Saiba o que fazer em Viena, a capital da Áustria, uma das cidades mais bonitas da Europa, um destino turístico rico em cultura, história, arte e arquitetura imperial com muitas imponentes construções de grande beleza.
A cidade de Viena é famosa por seus palácios, repleta de grandes museus, como também é um centro de música clássica, lar de históricos compositores renomados como Mozart e Beethoven.
Os turistas podem explorar a principal parte da cidade caminhando, começando pela Rua Kärntner, principal rua turística de pedestres, além de desfrutar dos cafés vienenses tradicionais e da culinária local.
Turismo em Viena, Áustria
Navegue por este post
- O que fazer em Viena, Áustria
- 25 melhores atrações de Viena
- Melhores passeios em Viena, Áustria
- Onde se hospedar em Viena
- Mapa de Viena: Pontos turísticos
- Onde fica Viena: Como chegar
- Quando ir a Viena, na Áustria
- Seguro Viagem e Chip Internacional
O que fazer em Viena, Áustria
Considerando as principais atrações numa lista do que fazer em Viena, dá para separar a cidade em três regiões turísticas: Centro histórico, Zona Sul e Cidade Nova.
No centro histórico, é possível fazer um roteiro a pé de aproximadamente 5 km, passando por 15 atrações, na seguinte sequência:
- Catedral de Santo Estevão
- Igreja de São Pedro
- Museu Sisi
- Igreja Votiva de Viena
- Praça da Câmara Municipal de Viena
- Parlamento Austríaco
- Jardim do Povo
- Praça dos Heróis
- Palácio Hofburg
- Praça Maria Tereza
- Museu da História Natural de Viena
- Museu da História da Arte de Viena
- Jardim do Castelo
- Ópera de Viena
- Rua Kärntner
Já as atrações da Zona Sul da cidade são um pouco mais dispersas, mais distantes umas das outras. A maior parte delas dá para fazer caminhando, mas uma delas fica bem distante, o Palácio de Schönbrunn, com necessidade de transporte. A atrações são as seguintes:
- Parque da Cidade
- Igreja Carlos
- Monumento dos Heróis do Exército Vermelho
- Palácio Belvedere
- Palácio de Schönbrunn
Já no Nordeste da cidade há outra região turística junto ao Rio Danúbio e uma área moderna da cidade de Viena. O acesso se dá pela estação de metrô Donauinsel, linha vermelha, com parada em cima da ponte Reichsbrücke, com as seguintes atrações:
- Igreja de São Francisco de Assis
- Ilha do Danúbio
- Ponte Cagrana
- Cidade Nova de Viena
- Torre do Danúbio
25 melhores atrações de Viena
Agora iremos destacar uma foto e informações sobre as 25 melhores atrações numa lista do que fazer em Viena, Áustria. A lista segue uma ordem que configura o melhor roteiro pela cidade.
Catedral de Santo Estevão (Stephansdom)
A Catedral de Santo Estêvão (Stephansdom) é a principal igreja católica de Viena, Áustria. Localizada no coração da cidade, é um ícone da arquitetura gótica, como também, um ponto de refer~encia no coração da cidade.
Concluída no século XVI, a catedral é conhecida por oferecer na sua torre uma vista panorâmica da cidade, e pelo telhado colorido com azulejos esmaltados com padrões únicos. O interior da catedral possui uma riqueza de detalhes artísticos, incluindo altares, esculturas e vitrais.
A visita interna é livre.
Igreja de São Pedro (Katholische Kirche)
A Igreja de São Pedro (Peterskirche) é uma das mais antigas igrejas barrocas de Viena. Situada no centro histórico de Viena, a igreja foi concluída no início do século XVIII.
Possui uma majestosa cúpula e rica ornamentação interior, com afrescos, esculturas e detalhes dourados que adornam seu interior. A igreja também é famosa por seus concertos de música clássica.
A visita interna é livre.
