Serra Gaúcha: 20 cidades além de Gramado e Canela

A Serra Gaúcha é uma das regiões mais visitadas a turismo no Brasil. Conheça 20 destinos além de Gramado e Canela que valem a pena visitar na região.

Parque das Cascatas - Lajeado Grande
Parque das Cascatas - Lajeado Grande
  Por Jair Prandi
 

A Serra Gaúcha é uma das regiões mais visitadas a turismo no Brasil. Conheça outros 20 destinos além de Gramado e Canela que valem a pena visitar na região.

Além das belas paisagens, a Serra Gaúcha oferece características culturais muito interessantes. A influência alemã e italiana, além da gaúcha, é claro, são as mais aparentes. Esta influência pode ser notada em diversos aspectos: Na arquitetura local e na produção de uvas e vinhos, na culinária e costumes.

Divisão da Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é ampla, mas se subdivide em três regiões geográficas e culturais diferentes: Campos de Cima da Serra (gaúcha), região das Hortênsias (alemã) e região da Serra (italiana).

Serra Gaúcha: Campos de Cima da Serra

Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues - São José dos Ausentes
Paisagem da Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues, em São José dos Ausentes

Esta região fica mais na parte plana acima da serra e não sofreu a influência dos imigrantes europeus. Nesta região as características gaúchas são mais marcantes, onde a criação de gado e a vida no campo, ainda fazem parte do cotidiano.

As paisagens mais marcantes são os belíssimos cânions e os principais destinos dos Campos de Cima da Serra, são: Bom Jesus, Jaquirana, Vacaria, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.

Serra Gaúcha: Região das Hortênsias

Catedral de Canela
Catedral de Canela

Esta região herdou características predominantes da colonização alemã. As principais cidades turísticas desta área são Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Um exemplo de hábito alemão que foi herdado é o café colonial, comum nestas cidades.

Serra Gaúcha: Região da Serra

Vista aérea do Castelo Chateau Lacave - Caxias do Sul
Castelo Chateau Lacave, em Caxias do Sul

Esta foi a região da Serra Gaúcha que recebeu mais imigrantes italianos e se destaca pela ampla produção de uvas e vinhos. Os principais destinos da região da serra são: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Antônio PradoFarroupilha, Nova Prata.

Pacotes para Serra Gaúcha

Uma das maneiras mais fáceis e confortáveis de conhecer a Serra Gaúcha é através de um pacote de viagem. A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes.

Consulte as opções valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para a Serra Gaúcha

22 cidades para visitar na Serra Gaúcha

Iremos mostrar 22 cidades da Serra Gaúcha que já visitamos e daremos dicas das melhores atrações para conhecer em cada uma. Reserve uns dias a mais e conheça outros destinos além dos já consagrados Gramado e Canela.

Mapa da Serra Gaúcha: principais cidades turísticas

  • Ícones laranja: Cidades dos Campos de Cima da Serra.
  • Ícones azuis: Região das Hortênsias.
  • Em lilás: Região da Serra (da Uva e do Vinho).

Se você vem de fora e for visitar uma parte ou todos os destinos que iremos mostrar, recomendamos que alugue um carro. Há também passeios bate e volta, mas para apenas alguns dos destinos.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Gramado: Cidade mais famosa da Serra Gaúcha

O que fazer em Gramado
Portal de Gramado

Gramado é a mais conhecida das cidades turísticas do Rio Grande do Sul e um dos destinos mais cobiçados do Brasil. Não há quem não se encante pelo charme da cidade, que é um aconchegante destino de inverno, mas que tem atrações o ano todo.

O Natal Luz, os inúmeros parques temáticos, o clima romântico, a culinária, a arquitetura e urbanismo da cidade, são alguns dos destaques que cativam os turistas.

Canela

Vista aérea da igreja matriz de Canela
Vista aérea da igreja matriz de Canela

Grudada a Gramado, Canela complementa muito bem a cidade vizinha. Além das atrações urbanas como a magnífica catedral de pedra e seus vários parques temáticos, Canela oferece belíssimas atrações naturais.

O destaque natural de Canela é a Cascata do Caracol, localizada no Parque do Caracol. No outro lado do vale tem os bondinhos do Parque da Serra, que descem até um mirante com vista frontal da cachoeira. Além dessas há dezenas de outras boas atrações para conjugar com as de Gramado.

