O que fazer em Capitólio MG: Cachoeiras e atrações

Saiba o que fazer em Capitólio. Roteiro de 2 dias pelo Lago de Furnas e principais atrações da região, cachoeiras e cânion de Furnas.

O que fazer em Capitólio
  Por Jair Prandi
 

Capitólio

é um famoso destino de ecoturismo em Minas Gerais, conhecido como “Mar de Minas” pelo Lago de Furnas, onde fica sua principal atração, o Cânion de Furnas.

A cidade de Capitólio MG é banhada pelo Lago de Furnas, que é um dos maiores lagos artificiais do mundo, por isso, chamado de Mar de Minas.

A região é repleta de cachoeiras e riachos de águas cristalinas que deságuam no lago formando cânions, mirantes e belas paisagens que atraem os turistas neste destino de Minas Gerais.

Capitólio é a cidade mais próxima das principais atrações e a que oferece a estrutura para as atividades de aventura e ecoturismo. O passeio mais procurado é o do Lago de Furnas, realizado por barcos e lanchas que levam a lugares paradisíacos.

Capitólio foi parte de nosso roteiro de 7 dias em Minas Gerais pelos arredores de Belo Horizonte, onde visitamos também a capital, a Serra do Cipó, cachoeira do Tabuleiro, além de um roteiro por três grutas.

Saiba agora como chegar, quando ir, onde ficar, e o que fazer em Capitólio MG.

Cânion de Furnas - Capitólio
Vista aérea do Cânion de Furnas

Turismo em Capitólio

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Capitólio MG

Navegue por este post

O que fazer em Capitólio - Mirante do Cânion de Furnas
Mirante do Cânion de Furnas

Onde fica Capitólio: Como chegar

Onde fica Capitólio

Capitólio fica no Sudoeste do estado de Minas Gerais, às margens do Lago de Furnas, a 280 km de Belo Horizonte, a 430 km de São Paulo e a 230 km de Ribeirão Preto.

De avião e carro alugado

Para quem vem de mais distante e chega de avião, a melhor opção é pelo aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, situado a 315 km.
Chegando no aeroporto, a melhor forma de chegar em Capitólio é alugando um carro. Você irá precisar do carro para se deslocar entre os vários pontos turísticos de Capitólio, espalhados pela região.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

De carro

São 280 Km pela rodovia MG-050 entre BH e Capitólio, e 315 km do aeroporto de Confins. Levamos cerca de 4 horas de viagem, numa estrada que é bem cuidada neste trecho. Há 4 pedágios no percurso e bastante trânsito na travessia da região metropolitana da capital.

Para quem vem de São Paulo, são 444 km, do Rio de Janeiro (636 km) e de Brasília (750 km).

De ônibus

Para quem preferir ir de ônibus, a empresa Viação Gardênia faz a linha entre a capital e Capitólio.

Nota: É possível ir de ônibus, mas muito indicado estar de carro em Capitólio, já que as atrações são distantes umas das outras, espalhadas num raio de 40 km.

O que fazer em Capitólio - Cachoeira do Grito - Trilha do Sol
Cachoeira do Grito – Trilha do Sol

Voltar ao índice

Quando ir a Capitólio – Melhor época

Dá para curtir Capitólio e o Lago de Furnas durante o ano todo, porém, conforme a época do ano a visitação pode oferecer características diferentes.

  • A melhor época para visitar a região é no verão (de dezembro a fevereiro), após o período chuvoso. Nesta época as cachoeiras estão mais volumosas e o nível do lago de Furnas, mais alto.
  • Durante o inverno o volume de água diminui e algumas cachoeiras ficam apenas com fios d’água. Mas nessa época tem a vantagem das águas estarem mais transparentes.
  • O período entre novembro e dezembro é o mais chuvoso, quando há mais chance de pegar chuva durante os passeios.
    Atenção! Um fato que deve ter cuidado, é que na época de chuva, é que devido à geografia local, os rios costumam encher rapidamente, formando trombas d’água.

Obs

: Visitamos o destino no final de outubro, o lago estava com o nível bem baixo e as cachoeiras com pouca água, mas deu para aproveitar muito bem as atrações.

