O Cânion Índios Coroados é pouco conhecido, mas um lugar espetacular e de fácil acesso. O lugar oferece uma bela vista de seus 700 metros de altura para a cachoeira e o vale abaixo.
O cânion é parte do Parque Nacional da Serra Geral. É um belíssimo cânion que também se destaca por sua riqueza geológica.
O cânion possui grandes paredões de basalto, em um deles estão as cachoeiras gêmeas dos Índios Coroados que se localizam em frente ao mirante, a 600 metros de distância.
Além do tradicional lado Sul, onde fica o mirante, visitamos também o lado Norte de cânion Índios Coroados. Para esta opção é recomendado ir com um guia local até a parte de cima da cachoeira.
Cachoeiras gêmeas do Índios Coroados
As cachoeira do cânion Índios Coroados tem um total de aproximadamente 100 m de altura, dividida em duas seções. A primeira tem 10 m de altura. Depois, divide-se em duas quedas gêmeas lado a lado, com mais 90 m de altura.
Como chegar ao Cânion Índios Coroados
É bem fácil chegar ao cânion, o acesso é pela Serra do Faxinal, estrada de terra que liga Cambará do Sul a Praia Grande, bem no início da descida. São 22 km a partir de Cambará e 14 km a partir de Praia Grande.
No local há uma construção que era o antigo posto de fiscalização sanitária de onde já se vê parte do cânion ao longe. Estacione seu carro ao lado, atravesse a cerca atrás da construção e siga pelo campo em direção às montanhas.
Trilha do Cânion Índios Coroados (lado Sul)
Esta trilha é bem tranquila, porque são apenas 600 metros de distância, sendo que a maior parte é plana. Há apenas uma pequena descida e subida para passar um riacho e logo o campo termina na borda do penhasco com a vista fantástica do cânion.
Mirante do Cânion Índios Coroados (lado Sul)
O local é um mirante perfeito, com pedras que formam um pequeno platô que oferece vistas perfeitas, a borda do penhasco. O local forma a divisa natural dos estados, em cima, Rio Grande do Sul e em baixo, Santa Catarina.
Bem em frente, um pouco á esquerda se tem a vista ao longe (600 m) das cachoeiras gêmeas. Enviamos nosso drone para fotografar as cachoeiras mais de perto.
Mais à direita se tem uma visão de todo o vale até o litoral. No centro também se tem uma vista parcial do Cânion Molha Coco, o próximo da sequência, localizado no outro lado da montanha, e mais ao fundo, finalmente, o Cânion Malacara.
Trilha do Cânion Índios Coroados (lado Norte)
A trilha que leva ao lado Norte do cânion, onde fica a cachoeira inicia-se na mesma que lava ao lado Sul. É uma oportunidade para conhecer os 2 lados do Índios Coroados.
Após chegar ao mirante segue-se contornando sua borda, totalizando 2 km de caminhada (4 km ida e volta). Esta trilha passa por uma área de mata fechada onde é fácil se perder, principalmente se fechar de neblina.
O ponto final desta trilha é o topo da cachoeira, onde desvenda-se belíssimas paisagens. No meio da trilha é possível tirar belas fotos na lateral da cachoeira.
Quem leva a esta trilha
Para fazer esta trilha é essencial o acompanhamento de um guia que conheça a área. Fizemos a trilha com o Filipe da operadora Grota Turismo & Aventura.
A Grota turismo leva ao cânion, partindo de Praia Grande. Assim, além da caminhada até o mirante, você conhece a bela Serra do Faxinal.
Além deste passeio, a Grota oferece várias outras trilhas e atividades como rapel e a rota de canionismo Magia das Águas, em Praia Grande.
O botão abaixo leva direto ao WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine o passeio!
Informações gerais
O melhor horário para visitação é entre 10 h e 14 h. Neste horário o sol está mais em cima o interior do cânion, que consequentemente fica mais iluminado sem muita sombra dos penhascos, e é também o horário com menor probabilidade de nevoeiros.
A entrada é livre, basta atravessar a cerca e seguir pela trilha de apenas 15 minutos. Porém, para ir no lado norte, contrate um guia.
Mais sobre a região dos cânions
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Já salvei o post para quando eu for novamente à região. Incrível como um lugar como este é tão pouco explorado, pelo menos era há 13 anos atrás, quando fui.
Que incrível esse lugar! Eu conheci só o Cânion Itaimbezinho em Cambará e já foi suficiente pra me apaixonar por essa região. Quero muito voltar logo 🙂
Que lugar incrível! Aliás, amando seus posts sobre os cânions do RS. O legal desse aqui é o fácil acesso, de trilha plana e curta, o que possibilita mais pessoas poderem conhecer.
Que incrível esta atração, natureza plena e praticamente desconhecida da maioria dos brasileiros. Acredita que nunca tinha ouvido falar? Impressionada aqui com esta maravilha.
Que lindo, não conhecia esse atrativo na região, mas já estou encantada, com toda a certeza vou tentar incluir quando estiver por perto, as fotos estão lindas.