Roteiro Goiás: Brasília, Rio Quente, Caldas Novas e Pirenópolis

Relato de viagem à Brasília, Rio Quente, Caldas Novas e Pirenópolis. Roteiro completo de viagem pelo estado de Goiás e na Capital Federal.

Roteiro Goiás - Rio Quente
  Por Jair Prandi
 

Tudo sobre nosso roteiro Goiás, onde visitamos Brasília, Rio Quente, Caldas Novas e Pirenópolis, numa viagem pelo estado de Goiás e na Capital Federal.

Há muito tempo via anúncios da Pousada do Rio Quente ou Termas do Rio Quente (hoje Hot Park) e tinha vontade de conhecer. Em Brasília fiz uma visita relâmpago há muitos anos, e várias vezes havia feito conexão entre os voos do Rio Grande do Sul ao Norte e Nordeste do Brasil.

Desta vez resolvi fazer um roteiro em Goiás e conhecer um pouco melhor a capital brasileira e uma parte do estado. Pegamos voo direto ida e volta Porto Alegre – Brasília e rodamos 1000 km de carro alugado por Goiás e Distrito Federal.

Programação do roteiro Goiás: Brasília, Rio Quente, Caldas Novas e Pirenópolis

Providências tomadas antes do Roteiro Goiás:
1 – Compra das passagens aéreas: Porto Alegre – Brasília.
2 – Estudo do roteiro e lugares a visitar.
3 – Reserva das hospedagens.
4 – Reserva do carro alugado com a Rentcars.
5 – Roteiro da viagem
6 – Compra dos ingressos para o Hot Park.

Relato do Roteiro Goiás: Brasília Rio Quente, Caldas Novas e Pirenópolis

1º dia – Vacaria – Porto Alegre – Brasília – Caldas Novas

Saímos de Vacaria as 5h da manhã rumo a Porto Alegre (240 km) para pegar o Voo Latam as 10h:05, e deixamos o carro no estacionamento do aeroporto.

Vista externa da Catedral de Brasília

Após um voo tranquilo, chegamos à Brasília as 12h30. Fomos até o balcão da locadora que havíamos reservado com a Rentcars. Logo veio a Van para nos levar até a locadora que fica próximo ao aeroporto para pegar o carro alugado.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Depois de fazer a papelada de locação, seguimos viagem rumo à Caldas Novas pela rota Luziânia, Vianópolis, Cristianópolis. É quase sempre a melhor rota e amais curta. São 310 km de asfalto, geralmente em boas condições.

Saiba mais sobre a melhor estrada entre Brasília e Caldas Novas.

Na saída de Brasília tem que tomar cuidado com os radares, que são muitos.
Almoçamos no caminho e chegamos à Caldas Novas por volta das 18h, na Pousada Castelinho. À noite fomos jantar em um restaurante próximo.

Veja mais opções de hotéis em Caldas Novas

Roteiro Goiás – 2º dia – Hot Park – Rio Quente – Caldas Novas

O segundo dia de nosso Roteiro Goiás foi no Hot Park, o maior parque aquático de águas naturalmente quentes do mundo e maior parque aquático da América Latina.

Praia do Cerrado – Hot Park – Rio Quente

Antes da viagem, comprei os 3 ingressos para 2 diárias, comprando antecipadamente pela Internet é mais barato. Se for entrar no parque por 2 dias é melhor comprar o ingresso de 2 dias, também sai mais em conta.

Saiba tudo sobre o Hot Park

Após o café, na pousada, seguimos de Caldas Novas para Rio Quente (25 km) e chegamos ao parque um pouco antes de sua abertura (o Hot Park funciona das 9h30 às 17h30).

Lazy River (Rio lento) – Hot Park – Rio Quente

Ao entrar fomos aos guarda volumes para deixar a mochila com os pertences. São R$20 a diária para deixar suas coisas guardadas em um armário com chave. Acho indispensável para não ter que ficar carregando em cada atração e cuidando o dia todo.

Lazy River – Hot Park – Rio Quente

A partir daí começamos a aproveitar as várias atrações aquáticas do Hot Park, com exceção das 2 atrações mais radicais que são o Xpirado e o Half Pipe, pois não tivemos coragem de ir.

