
Nova Roma do Sul
é uma pequena cidade da Serra Gaúcha, localizada na Região Uva e Vinho, que conta com belas paisagens do vale pelos Rios das Antas e do Rio da Prata, entre vales profundos e montanhas. A maior parte da população de Nova Roma do Sul é de origem italiana, por isso o interior do município é repleto de videiras e pequena vinícolas.
Nova Roma do Sul se consolidou também como um destino de esportes radicais que acorrem no Eco Parque Cia Aventura, que são praticados em seus rios, vales e penhascos, em atividades como: Rafting, tirolesa, pêndulo, trilhas ecológicas, entre tantos outras atividades.
Turismo em Nova Roma do Sul
- O que fazer em Nova Roma do Sul: pontos turísticos
- Onde se hospedar em Nova Roma do Sul RS
- Onde fica Nova Roma do Sul: como chegar
- Quando ir em Nova Roma do Sul RS
- Mapa de Nova Roma do Sul: pontos turísticos
O que fazer em Nova Roma do Sul: pontos turísticos
Ponte de Ferro do Rio das Antas
| Gruta Fiorese (Nossa senhora de Lourdes) | Cachoeirão do Rio das Antas | Cascata Salto Escondido | Usina Hidrelétrica Castro Alves | Balsa do Rio das Antas | Praça Central de Nova Roma do Sul | Igreja matriz de Nova Roma do Sul | Casarão Municipal | Eco Parque Cia Aventura.
Ponte de Ferro-Rio das Antas
Construída entre 1928 e 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, a ponte de Ferro do Rio das Antas é uma bela construção com base de pedra, estrutura metálica e piso de concreto localizada na RS-448 entre Nova Roma do Sul e Farroupilha, em um belo vale da Serra do Rio das Antas.
A parte metálica da ponte foi levada pelas cheias do Rio das Antas em setembro de 2023 e reconstruída alguns meses depois, sobre a mesma base de pedra.
Gruta Fiorese (Gruta Nossa senhora de Lourdes)
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é uma formação ímpar que se destaca por ser uma gruta embaixo de uma cachoeira onde passa uma estrada. É isso mesmo! Dá para passar de carro por dentro da gruta e por baixo da cachoeira.
A gruta tem 4 m de altura, 15 m de profundidade e 40 m de comprimento. Na parte inferior a cachoeira despenca e desliza em um paredão rochoso em uma área de mata fechada. Dentro da gruta há uma capela, onde anualmente, acontece uma festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes.
O caminho para a gruta passa pela comunidade de Castro Alves, entre algumas construções históricas do município e belos parreirais.
Cachoeirão do Rio das Antas
O Cachoeirão é um conjunto de corredeiras, cachoeiras e belas formações rochosas do Rio das Antas, com de aproximadamente 200 m de extensão. Além do belo visual, o local é cenário de atividades como rafting e canoagem.
Fica a 9 km de Nova Roma do Sul e a 10 km de Nova Pádua, com acesso livre e gratuito pela estrada ao lado da balsa do Rio das Antas, seguindo por mais 2,3 km. Há trilhas curtas que levam a diferentes pontos entre as enormes pedras.
Cascata do Salto Escondido
A Cascata Salto Escondido é uma linda queda d’água de difícil acesso, com cerca de 100 metros de altura, localizado em um lugar de natureza preservada, próximo ao Rio das Antas.
A trilha para acesso a base da cascata, e também em cima, é de cerca de 16 km ida e volta, considerado difícil pela distância, totalizando umas 5 horas a caminhada e visitação completa. Mas também é possível seguir uma parte pela estradinha de carro diminuindo a distância pela metade.
O início da trilha fica próximo à Ponte de Ferro do Rio das Antas, basta colocar no GPS “início da trilha do Salto Escondido”.
Usina Hidrelétrica Castro Alves
Localizada às margens do Rio das Antas, à beira da estrada entre Nova Pádua e Nova Roma, a Usina Castro Alves tem capacidade de geração de 130MW e pode ser contemplada a partir de um mirante na beira da estrada. A represa tem altura de 85 metros e seu vertedouro forma uma cachoeira.
Balsa do Rio das Antas
A balsa do Rio das Antas, entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua, além da bela paisagem que a cerca, chama atenção porque a travessia é movida pela força humana, através de alavancas que se apoiam no cabo de aço que guia a embarcação.
Praça central de Nova Roma do Sul
A Praça da matriz possui terreno com caimento, tendo a igreja São Pedro na parte mais alta e a Pipa com o centro de atendimento aos turistas na outra ponta. É cercada por árvores e jardins, dispondo também de um parque infantil, bancos e escadarias.
