Palhoça
é um destino do litoral de Santa Catarina com belas praias e paisagens belíssimas de enseadas e morros à beira mar, repleta de trilhas incríveis.
As Praias de Palhoça são ofuscadas por outros destinos de Santa Catarina mais famosos, como Florianópolis, Garopaba, Itapema, Bombinhas e Balneário Camboriú. Porém possui praias com águas transparentes e paisagens belíssimas de campos verdes, penínsulas e formações rochosas à beira mar.
Guarda do Embaú, com sua vila rústica, é sua praia mais famosa, bastante procurada por surfistas e adeptos da natureza. Já a praia Pinheira, Praia de Cima e Praia do Sonho são mais buscadas por famílias, veranistas e moradores da região.
Turismo em Palhoça
Navegue por este post
- Praias de Palhoça
- O que fazer em Palhoça: Trilhas e pontos turísticos
- Onde se hospedar em Palhoça SC
- Onde fica Palhoça: como chegar
- Quando ir a Palhoça SC
- Mapa de Palhoça: praias e pontos turísticos
Praias de Palhoça
As praias de palhoça propícias para banho de mar no município iniciam 26 km ao Sul da cidade. A primeira é a praia de Araçatuba, na Foz do rio Maciambu, e a última, a praia de Guarda do Embaú, na divisa com Paulo Lopes.
Praia de Fora – Palhoça
A Praia de Fora de Palhoça é bastante frequentada por moradores da cidade e pouco conhecida por turistas. Não é das melhores praias de palhoça, mas possui águas calmas, sem ondas, agradáveis para famílias com crianças. Fora da temporada fica praticamente deserta.
A praia é extensa, com areia dourada e grossa, e o pessoal aproveita das águas paradas para passear de caiaque e jetski. É a praia balneável que fica mais próxima ao centro de Palhoça.
Praia de Araçatuba – Foz do Rio Maciambu
A vila de Araçatuba fica junto à foz do rio Maciambu, um rio formado por áreas de mangue, que deságua na baía Sul da ilha de Florianópolis. O acesso até a foz é todo asfaltado.
Esta praia de águas muito calmas é indicada para quem gosta de um lugar bem sossegado em meio à natureza. É bastante procurada por adeptos da pesca e ideal também para esportes aquáticos.
Praia do Sonho – Palhoça
A Praia do Sonho possui mar calmo, com suas águas ainda protegidas pela baía Sul de Florianópolis. Com 2,5 km de extensão, o mar límpido tem pequenas ondas, possui boa faixa de areia e uma larga faixa de dunas e vegetação natural entre o mar e as residências.
É uma praia bastante tranquila, com muitas residências de praia, bastante frequentada pelo pessoal da região, mas recebe também, turistas na temporada. Em seu canto direito fica a Ponta do Papagaio.
Ponta do Papagaio
A Ponta do Papagaio é uma península onde há uma área de mata preservada, entre a praia do Sonho e a Praia Pinheira. Uma estreita faixa de areia leva até o local onde forma-se uma praia cada lado com mar muito calmo.
No lado direito fica a Ilha do Papagaio, acessível por uma travessia de 100 metros. No lado esquerdo há uma trilha entre as pedras que leva até imensas pedras, onde se avista a ilha de Araçatuba e o extremo Sul da Ilha de Florianópolis.
Praia Pinheira
Também conhecida como Praia de Baixo, a praia de 7 Km de extensão em formato perfeito de concha. Suas águas são calmas, ótimas para banho de mar e esportes náuticos. Possui uma larga faixa de areia ideal para prática de esportes e caminhadas.
O canto direito da praia é o ponto com mais opções de bares, restaurantes e pousadas, porém há mais opções espalhadas. Em seu canto esquerdo fica a Ponta do Papagaio.
Dica de hospedagem na Praia Pinheira:
Praia de Cima – Palhoça
Esta talvez seja a melhor praia de Palhoça para curtir no verão. Possui uma paisagem belíssima, águas límpidas, com mar calmo, com pequenas ondas. A qualidade do mar, a boa faixa de areia, a orla preservada e as áreas naturais são qualidades da Praia de Cima.
No lado esquerdo há belas áreas rochosas. No lado direito há áreas de mata e campos onde ficam as trilhas da praia do Maço, Vale da Utopia e Ponta das Andorinhas.
Há uma boa estrutura turística nesta praia.
Dica de hospedagem na Praia de Cima:
Praia do Maço
É sem dúvida a mais bela praia de palhoça, em nossa opinião. Porém é uma pequena praia deserta com apenas 35m de largura, mas belíssima. Se situa no vale da Utopia, entre rochedos e belas áreas de campos e montanhas.
