Serras Gerais
é uma região turística ainda pouco conhecida situada no Sudeste do estado do Tocantins, com atrativos espalhados entre as montanhas de arenito e calcário esculpidas pela ação da água e do vento.
Além das próprias montanhas, a lista do que fazer nas Serras Gerais é composta por cânions, mirantes, cachoeiras, cavernas, e rios de água transparente, além de trilhas em meio à vegetação típica do cerrado.
As Serras Gerais do Tocantins, apesar de não possuir fervedouros, possui atrações tão belas quanto o vizinho mais famoso, o Jalapão. Entre as principais atrações, se destacam o espetacular Cânion Encantado, o Rio Azuis e a Lagoa do Japonês.
Serras Gerais Tocantins: Guia de viagem
Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer nas Serras Gerais TO
Navegue por este post
- Sobre as Serras Gerais
- O que fazer nas Serras Gerais, Tocantins
- Onde fica as Serras Gerais: Como chegar
- Quando ir nas Serras Gerais: Melhor época
- Quantos dia ficar
- Onde ficar nas Serras Gerais: Dicas de hospedagem
- Agência nas Serras Gerais
- Mapa das Serras Gerais – Tocantins
- Roteiro nas Serras Gerais – Tocantins
- O que levar na mala
- Telefone e internet
Sobre as Serras Gerais, Tocantins
Serras Gerais é uma grande cadeia de montanhas formada especialmente por platôs (semelhantes à Chapada Diamantina e Chapada das Mesas), espalhadas pela região Sudeste do estado do Tocantins.
Não é um parque, mas sim uma região que tem as montanhas e os atrativos espalhados por 22 municípios, sendo que os mais conhecidos e procurados são: Almas, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade e Rio da Conceição.
As montanhas são em sua maioria formadas por arenito esculpidas pela ação das chuvas e dos ventos, além do calcário, que resultam na formação de cavernas e rios de águas transparentes.
Serras Gerais, Tocantins: Fatos rápidos
- Qual é o aeroporto mais próximo das Serras Gerais?
O aeroporto de Palmas, capital do Tocantins, é o mais próximo. - Como ir para as Serras Gerais?
Através de pacotes de 4 a 5 dias saindo de Palmas, que incluem transporte 4×4, ingresso nos atrativos, pousadas e refeições. - Qual a melhor época de ir às Serras Gerais?
A melhor época vai de maio a outubro. - Qual a época de chuva nas Serras Gerais?
O período mais chuvoso vai de dezembro a março. - Quantos dias é suficiente para conhecer as Serras Gerais?
Além da viagem aérea até Palmas, reserve de 4 a 5 dias ou conforme o roteiro de sua agência.
O que fazer nas Serras Gerais Tocantins
Os pontos turísticos das Serras Gerais são compostos por formações rochosas, cânions, mirantes, cachoeiras, cavernas, rios e lagos de água transparente, espalhados e distribuídos em vários municípios.
Agora iremos listar as principais atrações de cada uma das principais cidades turísticas da região.
O que fazer nas Serras Gerais: Almas
Om aproximadamente 7 mil habitantes, a pequena cidade de Almas é o município onde estão as mais belas cachoeiras e o Cânion Encantado, a atração mais marcante das Serras Gerais, Tocantins.
Saiba o que fazer em Almas, nas Serras Gerais:
Cânion Encantado
Na minha opinião, o Cânion Encantado é a principal atração das Serras Gerais do Tocantins. São várias cachoeiras que despencam nas paredes de arenito de até 80 metros de altura formando piscinas naturais e um belo rio no interior do cânion.
A visitação inclui os mirantes nos dois lados do cânion na parte superior e a trilha com escadarias que desce no interior do cânion, que leva até a base das cachoeiras. As principais cachoeiras são a da fenda e a principal do Cânion Encantado.
Com agência ou por conta, a visita é limitada, deve ser agendada com antecedência, e só pode ser feita com o acompanhamento deu guia credenciado.
- Obs: A visitação na parte de baixo pode ser interrompida ou limitada, dependendo do volume d’água, na época das chuvas.
- A trilha total, em cima e em baixo (ida e volta) tem 5,2 km de extensão e 300 degraus de escadaria.
Cidade de Pedra e Cachoeira dos Pelados
Estas duas atrações fazem parte da mesma trilha e ficam dentro do complexo do Cânion Encantado.
