Conhecida como “La Ciudad Jardín”, Viña del Mar é o principal destino de veranistas no litoral chileno. O município que vive do turismo, é muito bem estruturado com edifícios modernos em sua orla, que possui ótima estrutura de hotéis e restaurantes.
A cidade foi bem planejada e é bem cuidada, com ruas limpas e floridas, possui também um patrimônio arquitetônico e histórico. Com as águas geladas do Oceano Pacífico, os turistas procuram a cidade mais para relaxamento e atividades nos calçadões e na orla, repleta de jardins, praças e opções de atividades físicas.
A cidade possui cerca de 330 mil habitantes e fica a 119 km de Santiago, por isso, é bastante movimentação durante o verão, sendo considerada um importante centro turístico do Chile.
Nesse post iremos dar dicas do que fazer em Viña del Mar no Chile, destacando seus principais pontos turísticos e praias.
Turismo em Viña del Mar
Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Viña del Mar – Chile
Navegue por este post
- Quando ir a Viña del Mar – Chile
- Onde fica Viña del Mar: Como chegar
- Onde se hospedar na cidade
- Praias de Viña del Mar – Chile
- O que fazer em Viña del Mar: Pontos turísticos
- Mapa dos pontos turísticos e praias
Quando ir a Viña del Mar – Chile
A Cidade Jardim pode ser visitada em qualquer época do ano, mas saiba que as águas do Oceano Pacífico sempre são geladas, mesmo no verão.
A melhor época para visitar vai de outubro a abril, quando os dias estão mais longos e ensolarados. Procure evitar os feriados e férias escolares, época em que tudo fica mais caro e lotado.
Eventos em Viña del Mar
O Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar é considerado dos mais importantes do Chile e acontece em outubro. O Festival Internacional da Canção, que é realizado no anfiteatro localizado na Quinta Vergara, acontece em fevereiro.
Onde fica Viña del Mar: Como chegar
Viña del Mar fica no litoral chileno, a 126 km do centro de Santiago e ao lado da cidade de Valparaíso. É uma das cinco comunas que fazem parte da região metropolitana de Valparaíso.
Valparaíso e Viña del Mar com agência
Uma forma de conhecer a Cidade Jardim, se você tiver pouco tempo, é através de um passeio bate-volta-de um dia com agência. Esse passeio inclui também a visita à cidade vizinha de Valparaíso e um passeio de barco.
Fiz esse e vários outros passeios em Santiago e também no Atacama com a Tourgo, que é agência que recomendo. É uma agência de brasileiros que atendem brasileiros que vão para o Chile, com isso tudo fica mais fácil.
Fazendo o cadastro na TourGo por aqui, os leitores do Viagens e Caminhos tem um desconto de 10% em todos os passeios, através de um código que é enviado por email. Cadastre-se e solicite o atendimento pelo Whatsapp!
De carro alugado
Para quem quer ficar mais tempo na cidade e passar uma ou mais noites por lá, a melhor forma é alugar um carro em Santiago. A maior parte do trajeto é pela Ruta 68, toda duplicada, sempre em ótimo estado.
Estar com um carro dará total liberdade de se deslocar e conhecer também as cidades vizinhas como Concón e Valparaíso, além outros destinos mais distantes como a maior piscina do mundo, em Algarrobo.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Santiago do Chile a Viña del Mar de ônibus
Ir de ônibus é a forma mais econômica, mas também mais demorada de ir de Santiago para Viña del Mar, o trajeto é de pouco mais de 2 horas e as empresas que fazem esse percurso são a Turbus, a Condor e a Pullman Bus.
- Há saídas de dois terminais em Santiago a cada 15 minutos: Terminal Alameda, perto da estação de metrô Universidad de Santiago – linha 1-vermelha, e no Terminal Pajaritos.
- A chegada é no Terminal de ônibus de Viña del Mar, que fica próximo do Parque Quinta Vergara.
Onde se hospedar em Viña del Mar: Dicas de hotéis
Há uma grande quantidade de variadas opções de hospedagens em Viña del Mar, incluindo hotéis, pousadas e apartamentos de aluguel por dia.
Em geral, ficar á beira mar, tanto na praia central da cidade como em Reñaca, são as melhores opções. Mas ficar como a cidade não é tão grande, ficar em algum ponto do centro ou próximo dele também é uma boa opção.
Conheça algumas opções de hospedagem que são bem recomendadas na cidade:
- Sheraton Miramar Convention Center – Nota: 8,8 – Uma das opções mais sofisticadas em uma pequena peninsula beira mar.
