As Pirâmides de Teotihuacán são relíquias arqueológicas e estão entre as atrações mais visitadas no México.
O sítio arqueológico de Teotihuacán é gigantesco. Tem 2,4 km de extensão, com um corredor central, duas enormes pirâmides (do Sol e da Lua) e inúmeras outras pirâmides menores e outras construções de pedra.
O local oferece uma incrível viagem pela cultura e história dos antigos povos locais. Os visitantes podem caminhar livremente entre as construções, subir na Pirâmide do Sol e a da Lua e visitar os palácios.
Para quem visita a cidade do México este é um dos passeios imperdíveis nos arredores.
Fica a 45 km do centro da capital e há várias maneiras de chegar às Pirâmides de Teotihuacán, por conta própria ou através de tours.
História da antiga cidade de Teotihuacán
Estima-se que a antiga cidade de Teotihuacán tenha vivido seu auge entre os séculos III e V, quando mais de 100 mil pessoas habitavam o lugar. Era a maior cidade da América nesta época.
Acredita-se que a cidade iniciada em torno de 100 a.C., e que os principais monumentos foram construídos continuamente até cerca de 250 d.C. A cidade pode ter durado até entre os séculos VII e VIII
Não se sabe ao certo a origem do povo de Teotihuacán. Acredita-se que tenha sido uma civilização formada por vários povos. Quando a cidade foi descoberta pelos Astecas já estava abandonada.
Como é o complexo arqueológico de Teotihuacán
O sítio arqueológico de Teotihuacán é Patrimônio da Humanidade protegido pela Unesco desde 1987. Com uma área de 83 km² é um dos pontos turísticos mais visitados do México.
O complexo fica ao lado da cidade de Teotihuacán a 2300 m de altitude. É um passeio para fazer sem pressa, você irá caminhar em torno de 5 km para conhecer tudo e ainda tem a subida nas pirâmides que é bem cansativa nesta altitude.
O parque arqueológico tem 2,4 km de ponta a ponta e 5 portões de entrada. Se você entrar e sair pelo mesmo terá que caminhar 5 km para percorrer todas as atrações.
Uma alternativa para caminhar menos é iniciar em uma ponta, sair pela outra, e pegar um táxi de um portão ao outro. Conforme o mapa abaixo você pode entrar pelo portão 1 (P1) e sair pelo portão 3 (P3).
Confira as principais atrações de sítio arqueológico das Pirâmides de Teotihuacán:
Calçada dos Mortos
A Rua dos Mortos é o eixo central da cidade, com pouco mais de 2 km de extensão e 45 m de largura. Inicia em frente da Pirâmide da Lua e termina na Cidadela. Praticamente todas as construções se situam nela ou próximo a ela.
Pirâmide do Sol
É a maior das pirâmides de Teotihuacán e também a segunda maior do México. Tem 65 m de altura e 5 níveis ligados por escadarias íngremes que leva até o topo. Lá do alto se tem uma ampla vista do todo o complexo arqueológico.
O seu núcleo (assim como as demais pirâmides do complexo) é feito de adobe (tijolos de terra crua, água e palha), posteriormente revestida com estuque e pedra.
Pirâmide da Lua
A Pirâmide da Lua tem 45 m de altura e se localiza na extremidade Norte do complexo. Apesar de ser mais baixa que a Pirâmide do Sol, fica em um terreno mais elevado, ficando com isso na mesma altitude.
De seu platô se tem a melhor vista do complexo, já que fica bem no início da rua dos Mortos e alinhada a ela. É um dos melhores lugares para tirar fotos de Teotihuacán.
A Cidadela
A cidadela fica na ponta Sul do parque. Fica logo na entrada para quem chega pelo portão 1 e é constituída por um pátio com casas à sua volta. Neste local encontra-se o templo de Quetzalcóatl, onde se supõe que viviam os sacerdotes e os governantes.
Templo de Quetzalcóatl
Localizado junto à Cidadela é uma pirâmide menor comparado a do Sol e da Lua, mas que chama atenção devido à sua decoração. Sua frente é repleta de mosaicos e cabeças de pedra bem ornamentadas.
Palácio de Quetzalpapálotl
Localizado a oeste da praça da pirâmide da Lua, supõem-se ter sido um dos mais importantes espaços da cidade. Era um local luxuoso, provavelmente a residência de um personagem influente.
Estrutura de serviço
Próximo aos portões de acesso há lojas de souvenirs, artesanato, lanchonetes e banheiros. Os restaurantes ficam no lado de fora do complexo. No interior do complexo há muitos vendedores ambulantes de artesanato e artefatos regionais.
- Horário: Segunda a domingo das 9:00 h às 17:00 h
- Valor do ingresso (2019): 70 pesos (USD 4)
- Gratuito para menores de 13 anos, maiores de 60 anos e pessoas com deficiência.
- Gratuito aos domingos para mexicanos e estrangeiros residentes no país;
- Site oficial: inah.gob.mx
Saiba porque você deve contratar um Seguro Viagem para o México
O Seguro Viagem garante assistência médica e para bagagem extraviada.
Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia.
Não arrisque! Faça uma cotação aqui! Reserve e tenha 5% de desconto!
Como chegar às Pirâmides de Teotihuacán
Há várias formas de chegar à Zona Arqueológica de Teotihuacán. As mais comuns são com ônibus turístico de linha, excursão de ônibus ou van, táxi com preço fixo ou ainda de carro alugado, como foi nosso caso.
Iremos detalhar as formas de chegar e você deve definir a que se enquadra mais em seu roteiro. A Zona Arqueológica tem 5 portões de acesso e se você tiver liberdade de escolher poderá diminuir bastante sua caminhada lá dentro. Confira no mapa abaixo!
