Conheça os pontos turísticos de Campo Grande MS. Saiba o que fazer na capital do Mato Grosso do Sul, além de dicas gerais sobre a cidade.
Geralmente, Campo Grande passa despercebida pelos turistas que chegam pelo aeroporto da capital para visitar destinos turísticos mais famosos de Mato Grosso do Sul, como Bonito e o Pantanal.
Mas, recomendamos reservar um dia a mais em sua viagem para conhecer e curtir a cidade e os pontos turísticos de Campo Grande. Há vários parques e praças para desbravar na capital, além de ótimas opções gastronômicas.
Na sequência iremos dar dicas gerais da cidade e mostrar o que fazer em Campo Grande MS, confira!
Campo Grande – Mato Grosso do Sul
Fundada em 21 de junho de 1872, Campo Grande é a capital de Mato Grosso do Sul. A cidade tem em torno de 900 mil habitantes, mas parece uma cidade do interior.
Em Campo Grande é possível circular com tranquilidade, tanto pelo trânsito, como na questão de segurança. Em conversas que tivemos com moradores nos disseram que a cidade é bastante segura.
A cidade possui ruas largas e é também uma das cidades mais arborizadas do Brasil. É bastante comum ver araras e tucanos nas árvores da cidade.
Se liga! Campo Grande, assim como todo o estado do Mato Grosso do Sul tem fuso horário diferente, uma hora a menos que o horário de Brasília.
Turismo em Campo Grande MS: Navegue por este post
Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar e O que fazer em Campo Grande MS
Quando ir a Campo Grande – Mato Grosso do Sul
A cidade pode ser visitada em qualquer época do ano, mas sim, existe uma época em que chove menos e as caminhadas para conhecer os pontos turísticos de Campo Grande são mais garantidas.
- As chuvas ocorrem com mais frequência entre dezembro e março, quando atingem índices entre 67mm e 102mm ao mês.
- Já entre junho e setembro, as precipitações são praticamente inexistentes, entre 4mm e 19mm.
- Os meses de abril e maio também são majoritariamente secos (apesar de chover um pouco mais), entre 31mm e 27mm.
- Já outubro e novembro começam a ficar mais úmidos, com taxas de 46mm e 57mm.
As temperaturas, em geral, são altas o ano todo. As máximas costumam oscilar entre 28°C e 32°C, enquanto as mínimas ficam entre 17°C e 22°C. Mas há ondas de frio que ocorrem eventualmente, no inverno.
Como chegar a Campo Grande MS
O aeroporto Internacional de Campo Grande é a principal porta de entrada de turistas no Mato Grosso do Sul, que chegam, principalmente para visitar Bonito e o Pantanal.
Há várias rodovias que conectam a capital a outras regiões e estados, veja algumas distâncias rodoviárias de Campo Grande:
- São Paulo: 984 km
- Cuiabá: 708 km
- Bonito: 300 km
- Miranda (início do Pantanal): 208 km
- Corumbá (divisa com a Bolívia): 426 km
Como circular em Campo Grande
O aeroporto fica a 6 km do centro de Campo Grande e a 10 km do Parque das Nações Indígenas, principal ponto turístico da cidade. Os lugares para ir em Campo Grande são espalhados, por isso, recomendamos alugar um carro ou chamar um Uber ou similar a cada deslocamento.
Conhecemos a cidade depois de passar 8 dias em Bonito. Alugamos um carro por 1 dia para conhecer os pontos turísticos de Campo Grande.
RENTCARS | CAMPO GRANDE Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Leia também: Como chegar em Bonito
Onde ficar em Campo Grande – Hotéis e pousadas
Campo Grande é bem servida de hotéis que em geral oferecem bons preços. A maior parte se concentra na Av. Afonso Pena e também nas proximidades.
Confira algumas dicas de hotéis bem localizados para se hospedar em Campo Grande:
- Deville Prime Campo Grande – Hotel luxo próximo ao Parque das Nações
- Brumado hotel – Ótimo custo benefício, na Av. Afonso Pena, próximo ao centro
- Aeroporto Plaza hotel – Opção para quem chega tarde ao aeroporto e vai seguir viagem
- Mais opções de hotéis na cidade
O que fazer em Campo Grande MS
Campo Grande não possui muitas atrações turísticas. Com isso, consideramos que um roteiro de 1 dia seja suficiente para conhecer a cidade.
Confira nossas dicas do que fazer em Campo Grande em 1 dia:
- Vá cedo ao Parque das nações Indígenas e faça uma caminhada circular para conhecer as principais atrações de lá. Depois, passe na Praça Pantaneira.
