro de 2022 e uma amiga foi no mês de dezembro também com a Explora Tepuy.
Recomendo sim, e achei o atendimento deles até melhor que o esperado. Aguarde que logo te retornam.
Segue o Insta deles e um post com a agenda das expedições de 2023.
https://www.instagram.com/exploratepuy/
https://www.instagram.com/p/CmL4y3iuJ02
jair valeu pelo excelente relato!! muita detalhes importantes.
Obrigado Bruno! Ótima aventura pra você!
ola, adorei o post. estou me preprando para um expedição em julho,
vc falou em dinheiro vivo para levar – real ou dolor? em qual moeda?
Oi Pamela! Para o Monte Roraima e em Santa Helena O Real é aceito e é a principal moeda que gira por lá. O Dólar também é aceito.
Muito bem escrito e detalhado. Parabéns!
Vi que você levou drone para a Serra do Tepequém. Levou também para o Monte Roraima? Se sim, você precisou de alguma permissão da comunidade? Obrigado e parabéns mais uma vez!
Olá Guilherme! Resolvi não levar pela questão de carregar por 8 dias e também porque oficialmente eles não permitem. Mas conversando com eles sempre tem aquele jeitinho. Se não permitirem mesmo, deixa na comunidade e pega na volta.
Olá! Sou bastante sedentária. Você acha que se eu me preparar bem por 4 meses eu consigo ir?
É preciso estar preparado para o trekking do Monte Roraima, mas se você manter uma frequência de boas caminhadas nesse período, pode ter certeza que consegue, sim!
Parabéns, Jair!
Meu querido, gostaria de saber se é possível fazer o percurso de tênis, por ser mais confortável na minha visão, mas tenho receio de não ter total estabilidade e se tornar perigoso, vir escorregar em alguns trechos mais húmidos.
Pelo que percebi você estava de tênis, esse tênis teria uma sola específica para trilhas, tratorado?
O que você acha a respeito?
Olá Thiago! Eu optei por fazer com um tênis bem confortável e macio, estava com medo que não aguantasse, mas até hoje tenho ele ainda. Teve gente com botinas de marca que ficaram com os dedos cheio de calos e os meus intactos, rss. Os nativos que são carregadores usam Crocs e aguenta.
Vai de tênis e se puder leva um Crocs para ter uma segunda opção.