O Vale da Lua de La Paz é um incrível emaranhado de formações rochosas pontiagudas em plena área urbana da cidade.
O Valle de La Luna (em espanhol) é uma formação geológica localizada na zona sul de La Paz, Bolívia. Tem esse nome devido às formações rochosas que lembram o solo da Lua. Este passeio é um dos mais populares e acessíveis nos arredores de La Paz, sendo possível fazer com agência ou por conta própria.
Vale da Lua – La Paz
O Vale da Lua em La Paz se localiza numa área mais baixa, a Sudeste da cidade. Fica a apenas 12 km do centro, ainda dentro da área urbana, e seu tamanho é de aproximadamente 500 x 500 metros.
O vale apresenta formações rochosas peculiares, com rochas pontiagudas de arenito formadas pela ação do vento e da chuva. Entre as formações, há muitas trilhas com algumas pontes e mirantes.
Para percorrer todo o local leva em torno de uma hora para conhecer com calma. Em dias de chuva não é aconselhável fazer o passeio, pois as trilhas podem ficar escorregadias.
Como chegar ao Vale da Lua
Como este é um passeio rápido e próximo do centro, geralmente é feito em conjunto com outros passeios oferecidos pelas agências. Geralmente é feito este passeio junto com o tour do Monte Chacaltaya. Fizemos o tour com a Andes Discovery, agência que nos acompanhou em todas as excursões na Bolívia.
Pagamos USD 22,00 (preço de 2021) no passeio conjugado do Monte Chacaltaya + Valle de La Luna. Se você estiver com pouco tempo disponível, agência também faz o passeio separado.
Também é possível pegar um táxi até o lugar, mas nesse caso você irá pagar mais caro e estará sem um guia.
A entrada no Vale da Lua é paga à parte e custa 15 bolivianos.
Saiba porque você deve contratar um Seguro Viagem
O Seguro Viagem garante assistência médica e para bagagem extraviada.
Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia.
Não arrisque! Faça uma cotação aqui! Reserve e tenha 5% de desconto!
Como foi nossa visita ao Valle de La Luna
Depois de visitarmos o Monte Chacaltaya pela manhã, voltamos a La Paz e seguimos ao Vale da Lua. No caminho até lá você terá também a oportunidade de conhecer a Zona Sul de La Paz. Esta parte da cidade é bem mais moderna, considerada a zona nobre da cidade.
Após uma breve explicação de nossa guia sobre a origem do lugar e suas peculiaridades, fomos liberados a percorrer as inúmeras trilhas. É um labirinto de rochas de arenito com formas variadas em tons de marrom.
As trilhas possuem partes altas e partes baixas interligadas por escadas e passarelas. Nas partes altas há vários mirantes. No mais alto deles aproveitamos para decolar nosso drone e fazer imagens mais distantes e amplas do local.
Tour Valle de La Luna
Quando ir
: Qualquer época. Não é aconselhável em dias de chuva.
Quanta custa: O tour Monte Chacaltaya + Valle de La Luna custa 22 USD por pessoa (valor de 2021) para os dois passeios juntos.
Quem leva: Fomos com a agência Andes Discovery. Porém este tour pode ser reservado online, com antecedência com a Civitatis.
Reservar tour Chacaltaya + Valle de La Luna
Outros passeios imperdíveis em La Paz e arredores
O Vale da Lua foi parte de nosso roteiro pela Bolívia. Conhecemos também o Valle de Las Ánimas, Cañon de Palca, a cidade de La Paz. Fizemos o tour de 3 dias do Uyuni ao Atacama e descemos a Estrada da Morte.
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
[…] Um almoço em um restaurante local, por exemplo, saía por menos de 10 reais. Fizemos um tour pelo Vale da Lua, com suas formações rochosas esculpidas pelo vento, que custou quase nada. E lá estava eu, […]