Voltar ao índice

Onde ficar em Capitólio: Dicas de hospedagem

Balneário do Lago hotel - Capitólio
Balneário do Lago, hotel onde ficamos hospedados

Capitólio é a cidade mais próxima das principais atrações, e onde se concentra grande parte das opções de hospedagem. Porém há ótimas opções espalhadas numa área de 30 km no entorno da rodovia MG-050 e das cachoeiras. Aliás, algumas cachoeiras são propriedades particulares dos proprietários de pousadas e campings.

Há opções para todos os gostos e bolsos e gostos, inclusive casas para aluguel de temporada para grupos maiores.

Nós ficamos no Hotel Balneário do Lago, localizado entre a cidade e as atrações, com certeza uma das melhores opções, por oferecer uma estrutura completa, com café da manhã e jantar, piscinas e até um parque aquático.

Veja também a lista de hotéis e pousadas no destino.

Voltar ao índice

Onde comer em Capitólio

Podemos indicar 2 restaurantes onde almoçamos em Capitólio. O primeiro é o restaurante do Turvo, que fica junto à Ponte do Rio Turvo, onde saem os passeios de lancha. As opções à la carte tem como prato principal a Tilápia, peixe pescado no Lago de Furnas.

Capitólio - Restaurante Rio Turvo
Nota: O prato indicado para uma pessoa serve muito bem para duas, o próprio garçom nos falou e realmente comemos muito bem.

O segundo é a Cantina Fogão de Lenha, restaurante self servisse que fica logo na entrada da cidade com boa comida e bom preço.

Os jantares foram no ótimo restaurante do hotel Balneário do Lago, onde estávamos hospedados.

Voltar ao índice

O que fazer em Capitólio: Pontos turísticos

  • Para aproveitar bem a região de Capitólio, o ideal é ficar uma semana, tempo para visitar todas as atrações, curtir bem cada lugar, assim como se estivesse na praia, tomar banho nas cachoeiras e relaxar.
  • Se o seu tempo é mais apertado, dois dias são suficientes para conhecer as principais atrações.

Muitas das atrações estão em propriedades particulares e em todas elas, ao pagar a entrada é possível passar o dia como visitante.

Conheça as principais atrações da lista do que fazer em Capitólio MG:

O que fazer em Capitólio: Passeio no Lago de Furnas

O que fazer em Capitólio - Passeio pelo lago de Furnas

Este é o passeio clássico e obrigatório, uma das principais atrações da lista do que fazer em Capitólio.
O Lago de Furnas se formou com a construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Furnas, se tornando um dos maiores lagos artificiais do Brasil. Esta área que foi alagada formou belos cenários, inclusive cânions e cachoeiras que deságuam diretamente no lago.

O que fazer em Capitólio - Ponte do Rio Turvo
Lanchas e barcos junto a Ponte do Rio Turvo

A maioria dos passeios parte da Ponte do Rio Turvo, distante 15 km da cidade de Capitólio MG. A área de embarque oferece uma estrutura, com estacionamento, restaurantes, quiosques, a as várias opções de passeio, que pode ser de lancha, catamarã, escuna ou chalana.

O que fazer em Capitólio - Passeio de lancha - Cânion Cascatinha
Cânion Cascatinha, um dos pontos de desembarque do passeio

Os passeios de Chalana e Catamarã são os mais baratos, oferecem estrutura de bar e banheiros, porém são mais lentos (3 a 4 horas), acontecem apenas nos finais de semana e visitam apenas a Lagoa Azul e os cânions do lago (não tem acesso a outros lugares mais apertados).

O que fazer em Capitólio - Passeio de lancha no Cânion de Furnas
Cânion de Furnas, parada pra banho na prainha do cânion de Furnas

Os passeios de lancha são mais caros, porém são mais rápidos e tem a vantagem de visitar dois lugares a mais: A cachoeira Cascatinha e o Vale dos Tucanos. São 20 minutos de parada na Lagoa Azul, mais 20 nos cânions, e 20 no Vale dos Tucanos. Fizemos o passeio de lancha em 3 casais, durou 3:30 h.

A Civitatis oferece a opção de reserva pela internet do passeio de lancha + a visita ao Mirante dos Canyons, outra atração imperdível na lista do que fazer em capitólio MG.

