Roteiro de viagem Patagônia, 7 dias visitando Ushuaia (cidade do fim do mundo), El Calafate (Glaciar Perito Moreno) e El Chaltén (capital argentina do trekking).
Foi uma viagem de 7 dias pelas incríveis paisagens da Patagônia Argentina no extremo sul da América do Sul. O trajeto foi de avião para Ushuaia e El Calafate e de ônibus para El Chaltén.
A Patagônia Argentina é uma imensa região situada no extremo Sul da América do Sul, repleta de belíssimas paisagens naturais de montanhas e geleiras como o espetacular Glaciar Perito Moreno.
O que precisa para viajar à Argentina?
- Brasileiros podem viajar à Argentina com passaporte ou RG (carteira de identidade brasileira) em bom estado de conservação e menos de 10 anos de expedição.
- Se for viajar com seu carro para Argentina você precisa fazer o seguro obrigatório, chamado de Carta Verde.
- Fique atento às regras sanitárias de entrada no país no momento da viagem, acesse o site do governo argentino.
- Após Covid, o Seguro Viagem tornou-se obrigatório para entrar na Argentina e este deve incluir cobertura a Covid-19.
SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Viagem Patagônia dia 1 – Ida (Vacaria – Porto Alegre – Buenos Aires – Ushuaia)
Partimos de Vacaria, no Rio Grande do Sul (240 km de carro), eu e minha esposa, às 5:30 da manhã com destino ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Nosso voo foi com as Aerolineas Argentinas, de Porto Alegre a Ushuaia, com conexão em Buenos Aires.
Chegando em Buenos Aires, passamos pela aduana para fazer a migração e passamos no saguão onde pegamos as malas na esteira. No saguão há uma agência de câmbio, onde trocamos um pouco de dinheiro para comer um lanche no aeroporto e pagar o táxi na chegada em Ushuaia.
Fizemos o check-in, despachamos novamente as malas, e pegamos o voo de Buenos Aires a Ushuaia (3:35 horas de voo), onde chegamos às 19:30 h. Chegando em Ushuaia tomamos um táxi, você pode também reservar um transfer econômico com antecedência.
Reserve o transfer do aeroporto para a cidade!
- Ficamos no Hotel Mustapic, opção com um bom custo benefício, onde nos hospedamos por 2 noites em Ushuaia.
- Confira também a lista de hotéis e pousadas em Ushuaia e faça sua reserva!
Nesse dia ainda fomos ao casino, perto da pousada para trocar uma quantia de Reais por Pesos Argentinos.
Viagem Patagônia dia 2 – Ushuaia (Canal de Beagle e Cerro Martial)
Excursão pelo Canal de Beagle
Após o café, no hotel, fomos ao porto para o passeio de barco pelo Canal de Beagle. Antes do passeio, tiramos a foto tradicional na placa do “fim do mundo”, que fica em frente ao porto.
O passeio de barco leva à Ilha dos Pássaros, uma ilha com leões marinhos e o Farol Les Eclaireus, além de uma caminhada em uma outra ilha, das muitas existentes por lá.
O passeio tem duração de 4 horas. Nos catamarãs há opções de lanches e bebidas, possuem cabines protegidas com calefação, pois mesmo fora do inverno o frio é intenso no lado de fora.
Reserve o passeio pelo Canal de Beagle!
No passeio, o catamarã para bem próximo às ilhas, onde se pode observar de pertinho leões marinhos de 2 espécies diferentes e milhares de pássaros, muito parecidos com pinguins.
Subida ao Cerro Martial
À tarde tomamos um táxi em frente ao porto e subimos até a base do Cerro Martial. Como o teleférico não estava funcionando, subimos caminhando por uns 40 minutos até o final do percurso do teleférico.
No local havia bastante neve, junto a um riacho, com as montanhas ao fundo, formando um belo cenário onde tiramos muitas fotos.
Para descer, tomamos um táxi novamente, sempre há um que sobe levando alguém e fica aguardando quem vai descer.
O resto da tarde tiramos para conhecer bem a Avenida San Martin, onde se encontra a maior parte do comércio e restaurantes de Ushuaia.
Os dias são longos no sul das Américas, na época que fomos (mês de outubro) amanhece as 6h e anoitece as 21h. No auge dos dias mais longos do verão dizem que anoitece as 23h.
Quanto a culinária de Ushuaia o que mais chama a atenção, são as “Centollas”, uma espécie de caranguejos gigantes que são exibidos em aquários e servidos em alguns restaurantes, além do cordeiro na brasa, assado inteiro, além das trutas.
