Saiba o que fazer em Aracaju, um belo destino que apesar de ser uma das capitais menos conhecidas do Nordeste, nos surpreendeu por oferecer variadas opções de pontos turísticos, praias e história.
Aracaju é uma cidade rodeada pela natureza, cortada por rios, manguezais, às margens do Oceano Atlântico. Uma cidade com atrações históricas e culturais e ao mesmo tempo uma cidade praiana e de boa culinária.
Neste post, destacamos uma lista enorme com o que fazer em Aracaju, mostrando os pontos turísticos e praias, além de opções de passeios bate-volta saindo da capital para outras regiões do estado de Sergipe.
O que fazer em Aracaju: Pontos turísticos, praias e passeios
- O que fazer em Aracaju: Orla de Atalaia
- O que fazer em Aracaju: Centro histórico
- O que fazer em Aracaju: Norte da cidade
- O que fazer em Aracaju: Praias
- Melhores passeios em Aracaju SE
- Hotéis mais reservados em Aracaju SE
- Mapa de Aracaju: Pontos turísticos
- Visitar destinos próximos a Aracaju
O que fazer em Aracaju: Pontos turísticos
Para definir o roteiro e a sequência de visitação aos pontos turísticos de Aracaju SE, utilize o mapa de atrações no final do post.
O que fazer em Aracaju: Orla de Atalaia
1 – Passarela do Caranguejo
A Passarela do Caranguejo é um calçadão e corredor gastronômico, localizado na Av. Santos Dumont, na Orla da Atalaia. Possui uma imensa escultura de caranguejo no canteiro central, sendo uma atração imperdível na lista do que fazer em Aracaju.
É o lugar mais animado da cidade durante a noite por reunir dezenas de bares e restaurantes com os mais variados pratos. O caranguejo é uma das comidas típicas de Sergipe, que deu nome à Passarela do Caranguejo.
É considerada também o principal ponto de encontro no Réveillon, quando os bares e restaurantes realizam programações especiais para a virada do ano.
2 – Orla de Atalaia e Arcos de Atalaia – Aracaju
Os Arcos de Atalaia são um dos cartões postais mais famosos da cidade de Aracaju e a Orla de Atalaia o principal corredor turístico, rua que acompanha toda a praia e que possui uma ótima infraestrutura turística.
Junto aos Arcos de Atalaia fica o letreiro com a frase ‘Eu amo Aracaju’. A orla de Atalaia é a principal atração da lista do que fazer em Aracaju, repleta de hotéis, lojinhas, restaurantes, praças, calçadão e monumentos.
3 – Monumento aos Formadores da Nacionalidade
Também localizado na Orla de Atalaia, o monumento é um conjunto de esculturas de estátuas em bronze localizada na Orla de Atalaia, criada em homenagem a personalidades da história do país.
São 10 estátuas enfileiradas em forma de meia lua que representam personalidades como Dom Pedro II, Zumbi dos Palmares, Princesa Isabel, Getúlio Vargas, entre outros…
4 – Lagos da Orla – Aracaju
Também localizado na orla de Atalaia, esse ponto turístico de Aracaju é composto por dois grandes lagos e um outro menor que formam um complexo de lazer, onde se localiza também o projeto Tamar de Aracaju SE.
É um excelente local para caminhadas e práticas de exercícios físicos com opção de passeios de pedalinho e aluguel de bicicleta. Fica próximo da praia e conta também com barraquinhas de pipocas, churros e sorvete.
5 – Projeto Tamar de Aracaju – Sergipe
Inaugurado em 2002, o Projeto Tamar local, também conhecido como Oceanário de Aracaju, abriga mais de 50 espécies de animais marinhos, com destaque para as tartarugas marinhas em diversos estágios de vida, além dos tubarões lixa.
Um dos destaques do Oceanário é o grande aquário oceânico, com 150 mil litros de água salgada, além de outros 17 aquários que abrigam diversas espécies de animais de água doce e salgada.
- Abre todos os dias, das 10h às 18h.
- A entrada é paga.
6 – Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa
O memorial é um novo espaço museológico, inaugurado no final de 2023, que preserva a memória sergipana. O museu abriga mais de 30 mil peças separadas por temáticas, além de coleções de artistas renomados.
O novo prédio do museu é muito bem organizado, com várias salas distribuídas em dois andares e recebe os visitantes em visitas guiadas. Possui peças que vão da arqueologia á obras de arte.