Museu Sissi
O Museu Sissi, anexo ao Palácio de Hofburg em Viena, é dedicado à vida da Imperatriz Elisabeth da Áustria, conhecida como Sissi. Inaugurado em 2004, o museu oferece uma visão detalhada da vida pessoal e pública da imperatriz. O museu ocupa parte dos apartamentos imperiais do Palácio de Hofburg.
Abre todos os dias, das 9h às 17h30.
Uma boa opção é reservar o Tour da imperatriz Sissi e do Palácio de Hofburg que inclui o museu.
Igreja Votiva de Viena (Votivkirche)
A Igreja Votiva de Viena (Votivkirche) é uma impressionante igreja neogótica localizada a Noroeste do centro de Viena, Áustria. Inaugurada em 1879, a igreja é conhecida por suas duas altas torres, vitrais coloridos e os belíssimos detalhes arquitetônicos. Em frente à igreja há um parque com uma área verde.
A visita interna é livre.
Praça da Câmara Municipal (Rathausplatz)
Rathausplatz é a praça em frente à prefeitura de Viena, possui uma ampla e bela área verde, arborizada em com chafariz. Mas o grande destaque é o impressionante prédio da Prefeitura (Rathaus).
Construído entre 1872 e 1883 em estilo neogótico, o edifício destaca-se por sua impressionante torre central, que se assemelha a uma catedral, como também pela rica ornamentação de sua fachada.
Parlamento Austríaco
O prédio do Parlamento Austríaco, localizado em Viena, é uma obra-prima da arquitetura neoclássica, projetada pelo arquiteto Theophil Hansen e inaugurada em 1883.
O edifício é conhecido por suas colunas coríntias, sua rampa de acesso e a icônica estátua da deusa Atena em sua frente. O Parlamento é o centro da atividade legislativa da Áustria, além de ser um importante ponto turístico na lista do que fazer em Viena.
- Abre de segunda a sábado a partir das 8h, de segunda a quarta até às 18h, nas quintas até as 21h e no sábado até as 17h.
- A entrada é grátis.
Jardim do Povo (Volksgarten)
O Volksgarten é um belo parque público localizado no centro da cidade de Viena, situado em frente ao prédio do Parlamento. Inaugurado em 1823, é conhecido por seus belos jardins de rosas, e pelos monumentos históricos, como o Templo de Teseu, uma réplica de um templo grego, e a estátua da imperatriz Elisabeth (Sisi).
Praça dos Heróis (Heldenplatz)
A Praça dos Heróis (Heldenplatz) em Viena é uma monumental praça histórica situada em frente ao Palácio Hofburg, o antigo palácio imperial. Inaugurada no século XIX, a praça é ladeada por estátuas equestres de importantes figuras militares austríacas, como o príncipe Eugénio de Savoia e o arquiduque Carlos.
Palácio Hofburg
O Palácio Hofburg junto com a Praça dos Heróis é uma atração imperdível na listra do que fazer em Viena, na Áustria. É um enorme complexo palaciano, construído no século XIII, que mistura vários estilos arquitetônicos, incluindo gótico, renascentista, barroco e neoclássico.
É famoso por sua Capela Imperial, a Sala dos Espelhos e os Aposentos Imperiais, que refletem o luxo e a grandeza da monarquia austríaca. Atualmente, o Palácio Hofburg abriga importantes museus, como o Museu Sisi e a Biblioteca Nacional.
Abre todos os dias, das 8h às 18h.
Praça Maria Tereza (Maria-Theresien-Platz)
Maria-Theresien-Platz é uma das mais belas praças em Viena, localizada entre o Museu de História da Arte e o Museu de História Natural, um dos mais importantes marcos históricos da cidade.
Construída no final do século XIX, a praça é dominada por uma estátua monumental da imperatriz Maria Teresa, rodeada por cavaleiros e personagens, entre jardins simétricos e fontes.