A Cidade de Pedra é um conjunto de formações rochosas de arenito em tamanhos e formas variadas, esculpidas pelo tempo pela ação natural das chuvas e dos ventos.
A Cachoeira dos Pelados é o ponto final da trilha, uma cachoeira dividida em diferentes níveis que possui uma piscina natural de águas cristalinas em tons de verde. Recebeu esse nome por ter sido local de um episódio da série “Largados e Pelados”.
- A trilha tem 4,5 km ida e volta.
- É necessário agendar e estar com guia credenciado.
Cachoeira do Portal e Cachoeira da Capivara
Cachoeiras abertas à visitação recentemente, também fazem parte do complexo do Cânion Encantado. São belas quedas d’água com piscinas naturais para banho.
- A trilha para as duas cachoeiras tem 5,5 km ida e volta.
- É necessário agendar e estar com guia credenciado.
Vale dos Pássaros: Cachoeira do Urubu Rei e Cachoeira da Cortina
A Cachoeira do Urubu Rei e a Cachoeira da Cortina fazem parte de uma mesma trilha, situada na propriedade particular do Vale dos Pássaros, nas Serras Gerais, Tocantins.
A Cachoeira do Urubu Rei é uma queda livre e pode ser visitada tanto por cima como por baixo. A queda de 65 m despenca em um paredão de arenito de cor laranja, repleto de folhagens e bromélias, com uma bela piscina natural em baixo. É perfeita para a prática de rapel.
A Cachoeira da Cortina tem 53 m, também é uma queda livre, com a água um pouco mais espalhada, que parece uma cortina. Essa cachoeira das Serrais Gerais conta com uma piscina de borda infinita no topo, onde é possível fazer ancoragem.
Arco do Sol
O Arco do Sol é formação rochosa de arenito com coloração e formato parecido com a Pedra Furada do Jalapão e também com o Portal da Chapada das Mesas, no Maranhão.
O local de contemplação serve com uma janela com vista do cerrado como também um local procurado para curtir o pôr do Sol.
O acesso é por estrada de areia fofa recomendado somente para veículos 4×4.
O que fazer nas Serras Gerais: Aurora do Tocantins
Com população em torno de 4 mil habitantes, Aurora do Tocantins tem como principal destaque o Rio Azuis, impressionante piscina natural onde nasce o menor rio do Brasil.
Saiba o que fazer em Aurora do Tocantins, nas Serras Gerais:
Rio Azuis – Serras Gerais
Rio Azuis é uma atração imperdível da lista do que fazer nas Serras Gerais, Tocantins. Uma poderosa nascente de águas incrivelmente cristalinas e azuis formam o menor rio do Brasil e da América Latina, com apenas 147 metros de extensão.
A nascente que forma a incrível piscina natural brota das pedras e tem uma vazão de 11 mil litros de água por segundo, formando o rio, que 147 metros abaixo, deságua em rio Sobrado, que é maior.
Esta atração fica em propriedade particular, aberta à visitação, com acesso todo asfaltado.
Praia do Puçá
A Praia do Puçá é formada pelo Rio Mosquito de águas esverdeadas que atravessa uma área arenosa do cerrado, nas serras Gerais, onde se formam algumas prainhas, a mais conhecida delas, a Praia do Puçá.
O local oferece uma ótima estrutura com receptivo, restaurante, banheiro, quiosques, mesas, cadeiras e redes para uso dos visitantes. Próximo da recepção fica o pé da fruta Puçá, que deu o nome à prainha.
Outras praias do Rio Mosquito
Além da Praia do Puçá, o Rio Mosquito conta com outras prainhas em diferentes propriedades, como o Poço Paraíso, Poço Azul, Praia do Pequizeiro, e Praia das Araras.
Balneário Douradas – Rio Palma
Bela paisagem do Rio Palma onde se forma uma ótima praia de rio. Localiza-se uma pouco acima da ponte da estrada que leva à Praia do Puçá. No local há uma infraestrutura de restaurante, mas que funciona somente em finais de semana.
Escorrega do Betim
O complexo do Escorrega do Betim é formado por uma prainha às margens do rio que conta com piscinas naturais em tons de verde, corredeiras e lajeados. Conta com infraestrutura básica com um restaurante de comida caseira, além de balanços e locais para fotos.