Horários:
- Abre de terça a sábado, das 10h às 16h.
- Domingos e feriados, das 10h às 13h.
- Não funciona nas segundas.
7 – Feira do Turista de Aracajú SE
A eclética Feira de Aracaju é uma atração que deve ser incluída na sua lista do que fazer em Aracaju. É um ótimo local para compra dos mais variados tipos de artesanato, lembrancinhas e roupas.
O local oferece também opções gastronômicas e restaurantes, além de shows de forró à noite.
- Fica na orla, em frente à Praça de Eventos.
- Abre todos os dias, das 10h às 23h.
8 – Praça de Eventos de Aracaju
A Praça de Eventos de Aracaju é um espaço aberto, onde ocorrem inúmeros eventos durante o ano na cidade. No mês de dezembro, quando visitei a cidade, estava acontecendo o Natal Iluminado.
Como fica ao lado do Memorial de Sergipe e da feira do Turista, vale conferir se está acontecendo algum evento no local.
O que fazer em Aracaju: Centro da cidade
9 – Parque da Sementeira
O Parque Augusto Franco, popularmente conhecido como Parque da Sementeira, possui 400 mil m² de área, com dois lagos, muitas árvores e espaços para lazer, trilhas para caminhadas e exercícios físicos.
Dentro da área do parque estão abrigados também alguns prédios da administração pública e outros atrativos como: Monumento Marcelo Déda, Cajueiro Gigante, Estátua da Abelha Gigante e o Planetário.
Abre todos os dias, das 5h às 21h30.
10 – Calçadão da Praia Formosa Aracaju
O Calçadão tem em torno de 600 metros de extensão, acompanha a praia fluvial do Rio Sergipe e a avenida. É um ótimo lugar para caminhadas ou simplesmente sentar e curtir a vista dos manguezais e do rio.
Possui um belo paisagismo com algumas estruturas, monumentos, espaço para práticas esportivas, academia ao ar livre, parquinho infantil, quiosques, pergolados, entre outras atrações. Considere esta atração na sua lista com o que fazer em Aracaju.
11 – Estádio Estadual Lourival Baptista – Arena Batistão
O Estádio Estadual Lourival Baptista, mais conhecido como Arena Batistão, foi inaugurado em 1969 e tem capacidade para 15 000 espectadores.
É o estádio que atende os principais clubes de futebol de Sergipe, atualmente funciona também como uma arena multiuso, recebendo shows, atrações artísticas e eventos.
12 – Paróquia de José e Praça Tobias Barreto
A igreja de São José possui uma bela arquitetura e fica no bairro de mesmo nome em uma parte alta da cidade de Aracaju SE.
Em frente a ela fica a Praça Tobias Barreto, um amplo espaço com árvores, bancos e monumentos, onde aos domingos à tardinha, acontece uma tradicional feirinha de artesanato e comidas típicas.
13 – Largo da Gente Sergipana
O Largo da Gente Sergipana é um complexo formado por um deck no rio Sergipe, rodeado por 8 enormes monumentos dentro do rio, que homenageia os movimentos culturais e a identidade do povo sergipano.
As 8 estátuas representam, cada uma, diversas manifestações folclóricas típicas. O largo foi projetado pelo arquiteto e urbanista Ézio Déda e as estátuas criadas pelos artistas plásticos Félix Sampaio e Tatti Moreno.
O atrativo está integrado à paisagem natural do Rio Sergipe e ao Centro Histórico da cidade, e é uma atração imperdível na lista do que fazer em Aracaju, Sergipe.
14 – Museu da Gente Sergipana
Localizado em frente ao Largo da Gente Sergipana, o museu foi inaugurado em 2011, instalado em um prédio construído em 1926 e restaurado recentemente.
O museu abriga um espaço multimídia de última geração, dividido em diferentes áreas temáticas, que contam fatos históricos e a cultura do estado de Sergipe. Nos fundos do museu fica o Café da Gente, um pequeno restaurante e lanchonete.
Abre de terça a domingo, das 10h às 15h, com entrada gratuita.
15 – Praça Fausto Cardoso – Aracaju
A principal praça da cidade de Aracaju, localizada em frente ao Rio Sergipe, onde se concentram os prédios dos poderes Legislativo e Judiciário, além do Palácio Museu Olímpio Campos e a Escola do Legislativo.