Museu da História Natural de Viena
O Museu da História Natural de Viena é uma instituição de renome mundial dedicada à história natural e às ciências naturais. Inaugurado em 1889, é famoso por sua vasta coleção de espécimes de plantas, animais, minerais e fósseis, abrangendo desde dinossauros até gemas preciosas.
O impressionante edifício neorrenascentista do museu, localizado na Praça Maria Teresa, possui fachada ornamentada e interiores majestosos.
Abre de quarta à segunda, das 9h às 18h, na quarta até às 20h. Não abre nas terças.
Museu da História da Arte de Viena
Fundado em 1891, o Museu da História da Arte de Viena é uma prestigiada instituição mundial que abriga uma extensa coleção de obras de mestres consagrados, além de artefatos antigos do Egito, Grécia e Roma.
Localizado na Praça Maria Teresa, o edifício neoclássico do museu é um marco arquitetônico com interiores ricamente decorados que refletem o esplendor da era imperial austríaca.
Abre todos os dias, das 10h às 18h, nas quintas até às 21h.
Jardim do Castelo (Burggarten)
O Burggarten em Viena é um encantador jardim situado próximo ao Palácio Imperial Hofburg. Foi um jardim privado da família imperial, depois aberto ao público no século XIX.
Burggarten é conhecido por suas áreas verdes bem cuidadas, um local popular para caminhadas, piqueniques e apreciação da natureza no coração do centro histórico de Viena, Áustria.
Ópera de Viena (Wiener Staatsoper)
A Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper) é uma das casas de ópera mais importantes do mundo, conhecida por sua rica história. Inaugurada em 1869, o edifício neorrenascentista é um marco arquitetônico e também um ponto de referência na cidade.
Reservar visita guiada pela cidade + entrada na Ópera Estatal
Rua Kärntner – principal rua turística de Viena
A Rua Kärntner é uma das principais ruas comerciais e a principal rua de pedestres da cidade, situada no coração do centro histórico de Viena.
Desde do século XII, a rua Kärntner é conhecida por suas lojas de luxo, boutiques de moda, cafés e restaurantes tradicionais. Atualmente é a mais movimenta via turística da cidade.
Parque da Cidade (Stadtpark)
O Stadtpark é um popular parque urbano de Viena, conhecido por seu charme e tranquilidade. Inaugurado em 1862, destaca-se pelo seu lago ornamental, o córrego que o corta, repleto de estátuas de compositores famosos como Johann Strauss II e seus jardins bem cuidados.
Igreja Carlos (Karlskirche), praça e Museu de Viena
A Igreja de São Carlos (Karlskirche) é uma obra-prima do estilo barroco, construída no início do século XVIII. É conhecida por sua cúpula imponente e colunas coríntias, famosa por suas esculturas e afrescos detalhados.
É um marco cultural e arquitetônico significativo de Viena, além de contar com um belo espelho d’água, uma escultura e um parque com área verde em sua frente. Junto à praça fica o Wien Museum Karlsplatz, museu dedicada à história e cultura da cidade.
Monumento dos Heróis do Exército Vermelho
Construído em 1945, o Monumento dos Heróis do Exército Vermelho em Viena é um memorial dedicado aos soldados soviéticos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.
O monumento é conhecido por sua imponente estátua de um soldado soviético segurando uma bandeira, pelo semicírculo de colunas e um enorme chafariz no centro da praça.
Palácio Belvedere
Outra atração imperdível na lista do que fazer em Viena, é o Palácio Belvedere, um famoso complexo barroco com arquitetura deslumbrante, com belos jardins paisagísticos. O palácio abriga também, uma impressionante coleção de arte.
Construído no século XVIII como residência de verão do príncipe Eugene de Savoy, consiste em dois edifícios principais, o Belvedere Superior e o Belvedere Inferior, conectados por um jardim com mais de 500 m de extensão.