As atrações que mais gostamos foi o Laze River (rio de 230 metros para descer com boias), o Giant Slide (rampa molhada), o Acqua River (toboágua com boias), e a Praia do Cerrado (maior praia artificial com ondas quentes do mundo).

Toboágua Xpirado – Hot Park – Rio Quente

Além de todas as atrações normais do parque, há outras várias opcionais, como tirolesa, mergulho, escalada, caiaque, mundo das aves, entre outras. Estas são cobradas à parte para quem quiser ir.

Além disso há o Parque das Fontes (um parque separado), que pode ser usado somente para quem está hospedado em um dos resorts da rede.

Confira as atrações do Hot Park

Half Pipe – Hot Park – Rio Quente

No almoço, comemos apenas um lanche, já que não é bom comer muito e logo ir brincar na água. Uma boa dica é aproveitar as atrações mais agitadas pela manhã e a Praia do Cerrado à tarde, já que fica um pouco mais distante do resto e dá para relaxar.

Por volta das 17h, bastante cansados, retornamos à Caldas Novas e a noite sim, comemos bem em um restaurante no centro da cidade.

Praia do Cerrado – Hot Park – Rio Quente

Roteiro Goiás – 3º dia – Hot Park – Rio Quente – Caldas Novas

O segundo dia no Hot Park foi bem parecido, passamos aproveitando o melhor que o parque tem a oferecer. Você deve estar se perguntando, porque nos hospedamos em Caldas Novas e não na cidade de Rio Quente. É porque em Caldas Novas há mais opções com preços mais baixos e a distância é de apenas 25 km.

Confira o Guia de Rio Quente

Vídeo do Hot Park e suas atrações

O jantar desta noite foi na Praça de Alimentação no centro da cidade, onde há vários restaurantes agrupados que tem como prato principal Picanha e Filé servidos em uma chapa com vários acompanhamentos. Muito bom!

Confira o Guia de Caldas Novas

Portal Di Roma – Caldas Novas

Roteiro Goiás – 4º dia – Caldas Novas – Pirenópolis – Brasília

O quarto dia de nosso Roteiro Goiás foi de viagem de volta à Brasília, só que por outro caminho. Voltamos passando por Cristianópolis e Goiânia, para conhecer Pirenópolis, uma cidade histórica de Goiás, com seu Centro Histórico preservado, belos atrativos naturais e festas populares.

Confira o artigo exclusivo sobre Pirenópolis

Rua de Pirenópolis – Goiás

De Caldas Novas a Pirenópolis são cerca de 300 km de estradas em boas condições, boa parte duplicada. Chegamos próximo ao meio dia e logo fomos almoçar nó ótimo restaurante Tempero do Rosário. Fica na esquina da Igreja Matriz (fica a dica), o Buffet é excelente, com uma grande variedade de pratos e sobremesas.

Parte do buffet do restaurante Tempero do Rosário – Pirenópolis

Depois caminhamos pelo belo Centro Histórico de Pirenópolis, é como voltar no passado. Nesta semana estava acontecendo na cidade a tradicional Cavalhada, evento onde os cavaleiros se enfeitam e simulam batalhas. Não pudemos ficar para assistir as encenações, mas deu para ver os cavaleiros caracterizados circulando pela cidade.

Cavaleiros de Pirenópolis – Goiás

Com o GPS programado para Brasília seguimos viagem e 30 km pra frente estranhei as indicações das placas, então parei para olhar o mapa e me informar. O GPS havia me mandado para uma rota alternativa, onde teria que passar por um longo trecho de chão.

Tivemos que voltar até Pirenópolis para achar a rota correta, por Corumbá de Goiás e Cocalzinho (cerca de 150 km até Brasília).

No caminho paramos para fotografar ao longe, o Salto Corumbá, um parque onde tem uma grande cachoeira e uma pousada onde é possível passar o dia, acampar e realizar várias atividades. Infelizmente, não sobrou tempo para conhecermos o local, mas o pessoal do blog Vamos por aí dá todas as dicas do que fazer no Salto Corumbá.

Chegamos por volta das 17h no Vila verde Suítes onde havia reservado. Como exageramos no almoço, à noite só fizemos um lanche.