O acesso a esta prainha se dá por uma trilha de 500m, atravessando o morro, a partir do canto direito da Praia de Cima. A partir dela é possível seguir a caminhada pelo costão até a Ponta das Andorinhas.
Prainha e Praia Solita
A Prainha é uma bela praia deserta localizada atrás da montanha de Guarda do Embaú. Tem 200m de extensão e mar transparente, em formato de concha, indicada para banho e surf. Possui belíssimas áreas rochosas nos dois lados, dunas e costões.
Um pouco à frente, separada por rochedos fica a pequena praia Solita. O acesso se faz pela trilha do morro (1 km) ou pela trilha da costa (1,6 km) a partir de Guarda do Embaú.
Praia da Barra
A Praia da Barra fica em Guarda do Embaú, a 600m da vila, seguindo a trilha que margeia o rio. A pequena praia mistura as águas do rio com as águas do mar, possui áreas de pouca profundidade e áreas com correnteza na saída do rio.
Praia de Guarda do Embaú
O mar da praia da Guarda é propício à prática do surf sendo considerado um dos melhores locais do Brasil. Para chegar até lá é preciso fazer uma pequena travessia de canoa, a partir do Rio da Madre.
O rio divide dois municípios. O lado da vila pertence à palhoça, enquanto no outro lado, onde está a praia da Guarda, pertence a Paulo Lopes. A partir de Guarda do Embaú saem as trilhas da pedra do Urubu e da Prainha.
- Leia nosso post completo sobre Guarda do Embaú
- A Pousada Oliveira é bem localizada e com um bom custo benefício na Guarda.
O que fazer em Palhoça: trilhas e pontos turísticos
Depois das praias de Palhoça, as trilhas é que estão entre suas principais atrações. São muitas as opções de trilhas, tanto pela área costeira como pela serra.
No mapa no final do post também indicamos a localização de cada trilha. Conheça as principais opções de trilhas de Palhoça:
Trilha da Ponta do Papagaio
A trilha da Ponta do Papagaio leva até o final da península, entre enormes rochedos. Tem 500m de extensão e se torna um pouco cansativa porque o trecho é todo entre as pedras.
De lá se tem a vista panorâmica da ilha de Araçatuba e a Fortaleza de Nossa senhora da Conceição. Ao longe se avista a Praia dos Naufragados, a praia selvagem que fica mais ao Sul da Ilha de Florianópolis.
Trilha da Praia Pinheira à Praia de Cima
Esta trilha de 600m leva de uma praia a outra através de belos cenários de rochedos e campos gramados. Pode ser iniciada no canto direito da praia Pinheira e finalizada no canto esquerdo da Praia de Cima, ou também pelo sentido contrário.
Trilha da Praia do Maço e Ponta das Andorinhas
São duas trilhas que temo mesmo pontos de partida e compensa conhecer os dois lugares de uma só vez. São 1900m de extensão no total (ida e volta).
O ponto de partida é pelo canto direito da Praia de Cima. Logo no início há uma bifurcação: A da direita leva para praia do Maço e a da esquerda para Ponta das Andorinhas.
Inicie indo para praia do Maço, que consiste em atravessar o morro. São 500m, sendo que a metade é de subida e a outra metade de descida. A paisagem do lugar é uma das mais bonitas de Palhoça.
Na sequência siga pelo costão esquerdo por mais 700m até a Ponta das Andorinhas. Este percurso se dá por imensos costões e rochedos. Por final, basta retornar por mais 700m costeando o mar pela direita. Esta área é de belos campos gramados à beira mar.
Trilha do Vale da Utopia
É a mais longa trilha de Palhoça pela área costeira. Porém existem diversas opções nesta trilha com diferentes extensões.
Para quem desejar fazer a trilha inteira saindo da Praia de Cima, passando pela Praia do maço, até a Guarda do Embaú (ou vice e versa) são cerca de 2,5 km (somente ida).
Porém há trechos mais curtos indo somente até um ponto de vista da Prainha, com 2,5 km ida e volta pela Praia de Cima.
Trilha da Pedra do Urubu
Trilha imperdível em Guarda do Embaú, de onde se tem a melhor vista panorâmica da praia e do rio da Madre. A trilha tem apenas 500m, porém a subida é íngreme, mas toda pela sombra da mata.
No final descortina-se uma vista maravilhosa de Guarda do Embaú e da Praia Pinheira e da região. O acesso é pela margem do rio no final da vila.
Trilha da Prainha e da Guarda do Embaú
O acesso a trilha da Prainha é por Guarda do Embaú. Recomendamos fazer a trilha indo pelo morro e voltando pela costa. Este percurso oferece belíssimas paisagens e tem 2,5 km.