Abre todos os dias, das 9h às 19h.
Palácio de Schönbrunn
Schönbrunn é um magnífico palácio barroco que serviu como residência de verão da família imperial Habsburgo. Construído no século XVIII, é conhecido por sua arquitetura opulenta, seus vastos jardins e seu importante papel na história europeia.
O palácio é um Patrimônio Mundial da UNESCO, que atrai milhões de visitantes ao ano, para explorar seus salões decorados, seus jardins bem cuidados e suas inúmeras atrações, incluindo o Zoológico de Schönbrunn e a Gloriette, com vistas panorâmicas da cidade.
- Abre todos os dias, das 8h às 18h.
- Fica a 6 km do centro, acessível pelas estações Schönbrunn ou Hietzing da linha verde do metrô de Viena.
Outra opção é o tour por Viena + Palácio Schönbrunn de ônibus.
Igreja de São Francisco de Assis (Franziskanerkirche)
A Igreja de São Francisco de Assis, também conhecida como a Igreja do Jubileu, foi inaugurada em 1913, localizada no distrito de Leopoldstadt em Viena, em frente ao Rio Danúbio.
É um exemplo marcante da arquitetura historicista, com influências românicas e elementos neogóticos. Com impressionante fachada e torres e a sua localização pitoresca fazem dela um ponto de referência na cidade.
Abre todos os dias, das 8h às 12h, e de quinta a domingo, também, das 18h30 às 19h30.
Ilha do Danúbio
A Ilha do Danúbio (Donauinsel) é uma ilha artificial localizada no rio Danúbio, conhecida por suas áreas de lazer e recreação ao ar livre. Construída como parte de um projeto de controle de enchentes, a ilha oferece extensas trilhas para caminhadas e ciclismo, praias fluviais, alguns monumentos e ótimas vistas da área moderna da cidade.
O acesso se dá pela estação de metrô Donauinsel, linha vermelha, com parada em cima da ponte Reichsbrücke.
Ponte Cagrana
A Ponte Cagrana é uma ponte turística, flutuante de pedestres, que atravessa e conecta a Ilha do Rio Danúbio com o moderno distrito de Donaustadt, de onde se tem belas vistas panorâmicas dos modernos edifícios e do rio.
Cidade Nova de Viena – Distrito de Donaustadt
O distrito de Donaustadt, localizado no lado norte do Rio Danúbio, é repleto de modernos e altos edifícios, um dos projetos urbanos mais significativos da Europa, onde funciona uma das bases da ONU.
Iniciado nos anos 1970, o projeto visou criar um novo centro urbano em Viena, com foco em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.
Torre do Danúbio (Donauturm)
A última atração desta nossa lista do que fazer em Viena, é a Donauturm (Torre do Danúbio). Construída em 1964, é uma torre de telecomunicações e atração turística icônica com 252 metros de altura, que oferece vistas panorâmicas espetaculares da cidade e do rio Danúbio. Além de sua função de transmissão, possui um restaurante rotativo e plataformas de observação.
Abre todos os dias, das 10h às 22h30h.
Melhores passeios em Viena
Agora iremos listar alguns dos passeios e atividades que são mais buscados e reservados na cidade de Viena, e que você pode reservar nos links abaixo:
Conheça as 5 melhores excursões bate-volta saindo de Viena para outros destinos:
Mapa de Viena: Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Viena, Áustria, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Onde se hospedar em Viena: Dicas de hotéis
Em Viena, há uma variedade de opções de hospedagem que atendem a diferentes gostos e orçamentos.
- Os distritos centrais como Innere Stadt (1º distrito) oferecem inúmeros hotéis próximos à maior parte das atrações turísticas como a Catedral de Santo Estêvão e a Ópera Estatal de Viena, onde fica o centro histórico.
- Para uma atmosfera mais boêmia e artística, o distrito de Neubau (7º distrito) é ideal, com hotéis boutique, cafés modernos e galerias de arte.
