Conheça as atrações da Província de Osorno, localizada na Região dos Lagos, Chile. Nesse post iremos mostrar um roteiro de 3 dias, onde visitamos essa região próxima de Puerto Varas e Puerto Montt, onde o grande destaque é o Parque Nacional Puyehue.
Fora dos destinos mais visitados do Chile, é uma ótima opção para se conectar com a natureza, com muita tranquilidade. Tem vários, lagos, montanhas e vulcões que enfeitam a paisagem e mirantes com vistas espetaculares.
Há lagos e rios por toda a parte, onde é possível praticar esportes como caiaque, stand up, como também, há muitas trilhas, e locais para a prática de arvorismo, tirolesa, pesca esportiva e outras opções.
Além das atrações naturais e atividades, há ainda outras atrações como águas termais, vinícola, cervejaria, e ótimas opções gastronômicas.
Turismo na Província de Osorno – Chile
Navegue por este post
- O que fazer na Província de Osorno
- O que fazer no Parque Nacional Puyehue
- Roteiro de 3 dias em Osorno e Parque Nacional Puyehue
- Mapa de Osorno e Puyehue: Atrações
- Quando ir a Osorno e Parque Nacional Puyehue
- Como chegar à Região dos Lagos, Chile
- Onde se hospedar nesse roteiro
- Onde comer nesse roteiro
O que fazer na Província de Osorno
A Província de Osorno fica ao norte da Região dos Lagos, no Chile e tem como capital a cidade de Osorno, com aproximadamente 130 mil habitantes. Conheça as principais atrações da província:
Parque Nacional Puyehue
Criado em 1941, o Parque Nacional Puyehue tem uma área de 107.000 hectares, composto de Floresta Tropical Temperada do Sul dos Andes e áreas montanhosas, repleta de atrações como lagos, cachoeiras, trilhas, mirantes e águas termais.
Logo abaixo, depois de listar as atrações da província de Osorno, iremos detalhar as principais atrações do Parque Nacional Puyehue, destacando as termas de Puyehue e termas Aguas Calientes.
Rio Bueno
Rio Bueno é um rio no sul do Chile que nasce no lago Ranco e uma parte de seu percurso forma a fronteira entre as províncias de Osorno e Ranco, como também da Região dos lagos e Região dos Rios.
Parte dos eu percurso é especialmente linda e com águas calmas, local ideal para pratica de caiaque, stand up e até mesmo natação.
Cidade de Osorno
A capital da província de Osorno, além de ser a base para a visitação da região, também merece ser explorada.
Em um city tour pela cidade, você pode visitar o Parque Chuyaca e Museo Pleistocênico, o Sítio Arqueológico Pilauco, a Plaza de Armas e monumental catedral San Mateo, o Mercado Municipal e Feira Artesanal e Museu Interativo.
Em nosso roteiro, nos hospedamos no hotel Conrado, fizemos uma degustação na Cervejaria Greed e fizemos refeições nos seguintes restaurantes: Mamba bar e café, churrascaria el Galpón e Restaurant Los Gauchos Osorno.
Puerto Octay
Puerto Octay é uma pequena cidade localizada na margem Norte do Lago Llanquihue, que se destaca por seu acervo arquitetônico e histórico, repleta de casarões em estilo germânico construído em madeira e ricamente ornamentados.
Saiba mais sobre Puerto Octay
Lago Puyehue
Com 120 km² de área, o Lago Puyehue possui belas praias de águas doces e geladas, onde os chilenos aproveitam as praias no verão, além de praticar diversas atividades esportivas durante o ano, sobre todo a pesca recreativa de salmões e trutas entre novembro e maio.
Na orla da cidade de Entre Lagos fica uma das praias mais movimentadas do lago.
Auto Museum Moncopulli
O museu de automóveis Moncopulli foi o primeiro museu do Chile dedicado a compartilhar a história automotiva. Possui o maior acervo de automóveis da marca americana Studebaker na América Latina, além de dezenas de veículos e objetos relacionados de outras marcas.
Além dos automóveis, o museu preserva também um acervo com centenas de outros objetos menores e duas mini cidades com trenzinhos em movimento.
