Sete Cidades
é um parque nacional localizado no estado do Piauí, conhecido por suas formações rochosas impressionantes e de formas curiosas, que se assemelham a figuras humanas, animais e objetos, esculpidas naturalmente ao longo de milhões de anos.
O nome “Sete Cidades” vem do fato do parque ser dividido em sete grupos distintos de formações rochosas, cada um com características e lendas próprias, numerada pelo descobridor do local, o cearense Jácome Avelino, em 1886.
Além das formações rochosas, o parque abriga também alguns sítios com pinturas rupestres, com interesse arqueológico. Nesse post iremos mostrar como é o parque e como fazer a visitação.
Sete Cidades – Piauí
Navegue por este post
- Sobre o Parque Nacional de Sete Cidades
- Onde fica as Sete Cidades
- Como chegar no Parque Nacional Sete Cidades
- Guia no Parque Nacional Sete Cidades
- Roteiro nas Sete Cidades
- Onde se hospedar
- Quando ir nas Sete Cidades
- Quantos dias para visitar as Sete Cidades
- Mapa do Parque Nacional Sete Cidades
Sobre o Parque Nacional de Sete Cidades
O Parque Nacional de Sete Cidades, localizado no Norte do Piauí, foi criado em 8 de junho de 1961 e cobre uma área de 6.222 hectares. O parque é famoso por suas formações rochosas, divididas em sete grupos distintos, que inspiraram o nome “Sete Cidades”.
Essas formações de arenito foram esculpidas pela erosão da chuva e do vento ao longo de milhões de anos. Entre as formações mais famosas do parque, estão a Pedra da Tartaruga, Portal dos Desejos, mapa do Brasil e mapa do Piauí.
O parque também abriga pinturas rupestres, semelhantes às da Serra da Capivara, que indicam a presença humana na região há milhares de anos. Além de sua importância geológica e arqueológica, o parque também é um refúgio para a biodiversidade local.
Há duas portarias (Norte e Sul) e o parque abre todos os dias, das 7h às 17h, com entrada gratuita. O centro de visitantes oferece infraestrutura simples com uma sede com banheiros.
Onde fica as Sete Cidades
Localizado no Norte do estado do Piauí, o Parque Nacional de Sete Cidades está distribuído entre os municípios de Brasileira e Piracuruca. Fica a 27 km da cidade de Piripiri, a 153 km de Parnaíba e a 190 km de Teresina.
Como chegar no Parque Nacional Sete Cidades
Para quem chega de avião, a melhor opção é pelo o aeroporto de Teresina, capital do Piauí, localizado a 192 km. Do aeroporto até Sete Cidades, alugue um carro, que servirá tanto para o deslocamento, como para circular dentro da área do parque, assim como traçar um roteiro pelo Piauí.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
- A visitação aos atrativos dentro do parque acontece em uma mescla de trechos de carro por estradas de terra, com paradas em diferentes locais, e trechos de trilhas (geralmente curtas) que passam pelos atrativos.
- Há rodovias pavimentadas que levam até as duas portarias do parque.
- Das portarias até o centro de visitantes (dentro do parque) há um trecho de quase 5 km por estrada de terra bem conservada.
- A partir do centro de visitantes, para conhecer as Sete Cidades, você vai rodar aproximadamente 15 km de carro e caminhar em tornos de 3 km apenas.
Outra forma de chegar ao parque, para quem optar por não alugar um carro é através de uma excursão particular saindo de Teresina.
Excursão ao parque saindo de Teresina
Guia condutor no Parque Nacional de Sete Cidades
Para visitar o Parque Nacional de Sete Cidades não é obrigatório estar acompanhado de um guia. Porém, eu acho extremamente recomendado, já que a sequência de visitação é bastante confusa. Eu vi um grupo fazendo por conta própria, que passou batido pelo mirante na Segunda Cidade, que é uma das principais atrações.
Em meu roteiro nas Sete Cidades, fui guiado pela experiente condutora Janaina, que trabalha no parque a muitos anos. Basta entrar em contato com ela e combinar a visita.
O botão abaixo leva direto no WhatsApp da guia Janaina. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine seu roteiro!
Roteiro nas Sete Cidades
As Setes Cidades foram numeradas conforme foram sendo descobertas pelo cearense Jácome Avelino, em 1886. Porém, a visitação a partir do centro de visitantes ocorre na seguinte ordem: 6ª, 2ª, 5ª, 4ª, 3ª, 7ª e 1ª.