- Pullman San Martin – Nota: 8,1 – Ótima opção no início da Praia Central
- Hotel Oceanic – Nota 7,9 – Situado acima de um rochedo a caminho de Reñaca
- Caslillo Medieval – Nota: 8,6 – Opção de ótimo custo benefício em um castelo
- Hotel Florencia – Nota: 8,4 – Ótima opção econômica no centro
- Mais opções de hospedagem na cidade
Praias de Viña del Mar – Chile
As praias de Viña del Mar tem o mar gelado pela influência da corrente marítima de Humboldt, que vem da Antártica e sobe por quase todo o litoral chileno. Com isso, as praias são utilizadas mais como um local de lazer em geral, contemplação e prática de esportes.
Praia de Reñaca
Reñaca é a praia mais conhecida da Cidade Jardim, tendo como principal característica seus edifícios em forma de degrau, acompanhando o desnível do terreno e dando um charme à sua orla.
Com quase 2 km de extensão, tem suas duas extremidades formadas por belos rochedos. Além de restaurantes e hotéis, esta praia tem grande oferta de aluguel de apartamentos para temporadas.
Praia Caleta Abarca
Caleta Abarca é uma das praias mais frequentadas da cidade por conta de sua localização centralizada, onde fica o relógio das Flores. Tem aproximadamente 500 m de extensão.
Praia Central de Viña del Mar
Com 2,7 km de comprimento, é a mais extensa da cidade e muda de nome conforme vai avançando (Playa Acapuldo, del Sol, Blanca, Las Salinas, Los Cañones, del deporte e Los Marinos).
Nessa área se destaca o enorme parque com áreas verdes e ajardinadas em toda a orla, Possui calçadões, monumentos e áreas para esportes, com infraestrutura completa.
O que fazer em Viña del Mar – Pontos turísticos
Conheça agora os principais pontos turísticos de Viña del Mar, além de suas praias:
Relógio de Flores de Viña del Mar
O Relógio de flores, situado na avenida que a une a Valparaíso é um dos pontos mais fotografados da cidade. Logo acima dele fica o Paseo Mirador Jorge Alessandri, uma área ajardinada em um nível mais alto que oferece belas vistas.
Foi criado para a Copa do Mundo no Chile, em 1962. Seu mecanismo que faz os ponteiros funcionarem é subterrâneo, enquanto flores coloridas formam os números do relógio.
Castelo Wulff
O Castelo Wulff foi uma construção de 1904, situado em cima das rochas em uma curva da orla, que pertenceu do empresário alemão Gustavo Wulff. O local foi reformado várias vezes e atualmente é de propriedade da cidade.
Muelle Vergara
O Molhe Vergara foi construído, no passado, como um embarcadouro de mercadorias. Hoje é um dos passeios mais interessantes da cidade, que permite ver a baía de Valparaíso ao fundo éter belas vistas panorâmicas da cidade.
Parque Quinta Vergara
Quinta Vergara é um enorme parque com lindos jardins, onde se encontram espécies de plantas do mundo todo. Além de toda a área de árvores e plantas, o parque abriga dois museus e o anfiteatro, onde acontece o Festival Internacional da Canção.
- O Museu Palácio Vergara está instalado em um belo palácio e preserva um rico acervo de quadros e esculturas.
- O Museu Artequin é interativo e propõe incentivar às crianças a entrar em contato com a arte.
Museo Fonck e Moai da Ilha de Páscoa
O Museu Fonck (Museu de Arqueologia e História Francisco Fonck) foi inaugurado em 1937 e tem como principal atrativo, ainda na praça no lado de fora, uma estátua monolítica de pedra Moai da Ilha de Páscoa.
Há peças das culturas primitivas do norte, centro e sul do Chile em exibição, como dos Atacameños, Mapuches e Diaguitas, entre outros, além de uma coleção da Ilha de Páscoa.
Abre de segunda a sábado, das 10h às 18h e domingo, das 10h às 14h.
Museu de Artes Decorativas Palácio Rioja
Museu localizado em uma construção de 1907 de bela arquitetura semelhante às construções da fase neoclássica francesa.
O Museu de Artes Decorativas, instalado no local desde 1979, exibe um acervo de mais de 300 peças, contando com mobílias, decorações e tecidos sofisticados usados pela aristocracia chilena do começo do século XX.
Abre de terça a domingo, das 10h às 13h30 e das 15h às 17h30.
Jardim Botânico Nacional – Viña del Mar
O Jardim Botânico Nacional tem 1,5 km² de área, e foi fundado em 1917 com o objetivo da conservação de espécies de plantas chilenas.
Há um rio que passa por dentro do parque, um lago, jardins, espaços para piquenique, trilhas, viveiros, locação de bicicletas, entre outros meios para lazer. Fica um pouco distante da cidade, localizado a 8 km do centro.
Mapa de Viña del Mar – Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Viña del Mar, assim como ter uma noção dos deslocamentos necessários para montar seu roteiro na cidade.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.