Salto do Yucumã – Parque Estadual do Turvo: como chegar e quando visitar

Tudo que você precisa saber para visitar o Salto do Yucumã em boa condições de visibilidade da queda do Rio Uruguai e não perder a viagem.

Salto do Yucumã
Salto do Yucumã
  Por Jair Prandi
 

O Salto do Yucumã, situado no Parque Estadual do Turvo, noroeste do Rio Grande do Sul, é uma das cachoeiras mais incríveis do Brasil, a segunda em magnitude, depois das Cataratas do Iguaçu, quando está em suas melhores condições para visitação.

O Salto Yucumã é a maior cachoeira longitudinal do mundo (a mais larga ou mais extensa) com 1800 metros, formada por uma uma falha geológica que varia de 90 a 120 metros de profundidade no Rio Uruguai. As quedas podem chegar a 12 metros de altura, como também podem sumir quando o rio está cheio.

O nome Yucumã significa “Grande Roncador”, na língua tupi- guarani, e o salto é a principal atração do Parque Estadual do Turvo, a maior área de conservação do Rio Grande do Sul, com 17.500 hectares, localizado no município de Derrubadas, Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, na divisa com a Argentina.

Salto do Yucumã

O que fazer no Parque Estadual do Turvo

Salto do Yucumã - Parque Estadual do Turvo
Vista aérea do salto no Parque Estadual do Turvo

Salto Do Yucumã

A grande atração que chama os visitantes ao parque Estadual do Turvo, é sem dúvida, o Salto do Yucumã, a cachoeira mais longa do mundo, com quase 2 km d extensão.

A altura da queda é variável, pode chegar a 12 metros, como também pode ficar escondida pela elevação do nível do rio Uruguai, o que pode acontecer em poucas horas depois que a Usina Salto do Chapecó ou se o rio estiver cheio pelas chuvas.

Salto do Yucumã
Ponto de observação do salto a partir do lado gaúcho

O canal natural abaixo das quedas, quando o rio está baixo, recebe toda a água do Rio do Uruguai e chega a incríveis 120 m de profundidade e com muita correnteza, então, muito cuidado, pois uma queda pode ser fatal.

Com o rio baixo, uma grande área de rochedos fica exposta, por onde os visitantes podem circular livremente até o ponto onde forem fixadas as bandeiras de limite de acesso.

Macuco Yucumã: passeio de barco pelo canal

Macuco Yucumã - passeio de barco no Salto do Yucumã
Macuco Yucumã – passeio de barco pelo canal

Passeio semelhante ao Macuco Safari das Cataratas do Iguaçu, o Macuco Yucumã leva os aventureiros a um passeio de bote inflável motorizado pelo canal, de frente para as quedas e até abaixo delas em pontos que não oferece perigo.

Macuco Yucumã - passeio de barco no Salto do Yucumã
Plataforma móvel de saída do passeio do barco

Vá preparado para se molhar, pois mesmo, que não passe em baixo da água, a brisa das quedas vai molhar. A base de saída do passeio é montada a cada dia e muda de lugar conforme o nível da água.

Outras atrações do Parque Estadual do Turvo

Parque Estadual do Turvo - Trilha das Onças
Trilha das Onças

Além do Salto Yucumã e o emocionante passeio de barco, há várias outras atividades que podem ser feitas no Parque Estadual do Turvo, como: trilhas, safari, quadriciclo, caiaque, rafting, além de um passeio de barco até o Marco das Três Fronteiras (RS, SC e Argentina).

Voltar ao índice

Onde fica o Salto do Yucumã

Salto do Yucumã - Parque Estadual do Turvo
Vista aérea do salto

O Salto do Yucumã fica no município de Derrubadas, dentro da área do Parque Estadual do Turvo, noroeste do Rio Grande do Sul. Fica no Rio Uruguai, divisa com a Argentina e com o Parque Provincial Esmeralda.

O canal onde as quedas despencam é a divisa natural entre o Brasil e a Argentina, sendo que o salto fica no lado argentino, mas a vista delas é pelo lado brasileiro.

É um local distante dos mais famosos destinos turísticos gaúchos como Porto Alegre (500 km), Gramado (550 km), Bento Gonçalves (430 km) e Ruinas de São Miguel das Missões (270 km). A cidade de Frederico Westphalen, localizada a 72 km do parque é a principal dessa região do Alto Médio Uruguai, seguida de Três Passos.

Voltar ao índice

Como chegar no Salto do Yucumã

Estrada no Parque Estadual do Turvo
Estrada no Parque Estadual do Turvo

Para chegar até a portaria do parque Estadual do Turvo, você deve ir de carro, basta colocar o nome no GPS, o trecho é todo pavimentado.

Dentro da área do parque, há ainda uma estrada de chão batido de 15 km, mas em ótimas condições, que leva até a segunda área de visitantes, próxima do Salto Yucumã.

