Morro Grande
é uma pequena cidade de Santa Catarina de apenas 2893 habitantes (2019). Porém, oferece belas paisagens naturais no vale dos cânions Realengo, Boa Vista e Monte Negro.
O nome “Morro Grande” foi dado porque a cidade é rodeada pelas altas montanhas dos cânions. A diferença de altura chega a 1000 metros entre o topo das montanhas e o vale, repleto de plantações de arroz e de fumo.
Os principais pontos turísticos de Morro Grande SC são as paisagens naturais de vales montanhas, cachoeiras e grutas. O território do município abrange a parte de baixo de 4 cânions: Monte Negro, Cruzinha, Boa Vista e Realengo.
As atrações mais conhecidas são o Pico do Realengo, Cachoeira do Bizungo e as Paleotocas (Furnas das Três Barras).
O que fazer em Morro Grande: Cachoeiras
As cachoeiras de Morro grande estão bem espalhadas pelo município. Algumas delas possuem acesso mais fácil e outras mais difícil. Segundo informações do COMTUR de Morro Grande, todas as trilhas exigem o acompanhamento obrigatório de um guia formado. Porém, é comum o pessoal fazer algumas delas por conta.
Conheça as cachoeiras de Morro Grande SC:
Cachoeira do Bizungo
A cachoeira do Bizungo é a maior queda d’água de Morro Grande, com 110 metros de altura. É também a que possui acesso mais fácil, com trilha bem demarcada.
Fica numa bela área de mata fechada e preservada e oferece um belo visual. Possui uma bela parede rochosa e queda livre.
A trilha tem 2 km de extensão (4 km ida e volta) e a distância do centro da cidade de Morro Grande até o início da trilha é de 15 km.
Queda do Risco
A Queda do Risco, como o nome sugere, possui apenas um fio d’água, que desce escorrendo pela rocha, de aproximadamente 50 metros de altura.
O lugar é de grande beleza numa parede rochosa de arenito de cor laranja. Os tons ocre da rocha mistura-se com a vegetação verde, formando um belo cenário.
A trilha tem 2,5 km (5 km ida e volta), é larga e bem demarcada, a partir do Rio Tajuva. Fica na localidade de Três Barras, que pertence à Morro Grande, a 17 km do centro.
Cachoeira da Pedra Branca
A cachoeira da pedra Branca tem em torno de 50 m de altura, localizada numa área de mata bem fechada, na nascente do Rio Saltinho. Também forma um belo cenário, com suas águas escorrendo em diferentes posições entre as rochas.
Ao lado esquerdo da queda (olhando de frente para ela) há uma gruta situada no meio do penhasco. Esta cachoeira é a preferida para prática de rapel em Morro Grande.
Esta é uma trilha mais pesada, que além da distância de 4,5 km (9 km ida e volta), tem trechos de longas subidas e travessias no riacho, sendo indicado o acompanhamento de um guia.
O início da trilha fica a 10 km do centro de Morro Grande, junto ao bar do Alesandre.
Cachoeira do Rio Pilão
A cachoeira do Rio Pilão é pouco conhecida, por se situar escondida numa área de mata fechada e acesso um pouco difícil. Possui em torno de 100 m de altura e se destaca por cair em 5 níveis, onde a cachoeira vai mudando a posição durante a sua queda.
Dá para visitar o primeiro e segundo nível e é preciso ter cuidado com os lajeados, que são bastante escorregadios.
A trilha tem 2,4 km (4,8 ida e volta) com trechos de longas subidas. É necessário o acompanhamento de um guia. O início da trilha fica a 11 km da cidade.
Cachoeira do Arco Íris
A Cachoeira do Arco Íris é uma pequena queda com menos de 10 metros de altura. É formada pelas águas de um pequeno riacho que cai ao lado de um rio maior, na localidade de Três Barras. Há também belas piscinas naturais para banho de rio nas proximidades.
A cachoeira fica na propriedade da Pousada e restaurante Longaretti, a 13 km do centro de Morro Grande.
Mapa de Morro Grande SC
No mapa abaixo é possível ver a localização de cada atração de Morro Grande.
Outros Pontos turísticos de Morro Grande
Além das trilhas de Morro Grande, que levam até as cachoeiras, há outros trekkings, especialmente para o Morro do Realengo e as Paleotocas de Três Barras, confira:
Platô do Realengo
A trilha do Realengo tem 14 km de extensão (28 km ida e volta). É um antigo caminho de tropeiros que ligava o litoral ao alto dos Campos de Cima da Serra.
A caminhada inicia em 200 metros de altitude e vai a 1250 m (dados de Wikilok) no platô do Realengo, que tem 1,6 km de extensão. É uma trilha realmente difícil, leva-se em torno de 6h para subir e 4:30h para descer.
Lá de cima avista-se várias cidades como Torres, Araranguá, e Criciúma. Além da vista maravilhosa há algumas atrações, como a formação rochosa da Cabeça do Urso, Garganta do Diabo e o amanhecer no Realengo.