Confira agora quais os atrativos de cada uma das Sete Cidades, visitadas em sequência:
Sexta Cidade
A visitação começa pela sexta cidade, onde os principais destaques são as formações conhecidas como Pedra da Tartaruga e a pedra do Elefante. O grande destaque destas formações é que são cobertas por polígonos pentagonais, uma maravilha natural que parece que foi feita a mão.
Segunda Cidade
A segunda das Sete Cidades, é uma das que apresentam as atrações mais imponentes, percorridas por uma trilha. A primeira delas é o Portal dos desejos, também conhecido como Arco do Triunfo.
Na sequência, visitamos uma parede rochosas com pinturas rupestres, onde se destacam as pinturas de mãos, estimadas em 6 mil anos.
A terceira atração imponente desta cidade é a Jiboia, uma enorme formação rochosa que se parece com uma serpente atravessando em cima das rochas formando uma passagem natural.
Por fim, a trilha leva a um mirante em cima das rochas do parque, de onde se tem uma ampla visão de boa parte do Parque Nacional de sete Cidades.
Quinta Cidade
A quinta das Sete Cidades possui pinturas rupestres representativas. Também possui uma formação rochosa bastante interessante que é a Gruta do Índio, uma gruta coberta por rochas poligonais. Outras atrações desta área são a Rocha do Imperador e a Gruta do Catirina.
Quarta Cidade
Na Quarta Cidade estão as seguintes formações: Archete ou pequeno Arco, que forma um portal que se parece com o portal com o mapa da África, a rocha do Beijo dos Lagartos e a rocha que se parece com o mapa do Brasil com rachaduras que representa a divisão dos estados.
Terceira Cidade
A terceira das Sete Cidades tem como rochas mais representativas, a que se parece com uma Cabeça de Índio, O Dedo de Deus, o busto de Dom Pedro I e os Três Reis Magos.
Sétima Cidade
Na Sétima Cidade há variadas formações rochosas, onde se destacam o Dragão Chinês, a Gruta do Pajé, pinturas rupestres e uma passagem na rocha com o formato do Mapa do Piauí.
Primeira Cidade
A primeira das Sete Cidades possui rochas dispersas e os destaques são a Pedra dos Canhões, onde há troncos de florestas petrificadas e a Piscina Olho d’água dos Milagres, formada por nascentes naturais que se mantém, mesmo na época de seca e é possível tomar um banho e se refrescar do intenso calor local.
Onde se hospedar
A cidade mais próxima do Parque Nacional de Sete Cidades é a cidade de Piripiri, localizada a 27 km. Porém, é comum fazer um bate-volta em um dia saindo de Teresina para visitar o parque, já que o roteiro em todas as cidades do parque, depois de estar lá, leva entre 3 e 4 horas.
Confira algumas das melhores opções de hospedagem em Teresina em diferentes preços e padrões:
- Hotel Cortese – Nota: 9,3
- Rede Andrade Luxor – Nota: 8,9
- Metropolitan Hotel – Nota: 8,6
- Portofino Hotel – Nota: 8,4
- Mais opções de hotéis em Teresina
Quando ir nas Sete Cidades
O clima no Parque nacional de Sete Cidades é semiárido tropical com pluviosidade irregular, mas o destino pode ser visitado em qualquer época do ano.
- Entre maio e outubro é raro chover e os meses mais quentes e secos vão de agosto a outubro.
- As chuvas geralmente ocorrem entre novembro e abril, mas são chuvas rápidas que não atrapalham os passeios.
- As temperaturas médias vão de 20°C a 30°C, chegando aos 35°C em dias mais quentes.
Quantos dias para visitar as Sete Cidades
Em 3 a 4 horas é possível visitar todas as Sete Cidades do parque em um roteiro feito de carro pelas estradas do parque, com várias paradas com curtas caminhadas.
Com isso, um dia é suficiente para conhecer o parque, inclusive saindo e volta de Teresina, ou saindo de Teresina (190 km – 2h30), seguindo depois para Parnaíba (155 km – 2h).
Mapa do parque Nacional Sete Cidades
No mapa abaixo é possível saber a localização do parque, de cada cidade, das portarias, centro de visitantes, como ter uma noção de acesso.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.