Viagem Patagônia dia 3 – Ushuaia (Parque Nacional Tierra Del Fuego) e viagem a El Calafate
Parque Nacional Tierra Del Fuego
Como tínhamos o voo marcado para as 16 horas para El Calafate, fomos nos informar sobre as excursões ao Parque Nacional Tierra Del Fuego, para voltar no máximo até a 1h30 da tarde.
Nos informamos sobre no centro de turismo sobre as excursões ao Parque nacional Tierra del Fogo e pelo nosso horário resolvemos contratar um táxi por um valor fixo para conhecer o parque e retornar com tempo para nosso voo.
A vantagem foi que tivemos total liberdade no passeio, sendo que ainda o taxista foi um verdadeiro guia, nos falando tudo sobre o parque, com paradas e caminhadas nos melhores locais.
O parque nacional apresenta paisagens muito bonitas, lagos, trilhas, fauna e flora típica, áreas de acampamento e lanchonetes. No local encontramos um casal de brasileiros de Maringá que estavam viajando de carro e até o final da viagem iriam rodar cerca de 11000 quilômetros.
Reserve inúmeras opções de passeios em Ushuaia
Voltamos por volta das 13h30, almoçamos, arrumamos as malas e pegamos um táxi até o aeroporto. O aeroporto de Ushuaia chamou a atenção por dois fatos curiosos: Sua estrutura que é toda de madeira e quando a gente faz o check-in, nos mandam até o corredor onde temos que pagar uma taxa por pessoa porque o aeroporto é privado. Pegamos o voo da Aerolineas, às 16:30 h para El Calafate.
- O que fazer em Ushuaia, pontos turísticos e dicas
- Opções de passeios em Ushuaia
Viagem para El Calafate
Chegamos a El Calafate por volta das 18h, contratamos o serviço de transfer, mais barato que os táxis, já que o aeroporto fica a mais de 20 km da cidade. Se quiser, dá para deixar agendado o transfer de retorno.
Reserve o transfer em El Calafate
- Ficamos na Pousada Nakel Yenu, uma opção com bom custo benefício.
- Veja mais opções de hotéis e pousadas em El Calafate
Chegamos à pousada e logo fomos ao mercado comprar os ingredientes para fazer sanduíches para levar no dia seguinte para o passeio do Glaciar Perito Moreno com trekking no gelo, que dura o dia inteiro.
Reserve o trekking na geleira!
Viagem Patagônia dia 4 – Glaciar Perito Moreno
Após o café na pousada, estávamos esperando a van para o Minitrekking, quando conversei com um motoqueiro da Noruega que estava na pousada. Fazia 10 meses que ele estava viajando pela América do Sul. Iniciou sua viagem pela Colômbia e estava prestes a finalizar sua viagem, em Ushuaia.
A van chegou às 9h e nos levou até o ônibus com outras pessoas que iam fazer o Minitrekking. Chegando na entrada do Parque Nacional de Los Glaciares, o ônibus encosta e entra um funcionário do parque para cobrar o bilhete de entrada que é cobrado à parte.
Caminhada nas passarelas do Glaciar Perito Moreno
Chegamos nas passarelas as 11h30, onde uma guia nos recebeu e deu as instruções; teríamos até as 13h30 para ficar nas passarelas e depois dar sequência no passeio.
Ficamos este tempo todo deslumbrados, caminhando e observando o espetacular Glaciar Perito Moreno, sem dúvida um dos lugares mais bonitos do mundo. São muitas passarelas de observação, em quase 2 horas, não conseguimos percorrer todas.
Um dos maiores espetáculos é quando despencam blocos de gelo, causando estrondos iguais a um trovão fazendo ondas no lago. O Glaciar tem 60 metros de altura, 5 km de largura e 25 km de comprimento.
Fizemos o lanche em um banco entre as passarelas, depois retornamos ao centro de visitantes para continuar o passeio.
O ônibus nos levou até um pequeno porto onde o barco estava nos esperando. Seguimos de barco por 20 minutos pelo lago Braço Rico, passando próximo aos paredões do lado Sul do glaciar até chegar à margem oposta, onde desembarcamos.
Minitrekking no Glaciar Perito Moreno
No local há um centro de visitantes onde deixamos as mochilas, depois seguimos com o acompanhamento de um guia por uma praia, entre as pedras até chegar na borda da geleira.
Neste ponto colocamos aparato com grampos que são amarrados aos calçados para evitar deslizamentos.
Caminhamos por 1h30 sobre o gelo, entre subidas e baixadas, fendas, pequenos lagos, em um cenário fantástico. No final da caminhada é servido uísque com o gelo do glaciar. É uma experiência incrível que recomendo a todos.
