Serafina Corrêa
é uma cidade gaúcha, conhecida como “capital nacional do Talian”, um pedacinho da Itália no Rio Grande do Sul que resgata a cultura e as tradições de seus imigrantes.
Localizada em uma área de transição entre a serra e o planalto gaúcho, a cidade fica a 509 metros de altitude, foi fundada em 1960 e possui uma população estimada de 18 mil habitantes (2022).
Na lista do que fazer em Serafina Corrêa há monumentos que mantém viva a história dos imigrantes italianos, como a La Nave Degli Immigranti, monumento construído em 1986, que chama atenção no centro da cidade.
Na Via Gênova, avenida que passa em frente à prefeitura de Serafina Corrêa, há um conjunto de réplicas de prédios históricos da Itália. No local há uma réplica do Castello Inferiore di Marostica, da Casa di Romeo, da Casa di Giulietta, a La Rotonda.
O nome da cidade se deu em homenagem a uma ilustre moradora da cidade, mulher de Vespasiano Corrêa, renomado engenheiro da época.
Turismo em Serafina Corrêa
Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Serafina Corrêa RS
Navegue por este post
- Quando ir a Serafina Corrêa
- Como chegar a Serafina Corrêa
- Onde se hospedar em Serafina Corrêa
- O que fazer em Serafina Corrêa
- Mapa dos pontos turísticos de Serafina Corrêa
Quando ir a Serafina Corrêa – Rio Grande do Sul
A cidade de Serafina Corrêa pode ser visitada em qualquer época do ano. As chuvas são bem distribuídas durante o ano sem muita diferença entre as estações.
A Festipizza que acontece em julho, é um dos principais eventos da cidade. O evento que tem como foco principal a degustação de pizzas também tem atrações musicais.
Como chegar a Serafina Corrêa RS
Serafina Corrêa fica a 220km de Porto Alegre, a 133km de Caxias do Sul e a 84km de Passo Fundo. Chegando de avião, os aeroportos mais indicados são o de Porto Alegre (217km) e de Caxias do Sul (134km).
Se chegar de avião, alugue um carro e aproveite para conhecer outros destinos próximos, como Guaporé, a cidade de Casca, Nova Prata, União da Serra e a incrível Ferrovia do Trigo.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Onde ficar em Serafina Corrêa – Hotéis e pousadas
Há algumas opções para ficar em Serafina Corrêa. A cidade é pequena e ficar no centro é a melhor opção para circular a pé pelos pontos turísticos e opções gastronômicas.
Recomendamos o Via Genova Parque Hotel, principal opção, situado no centro da cidade.
O que fazer em Serafina Corrêa: Pontos turísticos
Saiba agora o que fazer em Serafina Corrêa, conheça os pontos turísticos da cidade e da zona rural.
La Nave Degli Imigrante
A nave dos Imigrantes (em português) é o principal monumento da cidade e o mais representativo da imigração italiana. Construído em 1986, representa a chegada dos imigrantes italianos que vieram da região de Genova para desbravar a cidade.
La Nave Degli Immigranti é de autoria de Paulo Batista de Siqueira, artista plástico que se utilizou de sucata como matéria-prima para criar esta e outros inúmeros monumentos de sua autoria.
O monumento, situado em frente à prefeitura de Serafina Corrêa, representa a vinda dos imigrantes italianos nos navios, e também outros elementos da obra que simbolizam as lutas, conquistas e o trabalho.
Via Gênova
A Via Gênova é uma curta avenida que passa em frente à Prefeitura Municipal que chama a atenção pelo conjunto arquitetônico de réplicas de prédios históricos da Itália.
A avenida é cortada pelo Arroio Feijão Cru que atravessa seu canteiro central e a cidade de Serafina Corrêa. No local há uma réplica do Castello Inferiore di Marostica, da Casa di Romeo e Giulietta, a La Rotonda, além da Nave Degli Immigranti.
Igreja matriz de Serafina Corrêa
O Santuário Nossa Senhora do Rosário (Igreja Matriz), tem como destaque sua torre separada da igreja e com grande altura e ornamentos frontais com 5 estátuas de santos.
A igreja teve sua pedra fundamental lançada em 1921, construída na época em madeira, depois reconstruída em alvenaria a partir de 1933, junto com a casa paroquial no mesmo estilo. As últimas obras ocorreram em 1983.
Praça São Marcos
A Piazetta São Marco (Praça São Marcos) é a praça central da cidade, situada em frente à igreja matriz. Bem arborizada e ornamentada, a praça conta com bancos, jardins e iluminação.
É um dos pontos preferidos da cidade nos finais de tarde, onde também se concentram boa parte das opções gastronômicas da cidade.
Mausoléu de Serafina Corrêa
O Mausoléus é uma pequena praça, próxima ao centro com um monumento de um Cristo na Cruz, feito de sucata de metal pelo escultor Paulo Batista Siqueira.
O Cristo com as mãos voltadas ao céu está disposto sobre túmulo de pedras talhadas com os restos mortais da Sra. Serafina Corrêa, falecida em 1945, que deu o nome à cidade.
Cristo Redentor de Serafina Corrêa
O monumento Cristo Redentor está situado no alto de um morro no Bairro Cristo Rei, de onde se vislumbra uma vista panorâmica da cidade situada no vale abaixo.
O monumento que foi inaugurado em 1958, possui 12,5 metros de altura e 7,5 metros de largura entre os braços é de. O caminho que leva ao Cristo é ornamentado pelas capelinhas da Via Sacra.
Via Sacra
Construídos em 2013, os capiteis da Via Sacra representam a dolorosa caminhada de Jesus Cristo em direção ao calvário, carregando a cruz na qual foi crucificado.
Cada Capitel representa uma estação da Via Sacra que começa no pé do morro é termina junto à praça do Cristo redentor, no alto da montanha.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é um pequeno local de oração e devoção na cidade. Foi construída por volta de 1920 e permanece até hoje em uma pequena praça ajardinada. A gruta está situada na Rua da Gruta, esquina com a Avenida Miguel Soccol, centro da cidade.
Pórtico de Serafina Corrêa
O pórtico de entrada foi construído em 2001 e fica na Rua Ipiranga, junto ao trevo norte da cidade. Possui 16,8m de largura unido por duas torres com 10,7m de altura cada.
Feito de alvenaria, foi projetado pelo arquiteto Rony Roberto Grechi, inspirado na arquitetura militar com traços da arquitetura colonial italiana.
Camping Carreiro
O Camping Carreiro fica às margens do rio de mesmo nome onde se forma um belo cenário que une a paisagem natural com obras feitas pelo homem marcadas por uma barragem e uma ponte.
O Rio Carreiro divide os municípios de Serafina Corrêa e Nova Bassano. O camping Carreiro possui uma área de 175 mil m², que dispõe de completa infraestrutura para os visitantes.
Tem quadras de areia para vôlei e futebol, cancha de bochas, quiosque, pavilhão para a realização de eventos, pista de rodeio, pista de motocross, ginásio de esportes, área de camping e lazer arborizadas.
Mapa de Serafina Corrêa: Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Serafina Corrêa listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.