- O museu abre de terça a domingo, das 10h às 18h. Não abre nas segundas.
- O ingresso custa $ 6.000 pesos chilenos para adultos, e $ 5.000 para estudantes e crianças (ref. jan. 2024).
- Para informações atualizadas, consulte o site oficial do Auto Museum Moncopulli.
Saiba mais sobre o Auto Museum Moncopulli
O que fazer no Parque Nacional Puyehue
O Parque nacional Puyehue oferece inúmeras alternativas de ecoturismo dentro de sua área, incluindo dois enormes complexos termais. O parque é dividido nos setores: Aguas Calientes, Anticura, e Antillanca. Conheça algumas das atrações do parque Puyehue que visitamos:
Termas de Puyehue
Criado em 1910, as termas de Puyehue se localiza nos limites do Parque Nacional Puyehue. O enorme complexo termal e hoteleiro conta com duas piscinas termais naturais externas e uma interna coberta.
Suas águas relaxantes chegam às piscinas a uma temperatura aproximada de 37°C. Além das piscinas, o complexo possui uma enorme área verde e a estrutura do hotel oferece restaurante e áreas para laser e diversão.
As águas termais podem ser aproveitadas por que se hospedar no Hotel Termas Puyehue, assim como também através de um day use, que inclui café e almoço.
Saiba mais sobre as Termas de Puyehue
Termas Aguas Calientes
Localizado no interior do Parque Puyehue, Termas de Aguas Calientes é um complexo termal que oferece uma piscina externa à beira do rio Chanleofu, como também uma piscina coberta, além de uma jacuzzi em forma de barrica em cada cabana ou domo.
O complexo termal conta com opções de hospedagem e cabanas, domos, camping, e recebe também os visitantes na opção de day use. A opção para comer é o restaurante Los Canelos, situado no centro do complexo, além de um café.
Além das termas, há opções de atividades como pesca esportiva e trilhas pelos bosques e montanhas do Parque Nacional Puyehue.
Saiba mais sobre as Termas Aguas Calientes
Lago Toro
Lago Toro é um belíssimo lago de 25 hectares que pode ser acessado facilmente através de uma curta trilha em uma passarela de madeira que leva até o mirante com vista do lago.
O lago possui cores surpreendentes entre azul turquesa e verde, onde pode ser agendados passeios de stand up com a @Kutralnaturaleza.
Estação de esqui Antillanca – Parque Puyehue
A estação de esqui Antillanca, localizada aos pés do Vulcão Casablanca, é um complexo, que, na temporada de inverno, é um dos principais centros de esqui do sul do Chile.
Aos pés da estação de esqui fica o hotel Antillanca, que além de hospedagem oferece opções de um bar, um restaurante, uma piscina aquecida, um ginásio de futebol e um estacionamento.
A temporada de neve vai de junho a meados de setembro e na temporada de verão, há acessos de carro e por trilhas para o topo das montanhas como a Cráter Raihuén, Mirador Gaviotas e Vulcão Casablanca.
Para informações atualizadas sobre a temporada de neve, acesse o site oficial.
Crater Raihuen
A cratera Raihuén é um ponto de visitação do Parque Nacional Puyehue, com acesso pela estrada da estação de esqui Antillanca. A cratera é o que restou de antigas erupções do vulcão Casablanca.
No local há um mirante com vista da cratera e do vulcão Casablanca, além de ser possível caminhar em seu interior e até o vulcão.
O acesso com veículos (recomendado com 4×4) custa $15.000 Pesos Chilenos (ref. jan. 2024).
Mirador dos Vulcões
O topo da colina desvenda uma vista espetacular de toda a região, que comtempla a vista de 4 vulcões, a Cordilheira dos Andes e do Lago Puyehue ao fundo.
Lá do alto é possível observar o Vulcão Casablanca, Cerro Tronador, (divisa entre Chile e Argentina), Vulcão Pontiaguto e o majestoso Vulcão Osorno, um pouco mais escondido.
Circuito de Arborismo
Localizado no setor de Anticura do Parque Puyehue fica o circuito de arvorismo operado pela Patagonia Expeditions. O circuito é composto por 8 diferentes seções, com diferentes obstáculos e formas de percursos, que incluem 2 tirolesas.