O que fazer nas Serras Gerais: Dianópolis
Dianópolis é a maior cidade das Serras Gerais do Tocantins, com população aproximada de 23 mil habitantes e oferece duas incríveis atrações escondidas.
Saiba o que fazer em Dianópolis, nas Serras Gerais:
Fortaleza dos Guardiões
Fortaleza dos Guardiões é uma enorme área repleta de formações rochosas de arenito que esculpidas pelo vento e a chuva, que parece uma cidade de pedra. Por estarem situados em uma parte alta das Serras Gerais, parecem formar uma fortaleza.
- O acesso se faz por confusas estradas de areia dentro de propriedades particulares, onde somente guias autorizados possuem a chave de acesso, sendo necessário contratar guia ou agência.
- Do ponto onde fica o carro 4×4, a trilha de ida e volta é de 3,2 km.
Vale Encantado: Portal do Vale Encantado e Cachoeira da Ré
Como o nome já diz, o Vale Encantado é um local de grande beleza pelas paisagens e atrações peculiares que apresenta, na mistura das formações rochosas de calcário, pelas belas árvores e pelo rio subterrâneo.
A trilha adentra um cânion formado por rochas calcárias e segue pelo leito do rio passando por grandes árvores diferentes, um rio subterrâneo e atravessando uma caverna repleta de formações rochosas que parece um portal.
A atração final é as Cachoeira da Ré, uma queda d’água, onde a água da cachoeira entra para baixo dela mesmo e some entre as rochas, seguindo por um rio subterrâneo que aparece uns 200 metros abaixo.
- A trilha é circular e tem 4,5 km de extensão no total, com trechos de subidas e descidas, além de um trecho por dentro do rio pela canela.
- Obs: Esta trilha só pode ser feita com guia credenciado ou agência.
O que fazer nas Serras Gerais: Natividade
Natividade é a mais antiga cidade das Serras Gerais do Tocantins. Fundada em 1734, a cidade tem menos de 10 mil habitantes e tem como destaque o seu preservado centro histórico repleto de antigas construções.
Saiba o que fazer em Natividade, nas Serras Gerais:
Ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
O templo construído com pequenas pedras empilhadas começou a ser construído pelos escravos no início do século XVIII. Suas paredes resistiram ao tempo, mas dizem que a obra nunca foi concluída, tornando-se assim um monumento, atualmente um dos principais pontos turísticos de Natividade TO.
Igreja matriz de Nossa Senhora de natividade
Construída em 1759, a igreja matriz da cidade fica em frente à uma praça com outras belas construções ao redor e a vista das montanhas das Serras gerais ao fundo.
No interior da igreja se encontra a imagem de Nossa Senhora da Natividade, padroeira do estado do Tocantins, trazida, pelos jesuítas em 1735, além de dois sinos em bronze, datados de 1858.
Outros pontos turísticos em Natividade
Além do centro histórico em si e as inúmeras antigas casas caiadas da cidade, outros destaques, são:
- Museu Histórico de Natividade (antigo presídio): Mostra um pouco da história da região das Serras Gerais.
- Igreja de São Benedito: Construção do início do século XVIII.
- Praça da Bandeira: Onde se encontra a prefeitura de Natividade e alguns restaurantes.
- Amor Perfeito Tia Naninha: Loja e fábrica do biscoito Amor Perfeito, feito de polvilho, leite de coco e açúcar.
O que fazer nas Serras Gerais: Rio da Conceição
Rio da Conceição é uma cidade bem pequena, possui menos de 2 mil habitantes e o seu grande destaque turístico é a Lagoa da Serra.
Saiba o que fazer em Rio da Conceição, nas Serras Gerais:
Lagoa da Serra
A Lagoa da Serra é também um dos destaques da lista do que fazer nas Serra Gerais, Tocantins. A grande lagoa natural de águas azuis e transparentes forma uma praia em meio ao cerrado com tendo as montanhas como cenário de fundo.
Além do mergulho na lagoa, que é rasa e vai afundando aos poucos, é possível andar de caiaque e stand-up. O local oferece infraestrutura com quiosques, banheiros e restaurante.
Cachoeira do Cavalo Queimado e Boia Cross no Rio Manuel Alves
A cachoeira do Cavalo Queimado forma uma prainha abaixo da queda onde se inicia um trecho de correnteza e corredeiras do Rio Manuel Alves, propício para a prática de Boia Cross.