Igreja matriz de Nova Roma do Sul
A Igreja São Pedro e São Paulo é um principal marco da localização da sede do município, localizado em uma colina no topo da praça central. Com fachada em estilo romano, é decorada internamente por afrescos.
Casarão Municipal
O Casarão Municipal teve a sua construção iniciada em 1908, é composto por três andares, em pedra e madeira. Teve diversas funções ao longo de sua história, servindo como residência, selaria, alfaiataria, casa comercial, hotel, sub-prefeitura, sub-delegacia de polícia, entre outros.
Restaurado nos anos 90, uma secretaria da prefeitura de Nova Roma do Sul no pavimento inferior, a Biblioteca Pública Municipal Oscar Bertholdo no segundo piso, e salão de eventos e reuniões no terceiro piso.
Eco Parque Cia Aventura
O Eco Parque Cia Aventura é um empreendimento que promove passeios e atrações radicais no parque em meio a natureza. A propriedade particular oferece toda estrutura para receber os aventureiros, conta com vários instrutores, uma pousada, camping e restaurante próprio.
O parque oferece as seguintes atividades: Rafting no Rio das Antas, Bungee Jump de 65 metros, Pêndulo no Abismo, Tirolesa Eco Parque, Rapel Cascata e Plataforma, Paintball, Quadriciclo, Playground infantil (casa na árvore), Floating e Arvorismo. Algumas atividades requerem reservas antecipadas.
Além das aventuras o Eco Parque conta com alguns animais exóticos legalizados pelo Ibama, como um Tucano, uma Jibóia e uma Python Molurus albina.
Para mais informações, acesse o site da Eco Parque Cia Aventura
Onde se hospedar em Nova Roma do Sul RS
As opções para se hospedar na cidade, são o Hotel Itamarana, a Pousada Nona Rosa e a Pousada La Piccoletta. No Eco Parque também há opção de hospedagem.
Aproveite para conhecer também a vizinha Nova Pádua, onde você pode se hospedar na Pousada Rugero (a partir de 2 diárias) ou na Pousada del Miro.
Quando ir a Nova Roma do Sul RS
Como Nova Roma é um destino onde as principais atrações são em meio à natureza, a melhor época pode ser considerada entre setembro e abril, fora da temporada de inverno, melhor ainda é ir entre o final de janeiro e início de março, época da colheita da uva.
No inverno, as baixas temperaturas podem incomodar um pouco nos dias mais frios, mas também dá para aproveitar bem as atrações.
Onde fica Nova Roma do Sul: como chegar
Nova Roma do Sul se localiza no centro da Serra Gaúcha, a 30 km de Flores da Cunha, a 46 km de Caxias do Sul, a 56 km de Bento Gonçalves e a 164 km de Porto Alegre.
há 03 possíveis acessos recomendados:
- Por Farroupilha: São 46 km com rodovia toda pavimentada pela ERS-448, passando pela ponte de ferro do Rio das Antas.
- Por Antônio Prado: São 27 km pela RS-438 e RS-448, também de estradas regionais pavimentadas.
- Por Nova Pádua: São 14 km de estrada de chão em ótimas condições com travessia de balsa no Rio das Antas.
- O aeroporto mais próximo é o de Caxias do Sul, localizado a 65 km, e o aeroporto Internacional de Porto Alegre, a 150 km.
Mapa de Nova Roma do Sul: pontos turísticos
No mapa abaixo é possível ver os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Nova Roma do Sul, Rio Grande do Sul.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Como o nosso país ainda divulga pouco o ecoturismo e o turismo de aventura. Nunca tinha ouvido falar de Nova Roma e lá tem uma estrutura tão bacana… Ótimo post, fiquei com vontade de conhecer 🙂
Um programa obrigatório para os viajantes amantes da natureza! Não sabia desse lugar gente.. Como nosso Brasil é grande hein! Obrigada pela dica. Suas informações são valiosas!
Temos muitos lugares com grande potencial turístico ainda pouco exoplorados em nosso país.
Eita, que viagem maravilhosa, adorei! Muito lugar bonito mesmo para conhecermos no Brasilzão, né?
COMO ASSIM VEIIII eu morava ali do lado e nao sabia dessas coisas aventurescas q odioo q agora to longe aheuaheu so ia la pra tomar caldo de cana e ia embora 🙁
Baita artigo, sou da região e fico muito satisfeito em ver descrições tão bem feitas e convidativas.
Abraços