A aventura é realizada com total segurança e pode ser agendada diretamente com a Patagonia Expeditions. O local dá acesso também às trilhas que levam às cachoeiras Salto del Indio e Cachoeira Repucura. No local há opção de hospedagem em cabanas e restaurante.
Trilha do Salto del Indio
O Salto del Indio é uma bela cachoeira formada pelo Rio Golgol ao cair em um belo paredão rochoso. A trilha tem 900 m (ida e volta) a partir do restaurante do complexo de Anticura.
A grande piscina natural que se forma abaixo da queda não é indicada para banho devido à forte correnteza que se forma no local. É possível ver a cachoeira de um mirante superior como também descer até o leito do rio, próximo a ela.
O Salto del Indio pode ser visitado com ou sem guiamento, que é também operado pela Patagonia Expeditions.
Trilha do Salto Repucura
Também acessível pelo setor Anticura do parque Nacional Puyehue, a Cachoeira Repucura é acessível através de uma trilha de 3 km (ida e volta). Além da queda, essa trilha é repleta de árvores enormes com centenas de anos.
A cachoeira pode ser visualizada somente de um mirante situado em uma área acidentada do rio com muitas pedras e correnteza forte.
Mirador el Pionero
A trilha que leva a este mirante tem seu início a 200 metros do complexo de Aguas Calientes. Tem um total de 3 km (ida e volta) com áreas de subida e leva ao Mirante Pioneiro, localizado em uma área do parque, além de passar por uma área de floresta com grandes árvores.
Do alto do mirante se pode ter uma ampla vista de parte do parque, com complexo termal e do Lago Espejo, mais ao longe. Esta trilha pode ser feita por conta própria ou de forma guiada com o apoio da @Kutralnaturaleza.
Roteiro de 3 dias em Osorno e Parque Nacional Puyehue
Confira como foi nosso roteiro de 3 dias por atrações da Província de Osorno e Parque Nacional Puyehue, com a lista de atrações que visitamos e lugares que nos hospedamos e fizemos as refeições:
Dia 01: Osorno, Parque Nacional Puyehue e Aguas Calientes
- Saída do hotel em Conrado em Osorno
- Auto Museum Moncopulli
- Parque Nacional de Puyehue (Trilha el Pionero, Lago Toro, Crater Raihuen e Mirador Gaviotas). Apoio da @Kutralnaturaleza.
- Termas Aguas Calientes
- Jantar no restaurante Los Canelos em Águas Calientes
- Hospedagem em Cabana no Complexo Águas Calientes
Dia 02: Parque Nacional Puyehue, Termas de Puyehue e Puerto Octay
- Parque Nacional Puyehue, Setor Anticura (Circuito de Arborismo, trilha do Salto del Indio e do Salto Repucura). Apoio da Patagonia Expeditions.
- Almoço no Hotel Termas de Puyehue
- Termas de Puyehue
- Cidade de Puerto Octay
- Jantar no restaurante Galpon Nochaco
- Hospedagem Zapato Amarillo em Puerto Octay
Dia 03: Caiaque no Rio Bueno, Vinícola Coteaus de Trumao e cidade de Osorno
- Caiaque no Rio Bueno. Apoio do @indomitokayak
- Visita guiada e degustação na Vinícola Coteaux de Trumao
- Volta à cidade de Osorno – almoço no Mamba bar e café
- Museo Pleistocênico + Sítio Arqueológico Pilauco
- City Tour no centro de Osorno
- Degustação na Cervecería Greed
- Jantar na churrascaria el Galpón
- Hospedagem no hotel Conrado em Osorno
Mapa de Osorno e Puyehue: Atrações visitadas
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada uma das atrações que visitamos no roteiro Província de Osorno e Parque nacional Puyehue, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Quando ir à Osorno e Parque Nacional Puyehue
Para atividades como trilhas, caiaque e até mesmo as termas, eu indico ir no verão, por ter dias mais longos, com temperaturas mais agradáveis e menor chance de chuvas, como também, sem choque térmico ao sair das piscinas termais. outras boas épocas são a primavera e outono.