Quem preferir, pode apenas curtir a cachoeira e o espaço da prainha, que conta com uma área coberta de apoio.
Rio da Conceição
O Rio da Conceição que atravessa a cidade e deu nome a esse município do Tocantins, tem águas esverdeadas e cristalinas, com vários pontos para banho e diversão.
O Balneário Municipal é uma das principais atrações da cidade, além da cachoeira Geraldina e acachoeira do Cipó Grosso.
O que fazer nas Serras Gerais: Pindorama do Tocantins
Com menos de 4 mil habitantes, Pindorama do Tocantins, é o município mais ao norte das Serras Gerais, já na divisa com o Jalapão, seu grande destaque é a Lagoa do Japonês.
Lagoa do Japonês
A Lagoa do Japonês é uma atração paradisíaca localizada nas Serras Gerais do Tocantins, no município de Pindorama. O local é também um dos pontos de visitação dos roteiros pelo Jalapão.
A Lagoa do Japonês que tem o tamanho aproximado de 1 hectare e possui águas extremamente cristalinas de coloração que varia de verde esmeralda para azul turquesa.
O ponto de visitação mais bonito é a gruta que fica em um dos estremos da lagoa onde a água apresenta a coloração mais bonita. A piscina natural em conjunto com as paredes rochosas da gruta, rendem fotos fantásticas.
Saiba mais sobre a Lagoa do Japonês
Onde fica as Serras Gerais: Como chegar
As Serras Gerais ficam no Sudeste do estado do Tocantins, distribuídos em vários municípios, com mais destaque para Almas (296 km de Palmas), Aurora do Tocantins (503 km), Dianópolis (340 km), Natividade (222 km) e Rio da Conceição (363 km). O complexo fica ao norte da Chapada dos Veadeiros.
Como chegar nas Serras Gerais, Tocantins
Para quem vem de longe e chega de avião, o aeroporto mais próximo é o de Palmas, capital do Tocantins, que recebe alguns voos diários.
Quase sempre acontece desta forma: Você vai chegar num dia em Palmas, passar a noite na capital e iniciar o roteiro Serras Gerais no dia seguinte. Se chegar com um dia de antecedência aproveite para conhecer as atrações de Palmas.
Como chegar às Serras Gerais a partir de Palmas
Saindo de Palmas até as principais cidades, a maior parte do caminho é de asfalto. Há trechos de estradas de chão batido em estado razoável e alguns trechos que levam a alguns atrativos que na minha opinião é essencial estar de 4×4 e outros não.
Existe duas opções a partir de Palmas:
- Contratar um pacote para as Serras Gerais, visitar todas as principais atrações, e viajar com toda a tranquilidade com tudo incluso.
- Se aventurar com carro próprio ou alugado por conta e risco. Se não for 4×4 corre o risco de atolar em algumas atrações.
Atenção!
Algumas atrações só podem ser visitadas com a presença de um guia credenciado e também são bem difíceis de encontrar o caminho, como o caso do Vale Encantado e Fortaleza dos Grardiões.
Serras Gerais: Pacotes de viagem
O pacote de viagem Serras Gerais, é sem dúvida a melhor forma de conhecer o destino com toda a segurança e despreocupação, basta embarcar e curtir os passeios. Veja algumas das vantagens:
- Você terá muito pouco trabalho para organizar sua viagem, apenas o deslocamento até Palmas.
- Chega à todas as principais atrações na melhor sequência sem ter perigo de se perder.
- Não precisa se preocupar em encontrar pousadas e restaurantes entre as atrações, pois já estarão inclusas.
- Não corre o risco de ficar atolado no caminho, sem sinal de celular, dependendo de esperar uma ajuda.
- Ter um guia sempre junto para orientar sobre as atrações, com apoio e informações necessárias.
Nosso roteiro nas Serras Gerais de 5 dias foi todo elaborado e conduzido pela agência Jalapão Eletrizante, conduzido por um guia local. O serviço foi ótimo e o preço oferecido se mostrou bem justo.
Se ligue! Os leitores do Viagens e Caminhos tem desconto de 5% nos pacotes da Jalapão Eletrizante!
Para fazer uma cotação e pegar seu desconto, acesse o botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem “do desconto Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e solicite o orçamento!
