Fraiburgo
é conhecida como Terra da Maçã, terra de araucárias e atrações de estilo alpino que chamam a atenção.
O município de Fraiburgo se localiza no meio oeste catarinense e é um dos maiores produtores nacionais de maçã. Além disso a cidade preserva as culturas alemã, italiana e austríaca, onde destaca-se também a arquitetura, artesanato e gastronomia.
Sua altitude é de 1.048 metros e sua população é de aproximadamente 36 mil habitantes, mas aumenta no período de safra da maçã (de janeiro a março). Dependendo da época do ano os turistas podem conhecer o processo de produção da maçã, desde a colheita até a produção da fruta e derivados.
Quando ir a Fraiburgo
No inverno (entre junho e agosto) se prepare para pegar frio que pode chegar a -5°C nos dias mais extremos. No verão é época da colheita, que vai de janeiro a março.
Nessa época há um tour chamado Maçã tur que é um passeio pelos pomares durante a Colheita da Maçã. O passeio que dura 1h30, é feito com os Jagunbus ou Jagunço, que são veículos peculiares. Os passeios são feitos sob agendamento através do contato (49) 99195 5678.
Onde ficar em Fraiburgo
Há duas boas opções de hotéis em Fraiburgo. O melhor é o belo e imponente Hotel Renar, localizado em cima de um morro de frente para o lago das Araucárias. O hotel possui arquitetura alpino-germânica e uma área de 150 mil m² em meio à natureza. Outra opção mais econômica é o Hotel Fraiburgo, localizado às margens da SC-355.
O que fazer em Fraiburgo
Conheça os principais pontos turísticos da cidade de fraiburgo:
Castelinho de Fraiburgo
Inaugurado em 1966, o castelinho fica em cima de um morro com vista da cidade, construído ao estilo das casas da Normandia (estilo francês). A história do castelo está diretamente ligada a economia do município.
A construção do castelinho foi uma forma encontrada pelos irmãos Frey para que o engenheiro francês Roger Biau (especialista em frutas), permanecesse em Fraiburgo e acompanhasse a produção. A mulher de Roger só deixaria a França e adotaria Fraiburgo se fosse edificada a casa de seus sonhos.
Lago das Araucárias
O lago artificial construído na década de 40 para abastecer a primeira serraria de Fraiburgo se tornou um belo ponto turístico. Hoje é ponto de encontro dos habitantes e visitantes.
Além da bela paisagem, o perímetro do lago com seus 1.750 metros serve como pista de caminhadas e corridas. É uma área de lazer com parquinhos, ciclovia, quadra de futebol de areia e academia ao ar livre.
Praça Maria Frey
Inaugurada em 1994, a praça leva o nome da esposa de René Frey (um dos fundadores da cidade). O destaque da praça é o monumento que parece um castelinho ou um portal em frente á várias araucárias.
Chama a atenção também, o termômetro em coluna de vidro, que é considerado um dos maiores da América Latina, e os entalhes em madeira feitos por artesãos locais.
Praça da Chaminé
Situada na parte central da cidade, a Praça possui escadarias e uma enorme chaminé de tijolos na altura de um prédio de 12 andares. A Chaminé foi construída em 1939 e fazia parte da serraria de René Frey e Irmão. Hoje simboliza a época das atividade madeireiras que era a principal atividade econômica da cidade.
Parque Ecológico René Frey
O parque René Frey é um paraíso ecológico localizado em plena área central de Fraiburgo. São 50 hectares de mata nativa com árvores centenárias, com araucárias e imbuias, além de alguns animais.
O local dispõe de trilhas ecológicas e belas paisagens, onde podem ser feitas caminhadas e cavalgadas, entre outras atividades. Uma atividade diferente realizada no local é o passeio de Kaigang, que é um Jeep 4×4 que percorre a mata nativa em meio a campos e lagos.
Para eventos específicos consulte os responsáveis pelo parque pelos contatos: (49) 3246 1729, (49) 99924 1862, (49) 99950 5529.
Aberto diariamente das 8:30 h às 12 h e 13:30 h às 17:30 h.
Portal Turístico de Fraiburgo
Construído em 1995, o enorme e belo portal é um dos cartões-postais da cidade. No local é possível adquirir as variedades de maçã e seus derivados, além de outras frutas da estação e peças de artesanato local.
O que fazer na região – destinos próximos
Para você montar um roteiro nesta região de Santa Catarina indicamos dar uma passada no centro de Videira, conhecer as atrações de Frei Rogério, depois passar 1 dia em Treze Tílias, cidade de imigrantes tiroleses. Depois siga para região de águas termais e no caminho passe por Joaçaba e conheça o Monumento ao Frei Bruno.
Por final, aproveite um ou mais dias na Termas Leonense, próximo a Capinzal, em Piratuba ou em Itá. Se tiver mais tempo pode conhecer também as Termas de Machadinho e Marcelino Ramos no lado gaúcho.
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.