Fizemos o caminho de volta e chegamos a El Calafate por volta das 19h30, quando fomos até a rodoviária comprar as passagens para El Chaltén, para manhã seguinte. Achamos inviável alugar um carro, pois em Chaltén o carro iria ficar 2 dias parado.
Há várias empresas que fazem o trecho de 220 km entre Calafate e Chaltén com saídas as 8h e as 18h de ambas as cidades. Compramos ida e volta (ida na quinta as 8h e volta na sexta as 18h). Ainda na rodoviária, trocamos mais reais por Pesos Argentinos.
Há também opção de fazer uma excursão em um bate-volta no mesmo dia para El Chaltén.
Reserve o trekking na geleira!
Para saber mais detalhes sobre o que fazer em El Calafate e as opções de visitação ao Glaciar Perito Moreno, acesse os posts abaixo:
Viagem Patagônia – Ida El Chaltén (Trilha Laguna Capri)
Viagem a El Chaltén
Separamos algumas roupas e deixamos a mala maior na em Calafate, pois na volta já estava reservada a mesma pousada. Pegamos o ônibus as 8h de El Calafate para El Chaltén, onde chegamos pouco depois das 11h.
El Chaltén é a capital Argentina do trekking e recebe turistas e aventureiros do mundo todo que chegam para percorrer suas trilhas entre as montanhas com paisagens fantásticas.
Na entrada de El Chaltén o ônibus para obrigatoriamente no centro de visitantes, onde um guia explica sobre o que se pode fazer no Parque Nacional Los Glaciares, a duração e dificuldade de cada trilha, além de fornecer um folheto com um mapa.
Deixamos nossas coisas no Pousada Nakel Yenu, almoçamos e seguimos pela trilha da Laguna Capri e Mirador do Monte Fitz Roy. O Fitz Roy é a montanha mais alta da região, com 3375 m de altitude.
Trilha Laguna Capri
Essa trilha é cansativa no começo, pois há uma longa subida, mesclando áreas abertas e outras de floresta, mas depois fica mais plana e tranquila.
Levamos cerca de 4 horas para fazer o percurso. Há uma bifurcação onde um caminho segue para Laguna Capri e outro para quem segue para o Mirante do Fitz Roy, além de uma ligação entre os dois.
O ideal é seguir até a Laguna Capri, voltando pelo mirante. Se tiver mais tempo e disposição dá para seguir até a Laguna Los Três, mas daí são cerca de 9 horas ida e volta, precisa o dia todo.
Voltamos para cidade à tardinha, cansados, tomamos um banho, descansamos e fomos tomar um café em uma padaria. Não deixe de ir às padarias das cidades da Patagônia e saborear as delícias que eles fazem, como os alfajores, empanadas e demais guloseimas argentinas.
Viagem Patagônia dia 6 – El Chaltén (Laguna Torre) – volta a El Calafate
Após o café no hotel, passamos na padaria, comprar umas empanadas para levar, pois a caminhada do dia seria longa, para voltar só no meio da tarde.
Trilha Laguna Torre
A trilha da Laguna Torre leva ao lago em frente ao um glaciar e ao Cerro Torre, uma incrível pedra pontiaguda com 3100 m de altitude, entre as montanhas nevadas.
Até o lago são cerca de 3 horas de caminhada só de ida, mais 45 minutos até o Mirador Maestri, próximo ao glaciar.
Saímos por volta das 8h30 da manhã, pelo caminho que intercala subidas, descidas e partes planas. A primeira parte margeia um cânion, com belas vistas do rio e da Cachoeira Margarita, depois mescla partes na floresta, com outras por um vale aberto e mais no final, margeia o rio, sempre avistando as montanhas.
Levamos um pouco menos de 3 horas, minha esposa ficou na borda do lago e eu decidi seguir até a borda da geleira. O trecho final entre o lago e o Mirador Maestri é bastante cansativo, em um trecho de subida, entre as pedras soltas, mas o lugar é espetacular.
Fizemos nosso lanche, conversamos bastante com um casal da Costa Rica que já havíamos conversado no dia anterior, depois iniciamos o caminho de volta.
É impressionante a quantidade de pessoas de todo canto do mundo, que fazem estas trilhas, alguns completamente sozinhos, inclusive muitas mulheres.
Voltando à cidade por volta das 16h e ficamos descansando até o horário do ônibus, as 18h. Chegamos em Calafate um pouco antes das 21h.