Reservar tour de lancha + Parque Mirante dos Canyons

Mirante do Cânion de Furnas (Parque Mirante dos Canyons)

Mirante do Cânion de Furnas - Capitólio MG
Mirante do Cânion de Furnas – Capitólio (imagem aérea: Drone Viagens e Caminhos)

A imagem clássica, cartão postal de Capitólio, é a vista do mirante do cânion por cima, que tornou o destino conhecido nacionalmente, atração imperdível na lista do que fazer em Capitólio MG.

O mirante possui acesso fácil através do Km 312 da MR-050, a cerca de 30 Km da cidade em direção ao município de São João Batista do Glória, logo depois do Empório Lagoa Azul.

O local desvenda belos cenários com as escarpas rochosas de cor avermelhada com o lago de cor esverdeada abaixo.

Cânion de Furnas - Capitólio
Vista aérea do Cânion de Furnas

Anteriormente o local era de livre acesso, porém, em novembro de 2020 foi inaugurado o Parque do Mirante dos Canyons.

Agora o local conta com uma ponte suspensa, inaugurada com 110 metros de extensão e 100 metros de altura, que liga o estacionamento à novos mirantes em outras áreas, além de ganhar uma tirolesa.

  • O parque abre de segunda a sexta, das 9h às 18h e sábado, domingo e feriados, das 8h às 18h. Bilheteria: até às 17h
  • O ingresso de visitação custa R$80 (ref. nov. 2023)

Saiba mais sobre o Cânion de Furnas

Usina e Barragem de Furnas

O que fazer em Capitólio MG - Mirante da Usina de Furnas

A 38 km de Capitólio fica a Usina de Furnas que represou e criou todo o lago apelidado de Mar de Minas. A barragem é acessível através de um desvio de 2 km da MG-050 e conta com um mirante que dá para visualizar boa parte do complexo.

Morro do Chapéu – Capitólio

Capitólio MG - Morro do Chapéu
Capitólio vista do Morro do Chapéu – Foto: Andreia Perandre (Maps)

O Morro do Chapéu oferece um mirante com vista panorâmica conta também com uma capela com a imagem de Nossa Senhora dos Desamparados.
Fica a cerca de 12 km de Capitólio por estradas de terra.
Entrada: grátis

Voltar ao índice

O que fazer em Capitólio: Cachoeiras

Cachoeiras Diquadinha

Capitólio - Cachoeira Diquadinha
Cachoeira Diquadinha 1

São três cachoeiras em sequência, que se localizam no outro lado da rodovia, em frente ao acesso para o mirante do Cânion de Furnas. A primeira é acessível após 300 metros de caminhada, a segunda um pouco acima e a última a 600 metros, rio acima.

Capitólio - Cachoeira Diquadinha
Cachoeira Diquadinha 2

Os poços das cachoeiras e todo o trecho do rio possuem águas muito transparentes em um tom alaranjado, todas oferecem um belo visual e poço para banho.

  • Dica: Ao estacionar para visitar o mirante, atravesse a rodovia e aproveite para visitar estas cachoeiras.
  • Abre das 9h às 17h e é cobrada uma taxa de visitação.
  • Instagram do parque.

Trilha do Sol – Capitólio MG

Capitólio - Poço Dourado
Poço Dourado

A Trilha do Sol é uma atração particular que conta com várias cachoeiras, pequenos cânions e piscinas naturais. As principais atrações são; a cachoeira no Limite, do Grito e o Poço Dourado, as duas últimas perfeitas para banho.

Capitólio - Cachoeira no Limite
Cachoeira no Limite

O acesso se encontra na rodovia MH-050, a 23 km de Capitólio, 1 km antes da Ponte do Rio Turvo. Após o acesso, tem mais 1 km de estrada de terra até a Pousada Trilha do Sol. A partir são 3,5 km de trilhas para visitar as 3 cachoeiras, e entre elas o riacho, que é repleto de belos cenários entre paredes de pedra e belos poços de águas transparentes.

Capitólio - Cachoeira do Grito
Cachoeira do Grito

O parque abre de terça a domingo, das 9h às 17h30.
O day use custa R$45 por pessoa.
Crianças de até 12 anos não paga.
Adolescentes de 13 a 16 anos e idoso a partir dos 360 anos pagam R$35.
Valores (ref. março 2023).