O espaço foi construído em 1857, dois anos depois de Aracaju ter sido transformada em capital de Sergipe. Além dos prédios públicos abriga alguns monumentos, dois coretos, árvores e belas calçadas.
16 – Palácio Museu Olímpio Campos
Localizado em frente à praça Fausto Cardoso, o Palácio Olímpio Campos foi inaugurado em 1863. O prédio foi a sede do governo do estado de Sergipe até 1995 e em 2010 foi transformado em um museu.
O prédio foi tombado em 1985, o espaço guarda a memória política do Estado com um acervo que reúne mais de 600 peças, além dos quase 3 mil livros que compõem a biblioteca Manoel Cabral Machado.
- Abre de terça a sexta, das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 09h às 13h.
- O acesso ao museu é guiado e gratuito.
17 – Ponte do Imperador
A Ponte do Imperador é um ponto turístico de Aracaju, composto por uma plataforma, construída em 1859 sobre o rio Sergipe. A ponte serviu como atracadouro para o vapor Apa, navio que conduziu a comitiva do Imperador D. Pedro II à cidade.
A ponte que foi feita em madeira, na época, foi substituída por uma de metal e vidro e depois de concreto. Fica em frente à Praça Fausto Cardoso no centro histórico de Aracaju SE.
18 – Catedral Metropolitana de Aracaju e Praça Olímpio Campos
A Catedral Nossa Senhora da Conceição teve sua construção concluída no ano de 1875. Possui arquitetura religiosa eclética e foi elevada a Catedral Metropolitana de Aracaju em 1910.
Em frente à igreja fica a Praça Olímpio Campos, uma praça bastante arborizada, mas sem muitas atrações, somente um monumento no centro dela.
19 – Centro de Turismo e Artesanato
O centro de Turismo e Artesanato de Aracaju funciona em um prédio histórico de 1911, em frente à Praça Olímpio Campos. O local abriga diversas lojas de artesanato, especialmente de roupas de renda, além do Museu do Artesanato.
O pátio interno leva também a um espaço gastronômico e a uma galeria de lojas que dá passagem ao calçadão da Rua Laranjeiras.
Reserve os melhores passeios em Aracaju e região
O que fazer em Aracaju: Norte da cidade
20 – Mercado Municipal Maria Virgínia Leite – Aracaju
Esse enorme mercado municipal reúne os mais diversos produtos naturais que compõem os aromas e sabores da gastronomia sergipana. Vale a pena inserir o mercado à lista do que fazer em Aracaju para conhecer os frutos regionais, castanhas, temperos, e produtos típicos.
O mercado tem dois andares com centenas de bancas. No térreo ficam as bancas de produtos, além de bares e restaurantes. No segundo piso há estandes de roupas e calçados.
21 – Mercado de Artesanato Thales Ferraz
Este mercado possui uma ampla gama de artesanato, que inclui peças de cerâmica, bordados finos, artigos religiosos e trabalhos em palha, que mostram um pouco da rica diversidade cultural do Nordeste.
Além do artesanato, o local oferece em sua área externa algumas opções gastronômicas.
22 – Colina do Santo Antônio
A Colina do Santo Antônio é um local composto por uma igreja, uma praça e um mirante, localizado em uma parte alta ao Norte da cidade de Aracaju SE.
O local oferece vistas da cidade e da Ponte Aracaju-Barrados Coqueiros, mas ao longe, por isso não é nada imperdível, considere ir somente se estiver de carro na passagem para conhecer a ponte e o Parque da Cidade.
23 – Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros
A Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros tem nome oficial de Ponte Construtor João Alves, e liga a capital de Sergipe ao município vizinho de Barra dos Coqueiros, no outro lado do Rio Sergipe.
Inaugurada em 2006, a ponte se destaca como a segunda maior ponte urbana do país e a maior do Nordeste. Tem 1.800 metros de extensão, 4 pistas (duas em cada sentido), e ainda dispõe de ciclovia e uma via exclusiva para pedestres.
24 – Orlinha do Bairro Industrial
A pequena orla ou “orlinha” é um espaço com 500 m de extensão de lazer, localizada às margens do Rio Sergipe, no lado Sul da Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros.
É um local tranquilo e agradável para caminhadas, curtir a vista do rio e da ponte, além de contar com quiosques com restaurantes e bares, parque infantil, centro de artesanato e píer.