Viajamos à Patagônia utilizando avião, ônibus e tours como meio de transporte. O pessoal do blog Viagem na Planilha dá dicas para viajar de Carro à Patagônia.
Doa 7 – Volta ao Brasil
Após o café, seguimos com o transfer reservado previamente para o aeroporto. Eles trabalham pelo número dos voos, passando 2 horas de antecedência. Como nosso voo era as 12h, eles passaram as 10h para nos buscar.
Fizemos a conexão em Buenos Aires e chegamos a Porto Alegre por volta das 20h. Chegamos à Vacaria, a meia noite, cansados, mas felizes por termos feito uma ótima viagem, todos os dias com tempo bom.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Muito legal seu relato, qual foi o período/ mês que vc foi? Vou em outubro e gostaria de saber se ainda pego neve e passeios de inverno.
Obrigado! Milene!
Sim! Fui no mês de outubro! Com sorte pode pegar neve, nos lugares mais altos, como o Cerro Martial, vai encontrar, com certeza!
Que bacana, Obrigado!
Jair, lembras de que dia até que dia de outubro estiveste lá? Pergunto porque estou pensando em ir com meu marido do dia 14/10 ao dia 22/10 e ele está preocupado com o frio porque duas das excursões que queremos fazer são de dia inteiro, com muitas horas na intempérie: Torres de Paine e Chalten. Vocês dormiram em Chalten? Que hotel recomendas em El Calafate? Desde já, muito obrigada! Tagiane Luiza Trojahn
Olá! Tagiane!
Estive na Patagônia entre 19 e 25 de outubro. Não peguei frios extremos, as temperaturas estavam agradáveis, porém na Patagônia tudo pode mudar repentinamente.
Em El Chaltén ficamos na Hosteria El Paraíso, lugar agradável e bom preço, recomendo.
Em El Calafate não estou lembrando o nome.
A Patagônia é maravilhosa! Uma boa viagem para vocês!
Olá Jair!
Estou entrando pela 1ª vez e sou novato nestes assuntos.
Vou para o Chile e Argentina no final de Outubro. Estarei em Calafate e Ushuaia de 30 Outubro a 8 de Novembro. Que roupa e calçado devo levar?
Fico muito grato se me aconselhar. Obrigado.
Olá, Joaquim! Levem roupas para frio e é aconselhável roupas corta vento. Quando fomos, levamos roupas comuns de frio, pegamos uns dias bons, mas quando teve vento fez falta um agasalho corta vento. Calçados para trekking são os ideais.
Olá bom dia,
Tudo bem?
Sobre o passeio no canal Beagle, vocês chegaram a fazer o pinguinera? Vocês lembra do preço?
Obrigada!
Olá, Carolina! Na época não chegamos a fazer. Mas no link abaixo tem todos os preços dos passeios de Ushuaia. pode reservar por lá se desejar.
https://www.civitatis.com/br/ushuaia/?aid=12517&cmp=VC-comentario
Eu tenho um desejo doido por conhecer Ushuaia!! As fotos desse local me encantam demais!!
Adorei o post com tantas informações!
Obrigada por compartilhar!
Obrigado, Ana! Sim uma cidade muito diferente! Faça um roteiro junto com El Calafate! Vale muito a pena!
Quanto vc pagou aproximadamente em toda viagem?
Olá, Fernando! Não tenho estas anotações salvas e esta viagem já tem alguns anos e os valores certamente já estão muito diferentes.
Olá Jair !! Estou querendo ir em Novembro para El calafate e Ushuaia, como você pegou o avião? comprou o voo direto do Brasil ? ou comprou a passagem somente para Ushuaia e lá comprou para El calafate?
Grata,
Seu post eu amei.
Olá, Patrícia!
Na época, foi com a Aerolineas Argentinas e eles ofereciam a possibilidade de voar para Ushuaia e fazer uma parada na volta em El Calafate.
Comprei Porto Alegre-Ushuaia, ida e volta, com parada de alguns dias em El Calafate na volta.
Parabéns pelo relato, muito úteis suas informações, já conheço um pouquinho dessa região mas não cheguei a ir para El Chalten.
Planejando ir ano que vem, vou usar suas dicas.
Obrigada!
Vai sim, Sandra, El Chaltén é um destino de paisagens incríveis!
Olá, muito boa a viagem, tira uma dúvida, todas as trilhas realizadas são realizadas por guias? Como é a segurança desses locais? É seguro ir sozinho nas trilhas e locais mais remotos?
Olá Douglas. As trilhas no gelo em cima do Glaciar Perito Moreno, somente com guia. As trilhas em El Chaltén fizemos sozinho, são bem demarcadas