Olinda
é uma famosa cidade turística de Pernambuco, famosa por suas ladeiras e seu vasto centro histórico, além de sediar um dos carnavais mais famosos do país com os bonecos gigantes.
Grudada à Recife, a cidade de Olinda é uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Possui várias igrejas barrocas e outras riquezas de arquitetura rústica e muito colorida. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela ONU, em 1982.
O famoso Carnaval de Olinda é embalado ao som do frevo, maracatu e outros ritmos de Pernambuco. Bonecos gigantes caracterizados desfilam pelas ladeiras da cidade levando multidões.
Quem viaja à Recife, aproveita para conhecer o centro histórico de Olinda, repleto de ladeiras, construções antigas, igrejas e museus. Além da parte histórica, as praias de Olinda surpreendem pela beleza.
Turismo em Olinda
- O que fazer em Olinda
- Pontos turísticos de Olinda
- Praias de Olinda
- Onde se hospedar em Olinda PE
- Onde fica Olinda: como chegar
- Quando ir Olinda Pernambuco
- Carnaval de Olinda
- Mapa de Olinda: pontos turísticos
O que fazer em Olinda
- Centro histórico de Olinda
- Alto da Sé, catedral e mirantes de Olinda
- Convento de São Francisco
- Basílica e Mosteiro de São Bento
- Igreja do Carmo
- Casa dos Bonecos Gigantes
- Museu do Mamulengo
- Museu de Arte Sacra de Pernambuco – MASPE
- Outras igrejas de Olinda
- Praia del Chifre
- Praia dos Milagres e Praia do Carmo
- Praia do Quartel
- Praia de Casa Caiada
- Praia de Rio Doce
Pontos turísticos de Olinda
Centro Histórico de Olinda
Símbolo da preservação dos tempos de colônia, o centro histórico de Olinda se destaca com a arquitetura das construções, casarios coloridos, e as ladeiras de paralelepípedos.
Mesclada com a arquitetura, a vegetação ainda presente dentre as casas e as edificações, dão um toque muito especial ao local, que conta com várias igrejas, museus. Além das construções, o Alto da Sé revela belas paisagens a partir dos seus mirantes.
Alto da Sé e Catedral da Sé
O mirante se localiza no local mais alto do centro histórico de Olinda, próximo à Catedral da Sé. Oferece vistas da parte baixa do centro histórico de Olinda, de algumas praias e a cidade de Recife ao fundo. No local há apresentações locais, barracas de artesanato e de lanches, como tapiocas e acarajés.
A catedral da Sé foi construída em 1540, reconstruída em 1584, e por último passou por uma grande restauro entre os anos de 1974 e 1976. Possui feições entre os estilos de Renascença e o Barroco.
Aberta todos os dias, das 8h às 16h.
Convento de São Francisco
Construído a partir de 1585 e reconstruído a partir de 1631, o Convento de São Francisco oferece belezas arquitetônicas e decorativas incríveis. No claustro, 16 painéis de azulejos mostram a vida e a morte de São Francisco. Os azulejos tanto do pátio interno quanto das capelas são portugueses e com detalhes barrocos.
Incorporados ao convento, tem também a igreja Nossa Senhora das Neves, e três capelas, sendo elas a Capítulo, Sant’Ana e São Roque.
Abre todos os dias, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30.
Basílica e Mosteiro de São Bento
Datado de 1599, foi classificado como o primeiro mosteiro benedito do Brasil, uma bela demonstração da arquitetura barroca. Em seu interior as sanefas de talha dourada, grades de jacarandá e pinturas de episódios da vida de São Bento, chamam muita atenção. Tem também, retratos de antigos abades e mestres da Ordem Beneditina no país, além do rico mobiliário.
Junto ao convento fica a Igreja de São Bento, que foi reconstruída após um incêndio no Mosteiro. É muito bem decorada por fora com desenhos e obras de origem beneditina. E por dentro ela continua impressionando, com diversos detalhes em ouro, desenhos, painéis, e o teto, que também é uma obra de arte.
Abre todos os dias, das 9h às 11h45 e das 14h às 17h.
Igreja do Carmo
Construída a partir de 1580, a igreja barroca passou por várias reformas e intervenções, a última delas em 1968. Possui uma bela fachada e altar bastante detalhado e folhado em ouro.
Casa dos Bonecos Gigantes
Famosos em todo o Brasil e até no mundo todo, os Bonecos Gigantes de Olinda são os destaques no carnaval da cidade. Além de serem as atrações no carnaval, ficam expostos o ano todo para visitação.
Eles representam diversas personalidades históricas e na casa ou embaixada, a história de cada boneco é contada.
Abre todos os dias, das 9h30 às 17h30.
Museu do Mamulengo
Fundado em 1994 pela Prefeitura de Olinda, o Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá é o primeiro Museu de Mamulengos da América Latina é administrado pela Prefeitura Municipal de Olinda. O museu possui uma coleção de mais 1.200 bonecos, antigos e contemporâneos que se dividem em alas com temas específicos.
Abre de terça a sexta-feira das 9h às 17h. Entrada: R$2.
Museu de Arte Sacra de Pernambuco – MASPE
O museu localiza-se no Alto da Sé e tem um acervo baseado em objetos e símbolos da fé católica. Possui quadros e imagens eruditas policromadas e douradas, assim como objetos dos cultos da igreja.
O MASPE é dividido em várias partes, cada uma dedicada a uma certa forma de arte, desde imagens relacionadas a igreja, pinturas, estátuas, e até uma pequena igreja, além de uma representação da história de Jesus Cristo.
Abre de terça a sexta, das 10h às 17h. Sábados e domingos, das 14h às 17h.