Porém com o caminho inicial é o mesmo que leva à Pedra do Urubu, aproveite para fazer as duas em conjunto. O percurso até o mirante da Pedra do Urubu, Prainha pelo morro e depois a trilha do costão totaliza 3,2 km.
Leia mais sobre a Pedra do Urubu e trilha da Prainha
Trilha do Morro da Cambirela
Localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o Morro da Cambirela possui 1043 metros de altitude. É o ponto culminante de Palhoça, oferecendo uma ampla vista panorâmica.
Do topo é possível se tem uma vista da ilha de Santa Catarina, da região metropolitana de Florianópolis e de várias praias. Porém esta trilha requer um ótimo preparo físico, pois é preciso enfrentar uma íngreme subida. São aproximadamente 2,5 km de subida (5 km ida e volta).
Trilha do Morro da Pedra Branca
A Pedra Branca é uma enorme formação rochosa com 490 metros de altitude. Localiza-se entre os municípios de Palhoça e São José, e oferece uma ampla vista panorâmica da região litorânea da Grande Florianópolis.
Do alto do morro se avista a parte sul da Ilha de Santa Catarina, o Rio Cubatão, as cidades de palhoça e São José.
A trilha tem cerca de 2,5 km de extensão (somente ida) com trechos de subida íngreme. O acesso se dá pelo bairro do Sertão do Imaruim ou pela Colônia Santana, em São José.
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
É a maior unidade de conservação do sul do Brasil, com quase 90.000 hectares. A área se espalha por 9 municípios, incluindo Palhoça, onde fica a sede do parque. Possui grande riqueza natural, incluindo nascentes de rios que abastecem cidades da região.
O parque conta com guias treinados e no local, é possível praticar atividades de ecoturismo, como caminhadas, rapel, voo livre, banhos de cachoeira, entre outros.
- A sede do parque fica no km 238 da BR 101.
- Horário: Quarta-feira a domingo, das 9h às 16h. Entrada gratuita
- Contato: 48 3286 2624
Onde se hospedar em Palhoça SC
Não recomendamos ficar na cidade de Palhoça, onde não há atrativos e fica distante das praias, a não ser se viaje a negócios.
A área do litoral entre a praia do Sonho e Guarda do Embaú é a que oferece mais opções de hospedagem. Ficando em qualquer uma destas áreas, os deslocamentos entre as praias e trilhas ficam fáceis.
As áreas mais turísticas, com mais opções de bares, restaurantes e lojinhas, são: centrinho de Guarda do Embaú e a área entre o canto direito da Praia Pinheira e a Praia de Cima.
Confira algumas dicas de ótimas opções de hospedagem nas praias de Palhoça:
- Residencial Vila das Flores – Nota: 8,9 – Praia Pinheira
- Hotel Pousada Santos Nota: 9,0 – Canto da Praia Pinheira
- Pousada Vila da Praia Nota: 9,4 – Praia de Cima
- Morada Canto Verde Nota: 9,3 – Guarda do Embaú
- Pousada oliveira Nota: 9,1 – Guarda do Embaú
- Mais opções de hospedagem
Onde fica Palhoça: como chegar
A cidade de Palhoça fica na parte central do Litoral de Santa Catarina, a apenas 23 km do centro de Florianópolis, porém, as suas principais praias ficam um pouco mais ao Sul; Pinheira (32 km) e Guarda do Embaú (36 km).
A BR-101, que corta o litoral catarinense é a rodovia que leva a cidade e passa perto de todas as suas praias. A partir dela há outras curtas estradas pavimentadas que dão acesso às praias.
Se você chegar de avião, o aeroporto de Florianópolis é o mais próximo. Fica a 61 km da praia da Pinheira e 65 km de Guarda do Embaú.
A partir do aeroporto recomendamos alugar um carro para se deslocar até Palhoça SC e conhecer todas as suas atrações.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Quando ir a Palhoça – Santa Catarina
- Para aproveitar as praias vá na temporada de verão, entre o final de dezembro e final de março. Nesta época a água está com boas temperaturas para banho de mar.
- Porém nesta época de férias até a metade de fevereiro os preços de hospedagem sobem bastante pela alta procura. O mês de março é uma ótima alternativa.
- Mas se sua intenção for somente curtir as belas paisagens através das diversas trilhas, vá em qualquer época do ano.
Mapa de Palhoça: praias e pontos turísticos
No mapa abaixo é possível ver os ícones com a localização de cada uma das praias de Palhoça, além das demais atrações e ter uma noção de acessos.
Conheça outros destinos da região:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.