Roteiro nas Serras gerais por conta própria
É possível, sim, visitar as Serras Gerais por sua conta e risco, com carro próprio ou alugado. É provável que você consiga uma economia em geral nos gastos da viagem, mas as desvantagens são muitas.
- Você terá que pesquisar tudo por conta e formular um roteiro sem conhecer as melhores opções de estradas, pousadas e locais para comer.
- Corre o risco de ficar atolado na areia ou se perder, sem sinal de celular, e depender da boa vontade de alguém que passe por lá para ajudar.
- Dirigir nas longas estradas, boa parte delas por estrada de terra e areia.
- Terá que contratar um guia de qualquer forma para visitar algumas das principais atrações onde é obrigatório, como Cânion Encantado, Vale Encantado e Fortaleza dos Guardiões.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Quando ir nas Serras Gerais: Melhor época
O destino Serras Gerais pode ser visitado em qualquer época do ano. Faz calor o ano todo por lá, porém, há uma estação seca e outra chuvosa, bem definidas que podem mudar a sua experiência nos passeios.
Estação seca nas Serras Gerais TO
O período entre o início de maio e o final de setembro compreende a estação seca (verão local), quando praticamente não chove, principalmente em junho, julho e agosto.
Esta é a melhor época para visitar as Serras Gerais por dois motivos:
- Dificilmente haverá chuva durante os passeios.
- As águas dos rios e lagoas estarão mais transparentes.
Obs:
Nos meses finais da estação seca algumas das cachoeiras ficam com bem pouca água.
Estação chuvosa nas Serras Gerais TO
A época chuvosa vai de outubro a abril (inverno local). Os meses mais chuvosos vão de dezembro a março, com médias mensais que ultrapassam os 200mm.
- Nesta época há uma tendência maior da chuva atrapalhar seus passeios.
- As piscinas naturais dos fervedouros e cachoeiras poderão estar com a água mais turva depois de chuvas fortes.
Quando dias ficar nas Serras Gerais
Segundo nosso guia local, Santiago, precisa de 12 dias para toda a lista do que fazer nas Serras Gerais. Mas para conhecer os principais atrativos, considere um roteiro de 4 ou 5 dias.
Onde ficar Serras Gerais Tocantins: Dicas de hospedagem
As pequenas cidades que compõem as Serras Gerais oferecem pousadas bem simples com o básico e café da manhã. Não espere encontrar grandes hotéis ou opções de luxo.
Hospedagem do pacote Serras Gerais
Se você fechar um pacote nas Serras Gerais com uma agência, as pousadas estarão automaticamente incluídas pela agência em lugares estratégicos do roteiro.
São oferecidas opções em pousadas simples em quarto duplo (um pouco mais em conta) ou em quarto individual (um pouco mais caro). Preste atenção nisso na hora de fechar o pacote.
Onde se hospedar nas Serras Gerais, por conta própria
Se o seu roteiro for por conta própria, o local para passar a noite dependerá da sequência de seu roteiro. Iremos passar aqui dicas de hotéis ou pousadas nas principais cidades:
Dianópolis
Almas
- Pousada Ecológica Vale dos Pássaros
- Pousada Cantinho do Paraíso
Aurora do Tocantins
Rio da Conceição
- Pousada e Restaurante Cerrado Nativo
- Pousada do Brandão
Onde comer nas Serras Gerais
Nas cidades é mais fácil encontrar restaurantes e até mesmo algumas pousadas e postos de abastecimento. Já, nas rodovias e estradas as opções são bem poucas.
Parte dos atrativos conta com restaurante próprio que serve um buffet com comida simples, mas deliciosa na hora do almoço. Se for fazer o roteiro por conta, leve sempre algum lanche para o caso de demorar a encontrar um local para comer.
Agência nas Serras Gerais
Sem dúvida, recomendamos conhecer as Serras Gerais através de uma agência, como já explicamos na seção “como chegar nas Serras Gerais”, principalmente ser for sozinho, pois os pacotes são sempre em grupos.
Fizemos a expedição com a Jalapão Eletrizante, uma agência bem estabelecida e que presta um ótimo serviço e atua no Jalapão, Serras Gerais e Chapada das Mesas. O pacote inclui o transporte 4×4 ( em torno de 1200 km), guia regional, pousadas, todas as refeições (incluindo água e snacks na camioneta), e todos os ingressos dos atrativos.