Veja nossa matéria completa sobre a Trilha do Sol

Cachoeira Lagoa Azul – Capitólio

Capitólio MG - Lagoa Azul

Localizada a 28 km a partir de Capitólio na propriedade particular da Pousada Lagoa Azul, a cachoeira se destaca por contar com um poço de águas muito transparentes a poucos metros do lago de furnas.

É possível visitar a cachoeira de duas formas (ambas pagas): A Lagoa Azul é um dos pontos de parada durante o passeio pelo lago de Furnas, a embarcação atraca junto ao bar flutuante, onde há um acesso por uma escada. A outra opção é pelo Empório Lagoa Azul, às margens da MG-050, acesso pela pousada, por uma pequena trilha.

  • Entrada: É cobrada uma taxa e dá para passar o dia todo no local.
  • O acesso é livre para quem estiver hospedado.
  • Faça sua reserva na pousada Lagoa Azul.

Cascata Eco Parque

Capitólio - Cascata Eco Parque
Cascata Eco Parque fotografada pelo drone Viagens e Caminhos

A bela cascata Eco Parque escorre entre vários níveis de pedras, com cores em tons de laranja, conta também com um pequeno cânion onde deságua direto no Lago de Furnas.
Também é uma atração particular com estrutura para camping, chalés, lanchonete e estacionamento.
Entrada: É cobrada uma taxa de visitação.

Cachoeira do Filó

Capitólio - Cachoeira do Filó

Distante de 38 km de Capitólio, na primeira curva, logo após a entrada da barragem de Furnas, a Cachoeira Filó, fica a apenas 100 metros da MH-050, à direita.
Nas margens da rodovia, há local para estacionar o carro e seguir pela trilha. A cachoeira oferece um belo poço para banho, porém não há qualquer estrutura no local.

Nota: Esta cachoeira não oferece qualquer estrutura e segurança. O acesso livre.

Paraíso Perdido – Capitólio

Paraíso Perdido - Capítólio

O Paraíso Perdido concentra uma sequência de 8 quedas de águas e 18 piscinas naturais de águas cristalinas embrenhadas em meio ao belíssimo cenário do cerrado, entre um pequeno cânion e pedras de tom laranja.

Essa atração se encontra entre Capitólio e Passos a 40 km da cidade. Após rodar 35 km pela MG-050, há uma estrada de terra (4,5 km) com uma placa indicando.
A atração é particular e conta com estacionamento, restaurante, cabanas rústicas, área para camping, banheiros e toda estrutura necessária, além de trilhas demarcadas entre as pedras.

  • Há diferentes tarifas conforme o tipo de visitação e permanência.
  • Mais informações no site oficial.

Paraíso Achado

Paraíso Achado - Capitólio
Paraíso Achado – Foto de divulgação do atrativo

O Paraíso Achado na Serra da Canastra tem como atrativos: cachoeiras, piscinas naturais e trilhas em um ambiente preservado. Marcado pela passagem do Córrego da Capivara, faz a divisa entre os municípios de Capitólio e São João Batista do Glória.

  • Fica a 42 km da cidade de capitólio e 12 km do Cânion de Furnas. Os 7 km finais são de estrada de terra, com acesso recomendado para veículos 4×4 ou SUV.
  • A entrada custa R$30 por pessoa. Crianças abaixo de 10 anos não pagam. Possui estrutura com banheiros e lanchonete.
  • Abre todos os dias das 9h às 17h.
  • Mais informações na página oficial.

Cachoeira Fecho da Serra

Cachoeira Fecho da Serra - Capitólio
Foto: Vanderlei de Oliveira (Maps)

Bela cachoeira com inúmeros poços para banho além de trilhas que levam até a queda.
Fica a 29 km de Capitólio, com estrada de acesso logo após a ponte do Rio Turvo, deste ponto são cerca de 8 km de terra e mais uns 500 metros de trilha.
Entrada: gratuita

Cachoeira do Grotão

Cachoeira do Grotão
Foto: Jorge Mateus (Maps)

É uma cachoeira isolada é menos visitada devido à distância da MG-050. São cerca de 10 km de estrada de terra que sai da prainha da cidade e mais 200 metros de caminhada.
Entrada: gratuita

Outras cachoeiras em Capitólio MG

Além das cachoeiras mostradas acima, há ainda outras no município, como: Cachoeira da Capivara, Cachoeira Quebra Anzol, Cachoeiras Pé da Serra, Cachoeira Chapadão, cachoeiras da Sossegada, Cachoeira da Ilha, Cachoeira do Sabiá, entre outras…

Voltar ao índice

Mapa de Capitólio MG: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Capítólio MG, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Estas são as principais atrações de Capitólio, para quem estiver com mais tempo, vale a pena conhecer também a Serra da Canastra que fica logo ao lado, onde encontram-se as nascentes do Rio São Francisco e cachoeiras como a Casca D’Anta, com 180 metros de altura.

