Paulo Afonso
é uma cidade do extremo norte da Bahia, localizada em pleno semiárido nordestino.
Cortada pelo Rio São Francisco, e pela Hidrelétrica de Paulo Afonso oferece vários atrativos naturais, com destaque para o cânion do Rio São Francisco.
A reserva ecológica do Raso da Catarina, a Serra do Umbuzeiro e o Cânion do São Francisco, são locais propícios para os esportes de aventura.
O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso oferece visitação e belas paisagens. Apesar de estar em pleno sertão, Paulo Afonso tem sua prainha, no lago formado pela represa.
A cidade teve sua estrutura planejada desde sua criação com a construção da usina. O centro fica dentro de uma ilha artificial que foi construída com a implantação do canal da usina.
Quando ir a Paulo Afonso – Bahia
O clima de Paulo Afonso é semiárido, e chove pouco o ano todo. A temperatura varia de 18 °C a 37 °C e raramente é inferior a 17 °C ou superior a 39 °C.
Os meses mais secos vão de julho a dezembro, enquanto nos demais chove um pouco mais, mas ainda assim em pouca quantidade.
Com isso, considere visitar Paulo Afonso em qualquer época do ano.
Como chegar a Paulo Afonso – BA
A cidade de Paulo Afonso fica no extremo norte do estado da Bahia, na divisa com o estado de Alagoas, em pleno serão nordestino.
O aeroporto da cidade não oferece voos em aeronaves comercias de grande porte no momento.
Os aeroportos mais próximos são o de Aracaju (292 km) e Maceió (328 km). O aeroporto da capital, Salvador fica a 454 km, bem mais distante.
O ideal é chegar por um destes aeroportos, alugar um carro e traçar um roteiro. Um destino que não pode ficar de fora desse roteiro pelo sertão é também o Cânion do Xingó em Canindé de São Francisco.
Alugue um carro para sua viagem pelo Nordeste!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!
Onde ficar em Paulo Afonso
A melhor localização para se hospedar em Paulo Afonso é no centro da cidade. Lá há uma boa oferta de hotéis e pousadas e uma farta oferta de bares, cafés e restaurantes.
As avenidas Getúlio Vargas, Apolônio Sales e rua Otaviano Leandro de Moraes estão entre as principais vias da cidade.
Confira algumas dicas de boas opções de hotéis em Paulo Afonso:
- San Marino Hotel – Av. Getúlio Vargas
- Hotel Belvedere – Av. Apolônio Sales
- Hotel Portal da Ilha – Av. Apolônio Sales
- Veja mais opções de hotéis e pousadas na cidade
O que fazer em Paulo Afonso: Pontos turísticos
Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso pode ser visitado através de um passeio com carro próprio, com acompanhamento de um guia.
A visita ao complexo só pode ser feita com o acompanhamento de guias locais que são contratados no Centro de informações turísticas da cidade. A visita inclui; Lagos, quedas d’água, cânions, vegetação nativa, pontes, túneis e toda a estrutura da usina.
- O valor é de R$180,00 por carro – de 1 a 5 pessoas (ref. maio de 2024).
- Para veículos com mais passageiros há valores diferenciados, consulta pelo telefone: (75) 99196-6075.
O complexo de usinas da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), contém quatro grandes usinas PA I, PA II, PA III e PA IV. A construção das usinas de Paulo Afonso se iniciaram no ano de 1949 e só acabaram 50 anos depois.
A Usina PA.IV possui uma das maiores cavernas do mundo, com 210 metros de extensão, 24 de largura e 55 de altura, onde estão instaladas suas turbinas, e a visita está incluída no passeio.
Cachoeira de Paulo Afonso
A Cachoeira de Paulo Afonso é formada por diversas quedas d’água que se espalham pelas rochas recortadas em plataformas assemelhando-se a imensos degraus, somando 80 metros.
No local chove muito pouco, por isso na maior parte do ano o volume de água é baixo. Os grandes volumes d’água só acontecem quando chove bastante nas nascentes que ficam muito distantes do local.
Ponte Dom Pedro II
A Ponte Dom Pedro II é uma famosa ponte metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110, construída na década de 50, encravada no canyon do Velho Chico. É nela que os atletas liberam sua adrenalina em saltos de bungee jump, base jump e rapel.
Atualmente não é possível o uso da ponte para estes esportes radicais sem autorização prévia do DNIT.
Igreja de São Francisco de Assis
Foi a primeira igreja construída junto com o início das obras da usina, em 1949. Situada sobre uma pequena colina, conta com estrutura feita com as pedras da região.
A nave tem 90 m² e sua bancada de madeira comporta 60 pessoas. A torre lateral esquerda com sino de bronze a 9 metros de altura. Na parede de fundo, imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, impressa em alto relevo.
Casa de Maria Bonita
A casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a famosa cangaceira Maria Bonita, a rainha do cangaço, mulher do famoso Lampião.
A casa está situada no Povoado de Malhada da Caiçara, zona rural do município, há 38 km do centro de Paulo Afonso. Lá funciona o “Museu Casa de Maria Bonita”.
Raso da Catarina
A reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e indígena, com extensão de 6.400 km². Possui vegetação típica de caatinga e clima semiárido com temperaturas que chegam aos 40°C.
Algumas famílias dos índios Pankararés ainda moram no local, na região chamada Baixa do Chico, que apresenta belas formações rochosas.
Os passeios ao local são feitos sempre com a presença de guias e precisam ser agendados com antecedência para atender a normas do Ibama e da Funai.
Serra do Umbuzeiro
A Serra do Umbuzeiro é um local propício para uma caminhada até seu ponto mais alto, chamado de Cruzeiro.
O passeio envolve contato com a vegetação da caatinga do semiárido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres.
O alto da serra tem 536 metros de onde se tem uma visão panorâmica do município de Paulo Afonso.
A serra fica no Povoado Riacho, distante 20 quilômetros do cento de Paulo Afonso, pela BR-110.
Passeio de Catamarã pelo cânion do Rio São Francisco
O Catamarã leva os visitantes pelas belas paisagens do cânion do Rio São Francisco em um percurso de aproximadamente 3 horas de duração sendo 1 hora para banho.
O cânion do Rio São Francisco é formado por um vale profundo, com 65 km de extensão que começa em Paulo Afonso e vai até a Barragem de Xingo.
O passeio percorre 17 km da parte mais profunda do cânion com paredões de granito que chegam a 110 metros de altura e passa por baixo da Ponte Metálica.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
O CÂNION DO SÃO FRANCISCO
O São Francisco é sagrado,
produzindo muita riqueza,
fornecendo água e energia,
além de peixe e muita beleza.
O Velho Chico nos encanta
com cachoeiras e muita praia,
proporcionando muito lazer
pelo Sertão sem fugir da raia.
O Cânion do São Francisco
é o nosso Colorado Brasileiro,
com mais beleza e exuberância,
que serviu de lar pra cangaceiro.
A água com toda a sua força
fez o cânion, serrando a serra,
esculpindo tamanha beleza
ao encerrar a missão na terra.
É de uma beleza estonteante
ver as águas cor de esmeralda
contrastando com a Caatinga
e paredões de cor alaranjada.
Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia
Alguém pode dar informações sobre o passeio de lancha pelos Cânions saindo de Paulo Afonso?