A Ponte ferroviária do Rio Saltinho é um local para quem curte caminhadas em ferrovias, contato com a natureza.
Descobrimos esta maravilha da engenharia ferroviária, por acaso, mexendo no Google Maps. Sem mais informações, mas percebendo que havia uma estrada próxima, resolvemos ir conhecer.
A ponte atravessa o rio Saltinho e o vale formado por ele. Mais 700 m para baixo o Rio Saltinho deságua no Rio Turvo, juntando-se a ele. No local há também os pilares de uma antiga ponte rodoviária que foi levada pelo rio.
Ponte ferroviária do Rio Saltinho – Ipê – Muitos Capões
É uma grande ponte ferroviária composta por 3 arcos, com 270 m de extensão e aproximadamente 30 m de altura. Sua ponta Oeste se conecta diretamente a um túnel, denominado túnel 11 da Ferrovia tronco Sul, este com 340 m de extensão.
Apenas um dos arcos da ponte serve de passagem para o rio, enquanto os outros dois ficam sobre uma área de mata.
Essa ponte é conhecida como Ponte do Lambari, alusão à um morador que residia ao lado da boca do túnel, cujo apelido era Lambari.
A ponte ferroviária do rio Saltinho fica na divisa dos municípios de Ipê e Muitos Capões, próxima também de André da Rocha. Faz parte da ferrovia Tronco Sul construída entre 1960 e 1970, que conecta Vacaria a Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
Rio Saltinho
O sinuoso Rio Saltinho faz a divisa natural entre os municípios de Ipê e Muitos Capões, na Serra Gaúcha. Deságua no rio Turvo, que é um dos afluentes da Bacia Antas-Taquari.
No Google Maps está erroneamente nomeado como rio Ituim, neste trecho, porém o rio Ituim é bem menor, se junta ao Rio Telha que desemboca no rio Saltinho, assim como o Rio Faxinal desemboca no Saltinho e esse se junta ao Rio Turvo.
Como chegar à Ponte ferroviária do Rio Saltinho
Tanto para quem vem do Sul (Caxias do Sul e Flores da Cunha), como do Norte (Vacaria), o acesso é pela ERS-122 e depois pela Vila São Paulo, distrito de Ipê.
Saindo de Vacaria são 72 km de distância, 23 km destes em estrada de chão batido. Dirija 18 km pela BR-116 rumo a Caxias, depois acesse a ERS-122 por mais 31 km até a entrada para Vila São Paulo, à direita.
Obs: Para que vem por Caxias do Sul, à partir deste acesso, o caminho é o mesmo.
A partir daí começa a estrada de 14 km, de chão cascalhada e larga que leva até a Vila São Paulo. Atravesse a vila e pegue a estrada à direita rumo à capela Nossa Senhora das Dores que fica a 5,3 km.
A partir da encruzilhada da capela terá mais 4 km de estrada, que no final vai ficando mais íngreme. Pegue a estrada da direita e logo à frente à direita novamente.
Depois de andar 1 km pare no local onde há 3 casas juntas para pedir autorização. Não chegamos a pedir porque fomos informados depois, mas é ali que moram os proprietários da terra que dá acesso à ponte.
Logo à frente haverá uma descida íngreme e a partir daí a ponte fica visível. Próximo à ponte há uma casa que está abandonada. Logo depois dela, na curva, estacione seu carro o seu carro na sombra.
Trilha até a ponte
Passe a trama (porteira de arame) que fica logo abaixo da casa e siga pela trilha de pouco mais de 100 m (isso mesmo, apenas 100 m de caminhada), que leva direto na cabeceira da ponte que fica junto ao túnel.
Dica: Depois que voltar ao carro não deixe de descer (a pé mesmo) pela estrada por mais 200 m até a beira do rio. No local há uma bela área de acampamento e as ruínas de uma antiga ponte.
Nota: A área de acampamento fica na propriedade particular (nas casas mencionadas acima). Se desejar acampar é preciso pedir autorização lá.
O que fazer no local
Para quem mora na região, é um local para um passeio rápido de bate e volta. Aproveite um dia de sol para conhecer.
Chegando lá você poderá caminhar um pouco pelos trilhos e atravessar o túnel. Quando fomos tivemos muita sorte, o trem passou quando estávamos na boca do túnel.
Se você gosta de banho de rio, escolha uma área com pouca correnteza, mas tenha cuidado.
Onde se hospedar
Para quem vem de mais longe, sugerimos que aproveite para conhecer as atrações de Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil, Flores da Cunha, Caxias do Sul e Vacaria.
Destas cidades, Antônio Prado é a mais próxima para se hospedar, seguidas de Flores da Cunha e Vacaria.
Confira algumas dicas de hospedagem:
- Cantina Entre Amigos – Em Antônio Prado
- Letto Hotel – Em Flores da Cunha
- Pousadas das Pipas – Em Vacaria
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Já fui!!! Sou de São Paulino mas moro em POA e meu hobby é uma trilha!!!
Olá vc sabe os horários que passa o Trem?
Oi Mari! Não existe horário fixo.