Vista interna da Catedral de Brasília

Roteiro Goiás – 5º dia – Brasília

Este dia em nosso roteiro Goiás foi reservado para fazer um tour por Brasília. Programei o GPS para fazer paradas em pontos estratégicos do Eixo Monumental e os demais trechos a pé.
A primeira parada foi no estacionamento em frente ao Memorial JK, onde visitamos o Memorial JK (fotos externas) e Memorial dos povos indígenas (fotos externas e visita interna).

Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha)
Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha)

A segunda parada foi no estacionamento do Centro de Convenções Ulysses Guimarães para visitar o Estádio Nacional de Brasília (fotos externas).
A terceira parada foi no estacionamento da Torre de TV onde subimos ao mirante que proporciona a vista panorâmica de 360 graus da cidade.

Mirante da Torre de TV de Brasília
Mirante da Torre de TV de Brasília

A quarta parada seria na Catedral, mas tivemos que seguir para o Congresso Nacional, onde havia agendado uma visita para as 11:00 h. Nesta região é mais difícil encontrar estacionamento, por sorte dobrei ao lado do Itamarati, onde encontrei uma vaga.
Seguimos a pé até o subsolo do Congresso e chegamos poucos minutos antes do horário marcado.

Congresso Nacional de Brasília

Após um breve cadastro, fomos conduzidos por uma guia que nos levou por um tour de 1 hora, onde visitamos lugares importantes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, inclusive os plenários onde acontecem as seções.

Depois da visita tiramos fotos externas do Congresso Nacional, Palácio da Justiça e Palácio Itamaraty, o almoço foi no subsolo do prédio que fica atrás do Itamarati. Lá servem um Buffet a quilo por um preço bem econômico. Dá para comer bem por R$ 10,00.

Palácio Itamaraty – Brasília

Após o almoço seguimos a pé até a Praça dos Três Poderes, onde fica também: o Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Monumento aos Candangos, Bandeira Nacional e o Espaço Lucio Costa, onde tem uma maquete gigante da cidade de Brasília.

Brasília
Praça dos Três Poderes – Brasília

A quinta parada seria na Ponte JK, mas o GPS nos pregou uma peça e acabamos passando a entrada, então só passamos por ela, depois retornamos e seguimos direto para o estacionamento em frente à Catedral, onde tiramos fotos externas e internas da bela igreja.

Veja mais detalhes de nosso roteiro de 1 dia em Brasília

Voltamos para o flat, por volta das 16h, depois visitamos o shopping Casa Park, a concessionária da Porsche e o Carrefour, ali próximos.

Reserve online diversas opções de passeios em Brasília

Palácio do Planalto – Brasília

6º dia – Brasília – Porto Alegre – Vacaria

Saímos as 7h30 para devolver o carro no aeroporto e pegamos o voo Latam as 9h50, chegamos em Porto Alegre as 12h30. Pegamos nosso carro no estacionamento e seguimos para Vacaria. Almoçamos no caminho e chegamos as 16h40 em casa.

Organize sua viagem para Brasília e Goiás

Dicas gerais:

Em um primeiro momento pensamos em conhecer também a Chapada dos Veadeiros e Cristalina. Mas depois desistimos, pois seria muito pouco tempo para visitar muitos lugares.

A Gisele do blog Viajei Bonito visitou a chapada e tem muitas dicas das atrações. Saiba o que fazer na dos Veadeiros.

  • Não confie totalmente no GPS, carregue um mapa junto e faça comparações. Além disso, pesquise antes da viagem no Google Maps.
  • Além do Hot Park, em Rio Quente, reserve mais dias para os parques de Caldas Novas. Lá também há pelo menos 2 ótimos parques aquáticos, também de águas quentes que merecem a visita.
  • O estacionamento do Hot Park custa R$30, se não quiser pagar basta chegar um pouco mais cedo e deixar na rua, no lado de fora. A cidade de Rio Quente parece bem segura.
  • Dentro do Hot Park há 2 pontos com guarda volumes (um na Praia do Cerrado e outro próximo acima da piscina com bar).
  • Se estiver fazendo um tour por Brasília, há um restaurante bem econômico no prédio que fica atrás do Itamaraty.

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Siga nosso Instagram