Nova Petrópolis

Parque Aldeia do Imigrante
Portaria de entrada do parque

A caminho da região da uva e do vinho, ainda na região das hortênsias, fica Nova Petrópolis. É uma cidade muito charmosa com construções em estilo alemão.
O destaque da cidade é o parque Aldeia do Imigrante, um parque ecológico e temático que reconstitui uma vila típica alemã do século 19.

Santa Maria do Herval

Santa Maria do Herval - Caverna dos Bugres
Cascata e Caverna dos Bugres, uma das atrações da cidade

Santa Maria do Herval é uma pequena cidade de origem alemã e italiana, localizada na Região das Hortênsias , que possui alguns destaques turísticos, principalmente as cachoeiras, como a Cascata Marcondes, cascata do Herval e caverna e Cascata dos Bugres, além de seu museu histórico na cidade.

Saiba o que fazer em São Maria do Herval

Caxias do Sul: Maior cidade da Serra Gaúcha

Caxias do Sul - RS
Réplica de uma vila de época, em Caxias do Sul

Caxias do Sul é a maior cidade da Serra Gaúcha. É uma grande cidade com muitas indústrias e ao mesmo tempo mantém as características do interior.
Há vários roteiros turísticos pelo interior do município, alguns entre videiras e vinícolas, outros com cachoeiras e outras atrações. Até castelo tem na cidade.

Bento Gonçalves: Vinhedos na Serra Gaúcha

Vale dos Vinhedos, em bento Gonçalves

A capital brasileira do vinho, Bento Gonçalves não recebeu este título à toa. Vinícolas e parreirais se espalham por todo interior do município formando belíssimos cenários.

Consideramos as duas melhores atrações de Bento Gonçalves, a Maria Fumaça – Trem do Vinhoe o Vale dos Vinhedos. Mas há muitas atrações legais como o Parque de aventuras Gasper e o roteiro Caminhos de Pedra, entre outros…

Garibaldi: capital brasileira do espumante

Vinícola Garibaldi
Pipa Cave Acordes – Vinícola Garibaldi

Garibaldi é considerada capital brasileira do espumante. Há várias vinícolas consagradas espalhadas pela cidade, como a vinícola Garibaldi, Peterlongo e a Chandon, entre outras.
A estação ferroviária da cidade conta com uma parada no passeio de Maria Fumaça onde há degustação de espumantes.

Farroupilha

Salto Ventoso
Salto Ventoso vista do mirante

Localizada a poucos quilômetros de Caxias do Sul, Farroupilha possui duas atrações que se destacam. Uma é o santuário de Nossa senhora de Caravaggio, que recebe milhares de romeiros no mês de maio. O outro é o Salto Ventoso, uma bela cachoeira que forma uma espécie de gruta, que possibilita atravessar por trás da queda.

Nova Prata: Águas termais na Serra Gaúcha

Caldas de Prata - Águas Termais de Nova Prata
Águas Termais de Nova Prata – Termas da Longevidade

A atração principal de Nova Prata fica por conta do parque termal Caldas do Prata e da cachoeira do Rio da Prata. As duas atrações ficam bem próximas, com o parque termal localizado na beira do rio onde se forma um belo cenário natural. Mas há outras atrações para explorar no destino.

Veranópolis

Mirante do Rio das Antas - Veranópolis
Mirante do Rio das Antas em Veranópolis

Situada entre Bento Gonçalves e Nova Prata, Veranópolis é conhecida como a “Terra da Longevidade” por seus habitantes terem uma vida longa. É uma cidade de imigração italiana como é comum nesta região com vários pontos turísticos divididos entre atrações naturais e urbanas.

Entre suas principais atrações se destaca o Restaurante Giratório, o Belvedere do Espigão, a Ponte Ernesto Dornelles, a igreja matriz e a Cascata da Usina Velha, entre outros…

Flores da Cunha

Flores da Cunha - Praça da Bandeira
Praça da Bandeira e igreja matriz

Flores da Cunha é mais um destino da Serra Gaúcha que respira a uva e o vinho. O interior do município oferece cenários semelhantes ao Vale dos Vinhedos de Bento, com cantinas e vinícolas. O destaque fica para a sofisticada vinícola Luiz Argenta.

Nova Roma do Sul

Gruta Fiorese - Nova Roma do Sul - RS
Gruta Fiorese, em Nova Roma do Sul

Nova Roma do sul é mais um destino ligado à cultura italiana e ao cultivo da uva. É também um destino de esportes de aventura. O Eco Parque Aventura oferece atividades como tirolesa, pêndulo, rafting, entre outros. Outra atração muito interessante é a Gruta Fiorese, onde é possível passar até mesmo de carro por trás de uma cachoeira.