A partir desta área, a caminhada até o salto é de aproximadamente 500m, parte dela pode ser feita com os carrinhos elétricos do parque ou a pé por uma estrada e o restante pelas pedras, já no leito do rio.

Voltar ao índice

Como é a visitação ao Salto do Yucumã e Parque Estadual do Turvo

Parque Estadual do Turvo
Entrada do Parque Estadual do Turvo
  • A entrada do parque custa R$58 (ref. março 2025) e pode ser comprado online pelo site oficial ou diretamente na portaria do parque.
  • Da entrada do parque até o estacionamento do salto são 15 km por uma estrada de terra dentro do parque, que você pode ir com seu carro próprio.
  • A trilha tem em torno de 1 km ida e volta e leva até uma área rochosa de frente para o Salto do Yucumã.
  • O parque oferece também um museu e outras várias atividades que citamos no início do post.
  • O centro de visitantes do parque é privatizado e oferece ótima infraestrutura para receber os turistas.
  • O Parque Estadual do Turvo abre de quinta à segunda, das 8h às 16h. Não abre na terça e quarta.

Voltar ao índice

Quando ir e quando não ir ao Salto do Yucumã em derrubadas

Salto do Yucumã
Parte final do salto

Como o parque fica em uma área isolada do estado em relação a outros destinos turísticos, a viagem será praticamente direcionada somente para visitar o parque. Para você não ficar frustrado, quero lhe dar essas três dicas essenciais para não perder a viagem, assim como aconteceu comigo na primeira vez.

1 – A cachoeira some quando o Rio Uruguai está cheio

Salto do Yucumã com o rio cheio
Cachoeira submersa com o rio cheio – crédito da imagem: parquedoturvo.wordpress.com

O Salto do Yucumã se forma em uma fenda do Rio Uruguai numa enorme área de lajeado. Quando o rio está com baixo volume de água a área de lajeado no lado brasileiro seca, a água da fenda baixa podendo chegar a 12 m de profundidade, mostrando toda a beleza da imponente cachoeira à sua frente.

O problema é que quando o rio está cheio, em épocas mais chuvosas, tudo isso fica debaixo d’água e fica um leito de rio normal.

2 – Existe uma usina hidrelétrica que interfere muito no fluxo de água e na cachoeira

Salto do Yucumã - Parque Estadual do Turvo
Salto do Yucumã com média visibilidade de altura com o rio em um nível considerado normal – Crédito: Jacson Herman

Até mesmo quando o rio está com um médio nível de água e a cachoeira está mostrando metade de sua altura (que já fica bastante bonita) tem a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó que fica segurando e soltando o fluxo do Rio Uruguai. Essa intervenção muda a altura das quedas durante o dia, fazendo sumir a cachoeira ou deixando a queda bem baixa.

3 – O parque fica fechado 2 dias da semana

Salto do Yucumã - Parque Estadual do Turvo
Área do falso canal onde a visitação não é permitida

O terceiro agravante é que o parque fica fechado 2 dias na semana, nas terças e quartas. Juntando todos esses aspectos: altura do rio, a vazão da usina, 2 dias fechado na semana, e ainda a possibilidade de chuva no dia da visita, diminui bastante as chances de ter sucesso na visitação.

Voltar ao índice

Dicas para ter sucesso na visitação

Salto do Yucumã - Parque Estadual do Turvo
Nesta foto o salto estava com aproximadamente 8 m de altura

Mas então, o que fazer para não perder a viagem?
Segue algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso e conseguir visitar o Salto do Yucumã no auge de sua beleza ou próximo disso.

  • Tente visitar o parque em épocas mais secas, períodos em que tem chovido pouco nas semanas ou nos meses anteriores no RS e SC, estados que alimentam a bacia hidrográfica do Rio Uruguai.
  • Monitore as câmeras ao vivo que mostram em tempo real como está a paisagem e altura do Salto do Yucumã.
  • Além de monitorar as câmeras entre em contato com o Whatsapp do parque (55 9654-3388) para se informar como tem sido o comportamento da vazão da usina nos últimos dias.
  • Se viajar para a região, tenha flexibilidade para visitar em diferentes horários do dia, por causa da usina, há bastante variação na altura da queda durante o dia.
Museu no Parque Estadual do Turvo
Museu no Parque Estadual do Turvo

Voltar ao índice

Onde se hospedar próximo ao Salto do Yucumã

A pequena cidade de Derrubadas, localizada a 4 km do parque) conta apenas com 2 opções de hospedagem localizadas junto a balneários fora da cidade: Parque das Fontes e Balneário Martens.

As outras cidades próximas, são: Tenente Portela (21 km), Barra do Guarita (23 km), Três Passos (48 km), e Frederico Westphalen (72 km). Confira algumas boas opções de hospedagem nessas cidades:

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Siga nosso Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here