- Para quem busca tranquilidade, o distrito de Leopoldstadt (2º distrito), próximo ao Prater e ao Danúbio, oferece opções mais relaxantes.
- Se ficar em uma área distante do centro, procure se hospedar em um hotel próximo a uma linha de metrô ou de bonde que facilite o seu transporte.
- Fiquei hospedado no Best Western Plus Amedia Wien
Conheça algumas opções bem recomendadas em locais diferentes e preços variados:
- The Leo Grand hotel – Uma das melhores opções perto da catedral
- Hotel Royal – Uma das opções mais reservadas no ladinho da catedral
- Gästehaus Deutscher Orden Wien – Uma das opções de menor preço perto da catedral
- Hotel One Wien-Staatsoper – Opção mais reservada perto da Ópera
- NH Wien Belvedere – Ótimo custo benefício próximo ao Palácio Belvedere
- Best Western Plus Amedia Wien – Ótimo custo benefício com facilidade de transporte
- Mais opções de hotéis na cidade
Onde fica Viena: Como chegar
Viena fica no Nordeste da Áustria e no centro da Europa, próximo da fronteira com a República Tcheca, Eslováquia e Hungria. Fica a 75 km de Bratislava, a 240 km de Budapeste e a 330 km de Praga.
Chegar a Viena é fácil graças à sua localização central na Europa e à excelente infraestrutura de transporte. A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Viena (VIE), que fica a 20 km do centro da cidade e recebe voos diretos de várias cidades ao redor do mundo ou com conexões.
Além disso, Viena possui uma rede eficiente de trens de alta velocidade e ônibus que conectam a cidade com outras partes da Áustria e com países vizinhos. A cidade também é acessível por carro, com boas rodovias conectando-a às principais cidades da região.
Como ir do aeroporto ao centro de Viena
Serviço de transfer
É a opção mais confortável e rápida para chegar ao hote, com um motorista te esperando no desembarque.
City Airport Train (CAT)
O trem CAT é outra forma rápida de ir do aeroporto até o centro. Vai do aeroporto até a estação Wien Mitte, no centro, em 16 minutos. Opera das 5h30 até as 23h30 horas e tem saída a cada 30 minutos.
Trem suburbano Schnellbahn (S-Bahn)
O trem S-Bahn é a forma mais econômica, mas leva cerca de 25 minutos até a estação de Wien Mitte, no coração de Viena. Opera entre as 4h30 e as 23h45 horas, com saída a cada 30 minutos.
Táxi
Opção cômoda, mas com o problema de ser mais caro que o serviço de transfer.
Quando ir a Viena, na Áustria
Viena tem atrações durante todo o ano, incluindo festivais de música, ópera e mercados de Natal no inverno, que também são populares entre os visitantes.
- A melhor época para visitar Viena geralmente é durante a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a outubro). Nestas estações, o clima é agradável, com temperaturas moderadas e menos turistas do que no pico do verão.
- A primavera oferece a oportunidade de ver os parques e jardins em flor, enquanto o outono apresenta cores vibrantes nas folhas das árvores.
- O inverno é bem rigoroso na região e o verão é quente e lotado de turistas.
Seguro Viagem
O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na Europa. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.
SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Chip Internacional Europa
Outro item muito importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet já na chegada para chamar um Uber, como também, de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, e se comunicar com as pessoas e redes sociais.
Compre um chip ou eSim internacional com antecedência e chegue na Europa com internet. Recomendo o chip ou e-sim (chip virtual) ilimitado da SimPremium, que tem o melhor custo benefício.
CHIP INTERNACIONAL SIMPREMIUM – Chip físico ou virtual ilimitado com o melhor custo benefício do mercado. COMPRE SEU CHIP 5G PARA EUROPA! Use o cupom viagensecaminhos na compra e ganhe 20% de desconto!
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Viajar é tudo de bom (:) Amo!