Outras igrejas de Olinda
Além dos principais mosteiros e igrejas citadas acima, o centro histórico de Olinda possui um grande número de igrejas que merecem ser visitadas. Não chegamos a visitar todas, mas no site oficial você pode conhecer a lista de igrejas do município.
Praias de Olinda
Praia del Chifre
A Praia Del Chifre é a primeira praia de Olinda a partir da divisa com Recife. Com extensão de 2,3 km, é uma praia pouco frequentada em sua maior parte e ocupada somente na ponta norte, onde há uma comunidade carente, praticamente uma favela.
Praia dos Milagres e Praia do Carmo
A Praia dos Milagres e Praia do Carmo são duas pequenas e bonitas praias que receberam esses nomes por estarem em frente à igreja de Santa Cruz dos Milagres e a Igreja do Carmo. Dizem que são impróprias para banho, com isso, são boas apenas para fotos e contemplação.
Praia do Quartel
Localizada no Bairro Novo em Olinda, em frente ao Shopping Patteo, a Praia do Quartel, fica em uma área onde a orla começa a ficar mais bonita, repleta de belos prédios.
É praticamente uma piscina protegida por recifes artificiais. Possui diversas opções de lazer, com muitas barracas, restaurantes de praia, estacionamento e diversas opções para quem gosta de praticar esportes.
Praia da Casa Caiada
É uma das mais frequentadas do município, por sua proximidade com o centro da cidade. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada. Conta com uma boa faixa de areia grossa, também com mar calmo e águas transparentes, onde são praticados esportes como jet ski e o caiaque.
Possui boa infraestrutura, com diversos prédios de alto padrão na orla, calçadão, pousadas, hotéis, bares, restaurantes e quiosques que possibilitam passar o dia se refrescando a aproveitando a bela praia.
Praia do Rio Doce
Localizada no litoral norte da cidade, essa bonita praia de Olinda vai até a divisa com o município de Paulista. Possui um ambiente rústico que é mais frequentada por pescadores e moradores locais.
A sua faixa de areia é bem larga, o mar é muito calmo, que traz um tom de tranquilidade e relaxamento. É uma praia mais para famílias, e pela boa faixa de areia, é comum a prática de esportes como futebol e vôlei.
Onde se hospedar em Olinda PE
Quase todo mundo que vai conhecer a cidade, fica hospedado em Recife, pela proximidade, depois acaba passando um dia em Olinda para conhecer. Dependendo de seu roteiro, considere passar pelo menos uma noite na cidade para explorar o centro histórico de Olinda e suas praias.
Uma das melhores áreas para se hospedar em Olinda é na cidade alta. Esta área do centro histórico de Olinda oferece mais opções de comércio, restaurantes, e é onde se localizam as principais atrações.
Se a data de sua viagem for próxima ao carnaval, reserve sua estadia com bastante antecedência, pois nessa época é tudo muito lotado.
- Hotel 7 Colinas – opção confortável na cidade Alta, com nota 9,2.
- Pousada Convento da conceição o melhor custo benefício no Alto da Sé, com nota 9,0.
- Pousada dos Quatro Cantos opção no coração do centro histórico, com nota 8,7.
- Hotel Pousada São Francisco opção pertinho da praia, com nota 8,2.
- Se preferir ficar na capital, veja as opções de hospedagem em Recife.
Onde fica Olinda: como chegar
Normalmente os turistas chegam pelo aeroporto de Recife, distante apenas 20 km do centro de Olinda. Do centro de Recife são apenas 10 km até o centro histórico de Olinda.
As três melhores formas de se deslocar de Recife para Olinda é de carro, ônibus ou Uber. Conheci todo o litoral de Pernambuco, além de Caruaru e o Vale do Catimbau, no sertão, com carro alugado.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Se preferir economizar e ir de ônibus, as linhas: 1987, 1981, 1982 e 910, são as que conectam as duas cidades. A outra opção é ir de Uber ou através de um tour guiado saindo de recife.
Excursão a Olinda e Instituto Ricardo Brennand
Quando ir a Olinda – Pernambuco
A alta temporada da cidade é na época de carnaval, como dito antes, um dos mais famosos do Brasil. Porém a cidade fica bem cheia e tumultuada, fica tudo lotado e car. É para quem gosta da folia mesmo!
Se seu estilo de viagem é mais direcionado a conhecer os pontos turísticos de Olinda, e apreciar as belas paisagens, recomenda-se ir fora da temporada. Mas evite o inverno, pois os índices de chuva aumentam muito, prejudicando os passeios. Então, o mais indicado, é ir entre setembro e abril.
Carnaval de Olinda
O Carnaval de Olinda é o principal motivo de visitação da cidade, que é famoso em todo o Brasil. Assim como suas outras atrações culturais, até mesmo no carnaval a história é muito enfatizada e respeitada, mantendo as tradições do carnaval pernambucano.
Os ritmos que mais destacam, são o Frevo e o Maracatu. O Maracatu divide-se em Maracatu Nação (uma manifestação com relação ao candomblé e a cultura negra); e o Maracatu Rural (relacionado ao folclore da região). O frevo mistura a música e a dança e também é uma manifestação cultural, nesse caso, das classes trabalhadoras.
Os desfiles são onde o povão se reúne para muita festa e diversão, sendo que a principal atração são os Bonecos Gigantes, que ganham novos personagens a cada ano.
Mapa de Olinda: pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Olinda, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
PASSAGENS AÉREAS, HOTÉIS, PACOTES. Buscador de passagens aéreas em todas as cias aéreas. hotéis, pacotes e shows.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Que post completíssimo sobre Olinda. Quem
Pretende conhecer a cidade vai ter tudo em mãos depois de ler seu artigo Jair. Parabéns!!
Obrigado, Cynara!
Pema que nossa passagem pela cidade tenha sido rápida! Quem sabe a gente retorne em breve!