A Liliane Inglez do blog Trilhas e Cantos visitou o parque e mostra algumas atrações da Serra da Canastra.

Mais sobre a região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Siga nosso Instagram

28 COMENTÁRIOS

    • Arruma as malas e vem pro Brasil. Ano que vem pretendo conhecer Portugal, seu país, que também é muito lindo.
      Um abraço!

  1. Fui pra CApitólio muitas vezes antes do boom turístico 😉 O bom de estar ‘na moda’ é que tem muitas cachoeiras e lugares da lista que ainda não conheço! Preciso voltar 🙂

  2. Eu fico impressionada como o povo anda falando de Capitólio. Pessoal ta falando tão bem que da vontade de comprar uma passagem na mesma hora. Adorei as dicas, to sempre lendo sobre esse destino.

    • Não é nada de tão extraordinário, porém para quem gosta de paisagens naturais vale muito a pena. As cachoeiras são muito bonitas e com águas cristalinas.

  3. O roteiro que eu precisava para conhecer esse lugar. Que lugar bonito gente! Não é por acaso que chamam de o mar de Minas Gerais né? Adorei as dicas!

  4. Estou doida pra ir, mas já me disseram que não vale a pena no feriado por ser lotado… E aí só indo nas férias!

    • Enviei meu comentário sem terminar de escrever! Rs

      Vi que foram em outubro, alguém comentou sobre feriados??
      Achei o post lindo.. está salvo para quando formos!

      • Fomos no meio da semana e estava tranquilo, porém o piloto da lancha informou que em feriados, finais de semana e no verão fica tudo muito lotado, assim a gente acaba não aproveitando bem o passeio e as fotos não ficam boas, com muita gente poluindo as paisagens.

  5. Muito bom este post, Jair. Tenho lido e visto muitas fotos deste lugar, mas pela primeira vez consegui realmente entender o que é Capitolio. E o mais interessante, vc nos mostrou o “backstage” – rs da foto clàssica (pois como muitos fazem selfies, não é possìvel ver aquela plataforma).

  6. Já morei na região e adorava passear pela represa, nascentes e cachoeiras. Uma pena que as chuvas não tem ajudado tanto mais para que esse paraíso continue tão lindo. Abs

    • Pegamos um período com o nível das águas bem baixo, como pode ver nas fotos, uma das cachoeiras do cânion estava seca e a outra com pouca água.

  7. Perfeito esse lugar, fui duas vezes e quero voltar. A natureza caprichou em Capitólio não é verdade?Nem saberia te dizer o que gostei mais rrsss

  8. quantas cachoeiras lindas! quero muito conhecer esse lugar!
    achei muito importante que mencionou sobre as trombas d`agua que aparecem do nada e que sao super perigosas em determinadas epocas do ano, ja vi varios videos horriveis no face, eh assustador!

    • Obrigado, Tatiane!
      Dá para ir com crianças, Sim! Apenas na Trilha do Sol que precisa caminharesponder 4 km no total para visitar as 3 cachoeiras.

  9. Jair, adorei sua postagem, deu para ter uma grande ideia! Me diz uma coisa, como dividiu o tempo para ver estes lugares em dois dias. queria ter noção do que fez em um dia, pois vou ficar 3 dias agora no feriado, e queria acrescentar alguns lugares.

  10. Os valores são esses para o passeio nas furnas, 70 reais por pessoa a lancha ?
    O Hotel me passo um valor absurdo então, poderia me ajudar.

    • Olá! Michele!
      Paguei este valor, em outubro de 2017, deve ter aumentado, mas fui de carro até a ponte, de onde saem os passeios. Comprando no hotel provavelmente seja mais caro. Nesta época de férias, também devem aumentar o preço!

  11. Vocês fizeram todos esses passeios em dois dias?
    Estou querendo ir passar um fim de semana e quero aproveitar ao máximo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here