O Portão 1 é o mais próximo para quem vem da capital dá acesso à Cidadela. O Portão 3 fica na ponta oposta, próximo à Pirâmide da Lua e os portões 2, 4 e 5 estão mais próximos da Pirâmide do Sol.
Se seu tempo for curto e você tiver liberdade de escolha deixe o portão 1 e a Cidadela de lado. Entrando por qualquer outro portão dá para visitar as duas principais pirâmides e a parte mais bonita sem caminhar muito.
Chegar a Teotihuacán através de excursão de van ou ônibus
É a maneira mais fácil de visitar Teotihuacán, já que basta contratar o tour, seguir as orientações e embarcar no horário estipulado.
Há muitas empresas que realizam este passeio que geralmente é encontrado nos hotéis e agências da capital. Porém, você pode reservar online, com antecedência e viajar mais tranquilo, com opção de cancelamento gratuito, se necessário.
Há duas opções deste tour, com algumas diferenças:
Tour Santuário de Guadalupe + Teotihuacán – Duração de 8:30 horas
Este tour sai da Cidade do México por volta das 9h da manhã e inclui primeiro, a visita à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.
O almoço é na chegada a Teotihuacán e à tarde haverá 2 horas para visitação. O tempo é um pouco apertado para percorrer todo o complexo e subir nas pirâmides.
- Vantagens:
Você vai conhecer dois lugares: Teotihuacán e o Santuário de Guadalupe. - Desvantagens:
O tempo de permanência no complexo é mais curto (meio corrido).
A visitação a Teotihuacán é à tarde, com sol mais forte.
Tour Teotihuacán – Duração de 9 horas
Esta outra opção de tour não inclui a visitação ao Santuário de Guadalupe. Porém, disponibiliza mais tempo em Teotihuacán, sendo possível percorrer o complexo com mais calma.
Outra vantagem é que a visitação acontece pela manhã, quando faz menos calor e a quantidade de visitantes é menor.
- Vantagens:
Visitação pela manhã, com o complexo mais vazio. - Desvantagens:
Este tour contempla somente o complexo arqueológico de Teotihuacán.
Chegar a Teotihuacán por conta própria, de ônibus
É a maneira mais barata, mas também a que dá mais trabalho.
Primeiro pegue o metrô e siga até a estação Autobuses del Norte – Linha 5 Amarela. Junto a ela fica o terminal de ônibus Autobuses del Norte. De lá partem os ônibus da empresa Autobuses Teotihuacán, que opera o trecho entre a Cidade do México e Teotihuacán.
Ao comprar o bilhete explique que irá até as pirâmides, para ter certeza de comprar o bilhete correto. Também diga ao motorista que irá descer nas pirâmides para descer no ponto mais próximo ao portão 1 do complexo.
Os ônibus partem de hora em hora a partir de 7h da manhã e o preço da passagem (ida e volta) é de 88 pesos (USD 5).
Retorno de ônibus
O ponto para pegar o ônibus de volta é logo depois da saída do Portão 2.
Dica: Na sequência você pode ir à Basílica de Guadalupe, desça no Terminal Autobuses del Norte (mesmo que pegou o ônibus na ida) e siga de metrô até a estação La Villa-Basílica – Linha 6 vermelha. A estação fica bem próxima ao santuário.
Depois retorne de metrô até a estação mais próxima de seu hotel.
- Vantagens: O passeio se torna bem mais barato e com total liberdade de horários.
- Desvantagens: Deslocamentos entre estações de metrô e trajetos por conta própria e demorados.
De táxi com preço fixo
Esta é a opção mais cara. Considere apenas se estiver com o tempo bem corrido.
Peça indicação no hotel de um taxista de confiança e negocie um valor fixo para viagem de ida e volta e o tempo de espera. Combine com ele o portão da volta de forma que diminua a distância dentro do complexo e se quiser ir também ao santuário de Guadalupe.
Recomendo entrar pelo portão 1 e sair pelo portão 3, para fazer o roteiro completo (caminhada de 3,7 km); ou se tiver com menos tempo, entrar pelo portão 2 e sair pelo portão 3, para deixar de lado a parte menos interessante (caminhada de 2 km).
O preço médio cobrado pelos taxistas é entre USD 80 e USD 100.
- Vantagens: Comodidade, rapidez no trajeto e liberdade de horário.
- Desvantagens: Preço bem mais alto.
De carro alugado
Esta opção é recomendada para quem quer fazer um roteiro fora da Cidade do México, incluindo outros lugares, como foi nosso caso. Desta forma você pode visitar as Pirâmides de Teotihuacán, depois seguir viagem para outro lugar.
Alugue um carro no México para sua viagem!
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF. Faça sua cotação e reserve aqui!
Nosso roteiro de 3 dias fora da Cidade do México foi o seguinte:
- Vantagens: Estender um roteiro de viagem por vários lugares e liberdade de horário.
- Desvantagens: Enfrentar o trânsito na saída da cidade.
Visitamos o complexo na volta de nosso roteiro, em um sábado. O local estava cheio, mas sem filas. Se puder, evite os finais de semana, quando muitos Mexicanos vão também.
Para retornar à cidade do México e devolver o carro foi bem tranquilo, usando o GPS. Se pretender alugar um carro no México, baixe o mapa off-line da área, ainda em casa. Assim não precisará de Internet para usar o GPS de seu celular.
Passeio de balão nas Pirâmides de Teotihuacán
A experiência mais incrível que se pode fazer no local é o passeio de balão sobre Teotihuacán. Este tour acontece ao amanhecer, quando há menos chance de vento.
O tour inclui o transporte (ida e volta) a partir da Cidade do México (de madrugada), café da manhã, voo de 1 hora sobre as pirâmides, e um brinde de espumante.
Confira como foi nosso roteiro de 6 dias no México
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.