Quem quiser esquiar ou ver neve, precisa ir no inverno, entre junho e setembro, mas essa é também a época mais chuvosa.
Como chegar à Região dos Lagos no Chile
A cidade de Osorno, principal base para esse roteiro, fica a 930 km ao Sul de Santiago por vias rodoviárias, a 235 km de Pucón, 90 km de Puerto Varas e a 108 km de Puerto Montt.
Quem sai do Brasil, precisa pegar um voo para o Aeroporto de Osorno ou como segunda opção o de Puerto Montt, que fica a 100 km de Osorno. Os voos sempre terão uma conexão em Santiago, capital do Chile.
O início do Parque Nacional Puyehue fica a 75 km de Osorno, feito pela Rota Internacional CH 215 que liga as cidades de Osorno (Chile) e Bariloche (Argentina).
Para fazer esse roteiro é altamente recomendado alugar um carro em Osorno, já que as atrações estão bastante espalhadas.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Onde se hospedar para este roteiro
Durante o nosso roteiro pela Província de Osorno nos hospedamos em três lugares diferentes:
- Duas noites no hotel Conrado em Osorno
- Uma noite em uma Cabana no Complexo Águas Calientes
- Uma noite em Puerto Octay na Pousada Zapato Amarillo
- Outra excelente opção é se hospedar no Hotel Termas Puyehue
- Mais opções de hotéis em Osorno
Onde comer nesse roteiro
Quero compartilhar aqui algumas opções de lugares para comer. Foram lugares que tivemos a oportunidade de provar variadas opções de cardápio, incluindo opções veganas e vegetarianas.
Restaurante das Termas de Puyehue
O restaurante do hotel das Termas de Puyehue atende tanto os hóspedes, como também quem opta pelo day use nas termas. Oferece um enorme e bastante variado buffet com comidas quentes, saladas, frutas e sobremesas.
Restaurante Los Canelos das Termas Águas Calientes
Incorporado ao complexo das Termas Aguas Calientes, o restaurante oferece um cardápio à la carte para almoço e jantar, além de um farto buffet de café da manhã, também disponível para hóspedes e visitantes das termas.
Cervejaria Greed – Osorno
Além de ser uma cervejaria premiada no Chile, a Cervecería Greed oferece uma degustação com mini pratos e mini hamburgueres harmonizados com cada tipo de cerveja, além dos pratos no tamanho tradicional. Nunca tinha provado cervejas com pratos harmonizados e achei uma delícia!
Mamba bar e café – Osorno
Localizado em uma área com ambiente novo e em um lugar tranquilo da cidade, o Mamba bar e café oferece opções variadas que incluem refeições completas, petiscos, café e drinks variados.
Parrilla el Galpón – Osorno
Para quem gosta de uma boa carne assada, o Parrilla el Galpón, é uma ótima opção, localizada no centro da cidade de Osorno. É também um ótimo lugar para tomar bons drinks e vinhos.
Parrilla los Gauchos – Osorno
Outra opção para comer uma boa carne, além de outros pratos variados é o Parrilla los Gauchos. Para quem se hospedar no hotel Conrado, fica pertinho e dá para ir caminhando.
Restaurante Galpon Nochaco
Situado às margens da rodovia 55, próximo a Puerto Octay, o Galpon Nochaco funciona com menu a la carte e é uma boa opção para comer durante o deslocamento entre as cidades.
Considerações finais sobre as atrações da Província de Osorno
Depois de nossa visita a esse destino do Chile chegamos à conclusão que é uma ótima opção de destino de verão no país, já que Santiago e Atacama são mais procurados em outras estações do ano, e Puerto Varas fica lotada nessa época. Suas variadas atrações de ecoturismo são locais tranquilos ainda pouco visitados.
Nota! Viajei à Província de Osorno a convite da Sernatur Los Lagos, em um roteiro organizado pela Savia group.
Nessa viagem tive a companhia de Jéssica Lopes @andarilhas, Fernando (representante da Savia) e Tatiane (representante da Sernatur), além do apoio organizacional de Alejandra (Savia).
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.