Se ligue! Os leitores do Viagens e Caminhos tem desconto de 5% nos pacotes da Jalapão Eletrizante!
Para fazer uma cotação e pegar seu desconto, acesse o botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem “do desconto Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e solicite o orçamento!
Mapa Serras Gerais do Tocantins
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos das Serras Gerais do Tocantins, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Roteiro Serras Gerais – Tocantins
Confira nossa sugestão de roteiro de 5 dias. É só uma sugestão, pois a agência é que determina a logística do roteiro. Alguns deslocamentos são bem longos, por isso, é possível visitar poucas atrações por dia.
- 1º dia
Viagem de Palmas às Serras Gerais
Centro histórico de Natividade
Lagoa da Serra
Cachoeira do Cavalo Queimado - 2º dia
Rio Azuis
Praia do Puçá - 3º dia
Vale Encantado
Fortaleza dos Guardiões - 4º dia
Vale dos Pássaros
Cachoeira do Urubu Rei
Cachoeira da Cortina - 5º dia
Cânion Encantado
Cidade de Pedra e Cachoeira dos Pelados
Retorno a Palmas
O que levar na bagagem
Confira o checklist do que levar na mala em uma viagem para as Serras Gerais, Tocantins. Grande parte dos passeios serão na água e sempre faz calor, então fica fácil definir.
- Viaje para as Serras Gerais com uma mala flexível pequena e uma mochila, ou uma mochila grande e outra pequena
- Leve roupas de verão e roupas de banho (de preferência de secagem rápida) e apenas uma agasalho leve para a noite.
- Roupas de banho (sunga ou biquíni), toalha, shorts e camisetas
- Protetor solar e repelente
- Chinelo, papete, óculos de sol, chapéu ou boné
- Se for fazer alguma trilha mais longa leve tênis ou botina e calça de trilha
- Câmera tipo Gopro ou saco estanque para celular
- Carregador externo de bateria
- Sabonete e shampoo (algumas pousadas podem não oferecer)
- Leve uma quantia em dinheiro, os atrativos tem internet, para pagar com pix ou cartão, mas é bom prevenir.
Internet e telefone
Nas Serras Gerais temos as seguintes situações em relação à sinal de internet e telefone:
- Nas cidades pega sinal das três operadoras: Claro, Tim e Vivo, sendo que as melhores são a Claro e a Tim.
- Durante as viagens nas rodovias e estradas é praticamente nulo o sinal de qualquer operadora, dificilmente entra sinal de alguma delas.
- Na recepção dos atrativos há rede de wi-fi, basta solicitar a senha se o sinal não for aberto.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Um dos roteiros do Jalapão mais completos que ja vi! Parabéns pelo relato detalhado, ja faz anos que acompanho o blog, primeira vez que comento.
Obrigado Roberto! Fico feliz de saber que o Viagens e Caminhos ajuda os leitores a organizarem suas viagens.
Olá, Jair! Excelente post! Muito obrigado pelas informações aqui contidas.
Em e minha esposa, sedentários, fumantes e com 60 anos, pretendemos ir ao Jalapão, mas aproveitar um pouco mais da região e visitar também as Serras Gerais do TO.
Vi no seu post que algumas atrações das Serras Gerais também são visitadas nos passeios ao Jalapão, como a Lagoa do Japonês, por exemplo. Pelo seu conhecimento, é possível encontrar algum pacote com as agências locais que não passem pelos locais que já teremos visitado no roteiro do Jalapão?
Outra pergunta: As trilhas para as atrações são caminhadas simples ou envolvem subidas e/ou descidas em pedras ou em partes muito estreitas, ao lado de ribanceiras. Explico: não temos dificuldades para caminhar 5Km ou mais, fazemos isso regularmente, mas temos problemas de equilíbrio e subir/descer por caminhos de pedra e caminhos muito estreitos, com precipício ao lado são coisas inviáveis para nós.
Agradeço muito pelo post e por sua atenção!
Forte abraço e ótimas viagens!
As trilhas no Jalapão e Serras Gerais, quando tem, são tranquilas, não tem nenhuma que seja radical, que eu lembre.
Fui com a @jalapaoeletrizante, converse com eles sobre o roteiro que quer fazer para não repetir atrações.