Conheça os pontos turísticos de Nova Roma do sul

Antônio Prado: Cidade mais italiana da Serra Gaúcha e do Brasil

Antônio Prado RS
A bela praça central no centro da cidade

Intitulada como a cidade mais italiana do Brasil, Antônio Prado, é uma cidade gaúcha onde é comum os habitantes falarem em italiano ou com um sotaque bastante puxado.
Além da cultura e os costumes da imigração italiana o centro da cidade possui um amplo centro histórico preservado com casas de madeira, típicas da cultura italiana.

Cotiporã

Cotiporã RS
Vista aérea da praça e igreja matriz no centro da cidade de Cotiporã

Cotiporã é uma pequena cidade da Serra Gaúcha, conhecida por suas paisagens de montanhas, com belas cachoeiras e mirantes nas montanhas com vistas para o Vale do Rio das Antas e Rio Carreiro.

Entre os principais atrativos estão a Cascata dos Marins, Cascata dos Calza, Mirante do Rio das Antas e da Barragem 14 de Julho, Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde.

Conheça os pontos turísticos de Cotiporã

São Marcos

Morro do Calvário - São Marcos RS
Morro do Calvário em São Marcos RS

São Marcos é uma cidade da Serra Gaúcha que faz parte da Rota da Uva e do Vinho. Se localiza entre a Serra do Rio das Antas e a Serra do Rio São Marcos. Os morros do interior são repletos de videiras, onde se encontram várias cantinas, vinícolas e adegas, com a ótima comida italiana.

No turismo são destaques são o Morro do Calvário, a Praça Central Dante Marcucci, e o Vale do Rios das Antas. Os principais eventos são o Encontro de Carros Antigos de São Marcos e a Festa dos Motoristas de São Marcos.

Campestre da Serra

Ponte do Korf
A centenária e histórica Ponte do Korf

Campestre da Serra é mais uma pequena cidade da Serra Gaúcha, com grande produção de uvas e vinhos, localizada às margens da BR-116. Suas principais atrações são a centenária e histórica Ponte do Korf, a primeira no Rio das Antas e a Cachoeira da Usina.

Saiba mais sobre Campestre da Serra

São Francisco de Paula

Parque das Cascatas - Lajeado Grande
Parque das Cascatas – Lajeado Grande

São Francisco de Paula fica no caminho entre Canela e os cânions de Cambará do Sul. É uma terra de campos com araucárias e várias cachoeiras.
Entre os destaques da cidade, tem o Lago São Bernardo, que forma um belo cenário e o Parque das 8 Cachoeiras.

Cambará do Sul: terra dos cânions gigantes

Cânion Itaimbezinho - Mirante do Cotovelo
Mirante do Cotovelo

Em Cambará do sul estão os maiores cânions do Brasil. Os campos planos de altitude são cortados abruptamente por penhascos muito altos que fazem a divisa natural do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Os maiores e mais conhecidos cânions são o cânion Itaimbezinho e o cânion Fortaleza. Porém há outros e também cachoeiras espalhadas pelo município.

São José dos Ausentes

Cânion Amola Faca - São José dos Ausentes
Cânion Amola Faca e cachoeira de 241 metros

Menos explorada do que Cambará, São José dos Ausentes, possui também grandiosos e belíssimos cânions. O mais conhecido é o Cânion Monte Negro, mas tem também o Cânion Amola Faca, Cânion Boa Vista e Cânion Tabuleiro.

Nestes cânions estão algumas das cachoeiras mais altas do Brasil e o destinos oferece pousadas e hotéis fazenda em meio a cenários belíssimos.

Bom Jesus

Fazenda das Cascatas - Mirante da Ferradura
Mirante da Ferradura e Cachoeirão

No caminho para quem fizer um roteiro pelos Campos de Cima da Serra, Bom Jesus não possui boas atrações urbanas.
Mas oferece belos cenários no interior, com destaque para a Barragem do Rio dos Touros e a Fazenda das Cascatas, uma caminhada ecológica que leva a belas cachoeiras.

Saiba o que fazer em Bom Jesus

Jaquirana

Cachoeira Passo do S
Cachoeira do Passo do S, em Jaquirana

Jaquirana entrou em nossa lista por dois lugares muito pouco conhecidos, mas de grande beleza natural. A cachoeira do Passo do S, logo após a passagem de carro pelo leito do Rio Tainhas, e a cachoeira Princesa dos Campos estão entre os lugares mais lindos do município.