- Ao meio dia vá conhecer a Praça das Araras e almoce na Casa do Peixe.
- À tarde conheça o centro e as atrações junto à Av. Afonso Pena, principal via da cidade. Á noite vá jantar em um dos inúmeros restaurantes da movimentada Rua Bom Pastor.
Pontos turísticos de Campo Grande MS
Agora iremos mostrar os principais pontos turísticos de Campo Grande MS. Muitos deles são praças e atrações de rápida visitação, outros demandam um pouco mais de tempo.
Na lista do que fazer em campo Grande MS, o Parque das Nações Indígenas é a principal atração turística, incluindo vários pontos de visitação, confira!
Pontos turísticos de Campo Grande, no Parque das Nações Indígenas
Inaugurado em 1993, o Parque das Nações Indígenas tem uma área de 119 hectares, um dos maiores parques urbanos do Brasil. É ideal para a prática de esportes em geral e caminhadas, assim como para passear ou fazer um pique nique.
O ideal é fazer uma caminhada circular pelo parque para conhecer as suas atrações. Este circuito dá uma caminhada de quase 5 km e contempla várias atrações.
Dentro do parque há vários animais, especialmente pássaros e muitas capivaras. Tanto no parque, como também na cidade é bastante comum ver araras.
O parque possui 3 portarias de acesso livre. Recomendamos começar a caminhada pelo portão 4 (Guató) do parque que fica na rua Ivan Fernandes Pereira. Ao entrar, inicie o roteiro pela esquerda.
Fica no final da Av. Afonso Pena, principal via da cidade. Veja o que ver no Parque das Nações Indígenas, em sequência:
Cascatas do Lago
A barragem que represa o lago do parque é composta de várias pequenas cascatas. São divididas em dois níveis e enfeitadas por áreas ajardinadas com flores, formando um belo cenário. Fica na parte mais baixa do parque das Nações Indígenas.
Monumento ao Cavaleiro Guaicuru
Inaugurado em 2004, o Monumento “Cavaleiro Guaicuru”, é uma obra do escultor Sul-mato-grossense Anor Mendes.
Com 7 m de altura, a estátua fica em uma ilha formada no lago, com acesso através de uma ponte de madeira. O monumento representa um índio guerreiro da etnia Guaicurus.
MARCO – Museu da Arte Contemporânea
O MARCO abriga exposições de arte permanentes, em um acervo composto por cerca de 1600 obras. Há também exposições temporárias que acontecem eventualmente.
Abre de terça a sexta, das 7h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 14h às 18h. Entrada franca.
Lago das Capivaras
Logo abaixo do Museu Dom Bosco há um pequeno lago formado por um riacho, repleto de capivaras. Dezenas delas habitam o local e formam um cenário bem natural em plena cidade e que rende belas fotos.
Museu das Culturas Dom Bosco
Também situado dentro do Parque das Nações Indígenas, o Museu das Culturas Dom Bosco tem como principais atrações as coleções de animais do Pantanal empalhados e exposição de peças indígenas.
Há inúmeras peças empalhadas pelo taxidermista Giovani Magnin, num trabalho de mais de 50 anos. A exposição de peças indígenas expões principalmente peças de artesanato, são mais de 5.000 artefatos de várias culturas indígenas.
Além dos empalhados e peças indígenas, o museu preserva um acervo de 40 mil peças de arqueologia, mineralogia, paleontologia, etnografia e zoologia.
Abre de terça a sábado das 8 às 16:30h. Entrada: R$5
Monumento ao Índio
O Monumento ao Índio fica bem na área central do parque, um projeto do arquiteto Roberto Montezuma. É um obelisco em formato de zarabatana, criado em homenagem às culturas indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul.
Aquário do Pantanal / Bioparque do Pantanal
Projetado para ser o maior aquário de água doce do mundo o Aquário do Pantanal é uma obra que ficou incompleta e parada por anos, localizada dentro do Parque das Nações Indígenas.
As obras iniciadas em 2011 e finalmente foram finalizadas com a abertura do aquário em abril de 2022. Atualmente o Aquário do Pantanal conta com 19 mil m² de área construída, com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água.
O complexo ainda oferece um museu interativo, biblioteca, auditório com capacidade para 250 pessoas, sala de exposição e laboratórios de pesquisa.
No momento (maio de 2022) as visitas estão funcionando sob agendamento de forma gratuita!
O blog Destinos Notáveis tem um post detalhado sobre o Bioparque Pantanal, com dicas de como agendar a visita.
