Siderópolis
é um destino de ecoturismo de Santa Catarina, localizado entre o vale e a serra, com belíssimas atrações naturais.
Com população de pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade fica a uma altitude de 147 m. Porém uma parte do município é montanhosa na divisa com Bom Jardim da Serra, chagando a mais de 1000 m de altitude, repleta de trilhas, formações rochosas e cachoeiras.
Os pontos turísticos de Siderópolis não estão na pacata cidade, mas sim, espalhadas nas áreas naturais do município. Nas encostas da Serra Geral, se encontram as mais belas paisagens, sendo um dos cenários mais bonitos, a Barragem do Rio São Bento.
O nome Siderópolis, teve origem devido à enorme quantidade de minas de carvão existentes na região. Com as várias indústrias siderúrgicas que se instalaram foi apelidada de Siderópolis.
O que fazer em Siderópolis
O turismo ecológico é o principal destaque de Siderópolis SC. As trilhas, cachoeiras, formações rochosas e as paisagens das montanhas são o que mais atraem os turistas.
Os arredores da Represa do Rio São Bento, de extrema beleza, também vem se destacando como roteiro gastronômico. Na Reserva Ambiental do Aguaí, há espécies da fauna e flora para observação.
Conheça os principais pontos turísticos de Siderópolis SC:
Barragem do Rio São Bento
A Barragem do Rio São Bento, junto com as altas montanhas de plano de fundo, forma um dos mais belos cenários da região. É o principal ponto turístico de Siderópolis e o maior reservatório de água da região Sul de Santa Catarina.
O lago artificial de 450 hectares tem ao fundo o belíssimo cenário da Serra Geral, protegido pela Reserva Biológica Estadual do Aguaí. A área frontal da represa tem uma área aberta ao público, de onde se pode observar de perto o vertedouro.
Outro atrativo da barragem é a torre da Capela de São Pedro, visível sobre a água no meio da represa. Foi mantida para preservar a memória da antiga que existia no local até ser inundada pelo reservatório.
Aguaí Santuário Ecológico
Situado próximo à barragem, o Aguaí Santuário Ecológico está inserido numa área de Mata Atlântica com 135 mil metros quadrados. O parque oferece opções de trilhas ecológicas, tirolesa, pedalinho, caiaque, rapel e conta também com animais domésticos como patos, galinhas, perus, pavão e gansos.
- Aos finais de semana funciona um restaurante no local com gastronomia típica italiana e café colonial.
- Aos sábados e domingos o parque é aberto das 10h às 18h30.
- O almoço típico italiano é servido das 12h às 14h (é preciso fazer reserva).
- O café colonial é servido das 14h às 18h30.
Gruta da Serrinha
A Gruta da Serrinha fica localizada no alto da montanha, na parte de trás da Barragem do Rio São Bento, no início da serra. Na entrada da gruta há uma imagem da Imaculada Conceição da Virgem Maria, colocada no dia 12 de dezembro de 1954.
A trilha é realizada por uma estrada de chão batido de 5,8 km de extensão, que inicia ao lado da barragem, junto à pousada da Serrinha.
Dá para ir com carro comum até o início da subida por um percurso de 3,3 km, onde há uma área mais larga onde dá para deixar o carro.
O restante do caminho (2,4 km) é uma subida íngreme, de estrada péssima, que você terá que subir caminhando. Levei 40 minutos para subir e foi bastante extenuante.
Até mesmo carros 4×4 terão muita dificuldade em subir, só tente se for um 4×4 bem alto, pois há valetas enormes no caminho.
Leia o artigo detalhado sobre a Gruta da Serrinha e Pedras do Castelo
Trilha das Pedras do Castelo
As Pedras do Castelo são formações rochosas de arenito que se assemelha com a muralha e as torres de um castelo. Fica dentro da reserva da CASAN, no meio da montanha, ma parte de trás da Barragem do Rio São Bento.
A parte inicial da estrada e da trilha são as mesmas da gruta da Serrinha. No meio da subida da Serrinha há uma bifurcação à direita, que adentra a mata e leva às Pedras do Castelo. Lá do alto se tem belas vistas da barragem, das montanhas e do vale.
A partir da barragem, é possível seguir de carro por 3,3 km até o início da subida. A caminhada é de 2,8 km e inclui subidas íngremes e áreas de mata.
A operadora Soultrip organiza grupos para trilhas guiadas nas Pedras do Castelo e Gruta da Serrinha, como também leva sob demanda.
O botão abaixo dá direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Viagens e Caminhos”, que aparece, depois combine a atividade.
Trilha do Caminho dos Tropeiros
A Trilha dos Tropeiros é um antigo caminho de tropeiros que desciam com o gado e mantimentos da serra para o mar. A trilha liga os campos de Cima da Serra, em Bom Jardim da Serra à Planície Litorânea de Santa Catarina, em Siderópolis.