Vacaria: Cidade do Rodeio Internacional

Vinícola Campestre - Vacaria
Vista aérea da vinícola

Conhecida como a Porteira do Rio Grande, Vacaria e também a terra do Rodeio Internacional, maior festa tradicionalista gaúcha da América Latina. O município é também um dos maiores produtores de maçã do Brasil.

Entre as atrações turísticas se destacam a sua bela catedral de pedra, a Vinícola Campestre e o Parque das Cachoeiras, com suas 3 belas quedas.

Opções de pacotes para a Serra Gaúcha

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Siga nosso Instagram

19 COMENTÁRIOS

  1. Nova Pádua vizinha de Flores da Cunha recebe muito mais turistas de todo o estado do que Flores.
    Se Conhecer o Belvedere Sonda com restaurante Panorâmico para o vale do Rio das Antas, com bar, agência de receptivo com passeios pelas belezas naturais. Vinícolas premiadas internacionalmente e muitos outros… Que injustiça…. por favor visitem este lugar referência no estado…. já foi coluna no Zero Hora e Pioneiro….

    • Olá, Douglas! Esta lista pode ser aumentada! Vou tirar um tempo para visitar Nova Pádua e inserir ela na lista!

  2. Bom Três coroas fica no pé da Serra, caminho a Gramado e recebemos N turistas de lá amando nossa cidadezinha. Aproveitando nossas belezas naturais como o passeio de rafting, tirolesa, rapel.. tur rural e templo budista. Sem falar na nossa culinária colonial e tibetana. Visite-nos!

    • Verdade, Arguinis! Estou para visitar Três Coroas e o Templo Budista em Breve e pretendo incluir nesta lista, sim!

      • Apesar da proximidade com Gramado, Três Coroas fica no Vale do Paranhana, não na região da Serra Gaúcha, como especificado no post. Além da cidade possuir um clima bem diferente com temperaturas muito altas no verão.

    • Oi será essa a cidadezinha que do alto da serra, num vale com riozinho serpenteando e igrejinha, nunca vou esquecer essa paisagem. Gostaria de saber o nome dessa cidade.

  3. Aproveite para visitar Morro Reuter e Santa Maria do Herval: uma forma muito agradável de se “desviar o pedágio” para chegar em Gramado. Baixo Padre Eterno, Alto Padre Eterno, Boa Vista, Morro dos Bugres, Cachoeira dos Bugres, São José do Herval, Muckertal, Walachai.
    Tem também as áreas de Camping na Picada Verão (Sapiranga / Dois Irmãos) fascinantes

  4. Parabéns pelo post, muito bem detalhado. Apesar da grande importância turística de Gramado e Canela, a Serra não se limita somente as duas cidades. Sou de Caxias do Sul e um grande entusiasta na divulgação da região conforme você apresentou. Particularmente acresceria Veranópolis e Carlos Barbosa na região italiana e somente Morro Reuter e SM do Herval, Picada Café (meio da Serra ) na região alemã.

  5. Parabéns pela ótima matéria de divulgação, e já estendemos o convite aos amigos a conhecer Bom Jesus, apreciar nossas belezas naturais e saborear nossa farta gastronomia. Abçs…

  6. Bento Gonçalves está dando exemplo de como se faz turismo. Uma cidade lindíssima, e com uma indústria moveleira, Vinícola, metalúrgica e um crescimento constante no turismo de negócios, além
    de ter alguns dos mais importantes e vê-los roteiros do Estado, como o Vale dos
    Vinhedos, o Caminhos de Pedra, Rota das Cantinas Históricas, Vale do Rio das Antas, e muito mais. Uma cidade que vale a pena conhecer.

  7. Fui duas vezes para serra gaúcha , cidades muito aconchegantes , povo simpático e acolhedor , clima agradável , com muitas atrações , vinícolas sensacionais , desde as menores como as grandes vinícolas , pessoal muito preparado para receber os turistas , super recomendo esta viagem , lembranças dos antepassados por ser descendente de Italianos

  8. Visitei por várias vezes Gramado e Canelas, em gosto próximo vou dividir quinze dias entre Bento Gonçalves, Caxias do Sul e redondezas, poderiam me sugeri visitas que não impliquem em permanecer longo tempo dentro de um carro?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here