Pontos turísticos de Campo Grande – Parques e praças
Além do parque das nações Indígenas e suas atrações, já citado acima, há outros parques e praças em Campo Grande SC, conheça os mais importantes:
Praça Ary Coelho
A Praça Ary Coelho é a praça mais tradicional de Campo Grande MS. O local é palco de frequentes apresentações musicais e manifestações culturais. Fica bem no centro da cidade numa esquina da Av. Afonso Pena.
Praça das Araras
Um pouco mais afastado do centro fica a Praça das Araras, que conta com a escultura de 3 araras, criadas pelo artista plástico Clair Ávila, em 1964.
Programe-se para ir conhecer a praça no horário do almoço, quando você pode aproveitar para comer um rodízio de peixes na Casa do Peixe, lá pertinho.
Praça Pantaneira
Localizada no mesmo quarteirão onde está a prefeitura de Campo Grande, a Praça Pantaneira possui diversas estátuas de animais do Pantanal. As obras foram criadas pelo artesão Levi Batista do Nascimento, sendo uma atração mais voltada ao público infantil.
Parque Horto Florestal
O Parque Horto Florestal é uma área verde localizada no centro da cidade de Campo Grande. É uma área preservada e arborizada, indicada para um descanso na sombra, assim como para caminhadas.
O parque possui 6 hectares de muito verde, com bancos, pistas de caminhada, e muitos bancos à sombra.
Orla Morena
Inaugurada em 2010, a Orla Morena é um espaço que vai da Avenida Júlio de Castilhos até a Rua Plutão, no bairro Jardim Cabreúva. O local de antigos trilhos com 2,5 km de extensão, tornou-se um espaço de cultura, esporte e entretenimento.
A Orla ocupa o canteiro central da avenida Noroeste e conta com pistas de caminhada, ciclovia, skate, quadras de esportes, feira e teatro de arena com arquibancada.
Outros pontos turísticos de Campo Grande MS
Morada do Baís
A Morada dos Baís é um casarão histórico situado na Av. Afonso Pena, um Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande. Datado de 1918 o prédio serviu como residência da família de Bernardo Franco Baís.
Atualmente o prédio é administrada pelo SESC/MS e funciona como um espaço cultura e gastronomia e conta com exposições de arte, cinema, e happy hour com música ao vivo.
Para informações atualizadas de horários e programação, acesse o site oficial. A entrada é gratuita.
Casa do Artesão
A Casa do Artesão funciona em um prédio datado de 1923 situado no centro da cidade. É dedicada a exposição e venda de peças variadas em artesanato local.
É um bom local para comprar lembrancinhas, não só de Campo Grande, mas também de outros destinos do Mato Grosso do Sul, como de Bonito e Pantanal.
Abre de segunda a sábado das 08h às 18h.
Mercadão Municipal
Assim como em outras capitais brasileiras, o mercado público de Campo Grande é o local de comércio onde se encontra um pouco de tudo.
Vale a pena dar uma passada para ver produtos locais. É também um bom local para comer, especialmente os famosos pastéis do mercado, que valem por um almoço.
Abre de segunda a sábado, das 6h30 às 18h e aos domingos, das 6:30 às 12h.
Monumento aos Tuiuius
O Monumento aos Tuiuius, animal símbolo do Pantanal fica na frente do aeroporto de Campo Grande. São 3 estátuas de Tuiuius com cerca de 5 m de altura, sitado entre as árvores do jardim. Depois de despachar sua mala e antes de entrar na sala de embarque, se sobrar um tempinho, vale a pena ir dar uma espiada.
Onde comer em Campo Grande
Há muitas opções gastronômicas espalhadas pela cidade, mas queremos destacar alguns lugares que se destacam neste quesito:
- A Rua Bom Pastor, também conhecida como via gastronômica tem um trecho de 9 quarteirões (entre a rua São João e a Praça do Peixe) repleto de bares, restaurantes e casas de lanches. Lá você encontrará de tudo um pouco, pizzarias, hamburguerias, rodízios de espetinhos e restaurantes em geral.
- A Casa do Peixe, situada bem próximo à Praça das Araras, é um tradicional restaurante que serve rodízio de peixes e também pratos à la carte.
- No Mercado Municipal, não deixe de provar a Chipa (iguaria de origem paraguaia parecido com pão de queijo), e os grandes e recheados pastéis do mercado.
Leia também:
Antes da viagem consultamos o blog Destinos Notáveis para montar nosso roteiro em Campo Grande MS.
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.