São 10 km de subida e o desnível é de cerca de 1000 metros, chegando a 1.200 metros acima do nível do mar. Leva-se em torno de 6 horas de subida e 5 horas de descida, indicada somente com o acompanhamento de um guia.
Durante o percurso na parte de baixo são feitas diversas travessias no rio, por isso, indicada a realização em boas condições climáticas. Alguns trechos são pavimentados por pedras para que as mulas cargueiras subissem com mais segurança.
O início da trilha é no Abrigo de Montanha São Pedro, situado a 18 km da cidade de Siderópolis. Mesmo para quem não for fazer a trilha, este local é de grande beleza, um vale cercado de belas montanhas.
Nota: Esta trilha fica dentro da Reserva Biológica do Aguaí e não é oficialmente permitida. Porém, alguns guias e aventureiros, a fazem mesmo assim. No momento, existe um processo de pedido de regulamentação das operadoras para legalizar esta trilha.
Trilha da Janela Furada
A Janela Furada é uma abertura na montanha estreita que possibilita ver a paisagem do outro lado da montanha, através da janela natural. Lá do alto se avista as montanhas no entorno, a Barragem do Rio São Bento e a planície litorânea.
A Janela Furada fica dentro da APA do Aguai e APA da Serrinha. A trilha inicia na pousada e camping Alto Jordão Ecoturismo. São 1,4 km de subida íngreme, onde há cordas para auxiliar. A volta é mais tranquila, com o percurso todo de descida.
Fica a 14 km do centro da cidade de Siderópolis. Localiza-se a 13 km de Nova Veneza e a 7 km da Barragem do Rio São Bento. O local oferece estrutura para acampamento, uma cabana para alugar e um quarto de casal situado na área principal.
Veja a matéria completa sobre a trilha da Janela Furada
Cachoeira do Bianchini
A Cachoeira do Bianchini é de fácil acesso, localizada às margens da rodovia SC-159, na localidade de Rio Jordão Médio, a 10 km do centro.
A queda d’água tem 12 metros de altura e é cercada de muito verde. Para chegar à parte de baixo basta atravessar o lajeado por cima e contornar a queda. Na parte de baixo há um poço para banho e árvores com sombra.
Túnel de Siderópolis
O Túnel da estrada de ferro que passa ao lado da cidade de Siderópolis tornou-se uma atração turística. É comum sempre haver turistas tirando fotos no túnel.
O túnel possui 388,45 metros de extensão e foi construído em 1942. É ainda hoje utilizado para passagem de trem e faz parte da estrada de ferro Ferrovia Dona Tereza Cristina.
O acesso ao túnel é pelo beco da rua Lauro Maria da Rosa, ao lado do hospital São Lucas. Basta procurar Túnel de Siderópolis no GPS.
Santuário Nossa Senhora de Fátima
O Santuário Nossa Senhora de Fátima tem a maior estátua da santa no Brasil, inaugurada em maio de 2012. A imagem que tornou-se um cartão postal de Siderópolis, mede 21,5 metros de altura e foi esculpida pelo artista Osvaldo Zanini.
A ideia da construção da imagem de Nossa Senhora surgiu após uma promessa de Olívia Ronchi Salvaro, mãe do prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, já falecida. Está localizada no bairro Vila São Jorge, próximo à divisa com Criciúma.
Praça da matriz e Igreja matriz de Siderópolis
A igreja matriz de Siderópolis se chama paróquia de Nossa Senhora Aparecida, escolhida como padroeira da cidade. Possui uma única torre, com formato um pouco diferente às outras igrejas da região.
Em frente à bela igreja fica a praça da matriz, que forma uma agradável área no centro da cidade, com áreas de sombra e lazer.
Como chegar a Siderópolis
A cidade de Siderópolis fica a apenas 13 km de Criciúma e 218 km da capital Florianópolis. Para que vem pela BR-101, pelo litoral, são 28 km, passando por Criciúma.
Também é possível chegar pela SC-446, vindo do Norte por Treviso, Lauro Muller e Serra do Rio do Rastro. Pelo Sul é possível chegar vindo também de Nova Veneza.
Onde ficar em Siderópolis
A maioria das opções de hospedagem e Siderópolis são pousadas rurais situadas principalmente nas proximidades da Barragem São Bento. Uma delas é o Sitio Raízes.
Uma ótima opção é ficar na pequena e charmosa cidade vizinha de Nova Veneza, repleta de restaurantes e atrações, situada a apenas 10 km.
Quando ir a Siderópolis
As principais atrações são ligadas ao ecoturismo, podendo ser visitadas em qualquer época do ano. O ideal para as trilhas mais longas é fazer com tempo firme.
Outros destinos nas redondezas:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.