- A Cabeça do Urso é uma formação rochosa que lembra muito o animal. Também é um dos melhores mirantes para fotos do vale.
- A Garganta do Diabo é uma fenda com 3,5 metros de largura e 40 metros de profundidade, situada no alto do Realengo.
Esta trilha é feita com o acompanhamento de um guia. Geralmente o pessoal passa a noite no platô, pega o nascer do sol, e retorna no dia seguinte.
Paleotocas (Furnas das Três Barras)
Paleotocas são tocas de animais pré-históricos, escavadas na rocha há milhares de anos. Suas paredes costumam ser muito lisas pelo vai e vem dos animais.
As Paleotocas de Morro Grande, também são conhecidas como Furnas das Três Barras. Eram habitadas por tatus-gigantes ou preguiças-gigantes, animais que se extinguiram a cerca de 10 mil anos atrás.
Há várias grutas que podem ser visitas. Algumas delas oferecem a opção de atravessar e sair em outra boca.
A trilha tem 2,5 km (5 km ida e volta), é larga e bem demarcada, a partir do Rio Tajuva. Fica na região das três Barras, a 17 km do centro e pode ser visitada em conjunto com a cachoeira do Risco, aumentando em apenas 500 m de trilha.
Vale do Rio Tajuva – Três Barras
O Rio Tajuva recebe as águas de três grandes cânions de São José dos Ausentes (parte de cima): Cânion Realengo, Cânion Boa Vista e Cânion Monte Negro.
É o caminho para a trilha do realengo, Queda do Risco e Paleotocas de Morro Grande. O rio repleto de muitas pedras oferece algumas piscinas naturais uma belíssima paisagem com as montanhas do Cânion Boa Vista ao fundo
Igreja católica de Morro Grande SC
A igreja de Morro Grande SC é simples, mas vale a visita. Situada em frente à praça, a igreja fica em um ponto alto, de onde se tem uma bela vista da pequena cidade. É um bom lugar para curtir o final de tarde e ver o pôr do sol nas montanhas.
Santuário de Santa Gertrudes e estátua
Santa Gertrudes Comensoli foi canonizada pelo Papa Bento XVI, em Roma, em 26 de abril de 2009. A Santa foi a fundadora da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo.
O santuário está localizado na comunidade de São Bento em Morro Grande – SC, a 3,5 km do centro da cidade. Próximo ao santuário fica a imagem da Santa Gertrudes, esculpida em madeira, por um artesão do Equador. (Fonte: prefeitura de Morro Grande).
Passeios em Morro Grande com agência
Algumas das trilhas mencionadas acima só são possíveis com o acompanhamento de um guia local.
Fizemos todos as trilhas em Morro Grande com o apoio da Condor Ecotur. Além de disponibilizar um guia local, a agência também faz os passeios com 4×4, sob agendamento.
Para fazer cotação dos passeios, clique no botão do abaixo, que leva direto ao WhatsApp da Condor Ecotur. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, e combine o passeio desejado!
Quando ir a Morro Grande
Morro Grande é um destino para ser visitado em qualquer época do ano.
- No verão faz bastante calor para percorrer as trilhas, no vale cercado de cânions. Porém é a melhor época para curtir banhos de rio de cachoeira.
- No inverno faz frio, mas não tanto, mantendo-se um clima agradável. Porém, se for subir o Pico do Realengo no inverno, vá preparado para muito frio.
Como chegar a Morro Grande
- A cidade de Morro Grande fica a 48 km de Criciúma, 30 km de Araranguá e BR-101, e 246 km de Florianópolis.
- Para quem vem pela BR-101, tanto do Rio Grande do Sul como de Santa Catarina, basta acessar a rodovia SC-447, em Araranguá, por mais 28 km.
- Os pontos turísticos de Morro Grande estão espalhados num raio de 20 km, em trechos de asfalto e boas estradas de terra.
Onde ficar em Morro Grande
Falando de opções de hospedagem, na pequena cidade de Morro Grande não existem hotéis ou pousadas. Porém há algumas opções espalhadas em regiões rurais próximas, no município. Em algumas das pousadas funcionam também restaurantes.
- Pousada Rancho Fundo
- Hostel Recanto da Harmonia
- Pousada e Restaurante Longaretti
- Restaurante e Pousada Saltinho
- Restaurante e Pesque Pague do Gica
Nas redondezas há também outras boas opções pelo Booking:
- A Chalé Pouso das Águias fica a 26 km da cidade e é uma boa opção para se conectar à natureza.
- Outra boa opções é o hotel Oma Zita, na cidade de Forquilinha, a 30 km.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Super legal o post!!! Muito completo!!!
Me diz uma coisa… alguma destas trilhas da de fazer de 4×4, por conta própria? Ou as trilhas são só a pé mesmo???
Olá! Há estradas que levam até o início das trilhas. A partir dai só caminhando mesmo.