25 – Parque da Cidade de Aracaju
O Parque José Rolemberg Leite, mais conhecido como Parque da Cidade, fica na zona norte de Aracaju e abriga uma pequena reserva de Mata Atlântica, além de abrigar algumas atrações.
No parque há um pequeno zoológico com macacos e aves, situado junto a um lago, um teleférico com vista da cidade, e uma estátua de uma santa onde há um mirante, mas com vista encoberta por árvores.
26 – Orla do Pôr do Sol
Fechando a lista do que fazer em Aracaju, a Orla do Pôr do Sol fica afastada da cidade, às margens do Rio Vaza-Barris, na região do Mosqueiro. Trata-se de uma orla de belo visual, com gramados e decks, repleta de pequenas embarcações.
É dessa orla que saem os passeios de barco até as pequenas ilhas formadas por bancos de areia na maré baixa da Croa do Goré e a Ilha dos Namorados. Possui infraestrutura de bares e restaurantes, ótimo local para curtir o pôr do Sol.
Fica 18 km ao Sul da Orla de Atalaia.
27 – O que fazer em Aracaju: Praias
É claro que entre as atrações da lista do que fazer em Aracaju não poderiam faltar as suas praias.
A Praia do Atalaia e na sequência a Praia dos Artistas são as melhores praias de Aracaju, além de ser as mais bem estruturadas. A orla de Atalaia é onde fica a melhor infraestrutura turística da cidade.
Outras praias urbanas são a praia Formosa (na orla do rio) e Praia dos Indigestos, essas mais indicadas para caminhadas e não para banho.
A Croa de Goré e Ilha dos Namorados são bancos de areia que surgem durante a maré baixa no Rio Vaza Barris, criando uma pequena ilha temporária, acessíveis por passeios de barco
Confira as opções de passeios para Croa de Goré saindo de Aracaju
Praia do Mosqueiro, Refúgio, Robalo e Aruana
– São as praias em Aracaju, na sequência de um litoral reto, sem acidentes geográficos, indo para o Sul até o final do município. Intercalam trechos desertos com bairros que vão sendo loteados.
O que fazer em Aracaju: 5 melhores passeios
10 hotéis mais reservados em Aracaju
A melhor localização para se hospedar em Aracaju é na Orla de Atalaia ou próximo à ela, entre a Passarela do Caranguejo e a Praia dos Artistas, mas há também boas opções em áreas nobres da cidade.
Conheça as opções mais reservadas e mais bem recomendadas em Aracaju, Sergipe:
- Hotel da Costa by Nobile – Nota: 8,9 – Atalaia
- Celi Hotel Aracaju – Nota: 8,9 – Atalaia
- Vidam Transamerica Collection – Nota: 9,0 – Atalaia
- San Manuel Praia Hotel – Nota: 8,6 – Atalaia
- Del Mar Hotel – Nota: 8,6 – Atalaia
- Vila Aju – Pousada Temática – Nota: 8,6 – Atalaia
- Hotel Pousada do Farol Nota: 8,5 – Atalaia
- NB Hotéis – Nota:8,9 – Jardins
- Ibis Aracaju – Nota:8,8 – Jardins
- Go Inn Hotel Aracaju – Nota:8,7 – Farolândia
Mapa de Aracaju: Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos e praias de Aracaju, além dos melhores hotéis, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
O que fazer nos arredores de Aracaju SE
Saindo do município de Aracaju, você pode conhecer as praias do Litoral sul de Sergipe, como as Praia Caueira, Praia Abaís e Praia do Saco. Ao Norte, ficam a Praia da Costa, depois segue longas áreas desertas em Pirambu e Brejo Grande.
Nas proximidades de Aracaju há também duas cidades históricas (São Cristóvão e Laranjeiras) que contam cum belo conjunto arquitetônico, uma boa opção para a lista do que fazer em Aracaju.
Para saber quando ir, como chegar e outras dicas, acesso nosso post: Aracaju – guia de viagem
Outros posts que já escrevemos de Sergipe:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Só discordo, com todo o respeito, sobre as praias. Aruana é talvez a principal praia de Aracaju, indicada inclusive por pessoas de Atalaia, onde fiquei hospedado. Ótima infraestrutura e gastronomia, bons preços e o mar perfeito.
Precisamos divulgar mais as belezas de nosso Sergipe de um povo hospitaleiro e aconchegante.
Parabens pela matéria.
Que essa ação sirva de exemplo para a Secretaria de Turismo de Sergipe. ❤️
Obrigado Hércules!